Cadela encontrada: é o quê?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Basf22
Membro
Mensagens: 98
Registado: sábado nov 14, 2009 10:14 am

quarta abr 14, 2010 10:14 pm

Boa noite, Tassebem. Compreendo a sua questão, não querendo fazer passar um cão com raça por um SRD. A cadela é de facto muito bonita e acho-a mais com traços de Pastor Alemão.
Katy500
Membro Veterano
Mensagens: 578
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm
Localização: Muitos e bons! :D

quarta abr 14, 2010 10:16 pm

Não tem lop, e Rafeiro.
Tem graça, sempre me disseram (até um amigo que esta a tirar agora o curso de medicina veterinaria) que um cão é rafeiro (SRD) quando é filho de cães de raças diferentes. Agora que se um cão não tem registos de lop é automaticamente rafeiro, é que nunca me tinham contado.
Tassebem
Membro Veterano
Mensagens: 12907
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta abr 14, 2010 10:30 pm

Boa noite.

Não quero que o tópico passe a ter outro caminho. A minha intenção é apenas caracterizar o melhor possível a cadela na divulgação que estou e estarei a fazer da mesma.

Abri aqui o tópico para que utilizadores com conhecimento de causa se pronunciassem.

Até há bem pouco tempo, eu não saberia distinguir muito bem um dogue alemão de um burro, sem qualquer desprimor ou ofensa para ambos. Quero eu com isto dizer que não percebo nada de raças de cães, por isso pedi aqui ajuda.

No entanto, uma vez que o assunto é recorrente, não posso deixar de me admirar com opiniões como: o cão não tem LOP, logo não tem raça determinada.

Se eu tiver um cão que é filho de dois Chow Chows e não o registar, isso faz dele menos Chow Chow?

Ou seja: o que conta são as características da raça? Ou o registo? Parece-me que deve ser a primeira hipótese.

De qualquer forma, o que retiro até agora é que a cadela tem traços de pastor alemão (ou belga), mas será arraçada. Entendi bem?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
cbraga
Membro Veterano
Mensagens: 390
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm
Localização: gato, esquilos, peixes

quarta abr 14, 2010 10:59 pm

Aqui está o link acerca dos testes de ADN, Dinodane.

http://www.foxnews.com/story/0,2933,300521,00.html
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta abr 14, 2010 11:33 pm

Tassebem Escreveu:
Até há bem pouco tempo, eu não saberia distinguir muito bem um dogue alemão de um burro, sem qualquer desprimor ou ofensa para ambos. Quero eu com isto dizer que não percebo nada de raças de cães, por isso pedi aqui ajuda.
:lol: :lol: :lol: :lol:
Distinguia, distinguia... era só olhar para as orelhas. :lol:

Se me permite a opinião:
Podia apresentá-la como cadela de porte grande, com traços de pastor belga e alguns de pastor alemão.
Depois enumerava as qualidades que já lhe conheça, tipo , meiguinha, brincalhona, etc.
Deixo-lhe um link sobre o pastor belfa para que faça as suas comparações
http://www.google.pt/imgres?imgurl=http ... s%3Disch:1
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Wasp1975
Membro Veterano
Mensagens: 4019
Registado: segunda jan 25, 2010 10:03 am
Localização: Zeus Da Maia Kennel

quinta abr 15, 2010 6:30 am

Charlie2 Escreveu: porque um cão sem lop não consegue tem a ascendência documentada, logo é um SRD=Rafeiro.
Eu normalmente não me meto nestas discussões dos LOP. Mas agora esta não entendi bem... cão sem LOP é rafeiro?
O que é que o LOP tem a haver com a raça? :)
:?: :?: :?: :?:

O LOP apenas prova a ascendência do animal, e não prova se é puro sangue ou não. (O LOP Não prova a pureza do animal, apenas prova que as 4 ou 5 gerações anteriores eram da raça X). Mas aproveito e lanço uma pergunta: Na linhagem do cão, se em 1750 (Antes dos LOPs terem aparecido) houve um cruzamento com um rafeirito qqer, será que o cão tem LOP e o mesmo indica isso? eu penso que não, e aqueles que disserem agora "mas que raio de pergunta" também vos digo que a linhagem do cão que agora possuem é muito anterior ao ano 1750.

o LOP também não é um documento 100% seguro. já vi algumas maroscas com eles (Como por exemplo um criador ter 2 cadelas da mesma raça, uma com LOP e outra sem, as duas engravidam e ele regista alguns cães da que não tem LOP como se tivessem nascidos da que tem LOP). Por isso o LOP apenas prova a ascendência do animal, mas não prova a pureza.

Se quiserem basta olhar para os meus dois petsites, e sem entrar nas descrições, digam-me qual dos dois é um(a) rafeiro(a).

PDF.

