As Crianças do nosso País!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

quarta out 22, 2003 10:17 am

Bom dia,

Com respeito a este assunto acho tambem como aqui já foi dito que além de nascer com a criança a culpa tambem é da educação que se lhes dá. Eu por exemplo só recentemente é que tenho cães em casa e tenho uma filha com 7 anos, que nunca a vi a fazer mal a animal nenhum antes pelo contrário, corre para todos sem pensar no perigo, mas isto desde sempre não é só de agora, seja ele cão, gato ou até uma simples formiga.
Muitos pais deixam os filhos ao "deus dará", isto é, deixam-os por exemplo ver o que querem na televisão, entre outras coisas só para não os ouvirem.
Quantas vezes é que se vê na rua as crianças a baterem nos pais em consequencia de uma birra?
Se fazem isso aos pais porque não fazem a um animal?
BETAFERI Escreveu: Claro que há crianças muito difíceis, digo mais, mazinhas mesmo, que gostam de fazer mal por fazer. Eu não estou de acordo com o Arcanjo, quando diz que os pais até tivera um bom comportamento, acho que não tiveram, estava ali um animal ao qual a filha estava a fazer mal, pessoalmente tentaria fazer ver o mal que ela estava a fazer e nunca a deixaria sozinha , como isso não desse resultado, uma vez que a criança voltou à carga, aí seria muito mais rígida para com ela. A palavra certa na hora certa é o melhor remédio. Inclusivamente fazendo-a sentir quanto doí um pontápe.
Eu aqui estou de acordo, os pais só se limitaram a dizer que estava mal e que não se faz, mas não a controlaram depois porque ela voltou á carga.

Por exemplo, todas as crianças passam por uma fase em que mordem tudo e todos, sabem como lhe tirei essa mania? Dei uma dentada no braço dela que ficou marcada, nunca mais mordeu ninguem. Pode parecer cruel mas ao menos ela sentiu a dor que uma dentada provocava.
Lequinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jul 11, 2003 9:32 am
Localização: Blacky e Spock canitos SRD'S, Blue-gata x-siamesa,Mateus-gato srd

quarta out 22, 2003 10:22 am

É triste de facto assistir a certas cenas como já assisti de maus tratos a animais por parte das crianças.
Não tenho filhos, mas confesso que a sua educação me assusta pois embora a base da sua personalidade seja condicionada pela educação e pelos valores que a família transmite, muitas vezes duas crianças são educadas da mesma maneira pelos pais e têm atitudes completamente diferentes! São influenciadas também pela sociedade, pela televisão, pelos amigos na escola e muitas vezes vêm os outros a fazer mal e acham que também devem fazer para "não ficar atrás".
Os meus pais sempre transmitiram a mim e à minha irmã o amor pelos animais e que NUNCA em circunstância alguma deveriamos maltrata-los. E são esses valores que pretendo transmitir aos meus filhos, se algum dia os tiver.

Parabéns pela sua atitude Arcanjo em avisar os pais da criancinha em questão. Espero que no futuro ela não seja mais uma daquelas pessoas "maravilhosas" que nós ouvimos falar tanto como causadores de maus tratos a animais :(

Um abraço
Silvia
<p><a href="http://www.refugiodaspatinhas.org/">htt ... /</a>&nbsp; <a href="http://www.abra.org.pt/html/index.php"> ... p</a>&nbsp; <a href="http://lojinhasaast.blogspot.com/">http ... ot.com/</a> <a href="http://www.animaisderua.org/">http://ww ... nbsp;&nbsp; <a href="http://www.liberta-me.org/">http://www. ... /</a>&nbsp; <a href="http://ajudaalimentaranimal.blogspot.co ... rmelha.com http://ajudaalimentaranimal.blogspot.com</a>&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <a rel="nofollow" target="_blank" href="http://qoasmi.hi5.com/">http://qoasmi.h ... nbsp;&nbsp; <a href="http://ocantinhodamilu.net">http://ocantinhodamilu.net</a></p>
vasinho
Membro Júnior
Registado: quinta out 02, 2003 10:17 am
Contacto:

quarta out 22, 2003 10:31 am

Bom dia!

Eu tenho uma filha com 4 anos que também sempre viveu e cresceu com animais, pois vivemos com os meus pais o 1º ano de vida dela, e como eles têm mto espaço, tínhamos 2 cadelas (SRD e Pastor Belga) e uma gata.

