Castrar - Sim ou Não?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
AnaRitaCardoso
Membro Júnior
Registado: quarta mai 28, 2003 12:19 pm

segunda out 20, 2003 11:52 am

Olá a todos!

O meu Cocker de 7 meses vai ter de ser submetido a uma cirurgia para lhe ser retirado um testículo que não cresceu, e está atrofiado na zona abdominal, podendo mais tarde vir a causar um Tumor. O médico diz que quando ele tiver mais perto de fazer 1 ano será a melhor altura para o fazer, pois vai ter de levar anestesia geral.
Bem sei que poderá ser algo simples, mas de qq das formas fico preocupada.
Algo que gostaria de partilhar convosco e saber a vossa opinião, é que o médico aconselhou-me a retirar o outro testículo, portanto castrá-lo, pois diz q irá ter algumas vantagens de futuro. Disse-me que o Cocker como é falso e tem alturas que pode morder, com a castração fica mais calmo, e de qualquer forma como não é aconselhado para reprodução uma vez que é Dourado, será a melhor opção para ele. Também me indicou que poderá alargar um pouco, mas com comidas Lights vai ao lugar, e para não pensarmos que iria ficar um cão palerma pois nada disso é verdade.

Sinceramente não sei o que será melhor para ele! O outro testículo tem mesmo de ser removido, agora o outro.......é aqui que gostaria de ouvir as vossas opiniões e experiências!

Obgd e Bjs,
AC ;)
sophiacardoso
Membro Júnior
Registado: segunda fev 25, 2002 11:30 pm

segunda out 20, 2003 11:58 am

olá!!

sinceramente aconselhava a ouvir a opinião de outro médico veterinário!!
é claro k o testiculo k não desceu deve ser retirado!! mas o outro?? não vejo vantagens!! sé é por causa da agressividade do cão acho k o $$ k vai gastar na cirurgia e na alimentãção light bem podem ser desperdiçados em aulas de treino e obediencia para acalmar o bichinho!!

é a minha opinão!!!
AnaRitaCardoso
Membro Júnior

segunda out 20, 2003 12:03 pm

Apesar de o Médico dizer q eles costumam ficar agressivos, até hoje não tenho nada a apontar do meu Cocker. Dou-lhe comida, retiro-lhe a comida ou o q seja qd acho necessário, e nunca teve um acto mau para mim. Bem sei que ainda é um cachorro, mas de qq forma acho q se tivesse de ser mau, que já teria dado algum sinal. É extremamente doce e brincalhão!

Bjs
AC
sophiacardoso
Membro Júnior
Registado: segunda fev 25, 2002 11:30 pm

segunda out 20, 2003 12:18 pm

Rita olá de novo!!

O k o seu médico veterinário diz pode ter uma certa lógica mas não tem muito bom senso!! quero eu dizer c/ isto k todos os cães têm a probabilidade de se ternarem agressivos!! o cocker é realmente um cão territorial mas o k o Vet deveria ter feito era educar o dono ao invés de sacrificar o cão!!
A meu ver esse cão n se irá tornar agressivo se ainda em bébé houver uma forte sociabiização c/ outros cães, especialmente c/ machos e que tenha uma dona muito carinhosa c/ ele mas de mão muito firme!!
N seja tolerante c/ ele qd ele lhe decidir roubar alguma coisa aí em casa e não a queira devolver!! é k muitas histórias de cockers começam assim!!

Muitos mimos mas voçê é kem manda!!!

beijocas[/img]
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda out 20, 2003 12:27 pm

Olá Ana Rita!

Tal como o seu cão, também o meu SRD tem apenas um testículo, pois o outro também não desceu e apesar de estar a ser acompanhado desde cachorro no Vet, já tem 4 anos e ainda não me aconselharam a fazer nenhuma cirurgia. Posso até dizer-lhe que o Caniche de um familiar meu, também tem o mesmo problema e até agora (já com 11 anos), não teve nenhum indício de formação de tumor. Tudo depende, de animal para animal. No seu caso, acho que não perderia nada em saber uma segunda opinião, noutro Veterinário antes de partir para a operação. Na minha opinião, penso que bastaria a remoção do testículo que não desceu, pois apesar de o seu Cocker não ser aconselhável para procriação (por outras quaisquer razões, que não pelo facto de ser dourado), não quer dizer que se vá tornar agressivo e outras histórias da carochinha.... Penso também que o seu Vet tem uma ideia preconcebida em relação aos Cockers e como tal, uma segunda opinião se calhar era de ponderar... Boa sorte!;)
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda out 20, 2003 2:27 pm

