Fila Brasileiro - altura de 65 a 75 cm para os machos e 60 a 70 para as fêmeas
fila brasileiro - altura de 65 a 70 cm para os machos e 60 a 65 para as fêmeas
Fila Brasileiro - chanfro muma proporção 1/2 do comprimento da cabeça ou ligeiramente mais curto
fila brasileiro - chanfro muma proporção 1/2 do comprimento da cabeça ou ligeiramente mais comprido
Fila Brasileiro - orelha larga podendo ser portada em rosa (dobrada para trás)
fila brasileiro - orelha larga podendo ser portada em rosa (dobrada para trás) mas preferem as orelhas pendulares tipo bloodhound.
Fila Brasileiro - cão bem constituido e robusto, poderoso e bem constituido com boa largura de ossos
fila brasileiro - cão com bom osso, normalmente é apresentado demasiado magro
Fila Brasileiro - todas as cores excepto mais de 20% branco (peito e patas) e cinza rato
fila brasileiro - todas as cores excepto preto e cinza rato, começando a ser possivel apresentar exemplares marcados a branco (branco envolvente no peito, pescoço e chanfro...
podia continuar pois a listagem é infindável de diferenças... hoje em dia o fila do cafib mais parece um bloodhound a tomar esteroides que um fila brasileiro...
Pelo menos os criadores do estalão oficial CBKC/FCI não se acham detentores da verdade e não vêm apregoar o único "fila puro"... como criador conheço mais do que uma linha e são bem diferentes sem precisar de sair do estalão oficial e inventar um novo tipo...

Filas tipícos do CBKC/FCI:
2 tipos base: o de fazenda, de porte mais pesado e osso mais poderoso, que ronda nos machos os 70 cm, normalmente camurças ou tigrados de base camurça e o de gado (boiadeiro), cão de construção mais ligeira, se bem que também poderosa, sendo os cães normalmente mais altos e frequentemente de cores mais escuras. Pessoalmente gosto do cruzamento destas duas linhas
CAFIB - tipo normal - parece um fila subnutrido e pequeno, e o veadeiro - parece um bloodhound com mau génio!!!
Quanto ao caracter, tanto quanto me tenho apercebido, ambos os criadores estão de acordo, embora o CAFIB mantenha a "ogeriza" e o estalão oficial tenha passado a preferir a desconfiança com estranhos.
Como sou adepto de sair à rua e ir ao café com os meus cães estes estão sociabilizados... uma trabalho que é lento mas é possível... só levei dois anos a sociabilizar a Brasa, o que não está mal...