Novas fotos do Jacques : )

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

domingo abr 18, 2010 5:13 pm

Boa tarde,
Há algumas semanas coloquei um tópico onde referi que estava a pensar adoptar um gato Bosques da Noruega azul. Infelizmente, a minha reserva foi a última e o meu gatinho acabou por morrer, situação que me deixou muito triste. A criadora fez tudo por ele, esteve internado durante uns dias numa clínica mas, após o veterinário a ter informado de que, muito provavelmente, o gatinho iria sofrer de saude no futuro, ela optou por deixá-lo ir. Fartei-me de chorar, mas acho que foi a opção certa.
Entretanto consegui a reserva de um outro gatinho Bosques da Noruega, algo que é muito difícil pois as listas de espera são enormes. Ainda assim, vou esperar pela próxima ninhada de azuis da mesma criadora, que me colocou já com prioridade. Ficaria assim com duas beldades desta raça em casa. Estou a pensar, obviamente, em castra-los.
Fui visitar um amigo de infância que sei que tem um casal de Bosques da Noruega porque queria vê-los e matar um pouco a minha "ansiedade" pelo novo. no entanto, deparei-me com uma situação que considero inadmíssivel. Os gatos tiveram gatinhos, e eles têm os gatos num gatil velho, onde chove. Colocaram os gatinhos (os quais devem ter perto de dois meses) numa prateleira onde guardam os sacos da ração (o único local onde não chove), onde os gatinhos estam sujeitos a cair e não conseguir voltar a subir, ficando sujeitos à chuva. Não têm onde fazer as necessidades, pelo que as fazem no mesmo local ode dormem. Tinahm uma quantidade mínima de água, tive que ser eu a encher o bebedouro. E nenhuma comida (coloquei uma mão de ração e pareciam loucos a comer). A mãe dos gatinhos está magra e não me parece ter leite.
Para piorar a situação, dois dos gatinhos e a mãe estão com conjuntivite e raramente lhes põe pomada (mais uma vez, tive que ser eu a pô-la).
Como é uma família com bastante dinheiro (mais uma prova de que ter dinheiro não substitui outras coisas), eles oferecem os gatinhos a amigos e conhecidos, juntamente com uma declaração de venda e cópia autenticada do LOP dos pais. Um dos gatinhos (o único dos três que aidna não foi afectado pela conjuntivite) não tem dono. Ao olhar para eles naquele estado fiquei chocada e irritada :x
Pelo que decidi, uma vez que o rapaz foi meu colega, pedir para ficar com o gatinho sem dono.
A minha questão é a seguinte, uma vez que eles ainda não têm dois meses (devem ter mais ou menos um mês e meio), acham boa ideia trazê-lo para casa? Eles já comem bem e eu posso dar-lhe leite de substituição. É que custa-me imenso vê-los naquele estado, e visto que não posso fazer nada pelos restantes pois um deles ficará para o meu colega e o outro já tem dono, achei que seria melhor trazê-lo já para casa, uma vez que tenho condições para o ter aqui dentro e depois aos seus futuros irmãos. O que acham?
Última edição por joana_boris em domingo jun 20, 2010 6:42 pm, editado 1 vez no total.
AlexSandra
Membro Júnior
Registado: domingo mai 24, 2009 1:37 pm

domingo abr 18, 2010 5:41 pm

:cry: boa tarde,

fiquei de coraçao partido...
eu acho que deveria ficar com o gato... mais vale terem um lar, do que estar perto da mae, e nessas condicoes..
poderia tambem fazer uma denuncia.... :S, mesmo sendo meu amigo eu faria-o.... nao ha direito!!!!!
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo abr 18, 2010 5:57 pm

