URGENTE- Adoptou-se gato abandonado com 3 dias

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
JTDias
Membro Júnior
Registado: sexta abr 09, 2010 8:39 am

sexta abr 09, 2010 8:43 am

Bom dia

Os meus pais adoptaram um gato que foi abandonado na rua com 3 dias e posteriormente recolhido por umas amigas da família...
O problema é que com 3 dias, é muito fraquinho ainda, e nem sequer abre os olhos.
Gostaria de saber qual o tipo de alimentação que deveremos dar-lhe de forma a substituir o leite materno.
Se pudessem dar mais algumas dicas que achem adequadas, de forma a que o bichano tenha mais algumas hipóteses de sobrevivência...
Agradeço a vossa atenção...

Cumps,
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta abr 09, 2010 9:40 am

Toda a informação aqui:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=39103

Boa sorte.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

JTDias
Membro Júnior

sexta abr 09, 2010 10:02 am

Agradecido... Depois conto como as coisas vão correndo... :)
cuze
Membro
Registado: quarta mar 17, 2010 10:57 am

sexta abr 09, 2010 2:11 pm

Boa sorte com esse recém nascido!
JTDias
Membro Júnior

segunda abr 12, 2010 8:24 am

Relativamente ao recém-nascido, até agora as coisas estão a correr bem...
De acordo com o conselho que li no texto que aqui li, comprei um leite de substituição para gatinhos, da marca Royal Canin (espero que seja boa marca), e ele/a tem-se alimentado... Ainda não tenho certeza se é um ele ou ela, mas por instinto, parece-me um gatinho...
No entanto estou com uma dúvida: devido ao facto talvez de ser muito novo, ainda não abriu os olhos... É suposto ser assim? A partir mais ou menos de que idade, ele deve abrir os olhos? :)
Tenho-o mantido, como foi indicado neste site, em ambiente de sombra/penumbra, de forma a não ficar magoado com a luminosidade intensa...
Outra questão: deverei levá-lo rapidamente ao veterinário para desparasitação? Li que devem ser desparasitados muito cedo (3/4 semanas)... No entanto, tratando-se de um gato com menos de uma semana...

Abraço
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda abr 12, 2010 9:30 am

Olá, JTDias,

O leite que comprou é bom, sim.
Quanto aos olhos, o gatinho só os deve abrir por volta dos 10 dias.
Quanto à desparasitação, não se preocupe, ele é ainda muito cedo para pensar nisso.
Ele está a comer bem? Não se esqueça de o manter quentinho.
Muito boa sorte para essa tarefa, que bem precisa! :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
JTDias
Membro Júnior

segunda abr 12, 2010 9:42 am

Até agora tem comido bem, com bastante vontade, em cada 2/2.5/3h ele tem uma refeição... :)
No primeiro dia em que ele chegou a nossa casa, devido a não termos ainda este leite, dávamos-lhe o leite mimosa diluído em água, mas ele miava bastante... Desde que passámos a dar-lhe este leite, ele não mia tanto entre refeições, dá a sensação que está mais satisfeito... Deverei interpretar isto assim?
Dorme bem, mantemos-o quentinho, numa caixinha com um pequeno saco de água morna por baixo, com duas mantas por cima, para não estar em contacto directo com o saco de água...
Temos feito a estimulação com um bocado de algodão embebido com água morna, para efeitos de fazer as necessidades, e ele/a tem reagido bem... :)
No entanto urina mais do que defeca, mas deve ser normal, creio, tendo em conta a idade...
Ele/a mostra-se bastante activo, antes de cada refeição e notamos bastante vitalidade e força... Estou a torcer muito para que ele vingue, pois há muitos anos que não tínhamos qualquer animal de estimação e é difícil não nos apegarmos...
Obrigado pelos esclarecimentos... :)
No entanto, um pormenor engraçado, os meus pais tratam-no/a por uma gata, eu no entanto, como o meu instinto diz-me que é um gato, refiro-me ao bichinho como um "ele"... :)

Abraço
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda abr 12, 2010 9:59 am

