Cadela anti-social

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

SappyCookie
Membro
Registado: quarta nov 25, 2009 2:47 am

sexta abr 16, 2010 1:04 am

Boas.

A minha cadela (com agora 8 meses) é extremamente nervosa, histérica e medrosa.
Eu gosto muito dela e não me importo com a maior parte dos seus exageros, mas o pior é mesmo em relaçao a socializar com outros cães. Ela adora ir à rua e correr na relva do jardim, mas tudo perde a piada se encontra um cão... foge como se fosse morrer... fica incontrolável e se for preciso até rosna. Basta encontrar-se com um cao que deixa de querer brincar e so quer ir para casa...
Fico com muita pena, porque as pessoas do meu bairro até são simpaticas (não daqueles que começam logo a puxar o cãozinho assim que avistam outro ao fundo da rua... :lol: )
Além disso, também não se consegue dar com outras pessoas. Só mesmo com aquelas que conheceu quando era muito pequena... de resto, se há convidados em casa, fica aterrorizada. Em vez de andar pela casa a brincar ou a pedir atençao, fica parada num sitio cheia de medo.

Enfim, não sei se isto é so de ser pequena... gostaria de saber opiniões e sugestões que tenham para me dar.
Obrigada :)
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

sexta abr 16, 2010 7:05 am

O melhor é levá-la a um treinador. Já tem 8 meses é certo mas ainda vai a tempo.
Nao a leve é a nenhum sapateiro. Procure alguém que tenha qualificacoes.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
CSofiaMelo
Membro
Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm

sexta abr 16, 2010 9:29 am

Sem saber o historial da cadela parece-me que houve falha no que diz respeito a socializá-la de forma intensa quando era mais pequena... A minha cocker, que também tem 8 meses, é precisamente o oposto... Adora ver pessoas e principalmente cães, chegando a ser ingénua ao ponto de achar que todos os cães são sociáveis e amigáveis como ela, assumindo de imediato uma postura super alegre e de brincadeira... Desde pequena que tem vindo a ser fortemente socializada, pelo que a expomos às mais diversas situações; diferentes animais, cães de diferentes idades, pessoas de diferentes idades (incluindo crianças e bebés), barulhos de diferente intensidade...

Se restringiu a sua cadela a um determinado círculo de pessoas e eventualmente animais (tipo apenas os cães dos vizinhos), é natural que ela se comporte dessa forma perante situações novas (pessoas e animais que não conheçe), mostrando receio e defendendo-se desse sentimento com agressividade...

Também a aconselho a procurar um bom treinador sob pena desse comportamento se agravar... E parece-me que é isso que irá acontecer caso não se consiga corrigir/tratar a causa/origem desse tipo de reacção.
Jony5
Membro
Registado: segunda mar 08, 2010 9:35 pm

sexta abr 16, 2010 10:54 am

De facto um treinador profissional é o mais adequado,mas você entretanto pode ir tentando atenuar o medo da sua cadela,sempre que for passear com ela e encontrar os cães dos vizinhos,tente sempre recompensa-la com algo k ela goste,mesmo que esta interecção seja minima.tente passear com ela sempre onde houver alguns cães e recompense-a com palavras e algum petisco que ela a dore.a ideia será ela associar algo positivo ao facto de interagir com outros cães.com as pessoas a mesma coisa,mas nesse caso dê o petisco as suas visitas e peça-lhes que deêm a sua cadelinha sempre reforçando com palavras,a ver se ela associa as pessoas a bons momentos em casa.
atenção,isto é apenas uma dica,que você pode ir tentando a ver se melhora a socialização de sua cadela,mas o ideal será mesmo um treinador profissional,que decerto terá outros metodos. :)
Wasp1975
Membro Veterano
Registado: segunda jan 25, 2010 10:03 am

sábado abr 17, 2010 12:25 am

SappyCookie Escreveu:Boas.

