Best friends?!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
RalphShark
Membro
Registado: quarta jul 30, 2003 1:01 pm

sábado out 18, 2003 10:58 am

Na xegada de um novo cachorrinho à sua nova casa onde ja haja um cão fala-se sempre na sua convivencia, e o mais comum é falar na liderança de um e de outro e da maneira como deve ser resolvida, pois parece k se criam alguns conflitos e algumas brigas!

No meu caso ja tinha em casa um Pequinês com 5 anos, e como é de conhecimento geral, esta raça tem um temperamento mt dificil, mt independentes e até possessivos. Ent com a xegada de um novo membro, um Golden de 3 meses, tivemos receio do Pequines reagir mal e a coisa correr para o torto. Realmente correu "mal", mas de uma maneira oposta... o Tico (pequines) tem medo do Senna (o golden) e está sempre afastado do local onde ele está, e qd o Senna se aproxima o Tico retrai-se e acaba por fugir. O Senna adaptou-se mt bem à nova casa, mas parece k o unico desgosto dele é o seu novo amigo n gostar mt dele.
Sei k o tempo é soluçao para mt coisa, mas há alguma maneira de poder ajudar na aproximação dos dois?

Abraço a todos!
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

sábado out 18, 2003 11:08 am

O seu pequinês não tem medo. Simplesmente não quer chatices. Se forçar a convivência dos dois pode resultar numas mordidelas.
Por exemplo, o meu cão mais velho perante outros cachorros não faz nada, foge deles e não lhes liga nenhuma. Mas se o cachorro for chatea-lo, ou chegar perto dele, ou algo do género, ele rosna e pode morder.

Cumprimentos
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

sábado out 18, 2003 12:52 pm

Olá RalphShark

O que aconteceu foi um reajuste da matilha isto é o Pequinês reconhece no Golden o líder. Pode se dar por bastante satisfeito por as coisas terem corrido tão bem e a definição de posições na hierarquia ter sido rápida.
O Golden não está triste por o Pequinês não gostar dele. Esses sentimentos existem nos humanos não nos cães. O facto do Pequinês se afastar do Golden quando ele se aproxima é perfeiatamente normal e sinónimo que ele reconhece o outro como líder. Numa matilha o líder manda e os outros obedecem. Não existe democracia no mundo canino isso é uma invenção dos humanos.
Deve ter o cuidado de reconhecer a hierarquia da sua matilha e comportar-se de acordo isto é : o líder deve ser o primeiro a comer, a receber festas, a brincar com os brinquedos etc. Não é que vá desprezar o outro, bem pelo contrário deve-lhe fazer o mesmo que ao líder mas sempre em segundo lugar. O facto de muita gente não seguir estes princípios são motivos de lutas entre os cães.
A aproximação dos dois há-de fazer-se naturalmente pode ajudar promovendo actividades em que ambos participem mas atenção o líder tem sempre primazia.

Saudações
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

sábado out 18, 2003 1:36 pm

Eu não sei se será bem assim.

RalphShark, o seu pequinês demonstra algum sinal de submissão perante o golden? Quando foge dele, foge rebaixado? O que acontece quando o golden o vai cheirar ou pedir brincadeira?
RalphShark
Membro

sábado out 18, 2003 1:41 pm

Pois... Qd se encontram na msm divisão e o Golden vai ter com o Pequinês, e com eu disse anteriormente, ele retrai-se, penso, ser um sinal de submissão! Ele n foge a sete pés, simplemente abandona o local onde o Golden está presente! :?
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado out 18, 2003 2:24 pm

O que aconteceu foi um reajuste da matilha isto é o Pequinês reconhece no Golden o líder. Pode se dar por bastante satisfeito por as coisas terem corrido tão bem e a definição de posições na hierarquia ter sido rápida.
Boas,

Aqui tenho que discordar com a boerboelfan. Não me parece que seja um problema de dominancia, mas sim, o simples facto do pequenois evitar o contacto com o novo cachorro.

O pequenois, não reconhece o golden como membro da familia, nem nutre qualquer tipo de carinho por ele, e possivelmente, já deverá ter percebido que é um cachorro (entenda-se novo) e portanto brincalhão. Não tenho pachorra para o aturar, evita qualquer contacto.

No entanto, por exemplo, caso o golden pressione o pequenois (caso este esteja a comer, ou a dormir no seu local preferido) poderá o pequenois morder o golden - afinal, o golden tanto esticará a linha e a paciencia do pequenois, que um dia ...

Cá em casa, passa-se mais ou menos a mesma coisa sempre que chega um cachorro novo. Os mais velhos ignoram-no (enfim, os meus bobis não são muito simpaticos), evitam qualquer tipo de contacto, inclusive abdicam dos seus locais preferidos só para nao serem importunados pelo cachorro novo. Mas não é nada que o tempo não atenue. E lembre-se, nem todos os cães são "best friends" !

Para acabar, e sendo o golden uma raça pouco dominante (ou deveria ser..) talves fosse bom manter o pequenois como o alpha nessa casa, para uma melhor convivencia - não há nada pior para a saude de um cão, a meu ver, do que ser renegado por um novo inquilino, especialmente se o mais antigo (pequenois) ja tiver uma certa idade.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

sábado out 18, 2003 3:46 pm

CindelP Escreveu:
Boas,

Aqui tenho que discordar com a boerboelfan. Não me parece que seja um problema de dominancia, mas sim, o simples facto do pequenois evitar o contacto com o novo cachorro.