Não só o gatinho deverá sentir-se agora mais saciado, como o leite de vaca não é próprio para gatos.
É óptimo ele mamar bem. Quando os gatinhos não querem comer, é impossível fazê-los vingar. Pelo menos, essa é a minha experiência.
Tenho uma gata que criei desde os dois dias e que está cá por ser uma grande comilona. Apesar de eu já lhe preparar uma dose superior à recomendada, ela mamava tudo e ainda ficava agarrada à tetina, a chupar no vazio… Por fim, quando começou a ter dentes, arrancava as pontas das tetinas. :lol:
Soube há pouco tempo que as latas de leite da RC iam passar a ter mais tetinas. Já é assim? Na altura só traziam uma, o que me trouxe alguns problemas.
Quanto ao urinar mais do que defecar, é normal.
Esta minha gatinha (chama-se Cristas, pode ver o petsite dela em http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/cristas/45182) chegou numa altura em que a lotação cá em casa já estava mais do que esgotada, mas por a ter criado de tão pequenina fui incapaz de a dar.
Também pensava que era um gato, mas acabou por se verificar que era uma menina. Por sorte, tinha-lhe posto um nome que dava para os dois sexos.
Fico a torcer muito também para que o seu bebé vingue. :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
JTDias
Membro Júnior

segunda abr 12, 2010 10:14 am

Infelizmente, a lata de leite de substituição, apesar de cara, vem apenas com uma tetina... Mas esta que comprei, pode ser ainda de algum lote mais antigo... No entanto, é €€€ bem aplicado, pois ajuda-o a ficar mais forte e saudável... :)
E como ele ainda nem tem dentes, de certeza que vai durar para as 3 saquetas que vinham na embalagem...
Cumps
Tassebem
Membro Veterano

segunda abr 12, 2010 10:31 am

JTDias Escreveu:Infelizmente, a lata de leite de substituição, apesar de cara, vem apenas com uma tetina... Mas esta que comprei, pode ser ainda de algum lote mais antigo... No entanto, é €€€ bem aplicado, pois ajuda-o a ficar mais forte e saudável... :)
E como ele ainda nem tem dentes, de certeza que vai durar para as 3 saquetas que vinham na embalagem...
Cumps
Oxalá que não dure... Será bom sinal! :D
JTDias
Membro Júnior

segunda abr 12, 2010 10:44 am

Sim, realmente nesse aspecto tem razão... :) Esperemos que não dure mesmo, e que precise de comprar novas tetinas... :)
Abraço
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

segunda abr 12, 2010 2:35 pm

JTDias, que gesto tão bonito o seu e da sua família :wink:!

Votos de que tudo corra bem com esse(a) menino(a) :D!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
JTDias
Membro Júnior

segunda abr 12, 2010 2:59 pm

Boa tarde de novo...
Peço desculpa por estar a bombardeá-los com dúvidas...
Como estou no emprego, têm de ser os meus pais a cuidar do bichinho, o que até é uma boa ocupação para eles, pois são reformados...
No entanto, tenho estado a controlar os horários de alimentação dele...
A última refeição que teve foi por volta das 12h (comeu benzinho, segundo os meus pais), depois "explorou" um pouco a caixinha onde dorme e adormeceu e desde então, tem estado a dormir...
Mas segundo o que li num dos textos aqui do site, não se deve ultrapassar muito as 2h entre refeições...
Qual a melhor atitude a ter nestas situações? Acordá-lo aos poucos para lhe dar a próxima refeição? :) Ou esperar que ele acorde por si mesmo?
Agradecido pela vossa atenção
Cumps
Mihos
Membro Veterano
Registado: sexta abr 09, 2010 11:30 am

segunda abr 12, 2010 3:06 pm

olá!

é muito importante massajar a zona da barriga com movimentos suaves para estimular os intestinos, depois limpa-lo com toalhitas de bebé.

se não for feito isto ele vai ficar obstipado acabando por deixar de comer e morrer.

é este o motivo pelo qual as gatas lambem quase continuamente as barrigas dos filhotes. criar um gatinho recém -nascido é dose... :wink:

podem fazer esta massagem com o gato deitado no cesto, pois não é conveniente andar muito com ele ao colo nesta fase.

boa sorte.
Mihos
Membro Veterano
Registado: sexta abr 09, 2010 11:30 am

segunda abr 12, 2010 3:07 pm

os intervalos entre os biberons façam como indicado pelo fabricante do leite.
em principio serão as duas/ três horas de intervalo.

durante a noite também :wink:

coragem.
Responder

Voltar para “Gatos”