E cá está, tinha q andar sempre de olho nela, porq ela tb era um pouco "mázinha" para os animais especialmente com a cadela Pastor Belga, pois como ela é mto mansa ela ia abusando, e nós sp a repreendemos. E com a gata, gostava mto de lhe fazer festas, e um dia, ainda mal andava quis ir fazer uma festinha na gata e escorregou caíu-lhe em cima, ficou com a testa arranhada, porq a gata ao tentar fugir arranhou-a com a pata de trás mas mesmo assim ela nunca teve medo da gata nem lhe tentou fazer mal.

Hoje em dia, já vivemos na nossa casa, e temos à 2 meses o Skippy um Yorshire Terrier, eles dão-se mto bem os 2, adoram-se mesmo, só q por vezes ela também se esquece q algumas brincadeiras magoam, mas nós repreendemo-la sempre, e por vezes tb fazemos a ela o q ela estava a fazer ao animal.

Isto tudo para dizer, q a criança tem q ser educada a respeitar os animais, logo de tenra idade, e q por vezes se "esquecem" q os animais não são brinquedos e abusam nas brincadeiras q têm com estes. E tb é normal esta atitude, mas tem q ser corrigida pelos pais, e acho q os pais deste bébé de 2 anos estiveram à altura da situação.

Cumprimentos

Ana Vasinho
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta out 22, 2003 10:48 am

Olá

Eu julgo que os adultos são tão crueis e violentos como as crianças. Sim, porque de facto as crianças são violentas nas suas manifestações, nas brincadeiras entre elas e inclusivamente com os animais. Os adultos (alguns) simplesmente controlam melhor e disfarçam mais esses ímpetos, que na criança são mais "inocentes e espontâneos.
Este tema é interessante e interessante foram algumas das intervenções. Mas é difícil debatê-lo porque é complexo.

Gostaria só de deixar aqui dois aspectos para ponderação.
Um tem a ver com a relação do cão com a criança enquanto eles estão sós. Essa relação poderá ser óptima, mas deixar uma criança durante algum tempo com um animal constitui um perigo. O animal para a criança funciona como um brinquedo, tal como aqui já foi dito. A criança tem necessidade de descobrir, de arriscar, de experimentar. Ora isso muitas vezes passa pela violência exercida sobre o animal, cuja paciência a determinada altura se esgota.
Mas refrear sistematicamente essa tendência de experimentação da criança pode ser perverso porque mais tarde ou mais cedo a "panela" rebenta e deita cá para fora aquilo que foi sendo recalcado ao longo do tempo.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta out 22, 2003 11:26 am

nel Escreveu: Gostaria só de deixar aqui dois aspectos para ponderação.
Um tem a ver com a relação do cão com a criança enquanto eles estão sós. Essa relação poderá ser óptima, mas deixar uma criança durante algum tempo com um animal constitui um perigo. O animal para a criança funciona como um brinquedo, tal como aqui já foi dito. A criança tem necessidade de descobrir, de arriscar, de experimentar. Ora isso muitas vezes passa pela violência exercida sobre o animal, cuja paciência a determinada altura se esgota.
Concordo! Principalmente com a parte de que deixar a criança sozinha com um animal é arriscado. Eu nunca deixo, embora por vezes deixe um pouco a Meggy com a Raquel para ver a reacção delas. E vejo essa experimentação que a Raquel exerce sobre a Meggy. Ora ela não lhe quer fazer mal, mas por vezes quer fazer-lhe coisas que para um cão não é normal. A Rquel insiste que a Meggy tem de aprender a dançar! Pega nas patas dianteiras e vai abanando enquanto rodopia lentamente. Ela não magoa a Meggy, mas essa posição não é nada confortável para a cadela e pode magoar sem querer, por isso eu falo com ela para ela parar e não voltar a fazer, explicando que consequências podem ter certas brincadeiras de meninos feitas com cães! Por vezes esquece, mas eu relembro!!! ;)
nel Escreveu: Mas refrear sistematicamente essa tendência de experimentação da criança pode ser perverso porque mais tarde ou mais cedo a "panela" rebenta e deita cá para fora aquilo que foi sendo recalcado ao longo do tempo.

