
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Serpentes
Família: Colubridae
Género: Lampropeltis
Espécie : L. triangulum
Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/Milk_Snake
Origem dos nomes
Milk Snake (Cobra-Leite) - Este nome vem dum mito que dizia que estas cobras "atacavam" os peitos das mulheres grávidas, chupando o seu leite e deixando o peito seco.
Falsa Coral - Foi lhes dado este nome pois é dito que "tentam" emitar o padrão das Cobras Coral assim os certos animais que pensavam em comê-la já não o fazem por pensarem que é uma Cobra Coral (sendo esta venenosa)
Subespécies
* Lampropeltis triangulum abnorma
* Lampropeltis triangulum amaura
* Lampropeltis triangulum andesiana
* Lampropeltis triangulum annulata
* Lampropeltis triangulum arcifera
* Lampropeltis triangulum blanchardi
* Lampropeltis triangulum campbelli
* Lampropeltis triangulum celaenops
* Lampropeltis triangulum conanti
* Lampropeltis triangulum dixoni
* Lampropeltis triangulum annulata
* Lampropeltis triangulum elapsoides
* Lampropeltis triangulum gaigeae
* Lampropeltis triangulum gentilis
* Lampropeltis triangulum hondurensis
* Lampropeltis triangulum micropholis
* Lampropeltis triangulum multistrata
* Lampropeltis triangulum nelsoni
* Lampropeltis triangulum oligozona
* Lampropeltis triangulum polyzona
* Lampropeltis triangulum sinaloae
* Lampropeltis triangulum smithi
* Lampropeltis triangulum stuarti
* Lampropeltis triangulum syspila
* Lampropeltis triangulum taylori
* Lampropeltis triangulum triangulum
Sendo as assinaladas a negrito as mais comuns no comércio.
Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/Milk_Snake
Cobra Falsa/Coral
Estas cobras são geralmente conhecidas por o seu padrão imitar o padrão das cobra coral, sendo esta ultima venenosa. No entanto desenvolveu-se uma série de provérbios para ajudar na identificação de uma e de outra:
* "Red to yellow, kill a fellow. Red to black, venom lack."
* "If red touches black, you're okay Jack; if red touches yellow, you're a dead fellow."
* "Red next to black, poison I lack; red next to yellow, run away fellow."
* "Red and black, friend of Jack; red and yellow kill a fellow."
* "Red touches yellow, Not a nice fellow; if red touches black, good friend of jack."

- Cobra Falsa Coral (L. t. campbelli)

- Cobra Coral
Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/Milk_Snake
Manutenção em cativeiro:
Temperamento
São cobras geralmente dóceis e calmas, embora algumas (grande parte delas) seja também assustadiça e cautelosa ( frequente nas cobras mais pequenas) são cobras que stressam um pouco e são e bem capazes de rejeitar uma alimentação. Para se defender são capazes de utilizar o chamado musk e por vezes dar uma dentadinha. São cobras que atingem os 100/120cm e vivem cerca de 15/20 anos. São bastante fáceis de manusear e são aconselhadas para pessoas com alguma experiência em répteis (embora não sejam uma má escolha para quem se quer iniciar). Mas é sempre importante estudar muito e fazer o trabalho de casa antes de comprar um animal destes. É preciso saber o que se compra.
Terrário
O terrário é uma das coisas mais importantes para manter uma cobra destas saudável.
O tamanho do terrário tem de ser adequado ao tamanho da cobra, sendo mais adequado para cobras pequenas (Até os 60/70cm aproximadamente) um faunarium como este aqui:

- 46cm comprimento, 30cm largura e 17cm altura.
São esteticamente bonitos, simples, fáceis de limpar e transportar e proporcionam um bom lar adequado, bem ventilado e seguro para a sua cobra.
O terrário deve conter dois esconderijos situados um na zona quente e um na zona fria para a cobra escolher o lado que lhe apetecer e ao mesmo sentir-se protegida. O fundo da caixa (substrato) deve conter em cobras pequenas papel de cozinha:

por este ser bom para poder controlar as fezes e ser mais fácil alimentar a cobra dentro do terrário, outra coisa que também aconselho é aspen:

