legalização do furão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

terça abr 13, 2010 12:20 pm

e onde é que devemos entregá-lo?

Ultimamente, ando numa corda bamba e já ñ sei para onde me virar...

MHZ, os furões são portadores da toxo como os gatos ou não? A minha médica "proibiu-me" de fazer limpezas aos meus meninos, e isto, que só lhe disse que tinha gata, ratos e cães... E mesmo dizendo-lhe que usava máscara e luvas, ainda é transmissivel... por não ser imune... pelo menos nos sites espanhois nao li nada a respeito...
Fiquem bem, Vera
togaspar
Membro Júnior
Registado: sábado jan 02, 2010 11:34 am

terça abr 13, 2010 1:28 pm

E ao só infringirmos uma lei em vez de duas, qual é a diferença?
Apreendem-nos na mesma, ou se estiverem registados estamos apenas sujeitos a uma coima ou assim?
Ou seja, o ICNB pode, através deste registo salvaguardar-nos?
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça abr 13, 2010 8:30 pm

Vera. para não confundir, já lhe respondi aqui:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78219

Seja qual for o meio que usarem, certifiquem-se que ficam com um comprovativo, quer do registo quer do pagamento. Se fôr por fax, peçam o comprovativo.

Togaspar,

Sempre é melhor pagar uma coima que duas… :wink:

O Registo dos furões no ICNB, pela portaria 7/2010, passou a ser a partir dessa data, uma obrigatoriedade. E mais um meio de salvaguarda caso alguém da AFN resolva implicar com algum dono… Se o furão for apreendido pela AFN e o seu dono tiver o registo deles em ordem, gostaria de ver como resolveria o juiz este imbróglio… :P
togaspar
Membro Júnior

terça abr 13, 2010 11:06 pm

Obrigado pelo esclarecimento MHZ=)
Menorca
Membro Júnior
Registado: sexta mar 06, 2009 1:37 pm

quarta abr 14, 2010 8:59 am

Bom dia,

No meu caso o meu furão já se encontra registado em meu nome, sendo que na minha morada espanhola...
A minha questão no momento é:
-Será que o processo para o meu menino é igual ao vosso? ou necessita apenas de uma confirmaçao de registo?

Obrigada
MHZ
Membro Veterano

quarta abr 14, 2010 10:32 am

Menorca, se está registado em Espanha, terá de voltar a fazer cá novo rwgisto e pagar de novo; e em "Páis de Origem" coloca o pa´ss onde ele nasceu, se for um earshall, coloca USA.
Menorca
Membro Júnior
Registado: sexta mar 06, 2009 1:37 pm

quarta abr 14, 2010 1:34 pm

Eu nem vou dizer o que isto me parece loool :lol:
Cambada de....
Enfim... foi um dinheirão mesmo em Espanha que ja gastei com tudo...
Quer dizer que como de momento não tenho morada certa então comem todos á minha conta... Sim senhora :evil:
A UE é muito boa realmente mas é só para umas coisas...
Até entendo o registo do Microchip... Mas tudo? Caramba...

Se assim tiver que ser será... Tudo por ele realmente... Apenas por ele...

Obg MHZ vou preencher o impresso e mandar aos senhores... :evil:
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

quarta abr 14, 2010 2:38 pm

Modo de procedimento:

Depois de guardar o documento que a MHZ mencionou, o que se deve preencher:

A nossa identificação.
Actividade: seja criador, ou detentor
Espécie: mustela putorius furo
Marca: nrº do chip
Proveniência:
Portugal
País de Origem: Portugal

As outras páginas são para preencher se for mais que um.
Enviar por e-mail para: [email protected]

Depois irão enviar carta para a morada indicada com o pedido de registo, e depois do pagamento enviam o nrº de registo.

Quanto ao pagamento, voltou ao aumentar.
Registo: 125€ ter um ou 500 o valor é o mesmo
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
togaspar
Membro Júnior

quarta abr 14, 2010 2:49 pm

Hum.. realmente é puxado o valor=(
A namorada do meu Tó teve agora uma ninhada. Será que se pode registar todos e depois vender? Ou têm de ser os futuros donos a registar e a pagar individualmente?
é que já que se vai pagar por um...ficava por todos, já que o preço é o mesmo e os animais já iam legalizados o que para os futuros donos era otimo =)
unico inconveninete que vejo é mesmo o bicho ficar com o registo ligado a nós em vez do dono...mas será que não há forma de fazer isso?já que existe a opção"criador" ?
DavidCascais
Membro Veterano

quarta abr 14, 2010 2:52 pm

A opção criador existe.
Quanto ao registo de todos não deverá ser efectuado, uma vez que depois a morada será diferente, e não conseguirão comunicar com os donos.
Este registo é feito depois de o animal em questão estar já com chip.
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
rakuyo
Membro
Registado: sábado mar 03, 2007 8:53 pm

quarta abr 14, 2010 5:56 pm

Então antes do envio do registo, vou ter de ir com os meus ao veterinário para colocação do chip... certo?
Hm...realmente o valor do registo não é amigável...logo eu que tenho 3!!!
'A ferret is God's way of telling you NOTHING is childproof'
DavidCascais
Membro Veterano

quarta abr 14, 2010 7:08 pm

Certo, chip primeiro.

Ter 3 ou um pagas o mesmo valor por todos,no total os 125€
MHZ
Membro Veterano

quarta abr 14, 2010 8:10 pm

Inicialmente, quando saiu a portaria, disseram-me no ICNB que o chip não seria necessário, o que era preciso era uma identificação que o distinguisse como uma fotografia. Ou se por exemplo o furi tiver uma marca bem especial. Contudo, o chip tam uma vantagem que é se ele resolver dar uma escapadita, sempre e mais um meio de mostrarmos que é nosso.
Mas como esta portaria é recente, haverá certamente algumas coisas que irão modificar...O meu conselho, é telefonar-lhes ou enviarem um email e colocarem as vossas dúvidas.
E à medida que vão sendo esclarecidos, colocam aqui as respostas. :wink:
pipiu
Membro
Registado: terça jun 22, 2004 9:05 pm

segunda abr 19, 2010 7:32 pm

Hello, a todos. Quero tentar esclarecer as minhas dúvidas...

Supostamente, o furão manso agora é parcialmente legal, basta registá-los no ICNB.

Segundo a lei 211/2009 passa a ser legal possuir qualquer animal listado no regulamento 338/97?? Mas a esses já em 97 se abria excepção para os nascidos em cativeiro...
Seja como for, isto é CITES e nós (acho eu) nunca quisemos nada com o CITES... Ou consideram o furão manso como uma espécie autóctone? Eu não.

Na portaria 7/2010, fala-se de CITES novamente e de convenção de berna. A convenção de berna nunca foi justificação para a ilegalidade dos furões, pq fala em mustela putorius putorius e não em mustela putorius furo.
A função desta portaria é registar as pessoas q têm fauna ou flora protegida e selvagens. Eu não me enquadro aqui, ou então ou a fazer uma interpretação legislativa completamente errada. Ajudem-me.
Porque obviamente que quero registar os meus furoezinhos e legaliza-los. Mas tambem quero compreender em q moldes o estarei a fazer.

Desde já muito obrigada a quem se dispor a uma resposta.
DavidCascais
Membro Veterano

segunda abr 19, 2010 7:46 pm

Melhora só a escrita que fica dificil perceber
Responder

Voltar para “Furão”