O meu primeiro persa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
TiagoJDF
Registado: terça abr 13, 2010 7:56 pm

terça abr 13, 2010 11:50 pm

Boa noite,
Antes de mais sou o Tiago e sou novo por aqui. Esta semana vi um persa lindo à venda e como sempre amei persas desde pequeno decidi que estava na altura de criar um.
Já tive vários gatos anteriormente, mas nunca um de raça, tão pouco um gato tão exigente quanto um persa, por isso queria que me ajudassem com algumas questões.
Já tenho uma noção dos cuidados a ter com um persa e tenho que agradecer a este fórum por alguns grandes posts que aqui andam, como o de como tratar da higiene do gato (lavar, escovar, etc.), informações sobre LOP, etc.
O gato que estou a pensar comprar não possuí LOP e embora de momento não pense em participar em concursos, gostaria de vir a fazer criação, pelo que gostaria de saber como posso fazer para que o gato (ou futuras ninhadas) tenham LOP. Para além disso, como posso saber que estou a comprar um verdadeiro persa se este não tem LOP? Guio-me tão somente pelo aspecto físico e procuro os traços típicos de um persa?
Quaisquer informações que achem pertinentes para quem está pela primeira vez a tomar conta de um persa são mais que bem vindas.
Obrigado desde já pela ajuda =)
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

quarta abr 14, 2010 12:03 am

TiagoJDF Escreveu:Boa noite,
Antes de mais sou o Tiago e sou novo por aqui. Esta semana vi um persa lindo à venda e como sempre amei persas desde pequeno decidi que estava na altura de criar um.
Já tive vários gatos anteriormente, mas nunca um de raça, tão pouco um gato tão exigente quanto um persa, por isso queria que me ajudassem com algumas questões.
Já tenho uma noção dos cuidados a ter com um persa e tenho que agradecer a este fórum por alguns grandes posts que aqui andam, como o de como tratar da higiene do gato (lavar, escovar, etc.), informações sobre LOP, etc.
O gato que estou a pensar comprar não possuí LOP e embora de momento não pense em participar em concursos, gostaria de vir a fazer criação, pelo que gostaria de saber como posso fazer para que o gato (ou futuras ninhadas) tenham LOP. Para além disso, como posso saber que estou a comprar um verdadeiro persa se este não tem LOP? Guio-me tão somente pelo aspecto físico e procuro os traços típicos de um persa?
Quaisquer informações que achem pertinentes para quem está pela primeira vez a tomar conta de um persa são mais que bem vindas.
Obrigado desde já pela ajuda =)
Olá!
Benvindo!
Só será verdadeiramente persa se tiver Lop.
As ninhadas só poderão ser registada no CPF se os progenitores tiverem LOP.
<p>Cumps, S&oacute;nia.</p>
EgO24
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 11:59 pm

quarta abr 14, 2010 12:06 am

Quer um persa ou um gato "barato" de pelo comprido e focinho achatado?
Cumprimentos,

Joao Reis
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta abr 14, 2010 9:10 am

Bom dia.

Se quer um persa verdadeiro e não somente um gato de pêlo comprido e focinho achatado:

Vai fazer o favor de consultar no site do Clube Português de Felinicultura Canicultura a lista de criadores da raça aqui:
http://www.cpfelinicultura.pt/

Leia estes tópicos, e onde lê "cão" substotua por "gato":

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53369

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Telefone, marque visitas, converse, faça muitas perguntas.

Se quer um gato saudável, puro, correcto, não caia na tentação de comprar em loja ou via intermediário, ignore as pm recebidas aqui na Arca para lhe venderem gatos, nunca opte por um gato sem registo no LOP e tenha muito cuidado com os anúncios grátis do OLX ou JCLE.

Saiba que nenhum criador de jeito mete os seus gatos para venda em lojas... Saiba também que um bom criador sabe quais são os seus gatos que têm potencial para bons reprodutores e exposições e quais os que são de companhia.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta abr 14, 2010 11:11 am

dinodane Escreveu:Bom dia.

Se quer um persa verdadeiro e não somente um gato de pêlo comprido e focinho achatado:

Vai fazer o favor de consultar no site do Clube Português de Felinicultura Canicultura a lista de criadores da raça aqui:
http://www.cpfelinicultura.pt/

Leia estes tópicos, e onde lê "cão" substotua por "gato":

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53369

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Telefone, marque visitas, converse, faça muitas perguntas.

Se quer um gato saudável, puro, correcto, não caia na tentação de comprar em loja ou via intermediário, ignore as pm recebidas aqui na Arca para lhe venderem gatos, nunca opte por um gato sem registo no LOP e tenha muito cuidado com os anúncios grátis do OLX ou JCLE.

Saiba que nenhum criador de jeito mete os seus gatos para venda em lojas... Saiba também que um bom criador sabe quais são os seus gatos que têm potencial para bons reprodutores e exposições e quais os que são de companhia.
Julgo mesmo que é proibido pelo CPF.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
dinodane
Membro Veterano

quarta abr 14, 2010 4:18 pm

é sim senhora Tassebem.

Era um bom exemplo a ser seguido pelo CPC...

TiagoJDF

quarta abr 14, 2010 10:00 pm

O persa em questão, ao que parece, tem pais com LOP e o criador estava disposto a registá-lo, mas por mais 100€. Pelo que estive a ver, no pior caso possível, registar o LOP não fica a esse preço.
Para além disso, o preço acrescido de esses 100€ fica fora do orçamento (o gato ficava em 550€). Acho que ainda não é desta que compro um persa.
Obrigado a todos pelas respostas =)
Assim que possível, vou ver se coloco por aqui fotos do meu gato Nico, que é "rafeiro".
EgO24
Membro Veterano

quarta abr 14, 2010 10:14 pm

Tiago, acredite que está a ter a atitude mais correcta em não comprar a esse "criador". Um criador digno desse nome nem propoem "com ou sem LOP?". Vende com LOP e o resto são flores. :D

Junte mais um pouco e com tempo compra o gato dos seus sonhos. :D

Eu pessoalmente prefiro o Gato dos bosques Noruegues.

