Cadela encontrada: é o quê?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Wasp1975
Membro Veterano
Registado: segunda jan 25, 2010 10:03 am

quinta abr 15, 2010 10:09 am

Bolas...

:roll: :o outra vez... desculpem lá estar a desviar o tema do tópico :o :x :roll:
Agora calo-me com os posts dos registos e dos gatos...

P. :wink:
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quinta abr 15, 2010 10:45 am

Wasp1975 Escreveu:
Charlie2 Escreveu: porque um cão sem lop não consegue tem a ascendência documentada, logo é um SRD=Rafeiro.
Eu normalmente não me meto nestas discussões dos LOP. Mas agora esta não entendi bem... cão sem LOP é rafeiro?
O que é que o LOP tem a haver com a raça? :)
:?: :?: :?: :?:

O LOP apenas prova a ascendência do animal, e não prova se é puro sangue ou não. (O LOP Não prova a pureza do animal, apenas prova que as 4 ou 5 gerações anteriores eram da raça X). Mas aproveito e lanço uma pergunta: Na linhagem do cão, se em 1750 (Antes dos LOPs terem aparecido) houve um cruzamento com um rafeirito qqer, será que o cão tem LOP e o mesmo indica isso? eu penso que não, e aqueles que disserem agora "mas que raio de pergunta" também vos digo que a linhagem do cão que agora possuem é muito anterior ao ano 1750.

o LOP também não é um documento 100% seguro. já vi algumas maroscas com eles (Como por exemplo um criador ter 2 cadelas da mesma raça, uma com LOP e outra sem, as duas engravidam e ele regista alguns cães da que não tem LOP como se tivessem nascidos da que tem LOP). Por isso o LOP apenas prova a ascendência do animal, mas não prova a pureza.

Se quiserem basta olhar para os meus dois petsites, e sem entrar nas descrições, digam-me qual dos dois é um(a) rafeiro(a).

PDF.

PS- também não digam que "vc nem sabe o que um LOP é" porque LOPs tenho mais de 200 feitos (10 anos a criar Persas).
Olá,

No meu caso que são Pastor Alemão, posso ver os ascendestes desde finais de 1890/1900, e só lá vejo Pastor Alemão. Mas isto porque há uma base de dados internacional desde essa época.
http://www.pedigreedatabase.com/gsd/pedigree/1120.html

Quanto a maroscas, as centenas de criadores não podem nem devem ser metidos no mesmo saco que meia dúzia de desonestos, nem tal é justificação para dizer que o LOP não é um documento fidedigno.

Também anda neste mundo, muita gente com B.I. onde só o nome da mãe é o correcto, e, isso não faz dos outros filhos bastardos, ou outro nome que queiram dar.

Um abraço
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quinta abr 15, 2010 10:55 am

Fjjord Escreveu::roll:
Ei pessoal, alguém sabe qual é o termo equivalente a "canicheiro" para os gatos? :D :roll:
CA-T CHEIRO :lol: :lol: :lol:

Um abraço
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta abr 15, 2010 11:15 am

nicasxi Escreveu:
Tassebem Escreveu:
Até há bem pouco tempo, eu não saberia distinguir muito bem um dogue alemão de um burro, sem qualquer desprimor ou ofensa para ambos. Quero eu com isto dizer que não percebo nada de raças de cães, por isso pedi aqui ajuda.
:lol: :lol: :lol: :lol:
Distinguia, distinguia... era só olhar para as orelhas. :lol:

Se me permite a opinião:
Podia apresentá-la como cadela de porte grande, com traços de pastor belga e alguns de pastor alemão.
Depois enumerava as qualidades que já lhe conheça, tipo , meiguinha, brincalhona, etc.
Deixo-lhe um link sobre o pastor belfa para que faça as suas comparações
http://www.google.pt/imgres?imgurl=http ... s%3Disch:1
Obrigada, Nicasxi, e também aos restantes foristas.

Como tenho vindo a repetir, interessava-me para já caracterizar a cadela para tentar encontrar o dono, caso o tenha. Claro que, se esse dono não aparecer, é minha intenção colocar a cadela para adopção e, aí sim, descreverei depois as características dela a nível de comportamento.

Fui ver o site que me indicou, mas fiquei um pouco na mesma. Não interessa, deixe lá.

Aparentemente, até os entendidos na matéria não chegam a acordo sobre as parecenças da cadela a partir das fotografias que coloquei. Mas compreendo que seja complicado.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta abr 15, 2010 11:20 am

dinodane Escreveu:
(O LOP Não prova a pureza do animal, apenas prova que as 4 ou 5 gerações anteriores eram da raça X).
Defina por favor "animal de raça pura".

Wasp1975, tudo o que existe pode ser falsificado. Se falsificam passaportes e cartas de condução, não se há-de falsificar também pedigrees? Não é isso que está em causa.
De resto, enquanto os clubes não instituirem os testes de ADN como mandatórios para passarem pedigrees essas situações vão continuar a existir, concordo pleanamente consigo.

Aqui está o link acerca dos testes de ADN, Dinodane.

http://www.foxnews.com/story/0,2933,300521,00.html
CBraga, americanices que ainda não chegaram à Europa e das quais muito sinceramente duvido, apresente-me se puder um artigo mais ou menos sério onde se fale destes marcadores genéticos e da fiabilidade desse teste.

