Criação ou Criadores???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Joka
Membro
Registado: terça jul 02, 2002 2:38 pm

sexta jul 12, 2002 2:58 pm

Só á pouco tempo é que conheci o arca, mas tenho visto que há um grande problema em relação a quem compra cães nas pet-shop, eu não comprei o meu numa loja mas sim no criador, tenho uma old english seepdog e gostava que ela tivesse crias, a unica possibilidade que tenho de vender os cachorros é numa loja de animais...
Tenho um amigo que tem uma pet-shop e faz a sua propria criação, sera que é assim tão mau eu pôr lá os meus cachorros? Não será a maneira de eu divulgar a raça? Bom fico a espera da vossa openião.
:oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:
Ja agora queria dar os parabens a todos os que defendem os direitos dos animais como vi defender nesta pagina... :D :D :D :D :D
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta jul 12, 2002 3:31 pm

Antes de mais, para que é que quer fazer criação com a sua cadela? Ela é um bom exemplar da raça (e não venha com a história de que tem um óptimo pedigree que aqui já todos vimos óptimos "charutos" filhos de Campeões ...)? Não é portadora de doenças hereditárias? Sabe criar os cachorros convenientemente?

Quanto às lojas serem um bom local de divulgação das raças ... Sem comentários. As raças não se divulgam mostrando que giros são os cachorros.

Quanto a não ter hipóteses de vender os cachorros sem ser nas lojas: por acaso comprou o seu cão numa loja? Não, pois não ? Então, esse argumento cai por terra.

Quanto a criar cães de raça apenas para fazer dinheiro, ou porque é giro ter cachorrinhos ou qualquer coisa no género, é absolutamente abominável. Por acaso já leu a história da raça? Já pensou no esforço, trabalho e dedicação de todos os criadores do século passado no sentido de nos deixarem a raça em boas condições? Nos sacrifícios que foi necessário fazer para manter a(s) raça(s) durante os períodos de guerra, quando praticamente não havia comida para as pessoas, quanto mais para os cães? Não acha que lhes deve um enorme favor? Que a única maneira de lhes retribuir é continuar o seu bom trabalho e não criar cães ao acaso e por acaso?
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

sábado jul 13, 2002 12:43 am

SeaLords, assino por baixo daquilo que escreveste.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado jul 13, 2002 7:39 am

Boas

Antes de mais se deseja ser criador faça um estágio. Aprenda o mais possivel sobre a raça e apos uns 6 meses de estudo continuo comece com 2 cães. Não tente ter mais do que isso ao inicio. Deve ter disponibilidade financeira e de espaço. Não conte com borlas no veterinario por dizer que é "criador", nem em apanhar ração de graça nos revendedores. Tanto os vets como os revendedores estão a ficar menos burros. Informe-se dos custos de se dedicar à canicultura ANTES de se meter nela.

Se não for esse o caso e apesar de a Sealords já ter dito tudo tenho que reforçar.
Porque diz que a única possibiliidade que tem de vender o animal é numa Petshop ?

Não é mau que um criador tenha uma Petshop, agora se todas ou quase todas as raças que lá vão são criadas por ele ( como deduzo da sua mensagem, por favor corrija se percebi mal) aí é mais complicado. Fiz um grande esforço para conhecer a fundo uma raça que crio e poder responder às duvidas que me colocam. Se criasse 4 ou 5 não teria a mesma capacidade de aconselhamento.

Divulgação na loja da raça ? Como ? A loja conhece todas as raças em profundidade ?
A divulgação faz-se em exposições, sites na net, contactos com interessados na raça, etc. Nunca ouvi falar de divulgação colocando animais na vitrine.

Finalmente, deseja criar para quê?

Se lhe disseram que a cadela deve ter uma ninhada esqueça. Isso é um mito idêntico ao da relva do vizinho ser sempre mais verde.

Se quer ganhar umas coroas pense melhor. Se se coloca na produção "artesanal" sem conhecer bem a raça pode acabar sem a ninhada e com dividas no veterinario.

Cumprimentos

Vasco
Joka
Membro
Registado: terça jul 02, 2002 2:38 pm

sábado jul 13, 2002 12:55 pm

Bom estou esclarecido quanto á minha pregunta, realmente o melhor é que cada um se dedique aquilo que melhor sabe fazer, e eu PARA JÁ ainda estou longe de ser um expert na materia da criação. Um bem haja para todos e muito obrigado.
JAntunes
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

sábado jul 13, 2002 1:02 pm

[quote=Joka]
Bom estou esclarecido quanto á minha pregunta, realmente o melhor é que cada um se dedique aquilo que melhor sabe fazer, e eu PARA JÁ ainda estou longe de ser um expert na materia da criação. Um bem haja para todos e muito obrigado.
[/quote]

Joka

Antes de se começar a correr tem de se aprender a andar. Ninguém impede que você venha a ser um GRANDE criador nem vejo que os criadores que aqui lhe falaram tivessem tal intenção. Tem é de começar pelo principio. Pode ser que daqui a uns anos você o seja. Basta ter garra,ser honesto e gostar de animais

Abraços

do Jorge
Responder

Voltar para “Cães”