não consigo mandar abater : (

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta abr 21, 2010 5:00 pm

E vai correr tudo bem , Bullie .
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

quarta abr 21, 2010 6:31 pm

Espero do fundo do coração que corra tudo bem Bullie e BFR3ITAS muita muita força!
<p>Cumprimentos</p>
mar70
Membro Veterano
Registado: terça ago 18, 2009 8:10 pm

quarta abr 21, 2010 7:43 pm

acho que ja foi dito tudo mas deixo também aqui o meu testemunho.

além dos meus, mesmo meus já passei por algumas eutanásias... doem todas muito, cada uma a sua maneira...

a última a minha Queen, uma gata com um linfoma nasal... fiz tudo por ela q nos foi possivel, lutamos as duas juntas contra o terrivel linfoma, fez 4 ciclos de quimioterapia... no fim do 4º ciclo já tudo me deixava duvidas mas nao conseguia tomar a decisao... chegava a casa, direita a ela para lhe pegar ao colo, dar mimos e tratar dela... nesse dia cheguei e ela olhou para mim e suspirou... percebi que tinha chegado o dia... ja nao conseguia lutar mais e a doença era mais forte que ela... nao esperei nem mais um segundo... deixei os miudos com os avós e agarrei nela como se me pudesse arrepender se nao fosse naquele momento... eram 18h30 e fui para a clinica...
adormeceu ao meu colo, com o focinho encostado ao meu pescoço como sempre adorava fazer...
ainda me angustia muito saber que perdi esta luta contra a doença e que a perdi a ela...
mas naquele dia senti que era a unica pessoa que tinha q estar com ela no momento de atravessar a ponte do arco-iris...afinal era a minha Queen...

escrevo-lhe isto e acredito que choro ainda muito esse dia... nunca sera facil mas é sem duvida o maior acto de amor para com eles terminar com o sofrimento e deixa-los partir...
Basf22
Membro
Registado: sábado nov 14, 2009 10:14 am

quarta abr 21, 2010 10:41 pm

Não consigo dizer muito. Sei como são dificeis estes momentos, também já os passei. Deixam marcas. :cry: Força!
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

quarta abr 21, 2010 10:43 pm

Tópico de partir o coração ... :cry:
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

quinta abr 22, 2010 9:28 am

Nunca passei por isso, mas tenho medo de um dia ter de tomar essa horrorosa decisão.
Não gostava de estar nos seus "sapatos"... :(
gatagira
Membro Júnior
Registado: sexta fev 06, 2009 11:07 am

quinta abr 22, 2010 9:48 am

so lhe posso deixar muita coragem... tb passei por 1 perda recente, a minha gata morreu no dia 30 de março... doi muito e ainda hoje tento arranjar soluçoes para aliviar a dor, tento mentalizar-me q a fiz feliz durante a vida dela.. coragem e muita força!
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

quinta abr 22, 2010 1:33 pm

Este tópico é de partir o coração.

Infelizmente também passei por uma situação destas em Outubro. Foi um dos momentos mais marcantes da minha vida.

A Joaninha tinha 15 anitos e foi-lhe diagnosticado cushing. Apesar de ser um doença cujo desfecho é mais do que previsível ... tanto os vets como nós lutámos com todas as nossas forças ... nunca desistimos dela, aliás como ela também não queria desistir.

Até ao último mês de vida ... teve uma qualidade de vida extraordinária surpreendendo tudo e todos. Fomos algumas vezes de urgência para o vet e quando tudo parecia perdido ... ela dava a volta e recuperava.

No meio disto tudo ... ainda lhe apareceu um linfoma ... até disso ela recuperou com uma garra espantosa.

Ela corria, pulava, brincava, ladrava ... parecia uma cachorrinha apesar de estar tão doente. Várias vezes falámos na eutanásia ... mas, como eutanasiar um animal que acabava sempre por dar a volta por cima.

Os próprios vets não acreditavam ... diziam que a Joaninha era um exemplo de vida, uma lutadora como nunca tinham visto, uma GUERREIRA.

Até que ... chegou o dia 31 de Outubro em que ela estava internada e mais uma vez fui lá para falar com os vets e levar-lhe o franguito com o arrozinho que ela tanto adorava. Para mim ... era mais um dia em que ía ver a minha menina ... infelizmente não foi assim. Este dia foi diferente ... uma das vets disse-me que a minha filhota estava a fazer birra para comer mas que ... quando lhe davam à seringa ... ela comia e se lambia toda ... para nós era só mais uma fase má ... pois ela sempre reagia, sempre recuperava, sempre nos deixava de boca aberta de como era possível ... hoje arranjo uma explicação ... o amor que ela nos tinha e nós a ela.