é atractivo permite a enterrar-se e assim esconder-se e pelo que tenho observado elas ficam mais activas, mas, torna-se difícil alimentar a cobra dentro do terrário. O terrário deve igualmente conter um termómetro na zona quente e se possível um na zona fria e um higrómetro para controlar a humidade na altura da muda de pele (e todo o ano). O terrário deve também ter alguns elementos decorativos como por exemplo troncos (não de madeiras resinosas, pinheiro etc...) ou rochas (é preciso ter em conta que aguentem com o peso da cobra e que não há perigo de as magoar). Os elementos decorativos também ajudarão a cobra na altura da muda de pele.
Para terrário de vidro ou ou madeira (como preferir), aconselho um com as seguintes medidas 80x40x40 (ou até maiores) como por exemplo:

ou

Para cobras com aproximadamente 70/80cm. O terrário deve igualmente conter dois esconderijos, termómetro na zona quente e na zona fria e um higrómetro para controlar a humidade (muito importante na altura da muda de pele). Como o terrário e a cobra agora são maiores pode também decorar uma coisa mais natural colocando outros substratos como por exemplo Forest Bark:

ou
Humus por exemplo, embora este não seja muito adequado pois ajuda a humidade a subir.

E mais troncos, rochas.. Porque depois a cobra sentir-se-á mais segura e sairá mais para explorar e então poderá observa-la mais fácilmente.
Iluminação
As lampropeltis triangulum sendo crepusculares não necessitam de radiação uv, embora se preferir pode usar uma simples lâmpada económica para fazer o fotoperiodo (número de horas de luz por dia).
Aquecimento
As falsa coral sendo répteis são animais de "sangue frio" ou seja a temperatura corporal varia consoante a temperatura do ambiente onde se encontram. A temperatura deve rondar os 26-29ºC na zona quente. Por isso uma fonte de aquecimento é sempre indispensável sempre ligada a um termostato:

Para garantir que a fonte de aquecimento não aquece de mais. As mais comuns fontes de aquecimento são:

Cabo de aquecimento - Aquecem bem, são grandes (facilitando o aquecimento de mais do que um terrário com o mesmo cabo), são relativamente baratos mas precisam SEMPRE de ser usados juntamente com termostato.

Tapete de aquecimento - Acabam por ser mais simples e práticos que os cabos, havendo mais variedade de tamanhos e potências nos tapetes, são óptimos para aquecimento individual. Termostato SEMPRE.
Lâmpada de Cerâmica - Apenas para uso em terrários de madeira, não são muito aconselhadas para cobras porque ela pode sempre acabar por se chegar à lâmpada e ganhar queimaduras muito graves, embora possa ser evitado com uma espécie de "barreira metálica", se puder evite este tipo de aquecimento em cobras. Termostato SEMPRE.
A fonte de aquécimento deve ocupar no máximo 1/3 do tamanho do terrário.
Comida
As Cobra Falsa Coral devem ter como alimentação base roedores de tamanho adequado para o seu corpo, regra é a parte mais grossa do roedor ser no máximo 1,5 vezes maior que a parte mais grossa da cobra. Pode variar entre murganhos (mus musculus), ratazanas (rattus norvegicus) ou gerbos (Meriones unguiculatus) sendo estes três os mais utilizados.

Água
A cobra deve ter sempre disponível uma taça com água onde possa hidratar-se e "tomar uma banhoca" quando quiser e lhe apetecer, a água deve ser mudada periodicamente.

A humidade do terrário deve rondar os 60-70%
Muda de Pele
Quando a sua cobra está a mudar de pele significa que está a crescer e então precisa de uma "roupa" maior porque a anterior já não serve. Quando a muda se inicia os olhos começam a ficar baços (azulados) e a pele começa a ficar também baça e com tons opacos. Se a cobra for albina torna-se complicado porque torna-se difícil ver pelos olhos mas o truque é reparar nas zonas vermelhas da cobra. A maior parte das cobras não come na muda, havendo claro excepções


Bem e isto é o fim, espero ter ajudado alguém que se queira iniciar nestes belos animais que são as cobras falsa coral.
Cumprimentos.
P.S- É favor criticar, sugerir e opinar

Obrigado a todos
