Sucesso!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Aragao
Membro Veterano
Mensagens: 574
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta jul 11, 2002 9:26 am

Finalmente!
Hoje o Acktan, aprendeu a usar a casa de banho!
Pela terceira vez consecutiva, sem ser preciso eu dizer nada, ele foi fazer as suas necessidades na zona do papeis!!!! :o :o :o
ALELUIA!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Após 5 longos dias, cheios de erros (da minha parte!), finalmente consegui!
Tenho uma marca no meu dedo de tanto me morder de frustração! :D

Começou por eu não perceber porque é que ele fazia xixi na sua crate (caixa/casota/jaula??), até que me lembrei, que ele no criador foi afastado da mãe antes das principais lições assim como estava restrito a uma zona aonde comida, dormia e mijava, logo os seus instintos naturais de não sujar o sitio aonde dorme estavam apagados. Mas essa foi a mais fácil, após algum trabalho deixou de sujar a crate (os acidentes que houve depois foram minha culpa).
A seguir foi eu não perceber porque é que sempre que eu o colocava na zona das necessidades este gania e parecia um louco para sair de lá! Mal, saía de lá, xixi no chão.... ai o meu dedo.... até que finalmente percebi! Eu tinha feito uma zona no canto da sala com jornais e para evitar que ele saísse de lá quando estava a fazer xixi, tinha colocado umas tábuas à volta. O resultado é que o cachorro quando era colocado nessa zona deixava de me ver e entrava em pânico! Alem do mais, devia-lhe recordar a zona em que ele estava no criador. Ok, pronto! Trocamos as tábuas por uma espécie de rede e já fica calmo, mas agora ele associou aquela zona a algo mau... ai o meu dedo ... muita festa, festa, festa...
Ok, próximo problema... meu vozeirão... os meus "NÃO!" são do mais efectivo que há! O problema era que sempre que ele fazia asneiras no sitio errado lá ia um NÃO! bem forte e levava-o ao zona certa. O resultado? Ele passou a associar o fazer necessidades como algo mau e errado e só as fazia quando não aguentava mais e obviamente no sitio errado... ai o meu dedo... :?
mais festas.... muitas festas.... poucos NÃO!... muitas recompensas...
... tempo passa
... tempo passa
Ontem foi a gloria, ao fim da tarde ele começou a fazer o sinais do costume, de que vai fazer necessidades, ainda não tinha começado a me levantar, quando ele para, fica quieto e começa a ganir... espanto meu!
Peguei nele coloquei-o nos jornais e prontos lá foi ele ao som de eu estar a dizer (xixi,xixi,xixi,xixi,xixi,xixi... estou a ficar farto dessa palavra... :) )
À noite, após a brincadeira estava ele deitado, de súbito levanta-se e vai para o jornais e PIMBA! xixi em cima deles! Tanto mimo que ele levou! Até deve ter pensado que o dono tinha uma panca qualquer com xixi!
Hoje, estava eu a arrumar coisas na sala (hoje é o primeiro dia de trabalho) quando sem mais nem menos lá foi o menino para o seu canto fazer cocó!!! Tanta festa, se o Acktan tivesse cauda tinha me varrido a sala toda só com o vento de tanto a abanar!! :lol: :lol:
Agora está aqui aos meus pés a resmungar que eu não o deixo dormir! (prefiro que ele durma após eu sair de casa...)
Pronto! A partir de agora é mais fácil, ainda devem acontecer acidentes (receio que vá acontecer um já de manha devido ao tempo na crate), mas ele já percebeu, por isso, tudo bem.
Entretanto, ele já começa a perceber que aquele fio preso da minha mão ao pescoço dele (vulgo trela) serve para eu indicar para aonde vou e que ele deve seguir sem morder e já responde ao nome como um campeão! Por isso tá na altura de começar a aprender coisas mais complicadas...

Só uma questão, eu meu Acktan têm um comportamento que eu nunca vi em mais cão nenhum. Não é que quando ele está a fazer cocó, desata a fazer um CIRCULO! É isso mesmo que estão a pensar. Ele faz um circulo com o cocó, põe-se a fazer cocó enquanto continua a andar ás voltas!!!!
:o :o :o :o
Nunca tinha visto nada assim. Alguém teve algo do género?

Bom, vou trabalhar que já estou muito atrasado!
sumy
Membro
Mensagens: 132
Registado: quarta mai 22, 2002 7:59 am
Localização: 2 Malamutes e uma Rafeirinha

quinta jul 11, 2002 9:35 am

Parabens!!!