PS- também não digam que "vc nem sabe o que um LOP é" porque LOPs tenho mais de 200 feitos (10 anos a criar Persas).
Fjjord
Membro Veterano
Mensagens: 685
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quinta abr 15, 2010 6:42 am

Wasp1975 Escreveu: (O LOP Não prova a pureza do animal, apenas prova que as 4 ou 5 gerações anteriores eram da raça X).
Sério? E ter 4 ou 5 gerações para trás de cães todos da raça X significa o quê? :roll: Ainda gostava de saber qual é o conceito de pureza que esta gente tem :roll:
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
BrownEye
Membro Veterano
Mensagens: 1152
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm
Localização: caes e tartarugas terrestres

quinta abr 15, 2010 7:02 am

Embora eu seja um pouco ignorante em relação a raças, concordo que de facto só o LOP (ou Pedigree) do animal nos possa dar a certeza da sua raça.

No entanto será errado dizer que um determinado cão é cruzado de determinada raça? Não é retorica, gostava que me exclarecessem neste ponto, por favor.

No caso desta cadelinha poderá ajudar na adopção, os possíveis adoptantes ficam com uma ideia das suas características.

Tassebem, boa sorte para a cadelinha
Bem Haja
Wasp1975
Membro Veterano
Mensagens: 4019
Registado: segunda jan 25, 2010 10:03 am
Localização: Zeus Da Maia Kennel

quinta abr 15, 2010 8:06 am

Fjjord Escreveu:
Wasp1975 Escreveu: (O LOP Não prova a pureza do animal, apenas prova que as 4 ou 5 gerações anteriores eram da raça X).
Sério? E ter 4 ou 5 gerações para trás de cães todos da raça X significa o quê? :roll: Ainda gostava de saber qual é o conceito de pureza que esta gente tem :roll:
Prova quase a 100% que as 4 gerações anteriores eram da raça X. No entanto até o cão/cadela ter chegado até sí, houve pelo menos 500 gerações :D

Acreditem, quando vos digo, que nem tudo o que o LOP diz é 100% verdade. há formas bem conhecidas de "enganar" o CPC (Clube Português de Canicultura) e o CPF. O LOP só irá provar, um dia no futuro talvez, a pureza da raça quando as gentes do CPC e CPF passarem a incluir uma vistoria e exames biológicos ao animal.

Querem outra?

Fulano X tem um Husky de 1 ano sem LOP. O Fulano X dá 50 euros ao Fulano Y, que possui um Husky e uma Husky ambos com LOP. Fulano Y inclui na próxima ninhada o cão do fulano X e mente na idade (o cão passa de 1 ano a recém-nascido) O CPC aceita os pedidos da ninhada e regista o cão do fulano X. (isto vi eu acontecer a 3 gatas persa, nos anos 90)
Última edição por Wasp1975 em quinta abr 15, 2010 8:12 am, editado 1 vez no total.
Wasp1975
Membro Veterano
Mensagens: 4019
Registado: segunda jan 25, 2010 10:03 am
Localização: Zeus Da Maia Kennel

quinta abr 15, 2010 8:12 am

BrownEye Escreveu: No entanto será errado dizer que um determinado cão é cruzado de determinada raça? Não é retorica, gostava que me exclarecessem neste ponto, por favor.

No caso desta cadelinha poderá ajudar na adopção, os possíveis adoptantes ficam com uma ideia das suas características.

Tassebem, boa sorte para a cadelinha
Bem Haja
Não, não é errado dizer que é cruzado desta ou daquela raça. Aliás é um factor que dirá, mais ou menos, o temperamento do cão.

Por exemplo um cruzado de Yorkshire terá grande probabilidade de ser irrequieto e ladrador, enquanto que um cruzado de beagle poderá ser bom para a caça (desculpem estar a referir-me a esta palavra "caça" mas pronto, ela existe...)

Peço também desculpa de ter levado o tópico para outros caminhos para além da cadelinha :( :( :( :( :( ( muito bonita e decerto não terá grandes problemas de adopção)
Fjjord
Membro Veterano
Mensagens: 685
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quinta abr 15, 2010 8:50 am

Wasp1975 Escreveu:Prova quase a 100% que as 4 gerações anteriores eram da raça X. No entanto até o cão/cadela ter chegado até sí, houve pelo menos 500 gerações :D
E ...? Porque é que acha que se passa do RI para o LOP com 3 gerações conhecidas? Alguém atirou um número à parede e colou, é isso? :roll:
Wasp1975 Escreveu:Acreditem, quando vos digo, que nem tudo o que o LOP diz é 100% verdade. há formas bem conhecidas de "enganar" o CPC (Clube Português de Canicultura) e o CPF.
Pois é. Também há por aí muito passaporte e carta de condução falsos. Isso prova o quê, concretamente? :roll:
Wasp1975 Escreveu:(isto vi eu acontecer a 3 gatas persa, nos anos 90)
Tão culpado é quem faz como quem não denuncia :roll:
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta abr 15, 2010 9:03 am

(O LOP Não prova a pureza do animal, apenas prova que as 4 ou 5 gerações anteriores eram da raça X).
Defina por favor "animal de raça pura".

