IGSG Escreveu:Caros foristas,
Estou com umas dúvidas que gostaria que alguém me esclarecesse, caso saibam.
Já criei pavões, faisões, galinhas de raça, entre outros, e penso que para quem criou ou cria este tipo de aves, é do senso comum que a trovoada "estraga" os ovos que estiverem no choco. E para tal, embora não saiba o porquê, se costuma colocar um peça metálica por baixo do ninho. Como já postei aqui no fórum, tenho um casal de papagaios com ovos. Aqui, há uns dias atrás, trovejou na minha terra. Não tenho nenhuma peça metálica por baixo dos ovos. É possível que os ovos dos papagaios se possam ter "estragado"?
Alguém sabe a justificação científica para esta ocorrência? Existe maneira de evitar? A peça metálica resolve? E porquê?
Obrigado
andei tentando saber algo sobre o assunto pois fui alertado pelo criador
devido a uma forte trovoada que se fez sentir na minha zona e depois de consultar outras pessoas posso lhe dizer que sim e do senso comum pelo menos na minha zona.
pois eu também não sabia que as trovoadas são um perigo para os ovos quando estão em tempo de incubação ,fui alertado pelo criador que me vendeu os cinzentos.
ele disse me que podem morrer dentro do ovo ,penso que foi o que me aconteceu a 3 ovos de aestiva ,dai que só tenha 1 borracho com cerca de 15 dias
tenho falado sobre isso ja me disseram que tem criadores que deixam musica tocando durante todo o tempo para evitar esta situaçao ????
sera possivel???