Um amigo para o Barnabé

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
suzie
Membro Júnior
Registado: domingo mar 24, 2002 12:24 pm
Localização: 2 Tartarugas, a Anastácia e a Stinky; 1 europeu comum pirata, a Emma

terça out 21, 2003 8:34 am

Olá a todos,

Antes de mais, peço desculpa por não conseguir ler todos os tópicos. Gostaria de perguntar o que acham de eu comprar um novo amigo para o meu hamster, o Barnabé. Ele já tem mais de 1 ano, e tenho medo que eles não se deêm bem. Ele é um siberiano.

Gostaria de saber a vossa opinião, já que são mais experimentes do que eu neste assunto.

Obrigada pela atenção, suzie. :D
RapToReSse
Membro
Registado: sexta set 05, 2003 3:47 pm
Localização: Duas gatas siamesas de 5 anos, um Yorkshire de 8 meses, 5 hamsters russos, um casal de chinchilas

terça out 21, 2003 9:18 am

Olá Suzie:)

Realmente já é um pouco tarde para dares um amigo ao teu hamster, pois apesar de ser siberiano pode não reagir bem. É sempre uma questão de sorte, os meus são novinhos e durante meses tive 1 macho e duas fêmeas juntos, e um belo dia tive que separar o macho porque as fêmeas começaram a "bater-lhe".
É sempre melhor comprares uma fêmea para ele, se bem que não me parece que ele permaneça fértil por muito mais tempo (mas sobre isto não tenho a certeza). Com outro macho há mais hipóteses de briga.
Podes tentar, pode ser que sejas bem sucedida, mas há que ter em conta que a qualquer momento podem surgir conflitos. Há que estar atenta sempre, não queres com certeza ter um dos teus amiguinhos morto pelo outro....!! E é preciso teres possibilidades para manter os dois em gaiolas separadas caso haja de facto problemas, pois a partir do momento em que compres outro animal tornas-te responsável pelo seu bem-estar e felicidade.
O conveniente é, quando trouxeres o outro da loja, o manteres na caixa algum tempo para que o cheiro dele/a se impregne nas palhinhas, etc. Depois trocas: pões o teu hamster na caixinha e o novo na gaiola, para sentirem o cheiro um do outro. Podes trocar mais uma ou duas vezes, e de seguida se tiveres uma gaiola onde seja possível ter uma divisória, pões um de cada lado para que se possam cheirar sem se agredir, e vais trocando de lado de vez em quando. Caso não tenhas esta divisória, fazes como referi antes e depois experimentas num terreno neutro - uma banheira limpa e seca é um bom sítio, não é território de nenhum e logo verás como se dão. Ao início é natural que "meçam forças", mas se vires que de facto se dão mal desiste e volta a tentar mais tarde. Nesse caso tens que ter uma segunda gaiola, claro....
Quando vires que eles se dão bem, limpas e lavas a gaiola do teu hamster, trocas o fundo da gaiola e a palha para que não haja cheiros de nenhum deles, a comida tb, lavas tds os objectos da gaiola etc, e depois pões os dois juntos.
Faço votos para que tudo corra bem, pois também acho que todos os animais devem ter companhia.... Mesmo sendo um pouco tarde, acho que o teu pequenino merece ter um companheiro ou uma companheira. Mentaliza-te porém que pode não resultar nem com um macho nem com uma fêmea....
Um abraço,
Alexandra Martins
suzie
Membro Júnior
Registado: domingo mar 24, 2002 12:24 pm
Localização: 2 Tartarugas, a Anastácia e a Stinky; 1 europeu comum pirata, a Emma

terça out 21, 2003 9:52 am

Olá,

Obrigada pelas dicas. Eu já tinha lido num site que se deveriam juntar os hamsters siberianos com meses ainda, mas queria saber da experiência de outras pessoas que tivessem hamsters.

Vou tentar arranjar as condições que me dizes, se achar que já é tarde, paciência, eu sempre lhe dei atenção extra.

Mais uma vez obrigada, suzie. :D
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça out 21, 2003 10:03 am

olá,

Podes também tentar comprar uma essência de frutos na bodyshop, colocas nos teus dedos e tocas ao de leve pelo pêlo de ambos e pela gaiola toda ( não os labuses todos, é mesmo só um cheirinho de nada). Vais ver como ficam confusos com os cheiros e tendo ambos o mesmo cheiro, pode ser que fiquem amigos, logo nos primeiros encontros.
RapToReSse
Membro
Registado: sexta set 05, 2003 3:47 pm
Localização: Duas gatas siamesas de 5 anos, um Yorkshire de 8 meses, 5 hamsters russos, um casal de chinchilas

terça out 21, 2003 3:04 pm

Olá:)

Sim, é uma boa solução de recurso caso o resto não resulte. Eu pessoalmente não o usaria na primeira tentativa pois teria medo que lhes fizesse mal caso comessem (eles lambem-se....), mas a Elsa é bem mais experiente que eu, por isso calculo que saiba que não lhes faz mal.
Um abraço,
Alexandra Martins
Responder

Voltar para “Exóticos”