dalmata bebe que ferra qd brinca........

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
catisa
Membro Júnior
Mensagens: 42
Registado: segunda ago 25, 2003 1:33 pm
Localização: 2 gatinhos: Dennis e Kiko; 1 cão: Freddy; passarinhos, peixes

quinta out 16, 2003 2:54 pm

Ola! :)
Tenho um dalmata com 3 meses, que de vez em quando, durante as nossas brincadeiras morde... e por mais q o tente parar, parece que ainda o faz com mais força. Tenho muita paciência para o acalmar, mas gostava de saber se é normal e o q posso fazer para que ele brinque normalmente.
Obrigada a todos!!! :p
Fiquem bem! ;)


Catarina
bbaixo
Membro Veterano
Mensagens: 475
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am
Localização: Matilde (Dálmata) e Margarida (Husky Siberiano)

quinta out 16, 2003 3:03 pm

Viva,

Com essa idade é normal qq cachorro de qq raça mordiscar tudo o que possa.

Não deve permitir esse comportamente para consigo, quando ele morder as suas mãos, diga-lhe não com muita firmeza (não é necessário gritar) e ignore o cachorro, vire-lhe costas e não brinque com ele durante uns minutos e dê-lhe um algo para ele mordiscar.

Esse comportamente é consequência do crescimento dos dentes o que lhe provoca dores, além de que é uma maneira de receber estímulos do exterior.

Algo que lhe pode comprar para ele mordiscar é um osso (ou rolo) prensado feito à base de couro de bovinos, que se vende em qq hipermercado ou loja de animais. Tenha atenção ao final do osso pois o cachorro pode engolir um pedaço grande e ficar engasgado.

Também convêm comprar alguns brinquedos de borracha para ele se entreter a mordiscar/destruir/explorar. Caso os brinquedos se estraguem retire-os e substitua por outros.

Bem, penso que não me esqueci de nada.
jcachorro
Membro Veterano
Mensagens: 2184
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Localização: 1 Cão, 2 Periquitos, Peixes Tropicais e 1 Cágado
Contacto:

quinta out 16, 2003 3:06 pm

Olá Catisa...

É perfeitamente normal, que o seu cachorro esteja constantemente a mordiscá-la durante as brincadeiras, mas deve deixar desde já bem definido ao cão, que esse comportamento não é aceitável.
Sempre que ele lhe morda com mais força, deve dizer-lhe um forte "Não!" (mas não precisa gritar) e páre a brincadeira durante um minuto ou dois, ignorando-o. Se ele insistir, dê-lhe uma palmada no focinho e repita o "Não!". Aos poucos e poucos, com mais alguma paciência e com o avançar da idade, vai ver que ele deixará esse comportamento.
Bons Treinos!
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
theraphosi
Membro
Mensagens: 189
Registado: quinta set 25, 2003 8:54 pm
Localização: Duas Whippets (Thera e Runna)

quinta out 16, 2003 8:50 pm

Olá!

Este site tem bons conselhos:


http://www.dogtimes.com.br/index-criacao.htm


Boa sorte!
catisa
Membro Júnior
Mensagens: 42
Registado: segunda ago 25, 2003 1:33 pm
Localização: 2 gatinhos: Dennis e Kiko; 1 cão: Freddy; passarinhos, peixes

sexta out 17, 2003 2:18 pm

Ola!
O Freddy não é o meu primeiro caozinho, mas o meu primeiro caozito bebe. ;) ja tive dois, um rafeirinho e um golden retriever que morreu recentemente de velhice. :( Chegaram ate mim ja adultos e como tal as duvidas sao muitas, por isso obrigado, pelas dicas :lol: Eu ja lhe comprei o osso, e outros brinquedos de caes, mas mesmo assim ele continua com as mordeduras. :( mas agora, que sei que é normal, tou mais descansada e vou fazer o que me aconselham.
Fiquem bem! :D
isabelpo
Membro Veterano
Mensagens: 1291
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

sexta out 17, 2003 5:28 pm

Olá!

Com os brinquedos convém ter um outro cuidado. Ver os apitos (no caso de terem), deverão estar bem dentro do brinquedo e ver se eles se soltarem se há possibilidade de sairem! Isto porque se o cachorro conseguir tirar o apito pode engolir! Supervisione os brinquedos antes de comprar!

Boa sorte e felicidades para si e o seu amigo!

;)
Anita_ra
Membro Veterano
Mensagens: 293
Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
Localização: Dálmata -Sniff
Contacto:

sexta out 17, 2003 6:06 pm

Faço as minhas paçavras as dos foristas que já responderam, seja firme e persistente, não espere melhoras da noite para o dia, e tenha em mente que os dálmatas são cães com um feitio muito vincado, são teimosos, mas ao mesmo tempo super carinhosos e brincalhões.


No que puder ajudar, não hesite e contacte-me através de PM.

Fiquem bem,
Ana
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

sexta out 17, 2003 6:56 pm

Olá

Creio que há aqui alguma confusão no que respeita à tendência de o cachorro tentar morder as mãos das pessoas. Uma coisa é eles sentirem necessidade de roer. Outra coisa é mordiscarem as mãos do dono. No primeiro caso é por causa da dentição e, eventualmente o ginasticarem os maxilares; no segundo caso é um sintoma de tentativa de dominância sobre o dono e as pessoas em geral.
Os meus dois primeiros cães nunca tiveram essa tendência, embora roessem tudo o que lhes aparecia à frente. O Kiko, o mais novo, desde tenra idade (poucos meses) nas suas brincadeiras com as pessoas, sistematicamente dava aquelas mordiscadelas aparentemente inofensivas. A solução prática e eficiente foi ir-lhe dando uma pequena bofeteda no focinho e mostrar reprovação. Ao fim de poucos dias o problema estava resolvido. Lembro-me que ele às vezes tentava, mas arrependia-se logo. Olhava fixamente para a pessoa e bastava fazer-lhe uma expressão de desagrado.
O grande problema é as pessoas não avisadas acharem muita gracinha ao cachorrinho que é tão giro e que dá dentadinhas. Se isto não for contrariado logo nos primeiros dias, depois é difícil corrigir essa tendência e ele ficará convencido que manda no dono e em toda a gente lá em casa. Este é um dos sinais de tendência de dominância, que normalmente anda associado a outros.

O termo que usei (bofetada) é muito forte. Essa pequena bofetada de modo nenhum magoa o cão, mas ele entende perfeitamente a atitude como repreensão.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”