A minha cadela (com agora 8 meses) é extremamente nervosa, histérica e medrosa.
Eu gosto muito dela e não me importo com a maior parte dos seus exageros, mas o pior é mesmo em relaçao a socializar com outros cães. Ela adora ir à rua e correr na relva do jardim, mas tudo perde a piada se encontra um cão... foge como se fosse morrer... fica incontrolável e se for preciso até rosna. Basta encontrar-se com um cao que deixa de querer brincar e so quer ir para casa...
Fico com muita pena, porque as pessoas do meu bairro até são simpaticas (não daqueles que começam logo a puxar o cãozinho assim que avistam outro ao fundo da rua... :lol: )
Além disso, também não se consegue dar com outras pessoas. Só mesmo com aquelas que conheceu quando era muito pequena... de resto, se há convidados em casa, fica aterrorizada. Em vez de andar pela casa a brincar ou a pedir atençao, fica parada num sitio cheia de medo.

Enfim, não sei se isto é so de ser pequena... gostaria de saber opiniões e sugestões que tenham para me dar.
Obrigada :)
Olá Sappycookie

É uma Cocker não é? Qual é o passado dela?

Uma Cocker reage como um cão normal, mas normalmente não aparentam ser muito nervosos ou com medo. Aconselho o que te disseram já nos posts anteriores e a levares a cadelinha a um treinador profissional, e talvez a auto questionares se houve alguma coisa que notaste quando foste buscar a cadelinha à rua/criador/amigo...

Ela está na idade de brincadeiras, descubrimentos e muita coisa roída... e não de rosnadelas e tremuras de medo. Sabes se teve alguma experiência traumática com outros cães?
O comportamento com humanos é normal nos primeiros 10 minutos, ser timida e fugir a quem lhe tenta agarrar, mas isso normalmente deveria desaparecer.

Já a tentaste integrar com outros cockers?

P.De Feyter.
SappyCookie
Membro

sábado abr 17, 2010 12:30 am

CSofiaMelo Escreveu:Sem saber o historial da cadela parece-me que houve falha no que diz respeito a socializá-la de forma intensa quando era mais pequena... A minha cocker, que também tem 8 meses, é precisamente o oposto... Adora ver pessoas e principalmente cães, chegando a ser ingénua ao ponto de achar que todos os cães são sociáveis e amigáveis como ela, assumindo de imediato uma postura super alegre e de brincadeira... Desde pequena que tem vindo a ser fortemente socializada, pelo que a expomos às mais diversas situações; diferentes animais, cães de diferentes idades, pessoas de diferentes idades (incluindo crianças e bebés), barulhos de diferente intensidade...

Se restringiu a sua cadela a um determinado círculo de pessoas e eventualmente animais (tipo apenas os cães dos vizinhos), é natural que ela se comporte dessa forma perante situações novas (pessoas e animais que não conheçe), mostrando receio e defendendo-se desse sentimento com agressividade...

Também a aconselho a procurar um bom treinador sob pena desse comportamento se agravar... E parece-me que é isso que irá acontecer caso não se consiga corrigir/tratar a causa/origem desse tipo de reacção.
bom, não sei com que outros cães poderia ela ter socializado para além dos cães do bairro... não vejo, sinceramente, que outra atitude poderia ter tido nesse aspecto.
de qualquer forma, os meus amigos frequentaram a minha casa, bem como familiares e desde sempre esta foi a sua reacção.
além disso, levei-a algumas vezes a casa de um amigo que tem duas cadelas. ficou com elas bastante tempo, mas mesmo assim nada...