Agora, se percebi esta parte é assim, o que faço com a Raquel e a Meggy é exactamente isso, o deixar conviver aparentemente à vontade mas supervisionar como as coisas vão correndo. Se é com essa intensão que o nel disse isto concordo, se não for confesso que não percebi!!!
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quarta out 22, 2003 12:05 pm

Miau Escreveu: " Não mexas que é cáca" e deu-lhe uma palmada na mão.... :o . Eu não acho isto normal... e depois admiram-se que existam pessoas más para os animais... a serem educados desta maneira nada me espanta!
santa paciência :o
Há pais mesmo impossiveis, assim como há crianças.
Eu tenho uma prima que qdo vai lá a casa assim que a Yara vê quem é pira-se para baixo da cama, tão a ver né?
É que a miúda não a larga nem por nada, quer andar sempre c/a Yara ao colo, os pais ralham mas ela é muita teimosa, ai se fosse minha.... ela têm uma educação um bocado duvidosa, sabem??
Uma outra vez quis á força um iogurte liquido, e eu a dizer que não tinha (e por acaso não tinha mesmo) e ela vai direita ao frigirifico e tenta abrir, eu aproveitei que os pais não estavam lá, e dei-lhe assim um apertãozinho. Ela merecia.
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
miguelanjos
Membro
Registado: segunda nov 25, 2002 5:35 pm

quarta out 22, 2003 12:12 pm

Arcanjo e restantes foristas,
como é sabido, tenho duas crianças, uma com 2a. e meio(Inês) e outra com 1a. e meio(José), e posso garantir que a educação nada tem haver!! Enquanto a Inês é indiferente aos animais o José é uma amor só!! E no entanto ambos têm a mesma educação e ambos quabitam os mesmos espaços.
Acho pois que se tarta do carácter de cada criança, da sua 'essência' interior, pois até quando adoptá-mos a Kuka, a Inês recusa constantemente a sua presença e o José não passa sem ela, e no entanto segundo a idade deveria ser ao contrário!
Cada criança é acima de tudo uma criança, algo único! Compete aos pais o encaminhamento educacional e o ensino entre o bem e o mal, entre os sentimentos! No inicio a Inês também mal-tratava a Bia, a Thais, a Gerusa e a Nanot, o Cocas, chegou mesmo a derrubar a gaiola dos pássaros, umas palmadas depois e a explicação que era errado pois fazia 'doi-dois' conseguiram ultrapassar, todavia é uma criança que lhe é indiferente o sentimento pelos animais.

Claro está que as crianças têm várias fazes onde o seu comportamento altera, daí não seja motivo para alarmes, mas nada como verificar e encaminhar sem contrariar!
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta out 22, 2003 12:32 pm

Arcanjo

Cada criança é um caso, e o facto de já haver animais em casa aquando do seu nascimento influencia muito mas não é determinante.

Tenho um primo que recebeu a mesma educação que eu e no entanto passava a vida a dar pontapés a tudo o que era bicho, desde o cão às galinhas, e apesar de lhe ralharem e explicarem, e apesar de eu não o fazer.

Um dia o cão, um serra da estrela, "passou-se" e ferrou-lhe uma valente dentada. O cão não foi castigado. O meu primo levou a dentada e ainda por cima foi castigado. O que o deixou muito confuso... :p e curou-se!
catisa
Membro Júnior
Registado: segunda ago 25, 2003 1:33 pm
Localização: 2 gatinhos: Dennis e Kiko; 1 cão: Freddy; passarinhos, peixes

quarta out 22, 2003 2:04 pm

ola Arcanjo!
nao se preocupe que tenho a certeza que a sua filinha não vai ser assim... ;) o que falta à criança que viu não é so dizer "os cães são lindos" para que ela deixe de fazer o que lhe veio à ideia...ela tem que entender primeiro o que é que quer dizer a palavra lindo e que aquele cão não é um brinquedo. Pela idade dela não me parece que saiba... Além disso, parece que os pais gostam de animais, mas provavelmente não têm nenhum animal em casa para que a criança se aperceba que não é mais um brinquedo para ela brincar, por isso, quando a sua filha vir e sentir o amor que tem pelos animais...vai tambem adora-los... Em resumo... :p o que importa para a criança não é so o que se diz, mas muito mais o que se vê e o que se sente. As crianças não nascem más....elas são aquilo que os pais e a sociedade ensinam...e porque toda a experiencia de vida é diferente, cada caso é um caso. Portanto não se preocupe, tá nas suas maos fazer com que a sua filha adore animais e na minha modesta opinião não tem com que se preocupar. ;) ;) ;)
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

quarta out 22, 2003 2:14 pm

Arcanjo,

Tenho trabalhado com crianças e adolescentes e acho que para se ser pai tem que se estar muito preparado psicologicamente para a tarefa.