Pois eu tenho uma rafeira que é tal e qual!!!! mas em vez de fazer um circulo faz uma linha recta!!! Quando vi aquilo pela 1ª vez fiquei a olhar feito parvo para ela!!!

Agora já me habituei aos careirinhos de ...!!! E não deixa de ser original :)

Um abraço,

Sumy
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

quinta jul 11, 2002 9:59 am

Olá Aragão
Pois é os cães ás vezes têm coisas que é dificil para nós percebermos. A minha Rotti para fazer xixi levanta uma das patas de trás como os machos. Ou aprendeu com os outros dois e acha que não deve ser diferente ou saiu com algum gene masculino a mais.

Saudações
Tobias
Membro
Mensagens: 152
Registado: quinta abr 11, 2002 11:01 am
Localização: Duas cadelas: Pastora Alemã e Presa Canário e um casal de Piriquitos

quinta jul 11, 2002 12:50 pm

Realmente os canitos têm coisas engraçadas...uma das minhas cadelitas qdo está entretida a brincar faz o seu 'real' xix de meio metro a andar...
'estou a brincar...não tenho tempo para parar' - deve pensar ela!!!

Carla
York
Membro
Mensagens: 160
Registado: quarta jul 10, 2002 12:25 pm
Localização: 4 gatos e 1 cão

sexta jul 12, 2002 3:38 pm

Parabéns Aragao! Está com mais sorte do que eu!!! :cry: Mas diga-me uma coisa, levou só 5 dias a ensinar o seu cão a fazer xixi no sítio certo? É que se entendi bem, sou eu que vou passar a morder o meu dedo! :( É que eu já estou a ensinar o meu há dois meses e ainda hoje ocorrem acidentes lá por casa! Quando eu comprei o Lucas (yorkshire) ele tinha 4 meses. A criadora explicou-me que esta raça é um pouco mais atrasada para perceber onde deve fazer as suas necessidades, e que só por volta dos 8 meses é que começam a agir de forma correcta. Esta questão até pode ter algum fundamento, pois o Yorkshire é tão cabeça no ar, tão agitado, ou melhor, um "desorganizado mental" como eu costumo chamar ao meu na brincadeira! Mas eu, muito teimosa, comecei logo a tentar dar ares de professora e a ensinar-lhe a ser um bom menino. Tentei de tudo: desde jornais molhados com o xixi dele, colocados no chão da varanda do apartamento e... Nada! Eles só serviam para o distrair, rasgando-os todos em mil pedaços e a espalhá-los pelo resto da casa. Resultado? Desisti de usar jornais! Depois, apercebi-me nos passeios que fazia com ele, que o Lucas só gostava de fazer as suas necessidades em cima de relva e em zonas limpas, onde outros animais já não estivessem estado. Então já que vivo num condomínio fechado com jardim, passei a levá-lo duas vezes ao dia ao jardim (não pode ser mais porque estou a trabalhar), sempre munida de sacos plásticos para recolher as fezes!!! Não é que esta tentativa não tenha resultado, efectivamente sempre que o Lucas pisava a relva despachava-se logo, fazendo tudo de seguida, 1º o xixi e depois o resto, mas agora até isso mudou! O xixi é na relva do jardim, e cocó guarda-o para fazer quando volta a casa! Ai a minha vida!!!!
Bem, mas atendendo a esse seu gosto especial por relva, passei a outra fase! Comprei um tapete de relva sintética e coloquei-o no chão da varanda, bem como um vaso com uma planta, pois comecei a reparar que as fezes dele ficavam sempre ao lado de um vaso lá por casa!
Tem resultado, mas não é 100% eficaz! Isto porque se o pusermos na varanda ele faz no sítio certo, mas se ele estiver connosco noutro lugar da casa, faz aí mesmo. Não tem ainda o hábito de nos deixar por uns instantes e ir até à varanda cuja porta está sempre aberta!
Recompensas quando ele faz na varanda ou no jardim são muitas!
Eu morro de medo só de pensar que o Lucas nunca mais aprenda a fazer as necessidades dele na varanda! Erros meus devem ser imensos, pois é a primeira vez que tenho um cão e lá por casa imperam os gatos, bem mais simples de serem ensinados (se é que lhe ensinamos alguma coisa, pois desde pequeninos que correm para as suas caixas de areia!).
Mas a minha luta vai continuar! Estou doida por chegar a minha vez de escrever aqui "Sucesso!!!!!"

