Encontrei um pintassilgo bebé

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
biscrok
Membro Júnior
Registado: quarta nov 19, 2008 3:49 pm
-Gatos
-Canários

domingo abr 25, 2010 8:22 pm

Boa noite!
Encontrei um pintassilgo bebé. Antes de o recolher, procurei ninhos de onde ele pudesse ter caído, mas nada vi. Ele é ainda muito novo para ter saído do ninho (penso eu), apesar de já ter penas. Ele não piava a chamar mãe e estava morchinho. Trouxe-o para casa e coloquei-o numa gaiola. Preparei-lhe uma cama fofa em algodão. Misturei papa amarela para canários em água e tentei-lhe dar mas ele pouco reage, abre um bocadinho o bico mas não come. Gostaria de saber o que é que lhe posso dar para comer, uma vez que nunca tive numa situação semelhante. Sei que o pintassilgo é uma ave proibida em cativeiro, mas também não sei onde posso entragalo. Já estive a pesquisar e apenas encontro situações com pardais.

Obrigada.
Jony17
Membro
Registado: segunda abr 05, 2010 1:30 pm

domingo abr 25, 2010 8:43 pm

Eu vou tentar ajudar, eu tenho bastante experiencia porque o meu tio trabalha numa area de acolhimento de animais selvagens no Geres.

Á quando tempo tem o passaro consigo?
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

domingo abr 25, 2010 8:49 pm

Olá,

É a mesma situaçao que os pardais, contacte o SEPNA (julgo ser assim).

Quanto ao que lhe pode dar do que tem ai por casa. penso que cerelac é bom para ele se aguentar...

Boa sorte
Jony17
Membro

domingo abr 25, 2010 9:00 pm

Nao vale a pena deixa-lo numa area de recolhimento, ha varias sulucoes, uma delas e é a mais viavel, é por o passaro numa gaiola fechada, em cima da arvore mais procima de onde o encontrou, o passarinho ira chamar os pais e os pais vao no alimentar, quando o passaro começar a ficar com bom corpo, começar a ficar com os guios das asas grandes, quando o senhor começar a notar que ele é capaz de voar pode soltar o passaro, e os pais vao no alimentar sem ser preciso o passarinho estar dentro da gaiola, vai ver que isso vai de certeza resultar pode confiar.

Espero ter ajudado.
Jony17
Membro

domingo abr 25, 2010 9:05 pm

Eman33 quando nao se sabe é melhor ficar calado, em relaçao á alimentaçao.

biscrok, enquanto o passarinho esta em sua casa, a ideia da papa de canario misturada com agua é uma excelente ideia, pegue num pauzinho de madeira, abra-lhe o pico e de-lhe a papa com a ajuda do pauzinho.
princesanini
Membro Veterano
Registado: sábado ago 11, 2007 8:26 pm

domingo abr 25, 2010 9:17 pm

Talvez o que vou dizer seja uma perfeita parvoíce, mas que foi verdade, foi, embora há muitos, muitos anos, ainda eu não tinha nascido.

Minha avó, encontrou um pardal bébé e alimentou-o com pão molhado, e dava-lhe da sua própria boca. E aconchegou-o no seu próprio peito. Era ali que ele se mantinha quentinho. :wink:

Sobreviveu e tornou-se a mascote da casa, andando à solta e ia até para o trabalho com o meu avô, no seu ombro, passeava pela sua secretária e regressava a casa quando ele assim mandava: "Chico, vai para casa" e ele voava até casa, era pertíssimo.

Assim me contavam os meus avós, os meus tios e a minha mãe.

Aqui fica uma história verdadeira com final feliz, que talvez ajude até encontrar outra solução.

Cpts

Leonor Barata
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

domingo abr 25, 2010 9:23 pm

Jony17 Escreveu:Eman33 quando nao se sabe é melhor ficar calado, em relaçao á alimentaçao.
Há tantos criadores que até há bem pouco tempo criavam aves com cerelac.

Não é o mais correcto mas dá para o "desenrasca".
Silviel
Membro Veterano
Registado: quinta nov 19, 2009 11:04 am

domingo abr 25, 2010 10:04 pm

passarinho ira chamar os pais e os pais vão no alimentar,
Isto nunca vi acontecer com os pintassilgos! Um vez por acidente no mato mexi num arbusto, e acabei por descobrir um ninho de pintassilgo, com a fêmea lá dentro! Foi de forma acidental! Mas pimba! A fêmea estava no ninho e assustou-se! fugiu deixando para traz o filhotes que ainda nem os olhos abertos tinham! Eu sai logo de imediato de lá!
2 semanas depois por curiosidade, fui lá ver! Foi então que vi as crias todas mortas no ninho, ainda com o mesmo tamanho, de quando as tinha visto pela 1º vez!