Tem graça, sempre me disseram (até um amigo que esta a tirar agora o curso de medicina veterinaria) que um cão é rafeiro (SRD) quando é filho de cães de raças diferentes. Agora que se um cão não tem registos de lop é automaticamente rafeiro, é que nunca me tinham contado.
Katy500, um cão que descende de mistura de raças ou de cães rafeiros é sempre rafeiro, não tem raça definida.
Um cão pode ser puro e não ter pedigree. O que acontece é que é impossível comprovar essa situação, por isso é que inventaram os registos genealógicos para registar, documentar e comprovar a ascendância dos animais de raça.
Se eu tiver um cão que é filho de dois Chow Chows e não o registar, isso faz dele menos Chow Chow?
Tassebem, aplica-se o mesmo que disse acima. Será chow chow se tiver a certeza que os pais são filhos, netos e bisnetos de chow chow.
A cadela não tem traços nenhuns de pastor belga preto, apenas o tamanho e a cor.

Relembro este tópico para que vejam que nem tudo o que parece é.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=71465
Obrigada pelo esclarecimento. Só podia ser assim. Um cão pode ser puro de uma determinada raça e não ter LOP. Para comprovar que é puro é que é preciso o LOP (confusões e maroscas à parte, que as há em tudo).
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Wasp1975
Membro Veterano

quinta abr 15, 2010 11:27 am

jofelix Escreveu:
CA-T CHEIRO :lol: :lol: :lol:

Um abraço
llooll :D :D :D :D

P.

Sempre é mais original que Gateiro :D
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

quinta abr 15, 2010 3:48 pm

So uma pergunta (se for para fazer me criticas, nem vale a pena reponder): Porque é que á tantas opinioes diferentes sobre o que é lop e para que serve?
Wasp1975
Membro Veterano

quinta abr 15, 2010 3:52 pm

Katy500 Escreveu:So uma pergunta (se for para fazer me criticas, nem vale a pena reponder): Porque é que á tantas opinioes diferentes sobre o que é lop e para que serve?
É a opinião de cada um. :D
Há acérrimos defensores do LOP como há uns que não ligam muito (como eu) :D
Mas no fundo são apenas opiniões, já que o cão/cadela está-se nas tintas se tem LOP ou não :D

P.

PS- Se fores ver noutros tópicos, há lá valentes discussões sobre este tema, que não vale a pena trazer para aqui :D :wink:
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

quinta abr 15, 2010 3:57 pm

Obrigada Wasp1975.
Falando bem e depressa, estou-me nas tintas para isso do lop. Sinceramente, acho que o lop nao serve para quase nada a não ser claro, para servir de tema de para valentes discuções e desentendimentos... (e a minha opinião)
Wasp1975
Membro Veterano

quinta abr 15, 2010 3:58 pm

Katy500 Escreveu:So uma pergunta (se for para fazer me criticas, nem vale a pena reponder): Porque é que á tantas opinioes diferentes sobre o que é lop e para que serve?
Olha, parabens pelo teu anão continental... votei na Kyara! parabéns por a teres tão bonita.

P.
Wasp1975
Membro Veterano

quinta abr 15, 2010 4:05 pm

Katy500 Escreveu:Obrigada Wasp1975.
Falando bem e depressa, estou-me nas tintas para isso do lop. Sinceramente, acho que o lop nao serve para quase nada a não ser claro, para servir de tema de para valentes discuções e desentendimentos... (e a minha opinião)
Ó rapariga, não digas isso olha que te matam à paulada! lol :D

Eu dou mais valor ao animal em sí, caracteristicas, temperamento e afeiçoamento (não sei se esta palavra existe) ao dono. Mas há quem prefira ter um animal com LOP do que um sem...
Tassebem
Membro Veterano

quinta abr 15, 2010 4:08 pm

O LOP serve exactamente para o que serve. Também não vejo motivo para tanta polémica. Há quem ligue, há quem não ligue; todos estão no seu direito.

Já agora, gostava de ver respondida uma dúvida de caratácter geral que se me colocou no decorrer deste tópico: julgo saber que, no caso dos gatos, se um exemplar for visto por um x número de juízes que lhe atribuírem uma raça, passa a ser considerado dessa raça. É assim? E no caso dos cães, também?
Wasp1975
Membro Veterano

quinta abr 15, 2010 4:09 pm

E também há pessoas que preferem adoptar animais não estéreis do que adoptar animais esterilizados... São opções :D
Wasp1975
Membro Veterano

quinta abr 15, 2010 4:15 pm

Tassebem Escreveu: julgo saber que, no caso dos gatos, se um exemplar for visto por um x número de juízes que lhe atribuírem uma raça, passa a ser considerado dessa raça. É assim? E no caso dos cães, também?
Belissima pergunta! (vale a pena investigar)

Ora no meu tempo de criador, criadeiro ou CAT-CHEIRO como me queiram chamar, não o era permitido.
No entanto, e como as coisas andam sempre a mudar, acabei de telefonar ao Clube Português de Felinicultura, que me responderam o seguinte:

-Não! não é possivel, obrigado e boa tarde!...

Simples, rápidos, e algo presunçosos... como nos bons velhos tempos! :D
Só mesmo por registo de ninhada.

P.
Wasp1975
Membro Veterano

quinta abr 15, 2010 4:20 pm

No caso dos cães, telefonei mas ninguém atendeu, por isso não te posso informar. Já telefonei depois das 17, apesar do relogio do arcadenoe ainda ter uma hora a menos e o post aparecer como sendo às 16 e poucos...
Pelo que sei, posso estar enganado, sim é possível mas acho que o animal terá de fazer exames médicos (?ADN talvez?). No entanto amanhã telefono-lhes digo aqui algo, se ainda houver interesse claro... [/b]
Responder

Voltar para “Cães”