O pequenois, não reconhece o golden como membro da familia, nem nutre qualquer tipo de carinho por ele, e possivelmente, já deverá ter percebido que é um cachorro (entenda-se novo) e portanto brincalhão. Não tenho pachorra para o aturar, evita qualquer contacto.

No entanto, por exemplo, caso o golden pressione o pequenois (caso este esteja a comer, ou a dormir no seu local preferido) poderá o pequenois morder o golden - afinal, o golden tanto esticará a linha e a paciencia do pequenois, que um dia ...

Cá em casa, passa-se mais ou menos a mesma coisa sempre que chega um cachorro novo. Os mais velhos ignoram-no (enfim, os meus bobis não são muito simpaticos), evitam qualquer tipo de contacto, inclusive abdicam dos seus locais preferidos só para nao serem importunados pelo cachorro novo. Mas não é nada que o tempo não atenue. E lembre-se, nem todos os cães são "best friends" !

Olá Cindel P

Uma pequena correcção : não é "a boerboelfan " mas "o" :) . Compreendo perfeitamente a ligeira confusão pois deve ser da minha fotografia virtual que está um pouco disvirtuada :)

Bom ,normalmente um cão quando é lider não foge do cachorro , avisa-o simplesmente que chega de brincadeira. O cão líder não dá o seu lugar aos outros por isso ele é líder. Neste caso se o Pequinês não reconhecesse o outro como fazendo parte da família então teria reagido isto é então seria um intruso e os elementos de uma matilha não permitem normalmente a entrada de elementos estranhos no seu território sem reagirem. Admito que por alguma vez um cão líder se possa afastar de um cachorro na mesma família para este não o chatear mas isso serão excepções e não regras.
CindelP Escreveu: Para acabar, e sendo o golden uma raça pouco dominante (ou deveria ser..) talves fosse bom manter o pequenois como o alpha nessa casa, para uma melhor convivencia - não há nada pior para a saude de um cão, a meu ver, do que ser renegado por um novo inquilino, especialmente se o mais antigo (pequenois) ja tiver uma certa idade.
Nunca deverão ser os donos a definir a hierarquia na matilha canina. Eles é que definem a sua própria hierarquia.È muitas vezes pela intromissão dos donos que contrariam a definição natural entre os cães que se dão os conflitos e lutas entre os animais.
Na família canina não há democracia como nós a entendemos.Na relação social dos cães há os líderes e os que obedecem nos vários graus da hierarquia.E eles são felizes assim pois é a ordem natural das coisas.Não há sentimentos de infelicidade por ser renegado de líder . Ou tem capacidade para se impor como líder ou assume o seu novo papel na hierarquia. Nós, humanos, temos o defeito de transpor muitas vezes sentimentos nossos para os animais mas isso não corresponde á realidade.

Saudações
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado out 18, 2003 6:28 pm

Embora o Jaime tenha aduzido uma teoria correcta, penso que entre um cão de 5 anos e um cachorro de 3 meses o problema da dominância não se põe (lá virá o tempo...). Aos 3 meses o cachorro não representa uma ameaça para o mais velho, os seus níveis de testosterona são ainda muito baixos e não detectados pelo maior.

Estou tentado a concordar com a Cindelp, trata-se de uma reacção do mais velho a um "chato" que apareceu na matilha e ele não conhece bem, pelo que resolve a situação ignorando-o.

Seria importante observar situações mais objectivas de competição, fundamentalmente a comperição por alimentos ou brinquedos, para avaliar melhor do comportamento do cão mais velho. Envolve um certo risco de agressão, mas dadas as idades e tamanhos dos indivíduos, a coisa não deve dar para o torto.

Cumprimentos

José Carlos
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado out 18, 2003 6:33 pm

Aqui concordo com a Cindel.
Parece-me que o pequinois ainda não assimilou o novo cão.

Tem a noção de que se trata de um cachorro e não o vê como uma ameaça.Apenas como uma chatice.

Acho que neste caso, ainda não se aplicam as leis da hierárquia (não há necessidade).
Há-de chegar o momento em que, necessáriamente, se hão-de definir.

Se fosse comigo, mantinha tudo como dantes - o pequinois primeiro.
Se o golden quiser ser líder tem de se impôr.
Senão o chefe é o pequinois.
RalphShark
Membro

sábado out 18, 2003 7:41 pm

Realmente penso k neste caso n tem a haver com dominância, ja k o Tico adoptou esta postura mal o Senna entrou em casa. Até agr n houve qualker tipo de conflito pk o Tico evita a "td o custo" manter contacto visual com o Senna. N sei ate k ponto o Tico vê o Senna como um cachorro, ja k este ja é bem maior k o Tico (dobro do peso).
Revejo-me na situação k o CindelP descreveu, mas concordo com o boerboelfan no aspecto k n devemos interferir no k toca à hierarquia, mas nesta situação é cedo seja para o k for!

Vou dar tempo ao tempo!
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

sábado out 18, 2003 10:55 pm

Olá,

A maior parte das vezes, os mais velhos indignam-se na presença de cachorros, mas depois quando se apercebem ignoram-no, pois sabem que é um bebe.

É claro que quando o petiz se atreve a fazer maldades, eles rosnam-lhe ou abocalham...mas nada de grave.

Tenho também uma cadela que adopta todos como filhos, a ponto de deixar dormir em cima da sua barriguinha, .....é lindo de ver!

Bye
Responder

Voltar para “Cães”