enfim, creio sim que vou ponderar a possibilidade do treinador.
obrigada
SappyCookie
Membro

sábado abr 17, 2010 12:33 am

Jony5 Escreveu:De facto um treinador profissional é o mais adequado,mas você entretanto pode ir tentando atenuar o medo da sua cadela,sempre que for passear com ela e encontrar os cães dos vizinhos,tente sempre recompensa-la com algo k ela goste,mesmo que esta interecção seja minima.tente passear com ela sempre onde houver alguns cães e recompense-a com palavras e algum petisco que ela a dore.a ideia será ela associar algo positivo ao facto de interagir com outros cães.com as pessoas a mesma coisa,mas nesse caso dê o petisco as suas visitas e peça-lhes que deêm a sua cadelinha sempre reforçando com palavras,a ver se ela associa as pessoas a bons momentos em casa.
atenção,isto é apenas uma dica,que você pode ir tentando a ver se melhora a socialização de sua cadela,mas o ideal será mesmo um treinador profissional,que decerto terá outros metodos. :)
obrigada. é um estimulo que ela percebe muito bem, como todos os caes. :lol: ela tem imensa curiosidade pelos caes e pessoas, mas isto só quando eles estão de costas, porque quando se voltam para ela...
SappyCookie
Membro

sábado abr 17, 2010 12:42 am

Wasp1975 Escreveu:
Olá Sappycookie

É uma Cocker não é? Qual é o passado dela?

Uma Cocker reage como um cão normal, mas normalmente não aparentam ser muito nervosos ou com medo. Aconselho o que te disseram já nos posts anteriores e a levares a cadelinha a um treinador profissional, e talvez a auto questionares se houve alguma coisa que notaste quando foste buscar a cadelinha à rua/criador/amigo...

Ela está na idade de brincadeiras, descubrimentos e muita coisa roída... e não de rosnadelas e tremuras de medo. Sabes se teve alguma experiência traumática com outros cães?
O comportamento com humanos é normal nos primeiros 10 minutos, ser timida e fugir a quem lhe tenta agarrar, mas isso normalmente deveria desaparecer.

Já a tentaste integrar com outros cockers?

P.De Feyter.
bom, esta foi uma cocker comprada numa loja. já por aí se pode começar a duvidar... mas seja como for, nem era uma daquelas lojas em que fecham os animais em cubiculos minimos. ate tinha um espaço relativamente grande e convivia lá com os seus dois irmaos e mais outros dois ou tres caes...

mas sim, tambem suspeito que ela possa ter algum passado traumatico. ela é excessivamente nervosa. por exemplo, depois de algumas horas sozinha em casa (o que é inevitavel), fica numa histeria absoluta assim que chegamos... grita que nem uma doida e é complicado até ela se acalmar.
outra situaçao é durante e depois do banho... durante treme que se farta e depois, passado um bocado, fica irritada e poe-se a correr pela casa a rosnar ou ate a ladrar um bocado...
isto não é normal, pois nao? lol

no meu bairro nao ha nenhum cocker, mas os caes sao pacificos e simpaticos... um dos seus irmaos sei que está perto do sitio onde o compramos, mas muito longe da minha casa...

enfim muito obrigada pelas sugestoes e opinioes
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado abr 17, 2010 6:42 am

fica numa histeria absoluta assim que chegamos... grita que nem uma doida e é complicado até ela se acalmar.
Quando chegar a casa tente não ligar à sua cadela até ela estar calma.

Todos os cães reajem assim - depois de horas de solidão, você faria o mesmo... A tendência dos donos é dar montes de miminhos quando chegam a casa e quando saiem.
O remédio é mostrar ao cão que nada se passa de especial.
Entrar ou sair de casa são actos normais.
O meu cunhado, pex, quando chegava a casa, ia tomar um duche, mudar de roupa, etc. e só depois reconhecia que tinha um cão em casa.
Este tempo dava para o cão se acalmar e depois, já com o animal calmo, lá seguiam os mimos.

