dogue alemao

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

xiripa
Registado: quinta abr 15, 2010 5:01 pm

quinta abr 15, 2010 5:39 pm

boa tarde. tenho um dogue alemao e recentemente encontrava-me a passar com ele na rua quando xegou um GNR e me disse que nao podia andar com o cao na rua sem ançaime porque esta raça é considerada perigosa, achei a conversa ridicula ate pk o cao lhe cheirava os tintins...se realmente fosse verdade o senhor ja nao tinha "abono de familia". mas fiquei na duvida... tou farta de pesquisar e nao encontro nada que me confirme o que o sr. GNR me disse, mas fiquei com medo, pk ele disse-me que pa proxima me multava... :o
sera que me podem esclarecer??
obrigada
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta abr 15, 2010 5:47 pm

Olá.

O seu cão não faz parte da lista de 7 raças abrangidas por essa lei idiota...

Esse GNR havia de ter era falado comigo. :lol: Eu acho que ia EXIGIR que me multasse na hora só para ter o desfrute de ir contestar a multa com base na lei e na raça do meu cão e tirar um sarro da cara desse ignorante.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quinta abr 15, 2010 5:48 pm

Portaria 422/2004 de 17 de Dezembro

O Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, estabelece as normas aplicáveis à detenção de animais perigosos e potencialmente perigosos.
Para efeitos do disposto naquele diploma legal, são cães potencialmente perigosos os que, devido às características de espécie, comportamento agressivo, tamanho ou potência de mandíbula, possam causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais.
Entendeu-se que determinados cães, devido às suas especificidades rácicas, como o tamanho e a potência de mandíbula que os caracterizam, são desde logo animais potencialmente perigosos, pelo que se determinou naquele diploma que essas raças e cruzamentos de raças constariam de portaria do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.
Assim:

Manda o Governo, pelo Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, ao abrigo do disposto na alínea b) do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, que as raças de cães e os cruzamentos de raças potencialmente perigosos sejam os que constam do anexo à presente portaria, que dela faz parte integrante.
O Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Armando José Cordeiro Sevinate Pinto, em 22 de Dezembro de 2003.

ANEXO
Lista a que se refere a alínea b) do artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 312/2003, de 17 de Dezembro

I) Cão de fila brasileiro.
II) Dogue argentino.
III) Pit bull terrier.
IV) Rottweiller.
V) Staffordshire terrier americano.
VI) Staffordshire bull terrier.
VII) Tosa inu.

Típico da GNR
Da próxima responda assim:

"- ó senhor guarda, mas isto nao é um cao, é um pónei"

Vai ver que ele pede logo desculpa.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

quinta abr 15, 2010 5:50 pm

Não encontrou nada porque não é verdade!!
os dogues alemães não são considerados raça perigosa, tem de andar de trela como qualquer cão mas açaime esse esta reservado para os pp!!

sabe é normal... em bebes os DA tem um ar massudo, cabeça redonda e tal, facilemente confundiveiscom outra raça ate mesmo pitbull, que devia ser a essa que o guarda se referia!
ele tem que idade?
mesmo que fosse d eraça perigosa só apartir dos 6 meses é que é obrigado a andar de açaime...

então e o guarda nem lhe perguntou a raça, foi a olho?? :roll:

nem imagina o que ja chamaram á minha, desde pitbull, dalmata, galgo...
Última edição por Debora20 em quinta abr 15, 2010 6:12 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
gandares
Membro Veterano
Registado: quinta abr 15, 2010 10:12 am

quinta abr 15, 2010 6:12 pm

Debora20 Escreveu:Não encontrou nada porque não é verdade!!
os dogues alemães não são considerados raça perigosa, tem de andar de trela como qualquer cão mas açaime esse esta reservado para os pp!!

sabe é normal... em bebes os DA tem um ar massudo, cabeça redonda e tal, facilemente confundiveiscom outra raça ate mesmo pitbull, que devia ser a essa que o guarda se referia!
ele tem que idade?
mesmo que fosse d eraça perigosa só apartir dos 6 meses é que é obrigado a andar de açaime...

O GNR tem o mesmo direito que algumas pessoas aqui que julgam os outros sem sequer os conhecer. :D
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta abr 15, 2010 6:13 pm

Há quem já saiba o que a casa gasta.

