Dermatite psicogénica

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
IsabelaMar
Registado: quarta abr 14, 2010 3:54 pm

sexta abr 16, 2010 11:26 am

A Piglet, a minha gatinha começou por apresentar uma pequena pelada na barriga, mais ou menos no final do verão. Não dei grande importância, porque ela é um pouco gordinha. É uma gatinha "de casa" e foi esterilizada. E nunca apresentou lesões. No entanto, há cerca de 3 semanas verifiquei que a extensão aumentou imenso, abrangendo todo o baixo abdomen, patas traseiras e uma patinha da frente. Fui com ela à vet, e numa primeira verificação foi-lhe diagnosticada dermatite psicogénica, ou seja, ela lambe-se compulsivamente e corta o próprio pelo para aliviar o stress e a ansiedade, que poderá ter sido causado por uma mudança ou situação pontual. (Dou voltas e voltas à minha cabeça e não consigo perceber o que possa ter acontecido, na minha presença, para despoletar tudo isto). Como a pele da zona afectada começou a desidratar, a vet fez-lhe uma cultura de fungos para despiste. Deu negativo. Vai fazer uma raspagem de pele e análises ao sangue para restringir o diagnóstico, mas tudo aponta para que se mantenha... O tratamento é à base se ansióliticos... :(

Não queria sujeitá-la a tanta coisa e acima de tudo ver a minha Piggynha assim, apática e "drogada".

Queria saber se há alguém que já tenha passado por esta situação, o que me espera e se há recuperação.

Obrigada.
IsabelaMar
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta abr 16, 2010 11:51 am

Olá, Isabela.

O que posso dizer-lhe é que tenho um gato, o Tássebem e a Naná, a quem isso acontece com alguma frequência, e uma a quem isso já aconteceu, a Flea.

No caso da Flea, se houve stress, isso poderá ter sido numa altura em que foi submetida a muitos tratamentos, devido a uma doença auto-imune (de que continua a sofrer) e a diabetes (que felizmente foi debelada).

A Naná sofre de asma e alergia alimentar, por isso não me admiraria que a perda de pêlo tenha a ver com estes problemas.

Quanto ao Tássebem, não vejo qualquer condição que possa estar associada a isso.

No caso dos meus, não posso dizer que os veja a lamber-se muito, mas o facto é que ficam com a barriguinha careca.

O que a veterinária me diz é que, em princípio, é alergia a picada de pulga. Muito embora eu não lhes veja pulgas, não posso excluir essa hipótese, uma vez que por vezes recolho gatinhos de rua que vêm carregados, e até podemos trazer os ovos do exterior na sola dos sapatos.

O que normalmente faço é aplicar pipetas a todos. Se havia pulgas, elas desaparecem.

Seja por isso ou não, o pêlo acaba por crescer novamente.

Cada caso é um caso e não pretendo com isto contrariar as indicações da veterinária da Piglet (quem sou eu), mas apenas partilhar consigo a minha experiência, como pediu.

Desejo as melhoras da Piglet. :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta abr 16, 2010 12:00 pm

Tenho uma gata obesa. :oops:

E o motivo porque ela faz essas peladas a si mesma é muito simples: frustração por não conseguir lavar-se como deve ser. Ela não chega ao rabo e não se consegue lavar depois de ir ao wc e como não consegue tem pelado a ponta da cauda toda.
Tenho a ajudado a lavar-se "por baixo" e o problema atenuou-se. Quando temos um gato gordo ou velhote temos que o ajudar a lavar-se. :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sexta abr 16, 2010 12:49 pm

Tenho um gato que fez isso durante algum tempo. É um gato de natureza nervosa, mas que não expande esse nervosismo. Essa situação de lamber compulsivamente a barriga ocorreu com a entrada de outros gatos.
Fez medicação com ansioliticos - ao inicio mais forte, que o punha um pouco mais dorminhoco, depois uma dose mais reduzida. Mas fora o dormir mais na fase de ataque da medicação, nunca o notei muito alterado pelo ansiolítico.

Ocasionalmente, em fases em que pode haver stress, faz um tratamento de 3 meses (até porque associou também cistites idiopáticas), e tem andado bem.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sexta abr 16, 2010 12:59 pm

O meu gato Dusty teve também esse problema lambeu e arrancou todo o pêlo da barriga, quando fomos ao vet com ele e após as questões que ela nos fez chegámos à conclusão que era por causa do papagaio. O motivo era o stress e ansiedade provocada pelo passaro que começou a chama-lo pelo nome e a falar com ele nós achavamos muita piada o gato nem por isso, coitado.
Com o tempo ele habituou-se à presença do papagaio e deixou de o fazer.

As melhoras!
Sónia
IsabelaMar

sexta abr 16, 2010 1:10 pm

Olá Tassebem,

A Piggy sempre se lambeu muito. É uma gatinha muito asseada, daí que eu não tenha dado grande importância à primeira pelada.

Relativamente à picada de pulga, é como diz, ela não está em contacto com outros animais, mas podemos ser nós a trazer os ovos na sola dos sapatos. Coloco-lhe as pipetas com regularidade, mas estranhamente, nas últimas duas vezes que coloquei, reparei que ela se coça imenso na zona "da nuca" (onde é colocado o produto).

Quanto à alergia alimentar, não sei o que dizer. Sempre lhe dei a mesma comida. Só se acrescentaram algum ingrediente novo que pode ter despoletado tudo isto... É mais um aspecto a perguntar à vet.

Agradeço a sua mensagem e a partilha da sua experiência. Ajudou-me a tentar encontrar outras possibilidades.

Obrigada pelas melhoras. Vou dando notícias.

Isabel

Olá Dinodane,

A Piggy tem 6 anos e meio, tem gordurinhas mas é não obesa.

Segundo a vet está excelente para a gata que é: tendo em conta a idade, o facto de ser esterilizada e ser uma gata "de casa".

O facto de se sentirem frustrados fará com que "automutilem", cortando o pêlo. No caso da sua gatinha, será por não se conseguir lavar (os gatos são imensamente asseados). Ainda bem que o facto de a ajudar a lavar-se atenua o problema. Acredito que ela se sinta melhor, por estar limpinha e por ter dona a dar-lhe mais esse miminho. :)

Obrigada pela sua mensagem e a partilha da sua experiência.

Isabel
IsabelaMar
IsabelaMar

sexta abr 16, 2010 1:23 pm

Olá Bingley! Olá Catrules!

Não tenho outros animais para além da Piglet. Daí não conseguir perceber muito bem o que poderá ter despoletado esta "crise". Também não foi alterado nada em casa... Só se ela se assustou com alguma coisa na minha ausência... Mas nunca notei nada no seu comportamento.
Nunca foi nervosa...

Se ela ficar (só) mais dorminhoca com os ansióliticos, então fico mais descansada. Eu só espero é que este tipo de tratamento não venha a trazer efeitos secundários à posteriori.

Obrigada pela vossa mensagem e partilha de experiências.

Obrigada pelas melhoras.

Isabel
IsabelaMar
Responder

Voltar para “Gatos”