Olá pessoal!
Por pura coincidência eu também estava a pesquisar sobre substratos para uma piton regius que irei adquirir, e já me deparei muitas vezes com a chamada relva artificial como substrato a ser utilizado.
Pelo que tenho lido esta é muito utilizada do outro lado do atlântico, contudo não me parece ser igual à que tens nas imagens (esta tem que ser "mole" e estar bem fixa para não libertar detritos e tem que apresentar algum grau de drenagem de fluidos para poder ser limpa eficazmente); a tua parece ser daqueles tapetes de relva sintética duros.
Quanto as vantagens e desvantagens, a relva sintética é barata (não tanto como o coco ou o bark), apresentam um aspecto visual agradável, e até é fácil de limpar. Contudo para ser bem limpa é necessário comprar várias peças iguais para ir substituindo no terrário, pois enquanto uma está a ser limpa tens a possibilidade de teres lá outra. Deve ser bem lavada e esfregada com água e caso necessário submergir em lixívia diluída, para eliminar bactérias que se acumulem. Apesar de fazeres bem esta limpeza ao longo do tempo o "relvado" vai se estragando e acumulando cheiro, proveniente das excreções da tua serpente.
Basicamente, se tiveres várias peças, é fácil de substituir, reutilizável, barato e visualmente agradável.
É daqueles substratos bons mas tens outros melhores.
ps.:O cheiro que estava a ser libertado talvez seja, por que tens o tapete directamente ou em contacto próximo com fontes de aquecimento; deve se utilizar uma plataforma elevada ou um substrato que disperse o calor por baixo do tapete.
Desculpa estar a utilizar o teu post mas tenho 2 dúvidas e não penso que deva abrir um outro post , estando uma destas perguntas +- relacionada:
_ Pessoal, eu estou a construir um terrário para uma regius e eu tenho tapetes e cabos de aquecimento contudo a colocação exterior destes é impossível, sugestões de como os colocar dentro do terrário, eficazes e seguras.
_Outra coisa, na construção do terrário utilizei mdf nas superfícies laterais e queria saber que tipo de verniz e como utilizar para que fiquem impermeáveis.
Obrigado!
Cumprimentos;
Hvitr Fenrir