Segredos do Pedigree

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
KaluGold
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

quinta abr 15, 2010 8:54 am

Julgo que maior parte já deve ter visto este vídeo... mas decidi abrir o tópico de qualquer das formas porque achei que era um tema interessante a debater aqui na arca.

O que eu tenho a dizer sobre isto é que é uma realidade horrível e bastante triste :( As exigências do estalão da raça julgo que em nada tem vindo a ajudar. E quanto ao chamado melhoramento de raças? Tem sido isto que o homem tem vindo a fazer? Pode-se chamar aperfeiçoamento de uma raça quando isto está a causar tantos problemas de saúde aos animais?

PARTE 1: http://www.youtube.com/watch?v=cpakSi010n4
PARTE 2: http://www.youtube.com/watch?v=kPEBwOPszAA
PARTE 3: http://www.youtube.com/watch?v=LkFyLfkigD0
PARTE 4: http://www.youtube.com/watch?v=evE5ZXSEQ-M
PARTE 5: http://www.youtube.com/watch?v=2d4PFPB0sTQ
PARTE 6: http://www.youtube.com/watch?v=JKujtBsTpLc
PARTE 7: http://www.youtube.com/watch?v=De16_tZQJns
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta abr 15, 2010 9:48 am

Já conheço o documentário.

Isto não é um "segredo do pedigree", isto são problemas que afectam ALGUMAS/POUCAS raças, num universo de mais de 300 raças, e resultados de criações descuidadas e sem critério.

Há milhões de cães de raça em todo o mundo que não têm problemas de saúde, e há milhares de rafeiros por todo o mundo, com problemas graves de saúde.

Onde é que quer mesmo chegar?

Ainda bem que há raças e Criadores... já pensou que se assim não fosse, o seu "Kalu" não seria um Golden Retriever mas sim um qualquer rafeiro?
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
KaluGold
Membro Veterano

quinta abr 15, 2010 10:07 am

Pus "segredo do pedigree" porque é o titulo que está nos videos lol :)

E calma! Não pus o vídeo porque sou contra raças, criadores ou algo do género! Tenho o golden retriever sim! Mas toda a minha vida tive rafeiros e nunca me importei com isso. Ainda hoje tenho um rafeiro e é amado da mesma forma.

Só acho que é uma chamada de atenção para a reprodução irresponsável!

O que estou a tentar focar é mesmo isso (que tanto se fala aqui neste fórum), porque este documentário ilustra muito bem isso.

E falei na questão do estalão da raça... como foi dado o exemplo dos cães que são sacrificados porque nascem com características diferentes (como foi o exemplo do leão da rodésia), e por questões de saúde (como foi dado o exemplo dos pastores alemães "de exposição", o pug e os Cavalier King Charles Spaniel, entre outros).

Por favor não me interprete mal porque não sou contra a existência de raças! Mas concordo com o documentário no sentido em que há muitas coisas que estão mal! Um cão doente é campeão e nem isso demove os criadores de o utilizarem. O que interessa é vender cães... doentes ou não azar né? é filho de campeão.. é um bom exemplar mas doente...
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quinta abr 15, 2010 10:13 am

Isso é bem verdade.
Até gostaria de saber o que fazem os criadores quando uma das crias nasce fora do estalao (tipo mancha branca no peito) ou com problemas (tipo 1 só testículo).
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta abr 15, 2010 10:14 am

Dão ou vendem mais barato...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Mihos
Membro Veterano
Registado: sexta abr 09, 2010 11:30 am

quinta abr 15, 2010 10:16 am

Flashorde Escreveu:Isso é bem verdade.
Até gostaria de saber o que fazem os criadores quando uma das crias nasce fora do estalao (tipo mancha branca no peito) ou com problemas (tipo 1 só testículo).
oferecem a amigos, não sem antes esterilizar o cão.

vendem a um preço simbólico, na maioria das vezes também esterilizados.

ficam com o animal para companhia.
TheOne
Membro Veterano

quinta abr 15, 2010 10:47 am

KaluGold Escreveu:Pus "segredo do pedigree" porque é o titulo que está nos videos lol :)

E calma! Não pus o vídeo porque sou contra raças, criadores ou algo do género! Tenho o golden retriever sim! Mas toda a minha vida tive rafeiros e nunca me importei com isso. Ainda hoje tenho um rafeiro e é amado da mesma forma.