Olá, Joana. Pode (e deve, dadas as circunstâncias) trazer o gatinho o mais rapidamente possível. Com mês e meio, já pode dar-lhe ração própria para a idade dele.
E deve também falar com os seus amigos e convencê-los a não ter os animais nessas condições -- ou então a dá-los a quem os estime. Para que querem eles os gatos assim?
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
joana_boris
Membro Veterano

domingo abr 18, 2010 6:10 pm

olá Alexandra e Tassebem,
tal como vocês, fiquei muito chocada com a situação.
Eu sei que os gatos, especialmente os Bosques, que têm um progresso de amadurecimento lento, devem ficar perto das mães e dos irmãos até aos três meses, para que se desenvolvam enquanto gatinhos. Mas acho que são completamente fiderentes as situações entre estar plenamente descansada porque confio no criador e sei que este é responsável e se preocupa com o bem estar dos gatps e esta em que fico de coração partido ao olhar para as péssimas condições em que estão os gatos, todos lindíssimos mas extremamente magros e os pai e a mãe cheios de nós no pelo (aliás, aquilo já não são nós, mas sim rastas).
Infelizmente não tenho confiança com a pessoa em questão, já não falava com o meu colega desde a primária (já lá vão uns anos) mas cumprimento-o na rua e sei que, tal como eu, quer seguir medicina veterinária de animais domésticos. E não quero ser desagradavel (uma vez que tenho tendencia a exaltar-me neste tipo de discussões) e sujeitar-me a perder o gatinho.
Já avisei o meu colega de que tem que lhes por a pomada duas vezes ao dia (espero que o faça).
Agora estou à espera de telefonar à senhora para saber se ela me dá autorização para o trazer para casa. Estou numa pilha de nervos pois acho que nem vou consigo dormir descansada sabendo que o gatinho está naquelas condições se não mo deixarem trazer :(
De qualquer forma, está decidido, eu vou trazer o gatinho pois sei que se não leh arranjarem dono o colocam numa loja de animais. Até lá, fico com o coração apertado.
AlexSandra
Membro Júnior
Registado: domingo mai 24, 2009 1:37 pm

domingo abr 18, 2010 6:26 pm

espero bem que consiga...

va dando noticias por favor...
joana_boris
Membro Veterano

domingo abr 18, 2010 6:30 pm

Vou agora ligar para a senhora para saber se posso ir buscar o gatinho agora. O senhor que me faz entregas de rações e outros produtos já me vei otrazer um saco da ração que eles estão a comer (RC kitten), leite de substituição, um wc e areia. De resto vou pô-lo a dormir comigo no quarto. Amanhã já o posso levar ao veterinário. Esperemos agora que me deixem ir buscá-lo.
joana_boris
Membro Veterano

domingo abr 18, 2010 6:47 pm

olá, já falei com a senhora e ela diz que não ha problema. vou buscar o Jacques (já tem nome e tudo!). Se possível vou deixar fotos ainda hoje para verem a pena que é deixar estes gatinhos lindos naquele estado (estes e quaisquer outros , claro).
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

domingo abr 18, 2010 7:35 pm

Acho que fez muito bem joana_boris!

É preferível trazê-lo já - e até porque segundo disse a mãe já não deve ter leite e ele já pode comer ração para gatinhos - do que deixá-lo naquelas condições e sujeito a nem sequer sobreviver.

Quanto ao resto o único comentário que me ocorre: isto não é só para quem quer e/ou pode, mas sobretudo para quem realmente gosta!

Aguardo notícias e desejo boa sorte :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
joana_boris
Membro Veterano

domingo abr 18, 2010 8:34 pm

olá a todos
o jacques já está em casa mas muito assustado.
Como não davam muita atenção aos gatinhos eles tornaram-se um pouco bravos então bufam muito. Com estas mudanças todas, ainda pior. Qualquer coisa que mexa o faz bufar e assustar-se. Fiz-lhe um biberão de leite para gatinhos da RC que ele começou a beber mas depois trincou a ponta do biberão e engoliu-a. Espero que isto não seja um problema. Agora pus-lhe o leite numa tacinha com alguma ração RC babykitten ao pé, mas ele, de tão assustado, nem olha para ela. De resto é um lindo gato, claro. Não lhe quis tirar fotos para não o stressar mais.
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo abr 18, 2010 8:40 pm