Por acaso até nem tem, sendo um agente da autoridade com competências para aplicar a lei e suas sanções, o minimo que se pode esperar é que conheça essa mesma lei... :?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quinta abr 15, 2010 6:22 pm

No minimo devia ter pedido "os documentos da Viatura", ou seja o registo e a licença d cão, se o tivesse feito tinha visto que o cão não é de raça considerada perigosa (se ele souber quais são)!
Estes agentes gostam de se armar em bons e depois fazem figurinhas destas :roll:
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta abr 15, 2010 6:24 pm

Infelizmente somos "atingidos" pela ignorância das autoridades constantemente... Eu com os dobermanns é rara a semana que não sou abordada pela autoridade, mas mais por transeuntes ignorantes, a "exigir" o açaime... Claro que dependendo da educação com que sou abordada, assim levam a resposta à altura... :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quinta abr 15, 2010 6:29 pm

Eu sempre pensei que essa raca era considerada perigosa mas estava enganado, apesar de eu ser contra o uso de açaime.
Aliás, quando for de férias a Portugal, e se por acaso vir algum cao considerado pp pela lei sem açaime, nao irei chamar a polícia por isso.
Até posso estar errado mas paciencia.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

quinta abr 15, 2010 7:10 pm

gandares Escreveu:

ele tem que idade?

O GNR tem o mesmo direito que algumas pessoas aqui que julgam os outros sem sequer os conhecer. :D

Pois ate pode ter, mas bastava a simples pergunta, que raça é, ou apenas posso ver o documentos do cão para esclarecer a mentezinha pouco iluminada desse sr guarda!!
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

quinta abr 15, 2010 7:57 pm

dinodane Escreveu:Olá.

O seu cão não faz parte da lista de 7 raças abrangidas por essa lei idiota...

Esse GNR havia de ter era falado comigo. :lol: Eu acho que ia EXIGIR que me multasse na hora só para ter o desfrute de ir contestar a multa com base na lei e na raça do meu cão e tirar um sarro da cara desse ignorante.
Eu fazia o mesmo, LOOOOOL. :lol:
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta abr 15, 2010 8:05 pm

Debora20 Escreveu:
gandares Escreveu:

ele tem que idade?

Pois ate pode ter, mas bastava a simples pergunta, que raça é, ou apenas posso ver o documentos do cão para esclarecer a mentezinha pouco iluminada desse sr guarda!!
Não não pode, tem de perguntar primeiro e depois opinar, e TÊM de conhecer a Lei antes de o fazer.

Um GNR não pode olhar para um condutor e dizer "Você está preso porque está a conduzir bêbado." Primeiro faz o teste do alcool, depois age em conformidade.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Jony5
Membro
Registado: segunda mar 08, 2010 9:35 pm

sexta abr 16, 2010 9:41 am

Para um agente de autoridade,de facto este Sr. demonstra um profundo desconhecimento da lei... a lei impoe estas regras todas aos pp,e depois querem-na aplicar a qualquer um que se assemelhe aos pp,que neste caso, só aos olhos do agente é que se assemelha. :D

realmente se o agente a tivesse actuado,axo que iria enfrentar alguns problemas,(suponho eu :lol: )se você contestasse a multa,pois realmente não tem fundamento nenhum esta acção,mas infelizmente são casos que se vão acumulando um pouco por toda a parte. :evil:
KaluGold
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

sexta abr 16, 2010 9:53 am

Pois eu tenho um Golden Retriever e o chefe da polícia disse-me que ele tinha de andar açaimado... :roll:

É que, para além de estar longe de ser considerado um cão de raça potencialmente perigosa, é tolo de manso! Chega-se ao pé das pessoas que nunca viu na vida para receber mimos.

Isto tudo para dizer que lá por usarem farda não quer dizer que saibam tudo. E no seu caso o mal desse GNR não é o desconhecimento da lei... é o não saber distinguir raças umas das outras. É um cão grande e pronto, deve ser perigoso.

No entanto julgo ser obrigatório para todas as raças e mesmo rafeiros o uso de açaime dentro de transportes públicos (que os permitam).
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

sexta abr 16, 2010 9:55 am

KaluGold Escreveu:Pois eu tenho um Golden Retriever e o chefe da polícia disse-me que ele tinha de andar açaimado... :roll:

É que, para além de estar longe de ser considerado um cão de raça potencialmente perigosa, é tolo de manso! Chega-se ao pé das pessoas que nunca viu na vida para receber mimos.
Se o cão andar solto TEM que andar de açaime, seja de que raça for :roll:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
Responder

Voltar para “Cães”