Só acho que é uma chamada de atenção para a reprodução irresponsável!

O que estou a tentar focar é mesmo isso (que tanto se fala aqui neste fórum), porque este documentário ilustra muito bem isso.

E falei na questão do estalão da raça... como foi dado o exemplo dos cães que são sacrificados porque nascem com características diferentes (como foi o exemplo do leão da rodésia), e por questões de saúde (como foi dado o exemplo dos pastores alemães "de exposição", o pug e os Cavalier King Charles Spaniel, entre outros).

Por favor não me interprete mal porque não sou contra a existência de raças! Mas concordo com o documentário no sentido em que há muitas coisas que estão mal! Um cão doente é campeão e nem isso demove os criadores de o utilizarem. O que interessa é vender cães... doentes ou não azar né? é filho de campeão.. é um bom exemplar mas doente...
Ah ok, percebi mal. :wink:

O que entendi do seu post foi como se se tratasse de uma "campanha anti cães de raça", e não apenas um tópico "informativo" :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
KaluGold
Membro Veterano

quinta abr 15, 2010 11:01 am

Pronto, estamos esclarecidos! :D

Contra cães de raça não sou, ou não teria um. Há muitos outros cães de raça que me fascinam.

Sou contra é os animais sofrerem isso sim... e assusta-me que maior parte dos cães de raça tenham quase sempre um problema de saúde associado. O que é uma grande tristeza!

Lembro-me de quando fui buscar o Kalú, o criador do meu cão me ter perguntado se tinha intenção de fazer criação com ele. E depois contou-me que uma vez compraram-lhe um cão e meses mais tarde queriam uma cadela (dos mesmos pais) porque queriam fazer criação. Não vendeu como é óbvio. Mas é a tal coisa. Há pessoas que não se interessam nem se preocupam :|
EgO24
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 11:59 pm

quinta abr 15, 2010 11:38 am

Não consegui ver o video até ao fim, é muito triste ver cachorros daquela forma, mas aquilo que se nota é que grande parte destas doenças genéticas acontecem devido a uma criação tipo "puppy mills" sem qualquer controlo.

O caso dos pastores alemães ainda me deixa mais chocado, pois um cachorro com claros problemas de locomoção acaba por ganhar uma competição pois é aquele que está de "acordo com o livro".

Sei que seria "pedir muito" mas realmente o melhor a fazer era alterar as caracteristicas que provocam estas deformações do estalão da raça. Quer dizer, o estalão deveria ser pensado de forma a que a anatomia dos animais não fosse prejudicada.

No PA, por exemplo, as patas anteriores deveriam ser sensivelmente da mesma altura que as posteriores. Mas pronto, estas alterações seriam como que sonhar com o mundo perfeito, e todos sabemos que isso não existe.
Cumprimentos,

Joao Reis
KaluGold
Membro Veterano

quinta abr 15, 2010 11:50 am

EgO24 Escreveu:
O caso dos pastores alemães ainda me deixa mais chocado, pois um cachorro com claros problemas de locomoção acaba por ganhar uma competição pois é aquele que está de "acordo com o livro".

Sei que seria "pedir muito" mas realmente o melhor a fazer era alterar as caracteristicas que provocam estas deformações do estalão da raça. Quer dizer, o estalão deveria ser pensado de forma a que a anatomia dos animais não fosse prejudicada.
Era exactamente aí que eu queria chegar! E quem diz pastor alemão diz outras raças :roll:
EgO24
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 11:59 pm

quinta abr 15, 2010 12:01 pm

KaluGold Escreveu:
EgO24 Escreveu:

Era exactamente aí que eu queria chegar! E quem diz pastor alemão diz outras raças :roll:
Sim, estou de acordo, mas referi o PA porque só vi até ai e mais o boxer. Não consegui ver mais. Quando era mais miudo eu e o meu pai acolhemos um husky que andava a vaguear na estrada. O animal tinha epilepsia e chorei muito na altura que o vi com os ataques.