Joana, é naturalíssimo que esteja assustado e que hoje nem coma. Ponha-o quentinho, num sítio tranquilo, volta e meia fale com ele, faça-lhe festinhas...
Os outros dois gatinhos também já estão com os novos donos?
E para que quer o seu colega (ou a família dele) os gatos? Para fazer criação?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
joana_boris
Membro Veterano

domingo abr 18, 2010 8:48 pm

olá Tassebem, bem sei que é natural que não coma por estar neste estado de ansiedade, mas como me lambeu os dedos com leite e bebeu um pouco do biberão decidi colocar numa taça, mas ele nem olhou para ela, claro. Está mais preocupado com os barulhos e pessoas à volta dele. Vou-lhe dando algumas festinhas mas ele encolhe-se todo, penso que por estar num sítio desconhecido e ter sido pouco acarinhado.
A mãe do meu colega comprou os dois gatos, penso que para fazerem companhia aos filhos, que muito lhe pediram quando pequenos. Mas como já todos sabemos as crianças pedem, pedem, mas não são minimamente responsáveis pelos animais e os pais devem ter noção disso. Tanto que, hoje, o único dos filhos que liga alguma coisa aos gatos é o meu colega, e mesmo assim, pouco ou nada...De resto, é a empregada que lhes dá comida, água e limpa o gatil. Decidiram coloca-los lá porque o macho marcava o territorio dentro de casa e o cheiro era insopurtável.
Porque é que não optaram pela castração? Não faço ideia. Eles nem sequer fazem dinheiro com os gatos porque acabam por oferecer todos ou quase todos. Quando não oferecem colocam na loja.
Um dos gatinhos já tem dono, mas não sei quem é. O outro será para o meu colega que quer levá-lo quando for estudar para fora. Este será castrado a pedido da mãe que não quer que ele marque território dentro de casa.
Tassebem
Membro Veterano

domingo abr 18, 2010 8:53 pm

Se o filho vai estudar para fora e a senhora não quer saber dos gatos, veja se os convence a dar os pobres animais. Se não são para fazer dinheiro nem companhia, não sei porque hão-de querer conservá-los. Provavelmente até agradecem se se lhes arranjar dono.
E pode ser que o seu colega aprenda alguma coisa na faculdade.. ou não, nunca se sabe.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
joana_boris
Membro Veterano

domingo abr 18, 2010 9:03 pm

Duvido muito que os dêm. A mãe do meu colega passa a vida a falar do dinheiro que deu por eles. e às vezes ainda vai buscar a gata para dentro de casa. Mas só quando apetece. Como se os animais só servissem para quando convém. Enfim, acho que não há mesmo nada a fazer em relação a esse assunto. Se eu pudesse ficava com todos.
Tassebem
Membro Veterano

domingo abr 18, 2010 9:07 pm

joana_boris Escreveu:olá Tassebem, bem sei que é natural que não coma por estar neste estado de ansiedade, mas como me lambeu os dedos com leite e bebeu um pouco do biberão decidi colocar numa taça, mas ele nem olhou para ela, claro. Está mais preocupado com os barulhos e pessoas à volta dele. Vou-lhe dando algumas festinhas mas ele encolhe-se todo, penso que por estar num sítio desconhecido e ter sido pouco acarinhado.
A mãe do meu colega comprou os dois gatos, penso que para fazerem companhia aos filhos, que muito lhe pediram quando pequenos. Mas como já todos sabemos as crianças pedem, pedem, mas não são minimamente responsáveis pelos animais e os pais devem ter noção disso. Tanto que, hoje, o único dos filhos que liga alguma coisa aos gatos é o meu colega, e mesmo assim, pouco ou nada...De resto, é a empregada que lhes dá comida, água e limpa o gatil. Decidiram coloca-los lá porque o macho marcava o territorio dentro de casa e o cheiro era insopurtável.
Porque é que não optaram pela castração? Não faço ideia. Eles nem sequer fazem dinheiro com os gatos porque acabam por oferecer todos ou quase todos. Quando não oferecem colocam na loja.
Um dos gatinhos já tem dono, mas não sei quem é. O outro será para o meu colega que quer levá-lo quando for estudar para fora. Este será castrado a pedido da mãe que não quer que ele marque território dentro de casa.
Se sobreviver até lá. Pelo que disse dos olhos deles, provavelmente estão com coriza.
joana_boris
Membro Veterano

domingo abr 18, 2010 9:50 pm

Provavelmente passo por lá novamente amanhã ara ir buscar os papeis do jacques e vou pedir autorização à senhora para levar os gatos ao veterinário. E se necessário eu mesma ou a minha mãe vamos lá por-lhes a pomada ou o que for preciso. Não posso fazer mais nada, Infelizmente. E já não me fecharem a porta na casa por acharem que já estão fartos de nos ver lá é uma sorte.
Última edição por joana_boris em segunda abr 19, 2010 2:19 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Gatos”