Guelras e barbatanas pretas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Filipaaa
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

segunda abr 12, 2010 5:30 pm

Boa Tarde,

Tenho 5 peixes de água fria, um deles (um peixe dourado) está com uma das guelras preta e a do outro lado começa a ficar também, e as barbatanas e a cauda apresentam pintas pretas mais ao redor das mesmas.

Não sei do que se trata nem a causa e gostaria de saber o que devo fazer.

Muito Obrigada

Cumprimentos.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda abr 12, 2010 5:42 pm

Diga-nos em quantos litros de água estão, em que tipo de aquário, que filtro tem e qual a manutenção que faz.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Filipaaa

segunda abr 12, 2010 6:13 pm

O aquário é de 50cm por 25cm, deve levar cerca de 25 l de água, o filtro é "Elite stingray 10", todas as semanas retira-se 1/4 de água e coloca-se fresca.
Filipaaa

quarta abr 14, 2010 11:32 am

Aquilo aumenta a cada dia que passa, se não souberem do que se trata, podem-me recomendar alguém que me possa ajudar pff...
sKina
Membro
Registado: sexta jan 18, 2008 8:09 pm

quarta abr 14, 2010 1:21 pm

Se fossem ciclideos africanos diria que eram spirulina spots,mas numa prespectiva optimista podem ser manchas de pigmentação.

Quais os valores da agua,PH, Nitritos, embora esses peixes sejam muito resistentes mas......
Também pode ter sido em alguma TPA, em que a agua da companhia vinha com cloro a mais, uma vez um amigo meu, ia mudar a agua, quando meteu a agua da torneira no balde, o balde ficou cheio de espuma e a cheirar a cloro, se não usas acondicionador, pode ser derivado a isso, não mata mas vai matando....

Que comida estas a dar?
Podes decrever os valores que dizem no rotulo, % de gurduras, % protaina bruta, etc....

Pelo pouco que sei, se essas pintas pretas não tiverem altura, tipo borbulhas, acho que não há stress...

cumps
Filipaaa

quarta abr 14, 2010 2:11 pm

Usamos água do poço.
No rótulo da comida, diz matérias-primas para alimentação mas não referem percentagem depois diz os constituintes analíticos, a comida é da marca continente.

Não são bem pintas agora são manchas pretas que se estão a alastrar pela cara do peixe e pelas barbatanas..

Fui-me informar também na loja de animais e disseram-me que era da pigmentação que se ficasse com uma cor vermelha é que era sinal de preocupação, mas acho tão estranho ver aquilo a aumentar a olhos vistos que fiquei na dúvida, porque de resto o peixe nada e alimenta-se bem.

De qualquer das formas, muito obrigada pela ajuda. :)

Cumps
sKina
Membro

quarta abr 14, 2010 2:24 pm

Pois, mas convém comprar comida de acordo com as necessidades dos peixes que se têm...

Para os meus ciclideos dou 3 tipos de comida diferente, para variar a receita e para eles não terem falhas vitamínicas, pois uma comida traz isto que aquela traz menos e por ai fora...

Aconselha-te sobre isso, vais melhorar a qualidade de vida dos peixes...

cumps
dinodane
Membro Veterano

quarta abr 14, 2010 4:30 pm

5 peixes de água fria em 25 litros de água dificilmente têm qualidade de vida.

sKina
Membro

quarta abr 14, 2010 4:49 pm

5 peixes de água fria em 25 litros de água dificilmente têm qualidade de vida.
Seguindo a regra de 1L por cada Cm de peixe, 5 X 5 =25L
Se cada um tiver 4Cm está no limite..

cumpz
Filipaaa

quarta abr 14, 2010 6:37 pm

O aquário tem 50cm por 25cm, é uma questão de imaginarem o tamanho, quanto aos litros foram os que eu achei o que não é de todo preciso.