Ah! Quanto aos circulos enquanto faz cocó, o Lucas faz circulos é antes de o fazer!

Mais uma vez, parabéns! :D

Jinhos

Rita Santos
York
Membro
Mensagens: 160
Registado: quarta jul 10, 2002 12:25 pm
Localização: 4 gatos e 1 cão

sexta jul 12, 2002 3:39 pm

Parabéns Aragao! Está com mais sorte do que eu!!! :cry: Mas diga-me uma coisa, levou só 5 dias a ensinar o seu cão a fazer xixi no sítio certo? É que se entendi bem, sou eu que vou passar a morder o meu dedo! :( É que eu já estou a ensinar o meu há dois meses e ainda hoje ocorrem acidentes lá por casa! Quando eu comprei o Lucas (yorkshire) ele tinha 4 meses. A criadora explicou-me que esta raça é um pouco mais atrasada para perceber onde deve fazer as suas necessidades, e que só por volta dos 8 meses é que começam a agir de forma correcta. Esta questão até pode ter algum fundamento, pois o Yorkshire é tão cabeça no ar, tão agitado, ou melhor, um "desorganizado mental" como eu costumo chamar ao meu na brincadeira! Mas eu, muito teimosa, comecei logo a tentar dar ares de professora e a ensinar-lhe a ser um bom menino. Tentei de tudo: desde jornais molhados com o xixi dele, colocados no chão da varanda do apartamento e... Nada! Eles só serviam para o distrair, rasgando-os todos em mil pedaços e a espalhá-los pelo resto da casa. Resultado? Desisti de usar jornais! Depois, apercebi-me nos passeios que fazia com ele, que o Lucas só gostava de fazer as suas necessidades em cima de relva e em zonas limpas, onde outros animais já não estivessem estado. Então já que vivo num condomínio fechado com jardim, passei a levá-lo duas vezes ao dia ao jardim (não pode ser mais porque estou a trabalhar), sempre munida de sacos plásticos para recolher as fezes!!! Não é que esta tentativa não tenha resultado, efectivamente sempre que o Lucas pisava a relva despachava-se logo, fazendo tudo de seguida, 1º o xixi e depois o resto, mas agora até isso mudou! O xixi é na relva do jardim, e cocó guarda-o para fazer quando volta a casa! Ai a minha vida!!!!
Bem, mas atendendo a esse seu gosto especial por relva, passei a outra fase! Comprei um tapete de relva sintética e coloquei-o no chão da varanda, bem como um vaso com uma planta, pois comecei a reparar que as fezes dele ficavam sempre ao lado de um vaso lá por casa!
Tem resultado, mas não é 100% eficaz! Isto porque se o pusermos na varanda ele faz no sítio certo, mas se ele estiver connosco noutro lugar da casa, faz aí mesmo. Não tem ainda o hábito de nos deixar por uns instantes e ir até à varanda cuja porta está sempre aberta!
Recompensas quando ele faz na varanda ou no jardim são muitas!
Eu morro de medo só de pensar que o Lucas nunca mais aprenda a fazer as necessidades dele na varanda! Erros meus devem ser imensos, pois é a primeira vez que tenho um cão e lá por casa imperam os gatos, bem mais simples de serem ensinados (se é que lhe ensinamos alguma coisa, pois desde pequeninos que correm para as suas caixas de areia!).
Mas a minha luta vai continuar! Estou doida por chegar a minha vez de escrever aqui "Sucesso!!!!!"

Ah! Quanto aos circulos enquanto faz cocó, o Lucas faz circulos é antes de o fazer!

Mais uma vez, parabéns! :D

Jinhos

Rita Santos
York
Membro
Mensagens: 160
Registado: quarta jul 10, 2002 12:25 pm
Localização: 4 gatos e 1 cão

sexta jul 12, 2002 3:45 pm

Olha!! A minha mensagem saíu repetida duas vezes! Sou mesmo aselha!!
(risos)

