Conselho
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Esta é a atitude típica da pessoa que usa o cão como um objecto ou é totalmente inconsciente e ignora que o cão (qualquer cão, de qualquer raça) sofre por ficar só.Fourpows Escreveu:Quanto ao tempo que disse estar ausente de sua casa, não se preocupe. Muitas pessoas que possuem cão em casa estão mais tempo ausentes e nem sequer têm essa tal hora disponivel para vir a casa.
Mas o que é grave é que é a atitude comum. A maior parte das pessoas ama desalmadamente os seus cães, não podem passar sem eles, mas... o trabalho, os afazeres, as conveniências, estão em primeiro lugar. Ah, eles ficam tão confortáveis em casa, eles habituam-se, eles isto eles aquilo, é um rol de argumentos.
O único conselho honesto que poderei dar às pessoas é este: se não puderem dispor de tempo suficiente para o cão, então arranjem outra solução qualquer (talvez o gato não seja tão possessivo, não sei...).
Façam isso. Deixar o cão horas e horas a fio metido dentro de um apartamento é faltar-lhe ao respeito.
Se quiserem ler mais sobre isto, está aqui:
http://whippetp.no.sapo.pt/cao_so.htm
.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
- Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
- Contacto:
Nel, nem todas as pessoas têm 24 horas por dia para ficarem em casa! Toda e gente trabalha! Com esse pensamento, quase ninguém podia ter cão! Obviamente, quem trabalha muitas horas... não deve ter cão, mas...Esta é a atitude típica da pessoa que usa o cão como um objecto ou é totalmente inconsciente e ignora que o cão (qualquer cão, de qualquer raça) sofre por ficar só.
Claro que quem tem que trabalhar, tem mesmo que ser! Muitas vezes também me apetcevia mais ir passear a Rebeca do que ir para as aulas, mas que remédio tenho eu?!o trabalho, os afazeres, as conveniências, estão em primeiro lugar
O que é para ti, tempo suficiente para o cão?não puderem dispor de tempo suficiente para o cão, então arranjem outra solução qualquer
Não leves isto a mal, não é para ser uma critica, é só uma exposição de ideias...

Jocas.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
O tempo é relativo.. há raças que se "aguentam" oito horas seguidas, outras nem uma hora... depende do seu grau de independência e do seu grau de energia.
Por outro lado, 8 horas sem urinar para um cão é bastante puxado... 10 ainda pior, mas como diz que vem a meio visitar o cão... Dar-lhe um passeio, dar atenção... pode fazer a diferença. Além disso, uma raça pequena pode ser habituada a fazer as necessidades numa caixinha de gato...
Eu pessoalmente, desde que me mudei para um apartamento, tentei levar o meu cão dágua para me fazer companhia, pois passo bastante tempo em casa....mas nem ele nem eu nos habituamos... ele sempre esteve solto no quintal da casa dos meus pais e no apartamento estava sempre a dormir aos meus pés.. parecia aborrecido de morte!! Quando o ia passear ficava perto, não corria, quando me ausentava de casa, chorava...... e eu aborrecia-me estar sempre preocupada se quer fazer xi xi, se está ansioso, se está aborrecido...
enfim, levei-o de volta para casa e parecia outro cão, aliás o mesmo de sempre..ehehehe
Eu sinceramente não gosto de cães em apartamentos, não me habituo, estou desejante de ter uma vivenda com um quintal grande, como sempre vivi, mas isso não implica que outras pessoas e seus respectivos cães não se adaptem lindamente a essa rotina...
Faça uma pesquisa na internet e veja quais as raças que melhor se adaptam.
Mas lembre-se que se não resultar... não pode voltar atrás.
Por outro lado, 8 horas sem urinar para um cão é bastante puxado... 10 ainda pior, mas como diz que vem a meio visitar o cão... Dar-lhe um passeio, dar atenção... pode fazer a diferença. Além disso, uma raça pequena pode ser habituada a fazer as necessidades numa caixinha de gato...
Eu pessoalmente, desde que me mudei para um apartamento, tentei levar o meu cão dágua para me fazer companhia, pois passo bastante tempo em casa....mas nem ele nem eu nos habituamos... ele sempre esteve solto no quintal da casa dos meus pais e no apartamento estava sempre a dormir aos meus pés.. parecia aborrecido de morte!! Quando o ia passear ficava perto, não corria, quando me ausentava de casa, chorava...... e eu aborrecia-me estar sempre preocupada se quer fazer xi xi, se está ansioso, se está aborrecido...
enfim, levei-o de volta para casa e parecia outro cão, aliás o mesmo de sempre..ehehehe
Eu sinceramente não gosto de cães em apartamentos, não me habituo, estou desejante de ter uma vivenda com um quintal grande, como sempre vivi, mas isso não implica que outras pessoas e seus respectivos cães não se adaptem lindamente a essa rotina...