Os senhores da loja disseram que para o tipo de aquário dava sem problema para 7 peixes.
anim_a
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 4:38 pm

quarta abr 14, 2010 6:43 pm

Olá

A regra de 1 centímetro de comprimento de peixe por cada litro de água aplica-se apenas ao tamanho esperado do peixe em adulto, tendo sempre em conta as dimensões que cada espécie atinge quando lhe são fornecidas boas condições químicas e biológicas. Não a considero uma verdadeira regra, mas apenas uma mera directiva para iniciantes, ou seja, destina-se a evitar problemas indesejáveis de excesso de população.

Numa perspectiva mais correcta do ponto de vista bioquímico, a quantidade de peixes a introduzir depende de muitos mais factores do que aqueles que à primeira vista possamos pensar. Entre eles:

:arrow: a quantidade de comida (para controlo de residuos);
:arrow: o crescimento dos peixes (importa o comprimento do aquário);
:arrow: a superfície do aquario em centímetros quadrados (oxigenação);
:arrow: a quantidade e qualidade das plantas (oxigenação e tratamento de resíduos);
:arrow: o filtro (oxigenação e tratamento de resíduos);
:arrow: a litragem (dissolução de resíduos);
:arrow: temperatura da água - quanto mais elevada menos gases pode conter (quer O2 quer CO2) e mais activos estão os peixes (logo mais produção de residuos, dada maior necessidade alimentar);
:arrow: muitos outros.

Apesar dos vastos factores que podem influenciar a fauna a colocar num aquário, é praticamente impossível condensá-los numa fórmula mágica e obtermos um número de peixes e respectivos comprimentos. Por isso se aplicam outras regras que, apesar de não terem em conta tantos factores quanto os que existem, é mais elaborada do que a regra inicialmente formulada, como a que recomendo de seguida:

Regra:
a) Aquário não poderá ter mais de 1cm de peixe por litro de água (até a um máximo de 10% de sobrelotação)
Exemplo: aquário de 100L = 1 metro (+10cm em sobrelotação)
b) Comprimento máximo suportado de um peixe é igual a 10% da capacidade do aquário (+2% no limite)
Exemplo: aquário de 100L = comprimento máximo de peixe de 10cm (+2cm no limite)
c) Os valores de “+10cm em sobrelotação” da regra a) e “+2cm no limite” da regra b) são exclusivos, ou seja, é uma ou outra, nunca as duas.
d) As 2 primeiras regras, a) e b), são válidas apenas para peixes que não tenham necessidades específicas de espaço/território.

Para finalizar, a escolha de uma fauna correcta e equilibrada não é fácil. Contudo, não é impossível evitar alguns erros e excessos muito comuns no início do aquarismo. Para isso é necessário ponderação, bom senso e, acima de tudo, respeito pela vida de cada ser que vá habitar o nosso aquário.

Cumprimentos,
anim_a
dinodane
Membro Veterano

quarta abr 14, 2010 7:28 pm

Ponha a fonte de onde retirou essa info, obrigada, anim_a.

Sim, a regra que menciona aplica-se ao tamanho em adulto... já foi aqui referido n vezes que kinguios e carpas são peixes que crescem imenso e só podem ser mantidos satisfatóriamente em aquários grandes com filtros exteriores bem potentes...

element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quarta abr 14, 2010 7:56 pm

Atenção que isso não são regras, são linhas orientadoras que devem ser usadas a considera o tamanho dos peixes já em adultos. Os kinguios que se vê á venda raramente são adultos. E chegando os kinguios aos 40cm...

50 por 25 como? Comprimento vezes a largura? E a altura? Sem saber a altura não se consegue chegar ao volume...

Num aqua desse tamanho tens muitas opções, mas kinguios está fora de questão.
anim_a
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 4:38 pm

quarta abr 14, 2010 7:57 pm

dinodane Escreveu:Ponha a fonte de onde retirou essa info, obrigada, anim_a.

Sim, a regra que menciona aplica-se ao tamanho em adulto... já foi aqui referido n vezes que kinguios e carpas são peixes que crescem imenso e só podem ser mantidos satisfatóriamente em aquários grandes com filtros exteriores bem potentes...
Fonte
Filipaaa

quarta abr 14, 2010 8:07 pm

A altura é de 25cm
Responder

Voltar para “Peixes”