Quando fui atendida ... vi pela cara do vet que desta vez era diferente ... a Joaninha tinha tido uma convulsão 15 minutos antes ... o que significava que o tumor estava a atingir o sistema nervoso central ... que tinhamos entrado numa fase sem retorno ... que as convulsões se iriam repetir ... quando não sabíamos ... mas iriam voltar. A minha boneca que até aí tinha tido sempre qualidade de vida ... deixou de a ter ... estava a começar a sofrer ... trouxeram-me completamente sedada para eu a poder ver e me despedir dela depois de ter todos termos concordado que tinha chegado a altura.

Foi horrível ... nunca me hei-de esquecer daqueles momentos ... a minha miúda sempre com tanta vivacidade, com os olhitos completamente vidrados, linguita pendurada, envolta em cobertores. Fiquei uns momentos a sós com ela ... e tive de a deixar partir.

Hoje lamento que na hora da despedida ela não estivésse lúcida para ver que a mãmã dela ... aquela que a apanhou do meio dos arbustos do jardim para onde foi despejada, aquela que durante 3 longas semanas lutou por ela, dando-lhe biberon, dormindo com ela em cima do peito para ela ouvir o meu coração a bater ... apesar de todos os vets dizerem que ela não iria sobreviver por ser muito bébé... estava lá na hora da partida.

Ainda hoje me custa muito falar nisto (aliás neste momento as lágrimas correm-me pela cara abaixo).

Custa-me muito ir ao vet e ver um quadrinho com a foto da Joaninha e dos primos lá pendurado, com uma cartinha escrita por ela como forma de agradecimento por tudo quanto fizeram por ela. Nunca poderemos pagar todo o amor, toda a dedicação, toda a ternura que tiveram para com ela.

Nós como donos sofremos e muito ... mas eles apesar de estarem habituados a estas situações, choraram connosco pois a Joaninha também os marcou a eles ... nunca tinham tido um caso em que um animal, apesar de ter uma situação clínica tão complicada e adversa, se tivésse agarrado à vida com tanta garra e dando-nos uma lição de vida a todos que, por muitos anos que vivamos nenhum de nós irá esquecer.

Até sempre Joaninha ... e obrigada por teres feito parte da minha vida durante 15 aninhos repletos de amor, brincadeiras e alguns sobressaltos. :wink:
monicabarbosa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 04, 2006 3:22 am

quinta abr 22, 2010 1:57 pm

gatagira Escreveu:so lhe posso deixar muita coragem... tb passei por 1 perda recente, a minha gata morreu no dia 30 de março... doi muito e ainda hoje tento arranjar soluçoes para aliviar a dor, tento mentalizar-me q a fiz feliz durante a vida dela.. coragem e muita força!

Tambem eu deixei partir a minha tuxinha,nesse mesmo dia :cry:
"No olhar do animal mudo, est&aacute; um discurso que s&oacute; os s&aacute;bios podem verdadeiramente compreender"

Estaras sempre no meu pensamento....no meu cora&ccedil;&atilde;o....1997-2010
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

quinta abr 22, 2010 5:06 pm

e corremos á procura de um vet que estivesse aberto
Tambem eu já passei 2 vezes por situações identicas a estas relatadas aqui,e em idade muito jovem para poder compreender e aceitar a partida daqueles k foram os meus melhores amigos: lord e lello.
O Lord era um castro laboreiro, que foi lá para casa quando eu tinha dois anos de idade, e como foi encontrado no meio de um campo e ainda era muito pequenino, foi alimentado,segundo conta a minha mãe,por aquele k foi o meu biberão... houve sempre um laço mto forte entre nós os dois uma vez k sendo filha única vivia practicamente numa redoma criada pelo meu pai...adiante,o k importa é k ele foi o meu melhor amigo durante quase 15 anos e infelizmente no momento em que morreu,não estive perto dele, mas sei k sofreu muito,mas muito :cry:
Enquanto ele foi vivo não parava por lá nenhum gato,senão ia dar muito mau resultado... mas depois k ele partiu,apareceu por lá uma gata prenha, que teve a ninhada muito perto de casa,então quando os gatitos começaram a andar por ali, eu começei a alimentá-los e depois a mãe desapareceu...um dos gatitos k por lá ficou foi o lello (eu escolhi o nome por ele ser um amarelinho muito fofo), mas era um gato k andava sempre pelos quintais vizinhos e caçava tudo o k podia: pardais/ratos e k depois ia deixar aos pés do meu pai.Infelizmente um dia desapareceu e apesar da nossa busca incansável, ele esteve desaparecido algumas semanas, um sia, um sábado, ao regressar a casa do meu estágio, encontro-o num jardim da casa, deitado debaixo de umas flores,mas a alegria de o ver depressa se dissipou aover k ele só miava,mas não se mexia...assim k o meu pai chegou a casa,envolvemo-lo num lençol e corremos com ele á
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