Faça uma pesquisa na internet e veja quais as raças que melhor se adaptam.
Mas lembre-se que se não resultar... não pode voltar atrás.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
- Contacto:
Olá a todos,
Eu tenho um Dobermann de 48Kg em casa, e chega a ficar 12 horas sozinho (é o trabalho, tem de ser) num apartamento, e sempre esteve habituado a vivenda e canil, mas adaptou-se. Não faz necessidades em casa e é muito activo.
Só tenho de assegurar que duranto o tempo que estou em casa lhe dou toda a atenção necessária para que se sinta feliz, e isso acho que consigo. Ah... as idas à rua também são muito importantes, eu levo o Thor à rua pelo menos 3x por dia.
Acho que a questão da raça é à sua escolha, ...e tenha atenção aos vizinhos.
Abraços,
Nokio.
Eu tenho um Dobermann de 48Kg em casa, e chega a ficar 12 horas sozinho (é o trabalho, tem de ser) num apartamento, e sempre esteve habituado a vivenda e canil, mas adaptou-se. Não faz necessidades em casa e é muito activo.
Só tenho de assegurar que duranto o tempo que estou em casa lhe dou toda a atenção necessária para que se sinta feliz, e isso acho que consigo. Ah... as idas à rua também são muito importantes, eu levo o Thor à rua pelo menos 3x por dia.
Acho que a questão da raça é à sua escolha, ...e tenha atenção aos vizinhos.
Abraços,
Nokio.
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Nel disse:
por acaso quando pus o meu último post neste tópico não reparei nesta sua frase... que considero no mínimo provocadora para quem trabalha e tem um animal de estimação.
Então quer dizer, segundo o Nel eu falto ao respeito ao meu cão pq ele imperativamente tem de ficar em casa até ao meu retorno depois de um dia de trabalho? Ou acha só os reformados, estudantes (alguns) e faz nenhuns é que podem ter cães em apartamentos? Eu que trabalho a 50Km de casa... nem pensar!
É por causa de ele ficar às vezes 12 hrs à minha espera que lhe falto ao respeito, sou inconsciente e ignoro-o?
Esta afirmação é no mínimo de alguém que tem todo o tempo do mundo para dispender...
O cão TEM de se habituar a estar sem o dono, esperar por ele e. (ponto final)
Abraços,
Nokio.
Olá Nel,Deixar o cão horas e horas a fio metido dentro de um apartamento é faltar-lhe ao respeito.
por acaso quando pus o meu último post neste tópico não reparei nesta sua frase... que considero no mínimo provocadora para quem trabalha e tem um animal de estimação.
Então quer dizer, segundo o Nel eu falto ao respeito ao meu cão pq ele imperativamente tem de ficar em casa até ao meu retorno depois de um dia de trabalho? Ou acha só os reformados, estudantes (alguns) e faz nenhuns é que podem ter cães em apartamentos? Eu que trabalho a 50Km de casa... nem pensar!
É por causa de ele ficar às vezes 12 hrs à minha espera que lhe falto ao respeito, sou inconsciente e ignoro-o?
Esta afirmação é no mínimo de alguém que tem todo o tempo do mundo para dispender...
Abraços,
Nokio.
Oi Ana,pedro_adr Escreveu: Olá anarmila,
Alguns cães estão muito bem adaptados a solidão, mas é verdade que na maioria muitos iriam lhe roer os sapatos, ou as cortinas
Sei que alguns cães, muitos resistentes a esse stress da solidão poderiam conviver consigo nessas condições, e penso, que o Akita Inu, independente e solitário é feito para esse tipo de vida, e acho que os proprietarios de Akitas poderiam dizer algo mais...
Outra coisa, nem pense no Labrador para viver em casa nessas condições, você encontraria tudo roído e no chão, mas tambem um cão muito triste.
Até,
Pedro
Como foi aqui referido pelo Pedro, realmente o Akita Inu, é um cão independente e adapta-se prefeitamente às 10 horas. No seu caso só vejo um senão, é que o Akita é um cão grande, e estar 10 horas trancado... Tb posso confirmar que o Akita se adapta perfeitamente a um apartamento, desde que seja garantidos os passeios diários (vai precisar de exercicio).
O meu nunca me destruiu nada, e passa esse tempo todo sozinho, mas no exterior...
Experimente procurar informações sobre o Shiba Inu ( mesmo tipo que o Akita Inu, mas muito mais pequeno), poderá ser uma solução.
Cumprimentos & Shlups,
André & Mura
Nokio,nokio Escreveu:
Abraços,
Nokio.
Permita-me discordar um pouco deste seu post.