As crianças tentam fazer de tudo um pouco, se são contrariadas querem repetir. E os pais têm de ser fortes e pacientes para explicar cosntantemente o porquê de não o poderem fazer.

E aí reside um dos nossos grandes problemas actuais, a falta de paciência dos pais, que preferem não ligar para não se estarem sempre a chatear.

Existem outros que veêm os defeitos nos outros mas os deles são apenas irrequietos, nunca mal-educados...

Não acho que exista um segredo, uma formúla mágica para tudo correr bem na educação de uma criança.
Muita força e paciência, muito AMOR, para vermos o que está para além do sorriso doce que por vezes nos tenta dar a volta. Acreditar que se os outros fazem os nossos também podem fazer... não são especiais ( embora aos nossos olhos o sejam).
catisa
Membro Júnior
Registado: segunda ago 25, 2003 1:33 pm
Localização: 2 gatinhos: Dennis e Kiko; 1 cão: Freddy; passarinhos, peixes

quarta out 22, 2003 2:18 pm

[quote=sea]
Arcanjo,

Tenho trabalhado com crianças e adolescentes e acho que para se ser pai tem que se estar muito preparado psicologicamente para a tarefa.

As crianças tentam fazer de tudo um pouco, se são contrariadas querem repetir. E os pais têm de ser fortes e pacientes para explicar cosntantemente o porquê de não o poderem fazer.

E aí reside um dos nossos grandes problemas actuais, a falta de paciência dos pais, que preferem não ligar para não se estarem sempre a chatear.

Existem outros que veêm os defeitos nos outros mas os deles são apenas irrequietos, nunca mal-educados...

Não acho que exista um segredo, uma formúla mágica para tudo correr bem na educação de uma criança.
Muita força e paciência, muito AMOR, para vermos o que está para além do sorriso doce que por vezes nos tenta dar a volta. Acreditar que se os outros fazem os nossos também podem fazer... não são especiais ( embora aos nossos olhos o sejam).
[/quote]

Concordo plenamente!
;) ;) ;)
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

quarta out 22, 2003 2:35 pm

olá arcanjo...
desde já parabens pelo seu bebe...!
Eu sou mae á 10meses e sempre mantive na ideia que ter um animal para uma criança era o ideal...pois infelizmente so recentemente pode adquirir um de 4patas...o chip um gatinho siames...pois é com medo de reacçao mázinha da minha filhota que e um pouco malandra tentei afasta los um pouco ao inicio...mas foi kuase impossivel pois o chip delira com ela...e ela com ele...entao tornaram se grandes amigos ta ca á 4semanas sensivelmente e e um verdadeiro espectaculo ve los a brincar e a partilhar mimos...ele tira lhe a meia ela ri se ele atira lhe o ratinho ele vai buscar pa ela atirar de novo...e ele apenas tem 2meses e meio kuase tres+/-!nao sei se sera da educaçao ou nao...mas penso que tudo provem de alguma coisa que veem e depois tentam imitar....
as vezes uns simples desenhos animados mais violentos sao suficientes para por uma criança de 2/3anos as mordidelas as pessoas e aos pontapes...como ja vi...!é triste mas e mesmo assim...nao tenha receio...mas habitue a sua filha (o)sempre com uma nimal com quem possa partilhar brincadeiras....dormir(que e o caso do chip e da rita que ate dormem os dois na mesma cama...ele nos pes dela...e ela tda contente quando acorda e o ve ali)os animais teem atitudes com as crianças mto giras...e faz mto bem ao desenvolvimento delas...! ;) ;)
beijinhos e felicidades
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta out 22, 2003 2:52 pm

isabelpo Escreveu:
nel Escreveu: Mas refrear sistematicamente essa tendência de experimentação da criança pode ser perverso porque mais tarde ou mais cedo a "panela" rebenta e deita cá para fora aquilo que foi sendo recalcado ao longo do tempo.
Agora, se percebi esta parte é assim, o que faço com a Raquel e a Meggy é exactamente isso, o deixar conviver aparentemente à vontade mas supervisionar como as coisas vão correndo. Se é com essa intensão que o nel disse isto concordo, se não for confesso que não percebi!!!
Foi exactamente isso que eu quis dizer e acho que a atitude da Isabel é a correcta. Isto na minha modestíssima opinião.