Logo, acho que os pintassilgos, não são minimamente comparaveis aos pardais e ao melros.
biscrok
Membro Júnior
-Gatos
-Canários

domingo abr 25, 2010 10:15 pm

Olá, desce já agradeço as respostas.
Encontre-o esta tarde, ele estava em cima de um pimenteiro, no meu quintal. Também penso que não vá chamar a mãe, uma vez que ainda não o ouvi piar uma única vez. Ele agora está a dormir. Em relação à papa, á a mais apropriada? Se o alimentar apenas com ela ficará bem "nutrido"?
Como posso fazer para ele comer? Eu experimentei com um palito e ele pouco reage :?
Jony17
Membro

domingo abr 25, 2010 11:03 pm

Amanha faz o que eu te disse, ele ira de certeza chamar a mae, em relacao á alimentaçao claro que es tu que lhe tens que abrir o pico.
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

segunda abr 26, 2010 8:55 am

Secalhar na sou eu que estou enganado, se a ave já está murcha significa que os pais não lhe dão água ou comida, e segundo o que disse é uma coisa de ter por casa... o ideal é papa de criação, coisa que geralmente as pessoas normais não tem por casa.

Jony17 tu é que devias estar calado viste que percebes tanto disto como nada...
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda abr 26, 2010 9:33 am

Jony17 Escreveu:Eu vou tentar ajudar, eu tenho bastante experiencia porque o meu tio trabalha numa area de acolhimento de animais selvagens no Geres.

Á quando tempo tem o passaro consigo?
O seu tio será então a pessoa ideal para entregar o Corvo que tem em casa, para que este seja reintroduzido na vida selvagem.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda abr 26, 2010 9:40 am

Como reparei que é de Lisboa, o sitio ideal para entregar a ave é aqui:
CRASPFM
Espaço Monsanto
Estrada do Barcal, Monte das Perdizes
Parque Florestal de Monsanto
1500-068 Lisboa

Telefone: 21 771 08 82
Fax: 21 774 32 29
E-mail: [email protected]

Horário
Primavera / Verão - 19 de Março a 15 de Setembro
3 a 6ª feira - 9h.30m às 17h.00m
Sábados - 9h.30m às 18h.00m
Domingos e Feriados – 14h.00m 18h.00m

Outono / Inverno - 16 de Setembro a 18 de Março
3ª feira a Sábado – 9h30m às 17h.00m
Domingos e Feriados – 14h.00m às 17h.00m
Encerra ao público à segunda-feira.

Acessibilidades
Autocarro: 70
Comboio: Estação de Campolide e Estação de Benfica

Para ver mais informações : http://webserver.cm-lisboa.pt/pmonsanto/CR_Oquee.htm

Se quiser tentar alimentá-lo você, o melhor é comprar rapidamente papa própria para criar aves à mão. Existem muitas marcas, mas a que costumo ver mais vezes disponível em lojas é a “baby PapEx” da OrniEx. A papa amarela pode ‘desenrascar’ para ave sobreviver até arranjar a papa certa, tal como a Cerelac, mas está longe de ser o ideal. As papas para alimentação manual estão melhor preparadas para o efeito, incluindo os nutrientes necessários e inclusive probióticos. Muitas das aves que se criam á mão aparentam estar ‘bem alimentadas’ e depois morrem por doenças e complicações devidos a alimentação errada e incompleta.
Ah….e não caia na asneira de lhe dar pão molhado, como aqui alguém referiu (com a melhor das intenções). Um pintassilgo não é em nada parecido a um Pardal (em termos alimentares. ;)
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

segunda abr 26, 2010 9:50 am

O meu Chocobo é um pintassilgo que encontrei, ainda bebé, caído de um ninho junto a uma árvore. Levei-o para casa e alimentei-o a Cerelac, embebia um fósforo (sem a cabeça, é claro) na Cerelac feita com água e dava de comer ao "bico". O pintassilgo lá se criou, em 2 tempos estava um rapazão enorme, domestiquei-o para andar à solta dentro de casa e, passados quase 8 anos, ainda cá anda, se bem que já está muito velhote. Mas é um pássaro muito inteligente.
biscrok
Membro Júnior
-Gatos
-Canários

segunda abr 26, 2010 2:49 pm

Olá! Mais uma vez agradeço as respostas.
Vou agora a uma loja ver se encontro papa especializada. Para introduzir a papa não é preciso fazer um processo de transição? Ou basta trocar simplesmente?
Ele está activo, e a piar muito, por isso coloquei-o numa gaiola lá fora para ver se via os pais, mas até agora ainda não vi nenhum a aproximar-se. Se por acaso eles lhe vierem dar de comer devo solta-lo?
De quanto em quanto tempo lhe dou comer?

Peço desculpa por serem tantas perguntas, e mais uma vez agradeço as respostas.
Responder

Voltar para “Aves”