Rã e " charco" artificial

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda abr 12, 2010 9:21 pm

Então, hoje calcei as botas e fui limpar uma espécie de lago/tanque que tenho no quintal.
Não tenho a certeza, mas parece-me que aquilo já foi usado como " residência" de tartarugas. Tem uma rampa, pedras grandes na parte mais funda a fazer de "ilhas" quando aquilo tem água.
Com as ultimas chuvas e como está parcialmente por baixo de árvores , aquilo estava tudo sujo.
Tirei as pedras todas , muni-me de um garrafão de lexivia e uma vassoura e saltei lá para dentro.
Quando me apercebi , num dos cantos , desesperadamente agarrada à parede, de uma rãzita, do tamanho de uma moeda de 2 €, toda verde com uma risca longitudinal amarela.
Perguntas:
Claro que a lexivia ficou logo fora de combate, mas mesmo assim , lavei aquilo com água só.Voltei a colocar as pedras e pus água.
Enquanto ela estiver a morar ali, tartarugas estão fora de questão, certo?
Fiz muito mal em ter mudado a água? É que a água estava cheia de larvas ( mosquitos, provavelmente). E agora o que é que a bicha come ?
É só uma ( nem quero pensar que possa ter morto outras :oops: ). Será que as que o senhor do viveiro de plantas aqui perto vende , se adaptam? Ou não lhe faz falta "companhia"?
Peço desculpa pelo testamento e pela ignorancia, mas andava a "estudar" era sobre tartas... :oops:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
ivonegodoia
Membro Veterano
Registado: quinta mar 18, 2010 11:20 am

segunda abr 12, 2010 9:25 pm

deixa tar assim, ela alimenta se dos mosquitos e insectos alados que possa haver por ai, e nos proximos tempos nao limpes o tanque, apenas aumenta o nivel da agua quando esta se evaporar pelo sol
<p><strong>Eu gosto mesmo &eacute; de sentir a press&atilde;o!!!</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p><u></u></p>
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda abr 12, 2010 9:25 pm

Essa do viveiro da plantas o senhor vender, tambem aqui na Guia No Gigagarden estavam a vender rãs da nossa fauna...
Eu tenho umas caixas com agua e umas gambusias e plantas aquaticas na rua e as rãs aparecem sem eu as chamar...essa estando sozinha so vai ter os insectos que vão beber agua e larvar, todos só para ela ;)
nicasxi
Membro Veterano

segunda abr 12, 2010 9:32 pm

Obrigado!
Vou adiar o "projecto tartarugas". Vou optar por "plantar" lá uns nenúfares. :wink:
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
Bondage2010
Membro Veterano

segunda abr 12, 2010 9:44 pm

nicasxi Escreveu:Obrigado!
Vou adiar o "projecto tartarugas". Vou optar por "plantar" lá uns nenúfares. :wink:
tenta fazer uma puxada de electricidade e uma bomba e uma lampada lá dentro ;) eu posso-te arranjar uns jacintos dágua, se prometres que os excessos nao deitas em ribeiras nem em nenhum curso de agua ;)
Imagem
Imagem
e um tipo de junco ou tipo de papirus, não sei o nome comum, mas é alto e tem esta estrela na ponta, parece uma palmeira magra
8) Imagem
Editei porque fui buscar umas fotos minhas que as anteriores eram googladas...vê só as vizitas que passas a ter a partir do momento em que o lago tenha vegetação...umas gambuzias tambem são fixes, comem as larvas dos mosquitos e servem de alimento a cobritas
d´água ;)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

segunda abr 12, 2010 9:53 pm

Isso acho que se chamam papiros, também tenho dois desses no lago, um ao lado e outro dentro de água.. e dentro de água isso cresce que é uma coisa sem jeito, desenvolve-se mesmo muito bem.
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Bondage2010
Membro Veterano

