legalização do furão
Moderador: Moya
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
- Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba
e onde é que devemos entregá-lo?
Ultimamente, ando numa corda bamba e já ñ sei para onde me virar...
MHZ, os furões são portadores da toxo como os gatos ou não? A minha médica "proibiu-me" de fazer limpezas aos meus meninos, e isto, que só lhe disse que tinha gata, ratos e cães... E mesmo dizendo-lhe que usava máscara e luvas, ainda é transmissivel... por não ser imune... pelo menos nos sites espanhois nao li nada a respeito...
Ultimamente, ando numa corda bamba e já ñ sei para onde me virar...
MHZ, os furões são portadores da toxo como os gatos ou não? A minha médica "proibiu-me" de fazer limpezas aos meus meninos, e isto, que só lhe disse que tinha gata, ratos e cães... E mesmo dizendo-lhe que usava máscara e luvas, ainda é transmissivel... por não ser imune... pelo menos nos sites espanhois nao li nada a respeito...
Fiquem bem, Vera
E ao só infringirmos uma lei em vez de duas, qual é a diferença?
Apreendem-nos na mesma, ou se estiverem registados estamos apenas sujeitos a uma coima ou assim?
Ou seja, o ICNB pode, através deste registo salvaguardar-nos?
Apreendem-nos na mesma, ou se estiverem registados estamos apenas sujeitos a uma coima ou assim?
Ou seja, o ICNB pode, através deste registo salvaguardar-nos?
Vera. para não confundir, já lhe respondi aqui:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78219
Seja qual for o meio que usarem, certifiquem-se que ficam com um comprovativo, quer do registo quer do pagamento. Se fôr por fax, peçam o comprovativo.
Togaspar,
Sempre é melhor pagar uma coima que duas…
O Registo dos furões no ICNB, pela portaria 7/2010, passou a ser a partir dessa data, uma obrigatoriedade. E mais um meio de salvaguarda caso alguém da AFN resolva implicar com algum dono… Se o furão for apreendido pela AFN e o seu dono tiver o registo deles em ordem, gostaria de ver como resolveria o juiz este imbróglio…
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78219
Seja qual for o meio que usarem, certifiquem-se que ficam com um comprovativo, quer do registo quer do pagamento. Se fôr por fax, peçam o comprovativo.
Togaspar,
Sempre é melhor pagar uma coima que duas…

O Registo dos furões no ICNB, pela portaria 7/2010, passou a ser a partir dessa data, uma obrigatoriedade. E mais um meio de salvaguarda caso alguém da AFN resolva implicar com algum dono… Se o furão for apreendido pela AFN e o seu dono tiver o registo deles em ordem, gostaria de ver como resolveria o juiz este imbróglio…

Bom dia,
No meu caso o meu furão já se encontra registado em meu nome, sendo que na minha morada espanhola...
A minha questão no momento é:
-Será que o processo para o meu menino é igual ao vosso? ou necessita apenas de uma confirmaçao de registo?
Obrigada
No meu caso o meu furão já se encontra registado em meu nome, sendo que na minha morada espanhola...
A minha questão no momento é:
-Será que o processo para o meu menino é igual ao vosso? ou necessita apenas de uma confirmaçao de registo?
Obrigada
Eu nem vou dizer o que isto me parece loool
Cambada de....
Enfim... foi um dinheirão mesmo em Espanha que ja gastei com tudo...
Quer dizer que como de momento não tenho morada certa então comem todos á minha conta... Sim senhora
A UE é muito boa realmente mas é só para umas coisas...
Até entendo o registo do Microchip... Mas tudo? Caramba...
Se assim tiver que ser será... Tudo por ele realmente... Apenas por ele...
Obg MHZ vou preencher o impresso e mandar aos senhores...

Cambada de....
Enfim... foi um dinheirão mesmo em Espanha que ja gastei com tudo...
Quer dizer que como de momento não tenho morada certa então comem todos á minha conta... Sim senhora

A UE é muito boa realmente mas é só para umas coisas...
Até entendo o registo do Microchip... Mas tudo? Caramba...
Se assim tiver que ser será... Tudo por ele realmente... Apenas por ele...
Obg MHZ vou preencher o impresso e mandar aos senhores...

