Desta é de vez. Ando há uma série de dias para responder neste tópico e não tenho tido disponibilidade. Como entretanto o tópico caiu, vou citar o essencial para situar melhor a minha intervenção. Para começar vou citar a minha anterior mensagem, a qual, tal como já calculava, iria provocar algumas discordâncias.
nel Escreveu:Esta é a atitude típica da pessoa que usa o cão como um objecto ou é totalmente inconsciente e ignora que o cão (qualquer cão, de qualquer raça) sofre por ficar só.Fourpows Escreveu:Quanto ao tempo que disse estar ausente de sua casa, não se preocupe. Muitas pessoas que possuem cão em casa estão mais tempo ausentes e nem sequer têm essa tal hora disponivel para vir a casa.
Mas o que é grave é que é a atitude comum. A maior parte das pessoas ama desalmadamente os seus cães, não podem passar sem eles, mas... o trabalho, os afazeres, as conveniências, estão em primeiro lugar. Ah, eles ficam tão confortáveis em casa, eles habituam-se, eles isto eles aquilo, é um rol de argumentos.
O único conselho honesto que poderei dar às pessoas é este: se não puderem dispor de tempo suficiente para o cão, então arranjem outra solução qualquer (talvez o gato não seja tão possessivo, não sei...).
Façam isso. Deixar o cão horas e horas a fio metido dentro de um apartamento é faltar-lhe ao respeito.
Ora vamos lá a ver.Nokio Escreveu:Nel disse:
Citando:
Deixar o cão horas e horas a fio metido dentro de um apartamento é faltar-lhe ao respeito.
Olá Nel,
por acaso quando pus o meu último post neste tópico não reparei nesta sua frase... que considero no mínimo provocadora para quem trabalha e tem um animal de estimação.
Então quer dizer, segundo o Nel eu falto ao respeito ao meu cão pq ele imperativamente tem de ficar em casa até ao meu retorno depois de um dia de trabalho? Ou acha só os reformados, estudantes (alguns) e faz nenhuns é que podem ter cães em apartamentos? Eu que trabalho a 50Km de casa... nem pensar!
É por causa de ele ficar às vezes 12 hrs à minha espera que lhe falto ao respeito, sou inconsciente e ignoro-o?
Esta afirmação é no mínimo de alguém que tem todo o tempo do mundo para dispender...
O cão TEM de se habituar a estar sem o dono, esperar por ele e . (ponto final)
Eu parto do princípio de que os participantes de um fórum como este são minimamente responsáveis e igualmente cuidam bem dos seus animais. Haverá excepções? É provável, mas a maioria das pessoas julgo que pertencem a este grande grupo. Mas mesmo havendo pessoas que não sejam exemplares neste domínio, mesmo assim, estou certo disso, não têm nada a ver com certos donos que exercem verdadeiras atrocidades em relação aos seus animais de "estimação".
Eu acho que devo frisar bem isto, porque ao fazer um reparo como o da minha mensagem anterior, ele deve ser entendido com um elevado grau de relatividade. Isto é, eu não estou a meter no mesmo saco os donos de cães mal tratados com outros que, por princípio, os tratam bem.
O problema é este. Por este andar e se poupamos as palavras, deixamos de nos expressar com toda a franqueza e frontalidade. E isso é mau. Julgo que não devemos poupar-nos à polémica, desde que ela seja exercida com seriedade e com respeito.
Por outro lado, eu não tenho o direito de acusar quem quer que seja. Ao exprimir a minha opinião, não estou a apontar o dedo a ninguém.
Em relação ao conteúdo em si expresso na minha mensagem anterior, de facto estou absolutamente convencido de que os cães (mais uns do que outros) sofrem muito quando ficam horas a fio sozinhos. Digo mais uns do que outros, porque isso depende muito da habituação. Conheço pessoas que habituaram o cão a ficar só desde os primeiros meses de idade e eles ficam algumas horas sozinhos sem aparentemente manifestarem sofrimento e conheço outras que também tentaram habituá-los, mas nunca conseguiram. Os cães ficam a ganir horas seguidas.
Adquirir um cão e deixá-lo sozinho em casa é uma atitude que passou a ser "normal". Dramaticamente normal. Tornou-se uma espécie de "mal necessário".
Nokio, eu não quero de forma alguma pessoalizar a situação, mas deixar um cão sozinho 12h acho que é uma violência para um cão. Poderá não ser para o TEU cão. Eu até poderei admitir que ele fica todo consolado a dormir todo esse tempo. Mas se assim for, será uma excepção.É por causa de ele ficar às vezes 12 hrs à minha espera que lhe falto ao respeito, sou inconsciente e ignoro-o?
Claro que sim. Mas qual é a dúvida? Eu se não tivesse disponibilidade, não teria cães de certeza absoluta. Mas tenho disponibilidade. Sou um privilegiado...Esta afirmação é no mínimo de alguém que tem todo o tempo do mundo para dispender...

E se não se habituar, como acontece com a maioria dos cães? Seja pelo temperamento do cão, seja pela falta de habilidade do dono?O cão TEM de se habituar a estar sem o dono, esperar por ele e . (ponto final)
É a meu ver um princípio errado. Não é o cão que TEM a obrigação de se habituar. É o dono que TEM A OBRIGAÇÃO de prever como vai ser a sua vida e a disponibilidade para dar ao cão a atenção que ele merece.
Isto é mesmo partir de uma premissa errada. Realmente, e disso não tenham dúvidas, a maior parte das pessoas não tem disponibilidade de ter cão. Mas têm. E aí é que está o problema.Dalilah Escreveu:Nel, nem todas as pessoas têm 24 horas por dia para ficarem em casa! Toda e gente trabalha! Com esse pensamento, quase ninguém podia ter cão! Obviamente, quem trabalha muitas horas... não deve ter cão, mas...
Ora muito bem. Vamos ver as coisas por outro prisma.
A minha intervenção anterior veio na sequência da questão colocada por um novo membro que pediu a nossa opinião sobre se deveria ou não ter um cão, dada as longas ausências em casa por motivos profissionais.
O que me fez reagir foi este conselho:
Quanto ao tempo que disse estar ausente de sua casa, não se preocupe. Muitas pessoas que possuem cão em casa estão mais tempo ausentes e nem sequer têm essa tal hora disponivel para vir a casa
Ora já há tantos cães abandonados em casa horas seguidas e vamos dar aqui conselhos deste teor? Digam-me francamente: acham bem?