Como criar codornizes comum em cativeiro

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Jony17
Membro
Registado: segunda abr 05, 2010 1:30 pm

terça abr 13, 2010 9:28 pm

Ola pessoal, bem, ofereceram-me um casal de codornizes, e eu queria saber como fazer criaçao, eu ja sei que elas nao chocam os ovos por si, em cativeiro, é verdade? Se sim o é que eu faço para fazer criaçao? eu nao queria gastar dinheiro numa chocadeira, nao posso fazer uma em casa, se sim, qual é a temperatura, humidade, tem que ter um rotaçao?

Bem como ja devem ter reparado eu tenho muitas duvidas, se me poderem responder agradeço...
Obrigado
IGSG
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 1:18 pm

terça abr 13, 2010 10:20 pm

Caro forista Jony17,

De facto é possível criar codornizes em cativeiro, desde que elas disponham de muito espaço e arbustos onde possam fazer o ninho. Como normalmente as codornizes não têm este tipo de "regalias" e ficam em instalações pequenas, colocam os ovos de qualquer em qualquer sitio não os chocando.
Quanto à incubação artificial, a temperatura deverá ser por volta dos 37,4ºC e a humidade ideal deverá ser no início por volta dos 30% e mais para o fim por volta dos 34/35%.
Outras aves também poderão chocar os ovos das codornizes, tais como rolas, pombas, garnizas, etc, embora estas últimas é muito facil partirem os ovos, uma vez que os ovos das codornizes são muito frágeis.
Jony17
Membro

quarta abr 14, 2010 6:39 pm

Mas nao se tem que dar rotaçao aos ovos? Eu posso fazer qualquer coisa em casa com as condiçoes desejadas?
Eu so tenho um macho com uma femea mas eu so vi o macho em cima dela uma vez, foi quando a pos junto com o macho, desde entao nunca mais vi nada, quer dizer as vezes parece que o macho tem medo da femea...

Obrigado
IGSG
Membro Veterano

quarta abr 14, 2010 7:26 pm

Sim, não referi a rotação, mas se optar por fazer uma chocadeira, terá que virar os ovos 2 vezes por dia(manhã e noite), ou de forma automática ou de forma manual. Caso o choco seja efectuado por outra ave, esta naturalmente encarregar-se-á desta tarefa.
Quanto às chocadeiras, ou compra uma muito boa com com regulação da temperatura e humidade automatica assim como o volteio dos ovos (e a qualidade paga-se €) e tem uma boa taxa de nascimentos, ou faz uma artesanal e a taxa de nascimentos é mais reduzida...
Relativamente a fazer chocadeiras, existem pela net uns bons "how to", não sei até se haverá por cá no fórum, mas é uma questão de pesquisar.
Quanto ao galar, não se preocupe, eles não são monogâmicos e quando atingirem a idade reprodutora o macho ficará autoritário e mais agressivo e gala a fêmea. Aliás, se o espaço for reduzio, até convém ter mais fêmeas porque o macho sempre a galar apenas uma, pode causar-lhe ferimentos.
Jony17
Membro

quarta abr 14, 2010 7:52 pm

Como é que eu faço uma chocadeira artesanal? posso fazer com um aquario, ponho por baixo uma basilha com agua para criar humidade, mais a cima, faço uns furos em esperovite, para la por os ovos, e depois ponho umas daquelas lampadas proprias para chocos,... pode ser assim?

Obrigado
IGSG
Membro Veterano

quarta abr 14, 2010 10:52 pm

Pode ver um exemplo de uma aqui:

http://agronegocioavicultura.blogspot.c ... sopor.html

Também existe já este topico aqui no fórum:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... w=previous

Parece que já houve quem tentasse fazer... é uma questão de perguntar aos foristas intervenientes nesse fórum...
Agora pergunto eu, será que com essas chocadeiras, e com sugestão que deu, consegue ter os níveis de temperatura e humidade sempre constantes sem oscilações durante o periodo todo? É dificil...
Variar de 36 a 38ºC pode parecer pouco, mas se isso acontecer é meio caminho andado para estragar os ovos...
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta abr 15, 2010 8:26 am

Para tirar codornizes é só ter mesmo uma chocadeira razoável, não precisa de ter o casal a procriar. Aliás, um macho e uma fêmea é morte desta última na certa, porque os machos são tão fogosos que só com uma fêmea dá cabo dela em 3 tempos.
Eu tirei coodornizes a partir de uma chocadeira adquirida num site da net e que custou cerca de 100 euros. Os ovos usados foram comprados num Hipermercado conhecido e nasceram bastantes. Muitos ovos se estragaram, mas provavelmente terá sido por causa dos ovos usados.

Cumprimentos
Paulo C.
Jony17
Membro

quinta abr 15, 2010 8:30 am

Eu vou tentar a ideia que o IGSG me deu, vou ver como corre,...
Até agora a codorniz ja pos 2 ovos, vou esperar que ponha mais para por na chocadeira.

Obrigado
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

sábado abr 17, 2010 1:03 am

PauloC1 Escreveu:Para tirar codornizes é só ter mesmo uma chocadeira razoável, não precisa de ter o casal a procriar. Aliás, um macho e uma fêmea é morte desta última na certa, porque os machos são tão fogosos que só com uma fêmea dá cabo dela em 3 tempos.
Eu tirei coodornizes a partir de uma chocadeira adquirida num site da net e que custou cerca de 100 euros. Os ovos usados foram comprados num Hipermercado conhecido e nasceram bastantes. Muitos ovos se estragaram, mas provavelmente terá sido por causa dos ovos usados.

Cumprimentos
Paulo C.
Que brutal! Desconhecia que os ovos de hiper viessem galados. :o Estamos sempre a aprender. . Brutal. :o
Lembro-me que à uns 10 anos o meu pai tinha cordonizes e não tirávamos nada daquilo era tudo para o "prato", AHAHA. :oops:
salprata
Registado: terça jul 24, 2012 10:40 pm

terça jul 24, 2012 10:52 pm

boas

recentemente adquiri 5 codornizes, estão na terra do meu quintal urbano com uma rede a volta e uma pequena cabana, entretanto desapareceu uma, eu não sei se foi comida or algum gato, se conseguio voar e fugir, desconheço as capacidades das pequenas

e ja agora comem milho partido?
Responder

Voltar para “Aves”