vansII Escreveu:TheOne Escreveu:Antes de mais pode ler este tópico:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=66656
Relativamente à questão, NÃO, uma criança de 5 anos NÃO está apta a "tomar conta" de um cão.
Crianças e animais nunca devem permanecer juntas sem supervisão de um adulto.
Os animais são SEMPRE responsabilidade dos adultos.
É benéfico proporcionar o convívio entre animais e crianças. A minha filha tem quase 7 anos, nasceu e toda a vida viveu com animais (cães, gatos, recentemente roedores e répteis), nunca lhe fez mal, e alergias é algo que não tem.
Sim, mas foi isso que quiz dizer...fui mal interpretada! A questão é a maturidade ... adoptar um animal, para que a criança de habitue e tenha o sentido de "responsabilidade" - não é a melhor palavra mas....
O que quer dizer é que acho que é bom para a criança, para que saiba partilhar os mimos com outro ser, tenha um espirito mais aberto e esteja feliz, que no fundo, os animais transmitem felicidade, certo? e companheirismo! Esse é o objectivo!
Claro que a criança nunca estará sozinha com o animal, muito menos será da sua responsabilidade cuidar dele, se bem que pode ser transmitido o valor do cuidado e ajuda a tomar conta do animal...
Só perguntei, porque tenho duvidas quanto à segurança...e se acham um bom passo a dar, visto que essa minha amiga tem inseguranças e gostava de a aconselhar!...
Que tipo de "segurança" tem a sua amiga receio?
Por norma, quando se têm tantas dúvidas, eu aconselho a NÃO ter qualquer animal.
Há um texto com algum humor, mas que revela bem a realidade de quem tem cães, independentemente de ter crianças ou não:
AVISO - Pra quem visitar a minha casa:
Preste Atenção!!!
Se não quiser ser recebido por patas e rabinho “dançante”,
não entre... porque um cão vive aqui.
Se não gosta de nariz gelado e língua molhada, não entre... porque um cão vive aqui.
Se não quiser tropeçar nos brinquedos espalhados, não entre... porque um cão vive aqui.
Se acha que uma casa deve estar sempre cheirando a perfume,
não entre... porque um cão vive aqui.
Mas se não se importa com nada disso, você será muito bem recebido em meu lar e muito amado também...
1. Seja bem-vindo.
2. Lembre-se de que meu cachorro vive aqui. Você não.
3. Se você não quer pêlos de cachorro em suas roupas, fique longe dos móveis.
4. Sim, os cachorros têm hábitos desagradáveis. Eu também, assim como você. E daí?!
5. CLARO que ele cheira a cachorro. Já percebeu como nós, humanos, cheiramos ao final de um dia de trabalho? Coloque-se no lugar de alguém que tem um olfacto 400 vezes mais sensível que o seu e sempre o receberá com explosões de carinho no retorno ao lar.
6. É da natureza dele tentar cheirar você. Por favor, sinta-se à vontade para cheirá-lo também.
7. Se existisse algum risco do cachorro mordê-lo, eu não o deixaria se aproximar de você. Porém, não posso impedi-lo de responder a agressões, as quais podem ocorrer até em pensamento, seja para com ele, seja para comigo a quem devota fidelidade. Os cachorros percebem, tenha certeza.
8. Você já tentou beijar alguém e recebeu em troca um empurrão? Se um cachorro tentar lambê-lo é porque aprova sua presença e quer demonstrar isso carinhosamente a você; e lembre-se que cachorros não mentem ou fingem.
9. Aqui cachorro recebe devidos cuidados veterinários, alimentação sadia e cuidados higiénicos. Sua companhia é altamente recomendada pelos médicos, e a maioria das doenças que contraímos ao longo da vida com certeza nos são transmitidas por outros humanos.
10. Há diversas situações nas quais cachorros são preferíveis a pessoas. Afinal de contas, sempre podemos confiar inteiramente em sua fidelidade e sinceridade.
11. Para alguns ele é um simples cachorro. Para mim é um filho adoptivo que anda de 4 e não fala tão claramente. Eu não tenho problema em nenhum desses pontos. E você?
12. Volte sempre que quiser, pois será bem-vindo. Até pelo cachorro. Eles são mais sensíveis que nós, bastando se aproximar para distinguir com clareza verdadeiros amigos de pessoas falsas.
"Existem pessoas que não gostam de cães, estas, com certeza, nunca tiveram em sua vida um amigo de quatro patas. Ou, se tiveram, nunca olharam dentro daqueles olhos para perceber quem estava ali."
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido