Tartaruga doente? (pele)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
XkO20
Membro
Registado: sexta mar 19, 2010 2:09 pm

segunda abr 19, 2010 5:11 pm

Boa tarde a todos. Desde já peço desculpa se estou a criar um tópico existente, mas é que ontem à noite estive à procura de ajuda aqui e não encontrei propriamente um tópico com as mesmas "características".

Uma das minhas tartarugas (hieroglíficas) está com umas manchas brancas nas patas. Antes eu pensava que fazia parte da mudança de pele porque as outras duas tartarugas (que são um pouco mais velhas que ela) estão na mudança de pele e vejo mais ou menos como é.
Mas acho que não se trata de mudança de pele. Já peguei nela e tentei retirar puxando com a mínima força a zona branca. Se fosse pele morta, saía porque não fiz muita força e se fosse pele saía mesmo.

Hoje tirei umas fotos para vos mostrar.
Imagem

Se o tamanho da imagem é má ideia, avisem. Só quero que vejam as manchas a que me refiro :(

Perguntaram-me se as manchas eram o único sintoma, sim é. Ela anda a comer normalmente e tudo. Só mesmo as manchas.
Vão aconselhar veterinário, certo?
Eu acho o mais correcto mas aqui nos Açores acho que não vou encontrar nenhum com especialização em tartarugas ou répteis. :(
jfcs
Membro Veterano
Registado: terça fev 10, 2009 7:21 pm
Localização: Kyara , Luna , Jeniffer , 2 Tartarugas , 2 Chinchilas: Chin & Xico

segunda abr 19, 2010 5:31 pm

isso parece mesmo fungos o melhor sera ir ao vet para fazer tratamento.
o que pode ir fazendo é limpar essa zona com betadine diluido em agua.
mas tente ver algum vet ai na sua zona é o melhor.
Joana Silva
XkO20
Membro
Registado: sexta mar 19, 2010 2:09 pm

segunda abr 19, 2010 7:04 pm

Vai ter mesmo que ser? Coitada :(
Vou ver se encontro algum Vet. que veja isso.
Martavences
Membro Veterano
Registado: quinta abr 10, 2008 4:36 pm

quinta abr 22, 2010 6:22 pm

Tou com um problema identico com a minha tartaruga mas o problema dela foi devido a uma bacteria. As manxinhas amarelinhas k tem por causa da especie (corcunda do mississipi) cumeçaram a ficar vermelhas e fui logo ao vet com ela e ta com uma dermatite mas ainda no inicio mas mesmo axim com 10 dias de antibiotico so agora é que esta a melhorar. Para alem do antibiotico estou a fazer cerca de 15 a 20 minutos banhos de betadine disolvido em agua. è o melhor desinfectante e ajuda a desinfectar a pele que ta com algum problema. Mete-se mais ou menos agua de maneira a tapar a carapaça e depois mete-se betadide de maneira a ficar tipo um cha franco. Nao se deve tambem abusar no betadite.
Enquanto nao vais ao vet vai fazendo isto que nao faz mal nenhum e vai ajudar a melhorar.
Alguma duvida podes perguntar :)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”