Jinhos

Rita Santos
filipa02
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: segunda mai 27, 2002 12:38 pm
Localização: 1 DA (dakar), 2 rafeiros (tripé e zulu), 2 periquitos, 2 agapornis e 2 gatos (tobias e Riscas)

sexta jul 12, 2002 4:36 pm

Olá Aragao,

Pois é, há 12 anos que eu assisto a feituras de cócós ao estilo "rodinha bota fora" ou em "andamento"; é que a minha rafeirita Laika opta por estas duas versões - ou faz andando à roda, ou então em andamento, e não ficando satisfeita com estas acrobacias, faz xixi à cão.
Já a minha Sasha (Boxer), não sei de onde é que vem tanta porcaria, dado ela fazer cócó três vezes seguidas; quando vou com ela à rua já sei que tenho que levar três sacos, pois só à 3.ª é que fica totalmente 'vazia'.
De qualquer modo muitos parabéns pelo seu sucesso, porque se eu fosse morder no dedo à conta da incontinência dos meus cães, tenho a impressão que nem os dos pés se safavam, pois tanto o BERG (setter irlandês com 11 meses), como a Sasha (10 meses), aiiiiiiiiinda fazem das suas em casa, quando apanham os donos pelas costas. É do género - "ai foram-se embora, então tomem lá com o pastel para quando chegarem terem as boas vindas" - "é para aprenderem a não nos deixarem sózinhos".

Quanto a si, York - como eu a compreendo - os jornais lá em casa, também nunca resultaram - resultavam apenas como vingança deles, para eu ter a trabalheira de apanhar pedacinho a pedacinho.
Noutro tópico sobre o Lucas, tinha-lhe sugerido este método, porque com alguns cachorros surte algum efeito. Sendo assim, lamento por não ter sido grande ajuda (mas tente aquela do detergente, porque esse sistema comigo tem tido resultado).

Sabem que mais amigos? É à conta destas e doutras que n´s nos vamos rindo um bocadinho. Já vale a pena, nem que seja para aliviar o ambiente pesado que se tem feito sentir. NÃO ÀS TOURADAS!

Saudações!!
Aragao
Membro Veterano
Mensagens: 574
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

sexta jul 12, 2002 8:29 pm

Boas,
acho que cada cão tem a sua maneira de aprender. Com o Acktan eu usei a ideia da crate e uma zona coberta de jornais, mais uma esfregona (acho que está a ficar gasta :) ) e sprays removedor de cheiros e repelentes.

O Acktan reduz a bocados qualquer papel (jornal ou não) que encontra fora da zona de xixi. Mas deixa em paz os que lá estão, foram muitos NÃO, sempre que ele tentava roer os do canto.

Sempre que havia asneiras, era a mesma sequência: NÃO, levar aos jornais, usar a esfregona, aplicar o removedor de cheiros, limpar. Se ele repetia um sitio, acrescentava o repelente.

Ele ainda faz asneiras, alias fez uma à bocado... :( mas comecei a reparar em alguns padrões: se eu estiver na cozinha (ele anda sempre atrás de mim) ele não vai aos jornais (acho que como não os vê, não se lembra), mas 60% das vezes dá sinal (fica parado a olhar para mim ou gane), a outra é se os jornais tiverem muito sujos ele deixa de os usar (eu sou preguiçoso e como a área do jornais é grande, não limpo a cada necessidade)

Ainda não consegui resolver o problema do tapete dele, pois ele acha que ai é um bom sitio para fazer xixi (já o lavei, mas o cheiro deve estar muito entranhado)

A crate ajuda bastante, pois os cães evitam sujar o sitio aonde dormem.
Eu não segui os passos exactos que alguns métodos utilizam (muito mais rigorosos), pois a maior parte só "garante" resultados quando o cachorro já têm pelo menos 14 semanas e o Acktan fez agora apenas 8 semanas, alem disso tiver de adaptar o metodo à minha vida. Mas em principio se seguirem os passos certinhos em uma semana ou duas conseguem ensina-los.
Nota: eu só uso os jornais pois o Acktan ainda não pode ir à rua, quando chegar essa altura vou voltar a ter problemas... :(

Nota2: Sempre que ele faz necessidades eu repito uma palavra sem parar (no meu caso "xixi"), desde o momento em que ele começa a cheirar o chão até ele começar a fazer, nessa altura mudo, suavemente (ao principio fazia muito alarido e ele parava e fazia asneiras mais tarde), para a palavra que ele já sabe que é parabéns (no meu caso "lindo").
No final muitas festas, até ele ficar tolo :) e recompensa (guloseimas).

Tenho de contar isto!
O Acktan acabou de comer e decidiu que queria dormir aos meus pés (como é costume) e como o dono está com os pés em cima do sofá, nem duas nem três, toca a enfiar o focinho dentro do chinelo e dormir!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”