segunda abr 12, 2010 9:57 pm

PedroC10 Escreveu:Isso acho que se chamam papiros, também tenho dois desses no lago, um ao lado e outro dentro de água.. e dentro de água isso cresce que é uma coisa sem jeito, desenvolve-se mesmo muito bem.
o dificil é controlar o crescimento :twisted: :twisted: e os jacintos tambem, são praga mesmo daí eu ter dito para não deitar em lagos ou cursos de agua...é invasão total, mas em casa como são flutuantes é facil ir tirando os excessos ;)
nicasxi
Membro Veterano

segunda abr 12, 2010 10:00 pm

Bondage2010 Escreveu:
tenta fazer uma puxada de electricidade e uma bomba e uma lampada lá dentro ;) eu posso-te arranjar uns jacintos dágua, se prometres que os excessos nao deitas em ribeiras nem em nenhum curso de agua ;)
A puxada de electricidade já lá está. Ìa mesmo comprar a bomba ( por causa das tartarugas). A lampada é que não . Como tem a luz do sol... mas diz-me que tipo de lampada é que te referes?
E claro que nem te prometo que não faço uma coisa que por "natureza" nunca faria !!!!! :twisted: Mas aceito com muita satisfação essas plantas. :wink:

— Emily Dickinson

Bondage2010
Membro Veterano

segunda abr 12, 2010 10:02 pm

nicasxi Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:
A puxada de electricidade já lá está. Ìa mesmo comprar a bomba ( por causa das tartarugas). A lampada é que não . Como tem a luz do sol... mas diz-me que tipo de lampada é que te referes?
E claro que nem te prometo que não faço uma coisa que por "natureza" nunca faria !!!!! :twisted: Mas aceito com muita satisfação essas plantas. :wink:
sobre as plantas logo combinamos ;)
A lampada era mesmo daquelas submersas, só um foco, dá um ar giro e atrai insectos á noite
esta pode ser usada fora e debaixo de agua...é só para ficar mais zen 8)
Imagem
Última edição por Bondage2010 em segunda abr 12, 2010 10:03 pm, editado 1 vez no total.
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

segunda abr 12, 2010 10:02 pm

Pois, esses não conheço. Por acaso estou a precisar de arrnajar mais umas plantas por causa das algas verdes que estão muito alastradas, umas plantas para filtrar bem a água são do melhor, tenho de ver se encontro desses aqui no Norte.

Quanto aos papiros, não sei se são da nossa fauna, mas já os tenho visto "a monte"
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
nicasxi
Membro Veterano

segunda abr 12, 2010 10:08 pm

Bondage2010 Escreveu: A lampada era mesmo daquelas submersas, só um foco, dá um ar giro e atrai insectos á noite
esta pode ser usada fora e debaixo de agua...é só para ficar mais zen 8)
Imagem
Sim ! Boa ideia !
Tenho num dos lados, aquelas de espetar no chão , que acendem com energia solar. Mas é uma luz tão fraquinha que dá-me ideia que nem os insectos a vêm...

— Emily Dickinson

ivonegodoia
Membro Veterano

segunda abr 12, 2010 10:37 pm

tenho valisnerias, elodeas e papyrus se quiseres, o nenufar ainda nao deu rizomas suficientes para te poder dar :wink:
<p><strong></strong></p>
<p><u></u></p>
Bondage2010
Membro Veterano

segunda abr 12, 2010 11:09 pm

ivonegodoia Escreveu:tenho valisnerias, elodeas e papyrus se quiseres, o nenufar ainda nao deu rizomas suficientes para te poder dar :wink:
nenúfares convém saber a que profundidade se coloca cada tipo ou pode não dar em nada ;)
ivonegodoia
Membro Veterano

terça abr 13, 2010 12:37 am

o meu tem 2 anos, nenufares é na boa, desde que seja a um metro de profundidade no maximo, ja tive lotus mas os sacanas nao aguentam o inverno
<p><strong></strong></p>
<p><u></u></p>
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

terça abr 13, 2010 12:56 am

Que cobra é aquela? LOL. :o
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”