-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm
Modo de procedimento:
Depois de guardar o documento que a MHZ mencionou, o que se deve preencher:
A nossa identificação.
Actividade: seja criador, ou detentor
Espécie: mustela putorius furo
Marca: nrº do chip
Proveniência: Portugal
País de Origem: Portugal
As outras páginas são para preencher se for mais que um.
Enviar por e-mail para: [email protected]
Depois irão enviar carta para a morada indicada com o pedido de registo, e depois do pagamento enviam o nrº de registo.
Quanto ao pagamento, voltou ao aumentar.
Registo: 125€ ter um ou 500 o valor é o mesmo
Depois de guardar o documento que a MHZ mencionou, o que se deve preencher:
A nossa identificação.
Actividade: seja criador, ou detentor
Espécie: mustela putorius furo
Marca: nrº do chip
Proveniência: Portugal
País de Origem: Portugal
As outras páginas são para preencher se for mais que um.
Enviar por e-mail para: [email protected]
Depois irão enviar carta para a morada indicada com o pedido de registo, e depois do pagamento enviam o nrº de registo.
Quanto ao pagamento, voltou ao aumentar.
Registo: 125€ ter um ou 500 o valor é o mesmo
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" têm a fama de apenas ser utilizados para a caça,mas será que irão ficar sempre com essa fama?Espero bem que não!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
<p><strong>-"Eles" têm a fama de apenas ser utilizados para a caça,mas será que irão ficar sempre com essa fama?Espero bem que não!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
Hum.. realmente é puxado o valor=(
A namorada do meu Tó teve agora uma ninhada. Será que se pode registar todos e depois vender? Ou têm de ser os futuros donos a registar e a pagar individualmente?
é que já que se vai pagar por um...ficava por todos, já que o preço é o mesmo e os animais já iam legalizados o que para os futuros donos era otimo =)
unico inconveninete que vejo é mesmo o bicho ficar com o registo ligado a nós em vez do dono...mas será que não há forma de fazer isso?já que existe a opção"criador" ?
A namorada do meu Tó teve agora uma ninhada. Será que se pode registar todos e depois vender? Ou têm de ser os futuros donos a registar e a pagar individualmente?
é que já que se vai pagar por um...ficava por todos, já que o preço é o mesmo e os animais já iam legalizados o que para os futuros donos era otimo =)
unico inconveninete que vejo é mesmo o bicho ficar com o registo ligado a nós em vez do dono...mas será que não há forma de fazer isso?já que existe a opção"criador" ?
-
- Membro Veterano
A opção criador existe.
Quanto ao registo de todos não deverá ser efectuado, uma vez que depois a morada será diferente, e não conseguirão comunicar com os donos.
Este registo é feito depois de o animal em questão estar já com chip.
Quanto ao registo de todos não deverá ser efectuado, uma vez que depois a morada será diferente, e não conseguirão comunicar com os donos.
Este registo é feito depois de o animal em questão estar já com chip.
Então antes do envio do registo, vou ter de ir com os meus ao veterinário para colocação do chip... certo?
Hm...realmente o valor do registo não é amigável...logo eu que tenho 3!!!
Hm...realmente o valor do registo não é amigável...logo eu que tenho 3!!!
'A ferret is God's way of telling you NOTHING is childproof'
-
- Membro Veterano
Certo, chip primeiro.
Ter 3 ou um pagas o mesmo valor por todos,no total os 125€
Ter 3 ou um pagas o mesmo valor por todos,no total os 125€
Inicialmente, quando saiu a portaria, disseram-me no ICNB que o chip não seria necessário, o que era preciso era uma identificação que o distinguisse como uma fotografia. Ou se por exemplo o furi tiver uma marca bem especial. Contudo, o chip tam uma vantagem que é se ele resolver dar uma escapadita, sempre e mais um meio de mostrarmos que é nosso.
Mas como esta portaria é recente, haverá certamente algumas coisas que irão modificar...O meu conselho, é telefonar-lhes ou enviarem um email e colocarem as vossas dúvidas.
E à medida que vão sendo esclarecidos, colocam aqui as respostas.
Mas como esta portaria é recente, haverá certamente algumas coisas que irão modificar...O meu conselho, é telefonar-lhes ou enviarem um email e colocarem as vossas dúvidas.
E à medida que vão sendo esclarecidos, colocam aqui as respostas.

-
- Membro
- Registado: terça jun 22, 2004 9:05 pm
Hello, a todos. Quero tentar esclarecer as minhas dúvidas...
Supostamente, o furão manso agora é parcialmente legal, basta registá-los no ICNB.
Segundo a lei 211/2009 passa a ser legal possuir qualquer animal listado no regulamento 338/97?? Mas a esses já em 97 se abria excepção para os nascidos em cativeiro...
Seja como for, isto é CITES e nós (acho eu) nunca quisemos nada com o CITES... Ou consideram o furão manso como uma espécie autóctone? Eu não.
Na portaria 7/2010, fala-se de CITES novamente e de convenção de berna. A convenção de berna nunca foi justificação para a ilegalidade dos furões, pq fala em mustela putorius putorius e não em mustela putorius furo.
A função desta portaria é registar as pessoas q têm fauna ou flora protegida e selvagens. Eu não me enquadro aqui, ou então ou a fazer uma interpretação legislativa completamente errada. Ajudem-me.
Porque obviamente que quero registar os meus furoezinhos e legaliza-los. Mas tambem quero compreender em q moldes o estarei a fazer.
Desde já muito obrigada a quem se dispor a uma resposta.
Supostamente, o furão manso agora é parcialmente legal, basta registá-los no ICNB.
Segundo a lei 211/2009 passa a ser legal possuir qualquer animal listado no regulamento 338/97?? Mas a esses já em 97 se abria excepção para os nascidos em cativeiro...
Seja como for, isto é CITES e nós (acho eu) nunca quisemos nada com o CITES... Ou consideram o furão manso como uma espécie autóctone? Eu não.
Na portaria 7/2010, fala-se de CITES novamente e de convenção de berna. A convenção de berna nunca foi justificação para a ilegalidade dos furões, pq fala em mustela putorius putorius e não em mustela putorius furo.
A função desta portaria é registar as pessoas q têm fauna ou flora protegida e selvagens. Eu não me enquadro aqui, ou então ou a fazer uma interpretação legislativa completamente errada. Ajudem-me.
Porque obviamente que quero registar os meus furoezinhos e legaliza-los. Mas tambem quero compreender em q moldes o estarei a fazer.
Desde já muito obrigada a quem se dispor a uma resposta.
-
- Membro Veterano
Melhora só a escrita que fica dificil perceber