Relacionamento-cães da casa com novo membro canino.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Ryta5
Membro Veterano
Registado: domingo jan 24, 2010 3:35 pm

sábado abr 24, 2010 8:13 pm

Olá!
Talvez vá adquirir uma cadelinha, yorkshire terrier.
Mas tenho mais um cão rafeirinho bastante sociavel, e uma cadela rafeirinha também , que veiu de um canil, e ao primeiro encontro é um pouco desconfiada mas depois dá-se bastante bem.
Será que iria afectar alguma coisa?
Iriam ficar com ciumes?
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado abr 24, 2010 8:16 pm

É possível que sim e também é possível que não.
MarciaSilva
Membro Veterano
Registado: terça fev 24, 2009 8:50 pm
Hilly - Bull Terrier *
Lucas - Europeu comum

sábado abr 24, 2010 8:26 pm

Já passei por essa situação três vezes e nunca tive problemas.. da primeira vez um macho e uma fêmea, da segunda um macho com um macho e agora novamente um macho com uma fêmea...
mas cada caso é um caso..
"Uso os animais para instruir os homens" Jean de La Fontaine
Housedog
Membro Veterano
Registado: quarta jan 21, 2009 12:02 am

sábado abr 24, 2010 11:38 pm

Bom, o melhor é preparar-se para as duas hipóteses. O meu cão quanto veio a cadela, ele tinha cerca de 1ano e pouco e ela 3 meses e meio, quando a viu ficou completamente em stress, pois salivava e apesar de não lhe fazer mal, sempre que ela se aproximava ele virava-lhe o focinho, esbugalhava os olhos e afastava-se como se fosse picado por uma abelha. Mas fiz as apresentações na garagem para ser território neutro. Ao fim de 2 ou 3 dias já estavam amigos e agora por vezes dormem os 2 na mesma caminha. Se por acaso sair e só levar um comigo, como é o caso de qd vou à vet deles que é em frente à minha casa, o outro fica a chorar mesmo que tenha companhia em casa, e quando regresso fazem um ao outro a maior festa deste mundo. Correm, dão pinotes, saltam, enfim ficam felizes, eu costumo dizer que é "o rock e a amiga". Tornaram-se inseparáveis. :wink:
<p>" Os c&atilde;es s&atilde;o anjos que Deus colocou na Terra para aperfei&ccedil;oar o car&aacute;cter humano, ensinar&nbsp;a amar, a ser sincero e humilde"</p>
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

domingo abr 25, 2010 12:04 am

Olá,
Regra fundamental para que tudo corra bem, é conhecerem-se em terreno neutro, ou seja, na rua.

Um abraço
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Ryta5
Membro Veterano

domingo abr 25, 2010 9:45 am

Os dois cães que tenho agora não estam dentro de casa. Tenho um sitio para eles no quintal. Do genero de um canil, com todas as condiçoes para eles estarem durante o dia, tem espaço exterior e interior com uma casota e uma caminha, com mantas, o bebedouro( andamos a ver se metemos daqueles bebedouros automaticos) e teem lá as tigelas com a comidinha. Mas ás vezes vou buscá-los para virem para dentro de casa.
Claro que o yorkshire iria ficar sempre dentro de casa. Por serem cães muito sensiveis.

Estava com medo era da reacção deles, por o cão ficar a tempo inteiro.
O kiko ( é o macho) acho que nao vai haver problema. A clarinha quando veiu para casa, como o kiko era um abusador, ela mostrava-lhe o dentinho mas agora são os melhores amigos.
Secalhar o pior vai ser mesmo o gato que tambem está dentro de casa a tempo inteiro! :o

Ah, e em principio vai ser uma yorkshire :wink:
PedroPA
Membro Veterano
Registado: sexta abr 23, 2010 6:16 pm

domingo abr 25, 2010 10:08 am

Ryta5 Escreveu:Os dois cães que tenho agora não estam dentro de casa. Tenho um sitio para eles no quintal. Do genero de um canil, com todas as condiçoes para eles estarem durante o dia, tem espaço exterior e interior com uma casota e uma caminha, com mantas, o bebedouro( andamos a ver se metemos daqueles bebedouros automaticos) e teem lá as tigelas com a comidinha. Mas ás vezes vou buscá-los para virem para dentro de casa.
Claro que o yorkshire iria ficar sempre dentro de casa. Por serem cães muito sensiveis.

Estava com medo era da reacção deles, por o cão ficar a tempo inteiro.
O kiko ( é o macho) acho que nao vai haver problema. A clarinha quando veiu para casa, como o kiko era um abusador, ela mostrava-lhe o dentinho mas agora são os melhores amigos.
Secalhar o pior vai ser mesmo o gato que tambem está dentro de casa a tempo inteiro! :o

Ah, e em principio vai ser uma yorkshire :wink:

Bom dia! Quando fala em sensibilidade, quer dizer exactamente o quê?

Pelo que estive a ver nos seus petsites, a Clarinha tem pêlo curto. Tem também grande sensibilidade ao frio, tal como a Yorkshire (que não tem pêlo curto).