Wasp1975, tudo o que existe pode ser falsificado. Se falsificam passaportes e cartas de condução, não se há-de falsificar também pedigrees? Não é isso que está em causa.
De resto, enquanto os clubes não instituirem os testes de ADN como mandatórios para passarem pedigrees essas situações vão continuar a existir, concordo pleanamente consigo.

Aqui está o link acerca dos testes de ADN, Dinodane.

http://www.foxnews.com/story/0,2933,300521,00.html
CBraga, americanices que ainda não chegaram à Europa e das quais muito sinceramente duvido, apresente-me se puder um artigo mais ou menos sério onde se fale destes marcadores genéticos e da fiabilidade desse teste.

Tem graça, sempre me disseram (até um amigo que esta a tirar agora o curso de medicina veterinaria) que um cão é rafeiro (SRD) quando é filho de cães de raças diferentes. Agora que se um cão não tem registos de lop é automaticamente rafeiro, é que nunca me tinham contado.
Katy500, um cão que descende de mistura de raças ou de cães rafeiros é sempre rafeiro, não tem raça definida.
Um cão pode ser puro e não ter pedigree. O que acontece é que é impossível comprovar essa situação, por isso é que inventaram os registos genealógicos para registar, documentar e comprovar a ascendância dos animais de raça.
Se eu tiver um cão que é filho de dois Chow Chows e não o registar, isso faz dele menos Chow Chow?
Tassebem, aplica-se o mesmo que disse acima. Será chow chow se tiver a certeza que os pais são filhos, netos e bisnetos de chow chow.
A cadela não tem traços nenhuns de pastor belga preto, apenas o tamanho e a cor.

Relembro este tópico para que vejam que nem tudo o que parece é.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=71465

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta abr 15, 2010 9:13 am

Wasp1975 Escreveu:PS- também não digam que "vc nem sabe o que um LOP é" porque LOPs tenho mais de 200 feitos (10 anos a criar Persas).
Eita criação em série :lol:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Wasp1975
Membro Veterano
Mensagens: 4019
Registado: segunda jan 25, 2010 10:03 am
Localização: Zeus Da Maia Kennel

quinta abr 15, 2010 9:14 am

Fjjord Escreveu:... Alguém atirou um número à parede e colou, é isso? :roll:
Não sei, mas tendo em conta que em Portugal anda tudo a reboque da Europa, não me admirava nada que tivesse sido assim...
Wasp1975 Escreveu: Isso prova o quê, concretamente? :roll:
Quer dizer simplesmente que não se pode confiar em LOPs, Cartas de condução e passaportes. :D
Wasp1975 Escreveu: Tão culpado é quem faz como quem não denuncia :roll:
Concordo, e só do facto de ter aqui exposto o caso não quer dizer que não o tenha denunciado na altura (enfim, Português é assim, entra no forum a fazer afirmações "sou super-hiper-homem e bato em tudo e dou bocas a torto e a direito" e depois os tiros saiem pela culatra)
Presumo que agora que sabe, também já telefonou ao CPF a informar, certo? A queixa foi feita em Fevereiro de 96, não tenho o número já comigo porque já lá vão quase 15 anos, mas é sempre bom ter alguém a apoiar :D

PDF. :D

PS- Para a próxima vez mais vale perguntar, nem que seja por MP, do que vir a público dar tiros nos pés...

PS2- Não vou entrar em guerrilhas no fórum por duas razões: 1- o forum é sobre a cadelinha, 2- tópicos de LOP estão amplamente debatidos noutros sitos.
Wasp1975
Membro Veterano
Mensagens: 4019
Registado: segunda jan 25, 2010 10:03 am
Localização: Zeus Da Maia Kennel

quinta abr 15, 2010 9:20 am

TheOne Escreveu:
Wasp1975 Escreveu:PS- também não digam que "vc nem sabe o que um LOP é" porque LOPs tenho mais de 200 feitos (10 anos a criar Persas).
Eita criação em série :lol:

LOL

:D

Quase! Só faltava ter número de inventário...
O problema que tinha na altura é que o CPF obrigava, assim que a ninhada nasce, a dar nomes aos pequenitos. Eu como gosto de fazer as coisas como deve de ser, lá me metia a inventar nomes... Ao final dos 50 já era a muito custo...
:D

Houve "práli" uns Frankenstein e Frankenstein Júnior e outros nomes assim :D :D :D :D

O que vale é que tinha as condições para os ter, se não nunca tinha feito tal coisa. :)
Responder

Voltar para “Cães”