A impressão que dá do que escreveu - posso estar enganada - é que a sua cadela procura prender a sua atenção o tempo todo.
Talvez a solução passe por ser um bocadinho mais desprendida da sua cadela.
Pex, não lhe dar tanta atenção quando passeia com ela, mas em vez disso, falar com as pessoas, fazer festas noutros canitos, etc.
Passeamos COM os nossos animais, na sua companhia, não estamos lá a passeá-los.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
SappyCookie
Membro

domingo abr 18, 2010 7:32 pm

aisd Escreveu:
fica numa histeria absoluta assim que chegamos... grita que nem uma doida e é complicado até ela se acalmar.

Todos os cães reajem assim - depois de horas de solidão, você faria o mesmo... A tendência dos donos é dar montes de miminhos quando chegam a casa e quando saiem.
O meu cunhado, pex, quando chegava a casa, ia tomar um duche, mudar de roupa, etc. e só depois reconhecia que tinha um cão em casa.
Este tempo dava para o cão se acalmar e depois, já com o animal calmo, lá seguiam os mimos.

A impressão que dá do que escreveu - posso estar enganada - é que a sua cadela procura prender a sua atenção o tempo todo.
Pex, não lhe dar tanta atenção quando passeia com ela, mas em vez disso, falar com as pessoas, fazer festas noutros canitos, etc.
sim, é o que nós fazemos. ignoramos. no inicio davamos logo atençao, mas há bastante tempo que mudamos de atitude.

creio que o seu problema é de atençao, de facto, porque ela a procura quase constantemente. a unica altura em que nao me "chateia" é quando estou no quarto à noite em frente ao pc. já se habituou a isso... de resto, ver tv, andar pela cozinha, etcs... anda sempre a chamar por mim.
em geral é o que tento fazer, nao lhe dar demasiada atençao, e agradeço a interessante dica sobre o passeio! :)
Wasp1975
Membro Veterano

segunda abr 19, 2010 8:56 am

SappyCookie Escreveu:
bom, esta foi uma cocker comprada numa loja. já por aí se pode começar a duvidar... mas seja como for, nem era uma daquelas lojas em que fecham os animais em cubiculos minimos. ate tinha um espaço relativamente grande e convivia lá com os seus dois irmaos e mais outros dois ou tres caes...
bom dia SappyCookie,
Não vejo o problema de ser comprada uma loja, criador ou adoptada numa associação. O que interessa é teres um animal, tendo pago 0 - 100 - 1000 por ele/ela. O único problema das lojas é que normalmente descuidam-se um pouco nos cuidados veterinários, mas se logo a seguir pegaste na caderneta e foste fazer as vacinas que faltavam, também não será por uma semana de atraso que coisas más vão acontecer.

:D :D
SappyCookie Escreveu: mas sim, tambem suspeito que ela possa ter algum passado traumatico. ela é excessivamente nervosa. por exemplo, depois de algumas horas sozinha em casa (o que é inevitavel), fica numa histeria absoluta assim que chegamos... grita que nem uma doida e é complicado até ela se acalmar.
Diz-me uma coisa, ela é nervosa ou vivaça? o comportamento que descreves vejo-o todos os dias com os meus Cockers. ficam histéricos quando nos vêem porque ficam contentes e sabem que dentro de segundos vão dar uma voltinha à rua. Há, no entanto, uma forma de a acalmares... Dá uma volta bem grande com ela! cansa-a! vai para a praia e faz hora/ hora e meia de caminhada, vais ver que ela fica cansada e tu tb fazes exercicio. A vivacidade/nervosismo que vês nela tb é relacionado com a idade tenra que ela tem, por isso cansa-a e também te asseguro que ela irá acalmar com a idade. (Ela já chegou à altura em que vai começar a roer tudo?)
SappyCookie Escreveu: outra situaçao é durante e depois do banho... durante treme que se farta e depois, passado um bocado, fica irritada e poe-se a correr pela casa a rosnar ou ate a ladrar um bocado...
isto não é normal, pois nao? lol

no meu bairro nao ha nenhum cocker, mas os caes sao pacificos e simpaticos... um dos seus irmaos sei que está perto do sitio onde o compramos, mas muito longe da minha casa...