quinta abr 22, 2010 5:15 pm

procura de um vet k estivessse aberto áquela hora, pelo caminho eu ia com ele nos braços e o coitadinho,miava o caminho todo... Assim k fomos atendidos o vet disse k ele tinha 2 patas fracturadas (do mesmo lado), e disse k se operasse ele recuperava, mas k teria de estar num local fechado e muito quietinho com alguém a supervisionar, infelizmente naquele tempo não havia quem pudesse ficar com ele pois eu tbm já me encontrava a estagiar...depois havia a questão do dinheiro,a cirurgia ia ficar demasiaso cara para as nossas posses... então só tivemos aquela opção, e foi a coisa mais díficil de fazer... nunca mais me vou esqueçer daquele momento em que vi o meu pai a chorar pela 1º vez na vida, ao tirar-lhe a coleirinha do pescoço, já se passaram quase 15 anos, mas ainda hoje sofro com essas lembranças... e o meu pai nunca masi quis nenhum animal até hoje. Já eu não sou capaz de viver um dia sem as minhas meninas... Desculpem o relatório e a extensão dele... Muita força para todos aqueles k têm k passar por estes momentos dolorosos.
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
Andreia1992
Membro
Registado: domingo fev 14, 2010 2:11 pm

quinta abr 22, 2010 8:59 pm

KaluGold Escreveu:Este tópico já me fez chorar... :(
não foi só a ti :( apesar de ainda nao ter passado por um momento destes compreendo que é muito dificil.... a minha kika ja tem 12 anos e nao caminha para nova..... espero nao ter de tomar este tipo de decisoes :S
Andreia1992
Membro
Registado: domingo fev 14, 2010 2:11 pm

quinta abr 22, 2010 9:07 pm

chorei a ler o tópico todo... já foi tudo dito pelos que passaram aqui no forúm... resta desejar muita força Bullie e BFR3ITAS.... força!
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

sexta abr 23, 2010 9:20 am

Trazendo algum alívio a este tópico...

A minha cadela ontem mostrou sinais muito positivos após a cirurgia. Acordou mais espevitada e com GRANDE apetite (esfomeada, de acordo com a veterinária - o que não é de admirar tratando-se de um Bull Terrier que esteve quase 72 horas sem se alimentar). Já foi à rua e, apesar de se cansar muito rápidamente por estar debilitada quer pela fraqueza, quer pela operação, hoje já terá alta ao final do dia. O pior já terá passado.

Ela foi internada e operada de urgência por causa de uma obstrução intestinal causada por corpos estranhos que ingeriu - a pancada dos Bull Terrier de que tudo o que couber na boca é para comer! O RX e a Eco mostravam 2 ou 3 locais nos intestinos onde havia um aumento desmesurado do mesmo provocado por esses corpos estranhos que, no entanto, eram indefinidos e pouco claros. Mais alarmante eram a presença já de algum líquido na cavidade abdominal, ainda que em reduzida quantidade, mas que poderia indiciar alguma ruptura do intestino.

Afinal os corpos estranhos eram um único "enleado" de linhas de tecido de um tapete por ela ingerido juntamente com pedaços de plástico (alguns com um tamanho considerável e de arestas vivas) vindos da cama dela a qual se entreteve a "moldar", formando um "cordel" contínuo que se estendia desde o interior do estômago até ao intestino médio. Foi abrta no estômago e em dois locais do intestino para retirar o conteúdo. Felizmente ainda não havia ruptura de nenhum orgão e o líquido existente era oriundo da inflamação dos intestinos.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

sexta abr 23, 2010 9:54 am

Ufaaaa que alívio Bullie...!!!

Rápidas melhoras... fiquei muito contente em saber que a cirurgia correu bem!
<p>Cumprimentos</p>
Responder

Voltar para “Cães”