Segredos do Pedigree

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

sexta abr 16, 2010 12:57 am

jofelix Escreveu:
MrWoofWoof Escreveu:
gandares Escreveu:
MrWoofWoof Escreveu:
gandares Escreveu:
MrWoofWoof Escreveu:CPA de beleza ou trabalho? :P Quer postar aí umas fotos? :D
são bonitos e dão algum trabalho.

abraço
Que piadão, AHAHAHA. :lol:

espere :D pra ver amanha as malhas que vou levar aqui no forum por ter dito algumas verdades.
Houve diversos momentos em que não foi explícita e parecia que se estava a contrariar. Ora era lucrativo, ora não era! Ora era lucrativo do ponto de vista sentimental, ora era do ponto de vista monetário...

Olá,
Um Criador não tem só um cão/cadela.
Um cão pode dar lucro e os restantes darem prejuízo.
Mesmo o cão/cadela que dá lucro, é por tempo limitado.
Após,ou durante, este tempo pode não surgir um cão/cadela com idênticas qualidades.
Resumindo, Criadores com lucros há poucos e alguns destes vivem da fama.

Um abraço
E congelar sémen? AHAHAHA. :lol:
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta abr 16, 2010 8:19 am

Lucro e criação de cães? Ora aí estão 2 coisas que não se podem conjugar, eu pelo menos não posso. 8)
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

sexta abr 16, 2010 8:45 am

Mentirosa !!!! :lol:
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta abr 16, 2010 8:46 am

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Ricos, ficamos todos ricos :lol: :lol: :lol: :lol:
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Fjjord
Membro Veterano

sexta abr 16, 2010 8:46 am

MrWoofWoof Escreveu: E congelar sémen? AHAHAHA. :lol:
Definitivamente, converteu-se ao disparate :lol:
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
KaluGold
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

sexta abr 16, 2010 9:14 am

MrWoofWoof Escreveu:
Jony5 Escreveu:
MrWoofWoof Escreveu:Eu não sei para quê que se está a discutir os criadores e os criadeiros.
Quando se fala em Best in Show, deduzimos que exemplares de uma raçã perfeitos, e não deficientes. Isto é gravíssimo e deveria ser o tema a debater!
concordo consigo,de facto é gravissimo,e um tema pelo qual gostaria que debatessemos e postassemos opiniões. :lol:
Entre as mais variadas medidas que poderão ser tomadas refiro:
- alteração do estalão para um que não coloque em causa a saúde do animal;
- criação de despistes obrigatórios de determinadas patolgias em determindas raças (como já acontece em alguns casos);
- proibição de publicação de animais de estimação em classificados (isto é radical, mas teria um efeito quase imediato);
- abertura e formação da sociedade para o tema;
- etc.

Como não criador e fraco conhecimento do assunto em questão, espero sugestões de criadores e de pessoas que se encontrem dentro do assunto.
Também se podia juntar aí às suas sugestões o não darem título de campeão a cães que não são saudáveis...

Vejo isto desta forma: As ninhadas descendentes de um progenitor campeão são mais requisitadas e mais caras (acho que não estou a dizer nenhuma asneira, se estiver por favor corrijam) e no entanto ele pode ser lindo e perfeito no que concerne ao estalão da raça mas é doente, havendo uma grande probabilidade dos filhotes terem essa doença também... no documentário há um bom exemplo disso (o Cavalier King Charles Spaniel). Mas isso não impede o cão de ter descendentes... aliás: se é campeão tem de ter descendentes! Um cão tão lindo, que desperdício... campeão e tudo... bahh.. e a saúde deles? completamente esquecida!
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

sexta abr 16, 2010 9:15 am

Gostaria de deixar aqui a minha opinão sobre o que se tem dito acerca do Pastor Alemão no âmbito deste tópico, e sobre algumas afirmações infelizes que a respeito desta raça aqui se têm proferido.

1. O PA do vídeo, com evidente falta de firmeza de ligamentos nos posteriores, que levam a que junte os curvilhões, NÃO é um PA correcto fae ao estalão da raça. Leia-se o que o mesmo diz a respeito destas características morfológicas.

2. Assim, em vez de se culpar demagógicamente o estalão da raça (que aponta para a funcionalidade, culpem-se as modas ocasionais tendentes a criar hipertipos, esses sim, diminuidores da funcionalidade dos exemplares, e que contam, muitas vezes (como é o caso do vídeo) com a conivência dos juizes nas exposições.

3. A entidade internacional reguladora da criação no PA é a WUSV, e o que esta preconiza é, precisamente, o contrário do que aqui se tem afirmado, a saber:

- combate ao inbreeding - proibe uma consanguinidade das ninhadas superior a 2,3 ou 3,2;
- combate à displasia- proibe a reprodução a exemplares com grau de displasia superior a a3 (C na terminologia da OFA); estabelece o índice de transmissibilidade de HD como ferramenta a utilizar na criação.

