Costumo ir correr com a Shiva para o passeio maritimo de Oeiras todas as manhãs ás 7 horas.
É uma óptima forma de começar o dia, eu e a minha cadela, ar puro (a brisa maritima limpa tudo) e com o mar como fundo.
Como eu, mais algumas pessoas fazem o mesmo, com os seus cães, e gera-se um convívio saudável, e até uma certa empatia - os malucos que se lavantam de noite para fazer exercício com ou sem cães

Bonito não?
Mas hoje a manhã foi totalmente arruinada, e eu ainda estou um tanto ou quanto em dúvida de como proceder...
Ia eu com a Shiva em marcha acelarada, quando subitamente 2 cães grandes, sem trela ou açaime, mas de coleira, e com ar pouco amistoso se dirigem a nós. Automaticamente segurei melhor a trela da Shiva e chamei-a para junto, encurtando a trela, de forma a poder controlar melhor a situação.
Para meu espanto, a Shiva, sempre pronta para fazer novos amigos, tomou uma posição defensiva, eriçou o pelo.
Os 2 cães desataram a ladrar ameaçadoramente (e eu já a pensar pronto, é desta !) e entretanto surge o dono, todo inchado e muito lentamente. Sinceramente eu já estava pronta para desatar ao pontapé aos cães, que não têm culpa nenhuma, mas em minha defesa e da Shiva.
Com ele, surge outro cão - uma cadela, também sem trela ou açaime, cruzada de Pitt (não era pura), com um gatinho pendurado na boca...a Shiva passou-se e começou a rosnar directamente para a cadela (não sei se foi por sentir o cheiro do gato morto, afinal, a Shiva está a ser criada com 9 gatos, gosta deles e brinca muito com eles).
Passei-me! Ainda ontem tinha estado a observar a colónia de gatos que vive nas rochas e que são tratados e alimentados por muitos de nós que fazemos a nossa corridinha matinal. Tinha estado a ver aquele mesmo gatito, preto e branco.
Nenhum daqueles gatos se aproxima de cães! Nem de pessoas, mesmo quando levamos a comida ou água!
Perguntei-lhe porque deixara o cão apanhar o gato...
" Porque é natural e faz-lhe bem exercitar-se"
Mas estes gatos nem se aproximam...
"ah mas ela está bem treinada para caçar tudo o que se mexa!"
E agora deixa-a andar com o gato pendurado??"
"é o troféu dela"
Mas acha normal?? Você não é normal de certeza! Os gatos fizeram-lhe algum mal?
"voce não é caçadora, se fosse percebia" e riu-se a gozar!
Pois, talvez um dia seja você a caça em vez de caçador! E para todos os efeitos, não pode andar com cães que pelos vistos são agressivos para outros animais e até pessoas sem trela ou açaime, se a lei é para uns é para todos!
Bem, ele riu-se na minha cara e continuou o seu caminho todo inchado com o feito da sua cadela.
E eu segui o meu caminho, com a Shiva sempre a rosnar e a olhar para trás, e eu a chorar porque a raiva e revolta foram tão fortes que fiquei meio sufucada.
Vou hoje á PSP de Oeiras relatar isto mesmo. Embora não acredite que sirva de grande coisa...
Fiquei com o dia estragado e um sentimento de frustração total. Tinha que desabafar