Já agora, gostei da última intervenção da Sea. E quando refere "Tenho trabalhado com crianças e adolescentes e acho que para se ser pai tem que se estar muito preparado psicologicamente para a tarefa." eu diria mais: para se ser pai ou mãe devia tirar-se um curso (se é que existem cursos de maternidade).
Aqui no fórum temos verificado que os ensinamentos sobre cães são absolutamente indispensáveis para cuidarmos deles a todos os níveis. No fundo o que estamos a frequentar é também uma espécie de curso. E assim também podemos avaliar melhor a dificuldade que teríamos se não nos tivéssemos inscrito aqui ou se não buscássemos esses ensinamentos por qualquer outra via.
Assim como há muitos donos que adquirem um cão sem perceberem nada de cães, também há muitos pais que têm filhos sem uma preparação básica a todos os níveis indispensável.

Gostaria ainda de acrescentar aqui um aspecto. Tem-se usado muito a expressão MAU ou MÁ referidos à atitude das crianças. Eu usei a expressão CRUEL. Em qualquer dos casos, julgo que se deveria dar aqui um "desconto" a cada uma delas. Uma pessoa má é aquela que intencionalmente prejudica ou ofende outra, seja psicologica ou fisicamente. Ora a criança nem sempre é má neste sentido (julgo eu). O resultado de muitas das suas brincadeiras e o exercício das suas experiências, que são um constante jogo e que envolve muitas vezes um grande risco, nem sempre é pacífico. Até se costuma dizer: desconfiar das crianças muito bem comportadinhas.
Por isso é que eu referi atrás que pode ser arriscado condicionar em demasia a traquinice da criança.
E, neste sentido, concordo plenamente que a criança não é má por natureza.
O que acontece muitas vezes é os pais não aferirem bem até onde podem deixar ir a traquinice. É que traquinice é uma coisa, má educação é outra.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

quarta out 22, 2003 3:28 pm

se é que existem cursos de maternidade
Ninguém está preparado psicologicamente para ser pai ou mãe, há sempre alguma coisa que ultrapassa qualquer preparação prévia que tenhamos feito. Cada criança só por si é um mundo de emoções de temperamentos e de sensibilidade. Reagem de forma muito especial e muito particular aos mesmos temas, surpreendendo-nos por isso.
Os meus dois filhos criados e educados precisamente da mesma maneira têm dois temperamentos completamente diferentes. Felizmente sempre tentei ensinar aos dois, o amor pelos animais, e isso, eu consegui. Hoje como adultos que são, seguem as mesmas regras de conduta, que lhes foram indicadas ainda em crianças.
É uma tarefa muito difícil de ser conseguida com êxito, a educação de uma criança, muito difícil e muito complicada, requerendo cada vez mais a atenção de quem os educa e isso hoje em dia é cada vez mais complicado infelizmente, porque a vida está difícil e esses pais têm de trabalhar todo o dia fora de casa e esses meninos são entregues bem cedo, nas creches e nas amas, tornando-os umas crianças mais tristes, mais exigentes e mais insubordinadas.

Fraky
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

quarta out 22, 2003 4:13 pm

nel Escreveu: ......deixar uma criança ....... com um animal constitui um perigo. O animal para a criança funciona como um brinquedo, ... A criança tem necessidade de descobrir, de arriscar, de experimentar. Ora isso muitas vezes passa pela violência exercida sobre o animal, cuja paciência a determinada altura se esgota.
Olá,

Este é o ponto mais importante a ter em conta pelos pais:

NUNCA DEIXEM OS SEUS FILHOS SOZINHOS COM OS CÃES.

Que posso dizer mais, se sou uma privilegiada como mãe de uma filhota (de 6 anitos), que tem sido, até hoje, extremamente fácil de educar???

Sempre falei muito com ela,(mesmo em bébé), e quando faz alguma traquinice, explico-lhe tudo muitissimo bem, (durante muito tempo, o porquê, as consequencias, etc, etc, ....e ela delicia-se com as minhas explicações) e talvez seja este insistente dialogo,(ou passagem de conhecimento), que provoque na sua logica cabecinha uma maior compreensão.

Portanto só posso dar outro conselho: Conversem bastante com os vossos filhos

Bye :D ;)
Responder

Voltar para “Cães”