È evidente que o facto de ter cão não é apanágio de quem faz nicles na vida, ou que trabalha em casa, ou tem hipotese de vir a casa á hora do almoço.
No entanto, acho que se a pessoa tem uma vida profissional muito atarefada e está muito tempo fora de casa, faria um grande favor ao animal, não o ter.Repare que uma situação pontual é uma coisa, o facto de ele já existir antes de uma nova situação profissional é outra. Ninguém vai deitar o cão fora por essa razão, ou pelo menos não devia....
A pessoa que abriu este tópico está a pedir uma opinião e foi-lhe dada pela maioria dos foristas com algum bom senso. Ainda por cima fala numa raça que necessita muito de estar com alguém, o labrador.
O facto de o seu cão não dar problemas e estar perfeitamente acomodado á sua situação, não significa que esta seja a ideal para ele. O facto de não chegar a casa e ter tudo destruido, é muito bom para si.
Agora pergunto-lhe, o que aconteceria se por acaso, chegasse a casa e tivesse tudo destruido? Tapetes, moveis, etc?
E por favor, não se esqueça que a forista que abriu o topico esta a pensar ter um cão, muito provavelmente um cachorro e não um cão adulto e um pouco mais calmo, e ... ainda por cima um labrador

Que o digam os donos dos labs de sua justiça. Um lab, cachorro sozinho em casa 10 ou 12 horas. Só se for numa caixa de transporte, caso contrário não vejo outra coisa senão uma tremenda confusão, quando o dono chegar a casa depois de um arduo dia de trabalho

Sorry, pelo testamento, mas este filme de ter cão muito tempo só e depois a casa destruída e cão FORA, para mim é um deja vue muito triste.
Isabel
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá
Eu já devia ter respondido a algumas mensagens, mas não tenho tido disponibilidade. Neste momento também estou de saída para o tal encontro no centro e não me dá tempo. Mas logo quando chegar reafirmarei de forma mais fundamentada a minha posição expressa na primeira mensagem.
Eu já devia ter respondido a algumas mensagens, mas não tenho tido disponibilidade. Neste momento também estou de saída para o tal encontro no centro e não me dá tempo. Mas logo quando chegar reafirmarei de forma mais fundamentada a minha posição expressa na primeira mensagem.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: sábado out 11, 2003 5:25 pm
Eu estava de facto a pedir a opinião dos foristas para quem nunca teve um cão e gosta muito dos animais.
Prefiro dar condições de vida e alegria ao animal que trouxer para casa, do que ter um cão infeliz e "mal-comportado".
Adoro os animais e se o mais aconselhado for de facto esperar mais um pouco, é o que farei. Neste momento estudo e trabalho e é por isso que tenho menos tempo, mas a situação alterar-se-á em cerca de 2 anos.
Obrigado a todos pela opiniões, em princípio adoptarei um gato, ou 2, muito mais independentes que os cães, e há tantos a precisar de um tecto...
Mas podem continuar a dar as vossas opiniões sobre as raçãs e seus hábitos, pode haver de facto alguma que se adapte tão bem como um gato. :p
Prefiro dar condições de vida e alegria ao animal que trouxer para casa, do que ter um cão infeliz e "mal-comportado".
Adoro os animais e se o mais aconselhado for de facto esperar mais um pouco, é o que farei. Neste momento estudo e trabalho e é por isso que tenho menos tempo, mas a situação alterar-se-á em cerca de 2 anos.
Obrigado a todos pela opiniões, em princípio adoptarei um gato, ou 2, muito mais independentes que os cães, e há tantos a precisar de um tecto...

Mas podem continuar a dar as vossas opiniões sobre as raçãs e seus hábitos, pode haver de facto alguma que se adapte tão bem como um gato. :p
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Pedra disse:
Permito-lhe e está no seu perfeito direito, mas mais uma vez volto a discordar, e agora de si também.
Se tivesse alguma coisa destruída em casa, fosse por que razão fosse, arranjaria uma forma de prevenir essa situação, como fazem muitas pessoas. Óbvio que o abandono ou dar o cão não pode ser solução. Há que estar preparado antes de arranjar o animal, para que estas situações não se verifiquem, pois a probabilidade de ocorrerem é enorme.
Atenção que o facto de discordar do Nel (e a agora da Pedra), não é nada de pessoal, mas é sim uma vivência pessoal e um acreditar que se quisermos tudo tem solução.
Quando levei o Thor para o meu "apê", muitas foram as vozes que se levantaram contra (mais por aconselhamento, claro) o facto de ter o cão em casa qd estava a habituado a estar numa vivenda. Mas também muitas foram as vozes que me convenceram que tudo tem solução quando se quer mesmo. Quanto ao "ideal para o cão", somos nós donos que decidimos, lógico que tem de haver algum bom senso, mas se for possível compensar o tempo sózinho com o prazer de ter aquele animal... porque não?