O facto de estar a separar os dois SRD da Yorkshire, vai provavelmente resultar num problema comportamental, ainda para mais se o Kiko e a Clarinha gostarem de estar no interior da sua casa.

Por isso, se acha que tem boas condições para os seus SRD no canil, certamente também as terá para a Yorkshire.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,
Pedro gomes :wink:
Ryta5
Membro Veterano

domingo abr 25, 2010 10:24 am

Eu já tinha pensado em por os meus rafeiros dentro de casa, mas não sei se se iriam adaptar, por serem adultos. E o kiko é um cão extremamente energético.
Wilma
Membro Veterano
Registado: segunda mar 29, 2010 8:23 pm

domingo abr 25, 2010 12:46 pm

Eu tive exactamente a mesma duvida. Há 2 SRD na quinta da familia e eles andam sempre na rua ou no canil. Também pensei em trazer o Jimmy para dentro de casa visto ter pelo curto (a Dolly nem pensar, visto ter pelo comprido e ter o dom de se sujar toda quando anda solta) mas o Jimmy cresceu livre e é super energetico e como cão adulto achei por bem arranjar um pequeno em vez de o trazer para dentro de casa.
Quanto à socialização, a Dolly (que julguei ir adorar o bebé) é quem menos o quer por perto, enquanto que o Jimmy (muito territorial e obviamente macho) julguei que ia haver problemas mas a verdade é que se 'adoram'. O Jimmy tem um grande sentido de protecção relativamente ao Rudy (excepto quando está a comer).
Por isso não vale a pena divagar sobre o assunto porque só na altura é que se vê as reacções.

Espero ter ajudado alguma coisa.
PedroPA
Membro Veterano

domingo abr 25, 2010 1:28 pm

Wilma Escreveu: Por isso não vale a pena divagar sobre o assunto porque só na altura é que se vê as reacções.
Exacto, cada caso é um caso, mas há que saber fazer as coisas da melhor forma: uma das coisas que a Rita deve reter é apresentar os cães em território neutro, como já foi dito.

Também não me parece que separar os cães (um viver dentro de casa e os outros dois no canil), seja a melhor forma de criar um bom ambiente.

Cumprimentos,

Pedro Gomes
Ryta5
Membro Veterano

domingo abr 25, 2010 3:22 pm

Então supostamente, também não teriam ciumes do gato que está dentro de casa?
PedroPA
Membro Veterano

domingo abr 25, 2010 3:38 pm

A minha experiência resume-se a cães... nunca tive gatos em casa. Cães já tive sim. Há cerca de 13 anos trouxe uma cadela (talvez arraçada) de PA para casa, com 5 meses. 1 ano depois trouxe outra e desde o início que se deram muito bem, resultado da socialização que sempre tentei manter entre a minha cadela e outros cães. Neste caso, eram fêmeas, nunca tive de apresentar macho com macho/ macho com fêmea, mas conheço amigos que têm cão juntamente com cão ou com cadela, em que nunca houveram problemas. Eles também trabalharam na parte da socialização, e tiveram o cuidado de os apresentar em locais agradáveis e afastados do território dos machos. Depois de uma boa brincadeira na praia, estavam amissíssimos e, apesar de ao princípio estarem um pouco desconfiados, 1 dia depois eram quase como irmãos.

Quanto ao gato, não a posso ajudar. Apenas sei que quando apresentados ainda bebés, poderão vir a dar-se lindamente mas não sei se foi o que se passou entre os seus dois cães e o gato.

Cumprimentos,
Pedro Gomes
MarciaSilva
Membro Veterano
Hilly - Bull Terrier *
Lucas - Europeu comum

domingo abr 25, 2010 3:39 pm

Eu tenho a fêmea dentro de casa e o macho fora.. até á data não tive quaisquer problemas comportamentais...

Dão-se lindamente :wink:
MarciaSilva
Membro Veterano
Hilly - Bull Terrier *
Lucas - Europeu comum

domingo abr 25, 2010 3:42 pm

Relativamente ao gato, também tenho um que já existia quando a cadela chegou e hoje em dia são como unha e carne :lol:
Já com o pastor é complicado pois ele detesta gatos e se apanha o Lucas nã sei não... :( a semana passada uma gata da vizinha entrou aqui no quintal e era uma vez uma gata á espera de dar á luz :(
Ryta5
Membro Veterano

domingo abr 25, 2010 3:47 pm

PedroPA, sim o kiko e o meu gato foram criados juntos desde bébés. A clarinha veiu depois, mas como o kiko é bastante sociavel aceitou lindamente. E o gato também, ela é que ficou desconfiada, mas com o tempo passou.

A clarinha não é tão sociavel, porque nao foi criada comigo desde bébé, era uma cadela abandonada, e devia sofrer maus tratos via-se que era uma cadela muito assustada. Ela custuma-se dar mais facilmente com cães do que com pessoas estranhas.
Responder

Voltar para “Cães”