Bobbyca Escreveu:Pois, de facto, nunca tinha ouvido falar que qualquer uma das estirpes da febre da carraça provocasse doenças de pele. E sendo o Distrito de Setúbal uma região endémica, passam-nos mais do que muitos casos pelas mãos.
O que sei é que baixam consideravelmente as defesas do organismo, podendo então, por associação de ideias, pensar em doenças de pele oportunistas, mas nisso só me ocorre os fungos e as infecções... mas se fosse infecção ele teria secreções de pus a sair das feridas... se fosse fungos o teste DTM que concerteza o veterinário fez e cujo resultado não é fiável antes dos 7 dias teria acusado.
Alergia à pulga também não me parece, pois, para além de, concerteza, ele ter a coleira scalibor dentro da validade, também faz pipetas de desparasitação externa, e as lesões que ele apresenta não me fazem lembrar as usuais nessa maleita.
Será auto-imune? Pode ser... Foi feito teste? Já vi este tipo de lesões em doenças auto imunes, sim! E aí faria sentido falar em stress! E alergia aos detergentes que usam para lavar as instalações onde eles se encontram?
Relativamente à febre da carraça, do que me recordo o que o médico disse é que a Dipetalonema avançada do Mico poderia ter despoletado alguns problemas de pele mas teria de se ver como o animal irá reagir ao tratamento que é simples. Não se referiu à febre da carraça estar associada aos problemas de pele do Mico.
Não excluiu a hipotese de tais problemas estarem associados a problemas de alergias quer alimentares e/ ou ambinetais, daí aconselhar para já uma ração hipoalergénica para ver como ele reage, o que tal não descarta a hipotese de ter vir a realizar exames de despiste.
Quanto a fungos, apenas afirmou que talvez não fosse e penso que não foram realizados testes, até porque ele pensou que tal hipotese já tivesse sido excluída e/ ou confirmada por testes anteriormente realizados no outro vet, daí a razão da minha persistência em perguntar se e que tipo de exames foram já realizados previos a esta visita vet. A razão foi que se lhe estavam a dar banhos com produto recomendado então concerteza algum teste teria sido já realizado.
Fiquei com a noção de que o Mico teria de regressar para nova consulta de reavaliação