Só queria finalizar da seguinte forma. Se a forista decidiamente quer um Labrador ou que raça for, tenha atenção para o facto de, o tempo que tiver livre procurar dar atenção e utilizar o cão com companheiro, por é isso que ele irá ser... um cão de companhia.
Abraços,
Nokio.
Olá Pedra,Nokio,
Permita-me discordar um pouco deste seu post.
Permito-lhe e está no seu perfeito direito, mas mais uma vez volto a discordar, e agora de si também.
Se tivesse alguma coisa destruída em casa, fosse por que razão fosse, arranjaria uma forma de prevenir essa situação, como fazem muitas pessoas. Óbvio que o abandono ou dar o cão não pode ser solução. Há que estar preparado antes de arranjar o animal, para que estas situações não se verifiquem, pois a probabilidade de ocorrerem é enorme.
Atenção que o facto de discordar do Nel (e a agora da Pedra), não é nada de pessoal, mas é sim uma vivência pessoal e um acreditar que se quisermos tudo tem solução.
Quando levei o Thor para o meu "apê", muitas foram as vozes que se levantaram contra (mais por aconselhamento, claro) o facto de ter o cão em casa qd estava a habituado a estar numa vivenda. Mas também muitas foram as vozes que me convenceram que tudo tem solução quando se quer mesmo. Quanto ao "ideal para o cão", somos nós donos que decidimos, lógico que tem de haver algum bom senso, mas se for possível compensar o tempo sózinho com o prazer de ter aquele animal... porque não?
Só queria finalizar da seguinte forma. Se a forista decidiamente quer um Labrador ou que raça for, tenha atenção para o facto de, o tempo que tiver livre procurar dar atenção e utilizar o cão com companheiro, por é isso que ele irá ser... um cão de companhia.
Abraços,
Nokio.
-
- Membro
- Registado: sábado out 11, 2003 5:25 pm
Já agora permitam-me dar-vos a última novidade das minhas ponderações:
Percebi pelas vozes discordantes que ter 1 cão num apartamento é possível mas o que de facto fará o animal mais feliz é ter bastante tempo para ele. Por isso não perdi a vontade mas vou esperar até ter casa própria e mais tempo livre.
Um gato seria mais indicado mas ídeal neste caso seria ter 2 para poderem acompanhar-se um ao outro. Como a morte do meu gato aconteceu há relativamente pouco tempo e a minha mãe ainda se encontra muito magoada não conseguiria levar 2 gatos para casa.
Como uma forista apareceu no forum dos exóticos a oferecer 1 coelho eu resolvi a situação, adoptei-o
. Assim não tenho o problema da solidão do animal nem do convencimento da minha mãe. E é uma companhia muito fofinha
Obrigada pelas opiniões que me ajudaram a pensar um pouco melhor.
Beijos e abraços a todos.
Percebi pelas vozes discordantes que ter 1 cão num apartamento é possível mas o que de facto fará o animal mais feliz é ter bastante tempo para ele. Por isso não perdi a vontade mas vou esperar até ter casa própria e mais tempo livre.
Um gato seria mais indicado mas ídeal neste caso seria ter 2 para poderem acompanhar-se um ao outro. Como a morte do meu gato aconteceu há relativamente pouco tempo e a minha mãe ainda se encontra muito magoada não conseguiria levar 2 gatos para casa.
Como uma forista apareceu no forum dos exóticos a oferecer 1 coelho eu resolvi a situação, adoptei-o

Beijos e abraços a todos.

Anarmilaanarmila Escreveu: Já agora permitam-me dar-vos a última novidade das minhas ponderações
Como uma forista apareceu no forum dos exóticos a oferecer 1 coelho eu resolvi a situação, adoptei-o D D . Assim não tenho o problema da solidão do animal nem do convencimento da minha mãe. E é uma companhia muito fofinha![]()
Beijos e abraços a todos. )
Desculpe que lhe diga mas acho que cometeu um erro. Um coelho também sente a solidão, tanto mais sendo um animal de grupo. Conhece a história do menino, do velho e do burro? pois é, foi o que se passou aqui neste tópico.
Quer um cão? Não tenha problemas com o tempo de que dispõe. Vá a um canil, escolha um cão já adulto (porque não tem tempo para educar um cachorro), que seja calmo e que preferencialmente tenha sido abandonado.
Você vai ter um animal muito feliz.... porque o pouco que lhe vai dar é de longe muito mais do que o que ele tem agora! E ele adorá-la-á e esperará por si o tempo que for preciso, essa é uma das virtudes caninas.
Falo por experiência própria.
Boa sorte (e pode à mesma ter o coelho, fazem companhia um ao outro!