enfim muito obrigada pelas sugestoes e opinioes

É normal, e tens que ter pulso forte para controlares esse impulso. Nenhum cocker, que eu conheça, gosta de tomar banho. Há uns que reagem melhor que outros. O meu truque é, e como tenho a sorte de ter um, ir com eles para o banho dentro do "poliban" e fechar-mo-nos lá dentro. Quer queiram quer não ficam alí e pronto, aguentem-se! Depois do banho vem a parte da secagem, e eu como sou casado tenho a vantagem que a minha esposa faz esta parte (Eu nesse dia tomo quase 3 banhos - o meu, outro com a Ozzy e outro com o Zeus), e ela seca-a com a toalha e depois com o secador. A seguir, quando a pomos no chão, ela desata a correr pela casa e esfrega-se por tudo o que é sitio.
não te esqueças que o Cocker é um cão caçador, Retriever e levanta caça por excelência, por isso reage mal a cheiros estranhos... A histeria e o roçar-se pelas paredes é para retirar o cheiro e ir buscar o cheiro dela própria. Hás de reparar que a tua cadelinha, se por acaso encontrar um animal morto na rua, atira-se para cima dele, a roçar para apanhar-lhe o cheiro.

Não mimes muito a tua cadelinha, dá-lhe a ração devida, brinca com ela e faz grandes passeatas. São os melhores conselhos que há. :D

Vcs são de que zona do país?

P.De Feyter.
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

segunda abr 19, 2010 9:01 am

SappyCookie Escreveu:
aisd Escreveu:

sim, é o que nós fazemos. ignoramos. no inicio davamos logo atençao, mas há bastante tempo que mudamos de atitude.

creio que o seu problema é de atençao, de facto, porque ela a procura quase constantemente. a unica altura em que nao me "chateia" é quando estou no quarto à noite em frente ao pc. já se habituou a isso... de resto, ver tv, andar pela cozinha, etcs... anda sempre a chamar por mim.
em geral é o que tento fazer, nao lhe dar demasiada atençao, e agradeço a interessante dica sobre o passeio! :)
Isso de andar sempre atrás de si é normalissimo, eles são verdadeiras sombras, sempre colados a nós, uns veradeiros dono-dependentes. Mas como já lhe foi dito, procure um treinador e não se esqueça, não lhe dê atenção antes de sair e ao chegar a casa, brinque muito com ele e faça-o gastar energia
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Wasp1975
Membro Veterano

segunda abr 19, 2010 9:02 am

aisd Escreveu: Passeamos COM os nossos animais, na sua companhia, não estamos lá a passeá-los.
Esta é das melhores frases que já vi neste forum...
Pura e completa verdade :wink:

Paulo De Feyter.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda abr 19, 2010 11:17 am

ão vejo o problema de ser comprada uma loja, criador ou adoptada numa associação. O que interessa é teres um animal, tendo pago 0 - 100 - 1000 por ele/ela. O único problema das lojas é que normalmente descuidam-se um pouco nos cuidados veterinários, mas se logo a seguir pegaste na caderneta e foste fazer as vacinas que faltavam, também não será por uma semana de atraso que coisas más vão acontecer.
:lol: :lol:
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda abr 19, 2010 11:32 am

Wasp1975 Escreveu:
bom dia SappyCookie,
Não vejo o problema de ser comprada uma loja, criador ou adoptada numa associação. O que interessa é teres um animal, tendo pago 0 - 100 - 1000 por ele/ela. O único problema das lojas é que normalmente descuidam-se um pouco nos cuidados veterinários, mas se logo a seguir pegaste na caderneta e foste fazer as vacinas que faltavam, também não será por uma semana de atraso que coisas más vão acontecer.

Ai não??? :roll:

Então perca lá uns minutos e leia estes tópicos sff.:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=56477

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=1474

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53332

Depois venha cá emendar o que escreveu :roll: :roll: :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Responder

Voltar para “Cães”