4. Curiosamente, compara-se as linhas de trabalho e beleza como se as de trabalho fossem menos propensas a problemas osteoariculares, o que é falso - há realmente menos evidências nas linhas de trabalho, porque a criação destas linhas tem menos exemplares, mas em termos percentuais a diferença não é assinalável

5. A principal diferença entre as duas linhas por acaso foi "esquecida" por parte dos foristas que se pronunciaram, o que permite concluir da imortância que atribuem à funcionalidade,que é pouca, ao contrário do que querem fazer parecer.

6. Chegam ao ponto de colocar como mau exemplo (com link para o Database e tudo...) o Hill v. Farbenspiel, precisamente um cão sem problemas funcionais de qualquer espécie, aliás o continuador de uma das linhas mais importantes na história do PA no que respeitaao equilibrio entre funcionalidade e correcção morfológica.

Dito isto, faço votos para que futuros "críticos" (e pelos vistos ciadores...) se dêem ao trabalho de conhecer o estalão da raça antes de proferirem afirmações menos ponderadas, que só mostram alguma ignorância sobre a raça que, como criadores, se deviam preocupar em minimizar.

Só mais umas observações acerca do teor geral da conversa:

- produzir hipertipos é um péssimo serviço a qualquer raça;
- a consanguinidade fixa virtudes mas também fixa defeitos, daí que seja uma ferramenta a utilzar com extremo cuidado;
- criar com exemplares cuja avaliação é feita, apenas, pelo próprio criador, é uma forma muito subjectiva de o fazer e não dá garantias de qualidade. Não sou adepto de exposições, mas é a única forma de se comprovar objectivamente a qualidade morfológica dos reprodutores.
- cães cinza têm obtido excelentes classificações na sieger alemã e noutras, o que prova por um lado que a qualidade morfológica, quando existe, se impõe, e por outro lado mostra que a SV está atenta à imortância da diversificação do pool genético para a preservação da raça - atente-se às classificações de exemplares como Timo v. Berrekasten, Javir v. Tarka Malda ou Unfull v, Haus Cliff.
- inúmeros PAs pretos ou cinzas ostentam o Korung de 1ª, da´que não perceba quando se diz que são discriminados.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta abr 16, 2010 9:21 am

kitten Escreveu:Lucro e criação de cães? Ora aí estão 2 coisas que não se podem conjugar, eu pelo menos não posso. 8)
Faz como o teu "vizinho" canicheiro da Romeira e vais ver se não dá. 8)

Eu ainda estou à espera que me digam a fórmula de criar cães a SÉRIO e ganhar dinheiro com isso... :roll:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta abr 16, 2010 9:44 am

MrWoofWoof Escreveu: E congelar sémen? AHAHAHA. :lol:
AHAHAHA... porquê?? É alguma novidade?? :roll:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Fjjord
Membro Veterano

sexta abr 16, 2010 9:50 am

Cheira-me que deve julgar que uma palhinha serve para 500 cadelas 8)
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
gandares
Membro Veterano
Registado: quinta abr 15, 2010 10:12 am

sexta abr 16, 2010 10:20 am

MrWoofWoof Escreveu:Gandares - como poderia estar a gozar consigo se nem sequer citei nada seu? LOL. :lol:
peço desculpa, percebi mal.
gandares
Membro Veterano

sexta abr 16, 2010 10:22 am

fang Escreveu:
kitten Escreveu:Lucro e criação de cães? Ora aí estão 2 coisas que não se podem conjugar, eu pelo menos não posso. 8)

Eu ainda estou à espera que me digam a fórmula de criar cães a SÉRIO e ganhar dinheiro com isso... :roll:

essa fórmula acho que vem no mesmo livro que fala dos cães a sério e dos outros.

:D :D :D :D :D
gandares
Membro Veterano

sexta abr 16, 2010 10:28 am

na vossa opinião, um canicheiro, criadeiro ou aquilo que lhe queiram chamar, faz quantas ninhadas durante a vida de uma cadela?
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta abr 16, 2010 10:36 am

Fjjord Escreveu:Cheira-me que deve julgar que uma palhinha serve para 500 cadelas 8)
Imagem Acho que nunca mais vou conseguir beber coca-cola por uma palhinha Imagem
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta abr 16, 2010 10:48 am

gandares Escreveu:na vossa opinião, um canicheiro, criadeiro ou aquilo que lhe queiram chamar, faz quantas ninhadas durante a vida de uma cadela?
A diferença não está tanto na quantidade como no objectivo dessas ninhadas.
Responder

Voltar para “Cães”