Já agora deixo aqui um pequeno Off-topic.

Aqui em França os gatos adoptados são tatuados na orelha, e esse numero fica associado ao novo dono, ou seja, se o gato for encontrado na rua abandonado, já imaginam as consequencias. Em Portugal funciona da mesma forma?
Cumprimentos,

Joao Reis
VeraSR
Membro Veterano
Registado: quarta dez 09, 2009 5:14 pm
Localização: Rafaela sempre no coração...todos os k aqui estão,todos os k por aqui viveram e os k dormem na rua.

quarta abr 14, 2010 11:44 pm

Tiago então o suposto "criador# vendia-lhe um gatuxo equivalente a SRD por 450 euros ... que vergonha...e chamam-se de "criadores"... :roll:

boa sorte para si e alimente o seu sonho para o tornar real mas jogue á defesa :arrow:
<p><strong></strong></p>
<p>"Duas coisas me surpreendem, a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</p>
<p>________________________________________________________________</p>
<p>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</p>
Claudiaf7
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 8:14 pm

quinta abr 15, 2010 8:47 am

TiagoJDF Escreveu:O persa em questão, ao que parece, tem pais com LOP e o criador estava disposto a registá-lo, mas por mais 100€. Pelo que estive a ver, no pior caso possível, registar o LOP não fica a esse preço.
Para além disso, o preço acrescido de esses 100€ fica fora do orçamento (o gato ficava em 550€). Acho que ainda não é desta que compro um persa.
Obrigado a todos pelas respostas =)
Assim que possível, vou ver se coloco por aqui fotos do meu gato Nico, que é "rafeiro".
Peço desculpa pela minha ignorância, mas as ninhadas para serem registadas não tem de ser feito num periodo de 15 dias após a nascença?
dinodane
Membro Veterano

quinta abr 15, 2010 10:18 am

TiagoJDF Escreveu:O persa em questão, ao que parece, tem pais com LOP e o criador estava disposto a registá-lo, mas por mais 100€. Pelo que estive a ver, no pior caso possível, registar o LOP não fica a esse preço.
Para além disso, o preço acrescido de esses 100€ fica fora do orçamento (o gato ficava em 550€). ".
é pá, esqueça mas é esse criador...

Um criador que não faz registo genealógico do que cria ou se faz valer disso para embaratecer ou encarecer o animal não é digno de ser chamado criador... :roll:

Já viu a página do CPF? Tem lá criadores a dar com um pau e todos registam os gatos como deve ser.

TiagoJDF

quinta abr 15, 2010 5:59 pm

Sim Dinodane, já esqueci esse criador. O que me fez ponderar durante tanto tempo foi mesmo o gato, que era muito bonito.

Já tive a ver vários criadores, mas há poucos com ninhadas nesta altura, para além disso o gato não era só para mim, pelo que se for ver ninhadas elas têm de agradar a mim e à minha namorada.
O outro tinha nos encantado aos dois.
O problema é que eu adoro persas e a minha namorada gosta deles quando não são de Show, o focinho demasiado achatado e os olhos são estranhos para ela.

Estou a pensar em adoptar um gatinho(a) para já. Obrigado pela ajuda que me deram =)
dinodane
Membro Veterano

quinta abr 15, 2010 6:20 pm

Ó Tiago... mas os persas são mesmo assim... dentro de uma ninhada haverá uns mais "tipados" que outra mas o objectivo da criação dos persas é esse mesmo aspecto, olhos grandes redondos e focinho achatado...

Talvez devessem optar então por outra raça, alguém falou nos Bosques...

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta abr 15, 2010 6:39 pm

EgO24 Escreveu:Tiago, acredite que está a ter a atitude mais correcta em não comprar a esse "criador". Um criador digno desse nome nem propoem "com ou sem LOP?". Vende com LOP e o resto são flores. :D

Aqui em França os gatos adoptados são tatuados na orelha, e esse numero fica associado ao novo dono, ou seja, se o gato for encontrado na rua abandonado, já imaginam as consequencias. Em Portugal funciona da mesma forma?
Quem dera, EgO24, quem dera...
Aqui, em muitos casos, podem ser abandonados logo ao virar da esquina que ninguém quer saber nem o adoptante é minimamente responsabilizado. É um dos aspectos em que estamos muito atrasados e mais uma razão para o abandono de tantos animais. :(
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
EgO24
Membro Veterano

quinta abr 15, 2010 11:16 pm

Tassebem Escreveu:
EgO24 Escreveu:Tiago, acredite que está a ter a atitude mais correcta em não comprar a esse "criador". Um criador digno desse nome nem propoem "com ou sem LOP?". Vende com LOP e o resto são flores. :D

Quem dera, EgO24, quem dera...
Aqui, em muitos casos, podem ser abandonados logo ao virar da esquina que ninguém quer saber nem o adoptante é minimamente responsabilizado. É um dos aspectos em que estamos muito atrasados e mais uma razão para o abandono de tantos animais. :(
E porque não propor-se algo do género? Dessa forma também se acabavam com alguns vigaristas que por ai andam a ganhar €€€ com o acolhimento desses animais.
Cumprimentos,

Joao Reis
Responder

Voltar para “Gatos”