Realmente, é pelo facto de ser dourado que o seu vet diz que não se deve reproduzir ?
Cá para mim o seu vet está um pouco desactualizado.
Houve, de facto, uma época em que, graças à enorme popularidade desta raça (em especial dos dourados) houve procriações à balda que gerou cães com problemas de agressividade.
Mas isso já foi há uns tempos (largos).
Entretanto o cocker saiu de moda (felizmente) e esse problema dos dourados "já era".
Acho que deve ir a outro vet.
Não é indispensável a operação no caso dos testículos não sairem (pelo que me têm dito).
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda out 20, 2003 2:29 pm

Realmente, é pelo facto de ser dourado que o seu vet diz que não se deve reproduzir ?
Cá para mim o seu vet está um pouco desactualizado.
Houve, de facto, uma época em que, graças à enorme popularidade desta raça (em especial dos dourados) houve procriações à balda que gerou cães com problemas de agressividade.
Mas isso já foi há uns tempos (largos).
Entretanto o cocker saiu de moda (felizmente) e esse problema dos dourados "já era".
Acho que deve ir a outro vet.
Não é indispensável a operação no caso dos testículos não sairem (pelo que me têm dito).
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda out 20, 2003 2:33 pm

Olá,

Eu acho que a castração não é nenhum drama, para os machos traz imensas vantagens: diminui o stress sexual, a marcação de urina, a agressividade para outros cães, a luta hierarquica..

Não provoca alteração da personalidade, da capacidade de guarda, da actividade normal, da afectividade, da brincadeira, etc... também o medo de engordar não tem razão de ser, se o animal mantiver a sua actividade fisica normal.
Em relação á prevenção de doenças, previne a hiperplasia benigna da próstata ( que pode degenerar em cancro) e outros tumores testiculares, frequentes em cães apartir dos 5 anos de idade.

Eu castrei dois machos, sem problema nenhum. São os mesmos de sempre, apenas mais "civilizados".

Eu aconselharia uma castração por estes beneficios e não por achar que esta ou aquela raça beneficiaria mais por ser mais agressiva que o normal. O seu veterinário está de facto a ser zeloso da mais em relação ao cocker. Cada caso é um caso.

Já que o seu animal vai ser operado, não custa nada retirar os dois testiculos, se claro está, não está a pensar em fazer criação com o seu animal. De qualquer forma... por ser criptorquideo, não deveria cruzá-lo, pois é uma caracteristica hereditária.
AnaRitaCardoso
Membro Júnior

segunda out 20, 2003 2:39 pm

Sim, também eu pensava que a história dos Cockers fosse antiga, e que hoje em dia fosse mais a fama. O Vet disse mesmo que hoje são raros os criadores de Cockers que sejam de confiança. Daí o não aconselhar o meu para reprodução.
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

segunda out 20, 2003 4:19 pm

A propósito, gostava de fazer uma pergunta: a partir de que idade podem as cadelas serem castradas? Eu queria castrar a minha, pois vivo numa zona com imensos cãee, e sinceramente, uma cadela com o cio de 6 em 6 meses... ui... acham que faço mal?
Desculpem estar a desviar um pouco o assunto, mas achei que não valia a pena criar outro tópico. :)
nynf
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 20, 2003 4:30 pm

<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

segunda out 20, 2003 4:32 pm

Obrigada, Nynf!
;)
Caterina
Membro
Registado: segunda mar 24, 2003 10:34 am

segunda out 20, 2003 5:39 pm

Obrigada Cristina,

Com esse tópico já aprendi muito sobre esterilização. E ainda não consegui explorar todos os links :lol:

Está realmente a ser muito útil, pois também pondero sobre as vantagens e desvantagens de esterilizar as minhas meninas.
nynf
Membro Veterano
Contacto:

segunda out 20, 2003 6:58 pm

Caterina e Dalilla, foi uma óptima discussão e acho que pelo menos mostra todas as perspectivas dos prós e contras da esterilização ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”