Logo após a 1ª vez levei a um vet que me disse ser "esgana" e devia abater, eu era miudo (15 anos) e não deixei, pois achava aquilo estranho e disse ao meu pai que tinha visto já um doc sobre pessoas com epilepsia e que se comportavam daquela forma. Levei aquela que agora é a atual vet dos animais dos meus pais e expliquei, mas como ela não podia simplesmente "confiar" naquilo que disse tinha que ver, para ter a certeza, pois ele já trazia o "diagnostico de esgana".

O cachorro teve outro ataque e pra mim foi como que se levasse uma grande carga de porrada, pois chorei novamente pelo sofrimento do animal. E pronto era epilepsia. Começou a ser medicado, um belo dia encontramos o dono do "Max" e lá voltou para o dono novamente, devidamente medicado.

Tudo isto para dizer que a imagem do boxer me fez despertar recordações antigas.

P.S: Peço desculpa por este pequeno momento "off-topic".
Cumprimentos,

Joao Reis
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

quinta abr 15, 2010 1:29 pm

TheOne Escreveu: Isto não é um "segredo do pedigree", isto são problemas que afectam ALGUMAS/POUCAS raças, num universo de mais de 300 raças, e resultados de criações descuidadas e sem critério.
O segredo não é do pedigree, mas sim do estalão.
EgO24 Escreveu:Não consegui ver o video até ao fim, é muito triste ver cachorros daquela forma, mas aquilo que se nota é que grande parte destas doenças genéticas acontecem devido a uma criação tipo "puppy mills" sem qualquer controlo.
Estamos a falar de Best in Show, isso é grave não estamos propriamente a falar de "criadeiros", estamos a falar de filhos de campeões. Que se encontram o mais próximo do estalão, é assustador.
EgO24 Escreveu:O caso dos pastores alemães ainda me deixa mais chocado, pois um cachorro com claros problemas de locomoção acaba por ganhar uma competição pois é aquele que está de "acordo com o livro".
LOL, se fossem de criadeiros não estavam preocupados em que ficassem de acordo com o estalão.
EgO24 Escreveu:Sei que seria "pedir muito" mas realmente o melhor a fazer era alterar as caracteristicas que provocam estas deformações do estalão da raça. Quer dizer, o estalão deveria ser pensado de forma a que a anatomia dos animais não fosse prejudicada.

No PA, por exemplo, as patas anteriores deveriam ser sensivelmente da mesma altura que as posteriores. Mas pronto, estas alterações seriam como que sonhar com o mundo perfeito, e todos sabemos que isso não existe.
Primeiramente, arriscariam-se a perder sócios o que poderia causar um problema ainda mais grave.
No caso dos PA, podemos ver que os criadores que se dedicam a cães aptos a trabalho, têm cães com menos declive da linha do corpo.
Última edição por MrWoofWoof em quinta abr 15, 2010 1:47 pm, editado 1 vez no total.
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quinta abr 15, 2010 1:43 pm

Menos declive da espádua? Sabe mesmo o que é a espádua? Enfim, ultimamente tem-lhe dado só para o disparate :roll:
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
TheOne
Membro Veterano

quinta abr 15, 2010 1:46 pm

Fjjord Escreveu:Menos declive da espádua? Sabe mesmo o que é a espádua? Enfim, ultimamente tem-lhe dado só para o disparate :roll:
Tudo depende da perspectiva 8) :lol:

MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

quinta abr 15, 2010 1:48 pm

Fjjord Escreveu:Menos declive da espádua? Sabe mesmo o que é a espádua? Enfim, ultimamente tem-lhe dado só para o disparate :roll:
Enganei-me. $: Espádua é a zona de "encaixe do membro anterior, "ombro". xDD
Responder

Voltar para “Cães”