Descrição Geral
Red-Eyed Tree Frog (callidryas Agalychnis) é conhecido como o sapo "macaco" por suas habilidades de salto. É um anfíbio relativamente pequeno, medindo no maximo cerca de oito centímetros. O macho é normalmente cerca de dois centímetros e meio sendo menor do que o femea. Um anfíbio colorido, é mais reconhecido por sua cor verde brilhante e olhos vermelhos. Possui outras caracteristicas como marcações azul e creme de coloração em torno da virilha e área das costelas, e os “pés” de laranja. No entanto, este padrão de cor é desenvolvido com a idade, os jovens Red-Eyed Tree Frogs são na sua maioria negros. A sua vida na natureza é geralmente em torno de cinco anos.
Red-Eyed Tree Frogs têm muitas características para acompanhar os seus hábitos de escalada. Os seus membros longos permitem-lhes escalar e nadar com agilidade como fazem as almofadas ventosa na parte inferior de cada dígito. A pele na zona do estômago é muito mais fina do que a pele que se encontra nas costas que é mais resistente e grossa. Têm línguas muito pegajosas para ajudá-los a segurar as suas presas para ser mais facil caçar.
Red-Eyed Tree Frog não são venenosas e dependem da camuflagem para se proteger. Durante o dia, eles permanecem imóveis, cobrem as suas partes de tom azul com as pernas para trás, e fecham os seus olhos vermelhos. Assim, eles aparecem quase completamente verdes, ficando bem escondidos entre as folhagens.
Alimentaçao
A dieta é carnívora constituído por tudo o que se encaixa nas suas bocas, como mariposas, moscas, grilos e às vezes até mesmo pequenas rãs. Rãs jovens geralmente comem moscas e grilos cabeça de alfinete.
Adaptações ao Meio Ambiente
Red-Eyed Tree Frog é muito mais complexo do que parece. Ele contém uma menbrana nos olhos chamadas a membrana nictitante. Esta membrana que lhes permite proteger os olhos do perigo não deixandode ter visao do que o rodeia. Isso é útil numa batalha de acasalamento ou quando está sendo caçado. A coloração dos olhos também desempenha um grande papel na sua sobrevivência. O vermelho faz com que seus predadores fiquem e atordoados para dar o Red-Eyed Tree Frog a hipotese de escapar. A cor vermelha também lhes permite ver à noite, que é útil uma vez que são anfíbios noturnos.
Características reprodutivas e Ciclo de Vida
A epoca de reprofuçao e de outubro a março. Os machos tentam atrair as fêmeas através do seu coaxar. Eles, então, iniciao um processo chamado amplexo, onde o casal de acasalamento pendura de cabeça para baixo debaixo de uma folha sobre um corpo de água. A fêmea colocará uma postura de ovos na face inferior da folha e, em seguida, o macho vai fertilizá-los. Muitas vezes, a fêmea vai ficar desidratada e possivelmente ira com seu companheiro para o corpo de água. . É comum que uma femea ira voltar para a folha com um companheiro diferente do que antes. Uma vez que os ovos eclodiram, os girinos prosseguiram na água, onde irão amadurecer em froglets. Muitas vezes, os girinos não sobrevivem por causa de vários predadores que se encontram dentro da água, os que sobrevivem as semanas de metamorfose vao-se desenvolver em Red-Eyes relas. Uma vez que são froglets deslocam-se para as árvores com o resto da Red-Eyed Tree Frogs onde permanecerão o resto de suas vidas
Os jovens amadurecem após 2 anos e começam a acasalar com a idade de 3-4 anos. Estas rãs arborícolas são conhecidos por viver entre 5-10 anos (dados de programas de reprodução em cativeiro), dependendo das condições de saúde e do seu habitat (ou seja, o crescimento das plantas em abundância, a abundância de água doce e abundância de insetos pequenos e maiores para presa ).
Temperatura
O terrário deve ter uma temperatura durante o dia entre os 24ºC (zona mais fria) e os 29ºC (zona mais quente). À noite estas temperaturas podem descer cerca de 4ºC.
O aquecimento poderá ser feito por cabo, tapete ou pelas lâmpadas que foram utilizadas para fazer o ciclo dia/noite, acabaram por produzir calor.
Habitat
Red-Eyed Tree Frog podem ser encontrados nas florestas tropicais da América Central e do Sul. São um anfíbio, principalmente, arborícolas, o que significa que eles habitam geralmente nas arvores. No entanto, como girinos, eles são encontrados na água e só com a idade, e que eles migram para as árvores. São tambem anfíbios noturnos e dormem durante o dia.
Terrario
Devem ser mantidas em terrários espaçosos, ventilados e com plantas que possuam folhas capazes de suportar o seu peso.
Um terrário 45 x 45 x 60 (comprimento x largura x altura) é suficiente para a 2 indivíduos (embora não haja necessidade de estar em comunidade). Ainda assim, quanto mais espaço houver para os animais melhor.
o ideal seria um terrario de vidro com plantas naturais e substrato de humus ou turfa,
Os animais mais jovens deverão ser mantidos em terrários de menores dimensões para facilitar a alimentaçao dos mesmosate atingirem a fase adulta.
O terrario devera ainda pessouir uma zona aquatica, mas nao ocupando todo o fundo do terrario mas apenas um 1/3 +/-, porque estas rãs tambem necessitam de zonas terrestre.

Fontes: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... callidryas
http://tolweb.org/treehouses/?treehouse_id=4841
http://en.wikipedia.org/wiki/Agalychnis_callidryas
___________
Renato Pyro