Como tratas a Terra?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quinta set 25, 2003 8:54 pm
"Alguma vez pensou na quantidade de Natureza necessária para manter o seu estilo de vida? Já imaginou avaliar o impacto no Planeta das suas opções no dia-a-dia, daquilo que consome e dos resíduos que gera? Com este questionário ficará a conhecer esse impacto.
Este Teste calcula a sua Pegada Ecológica fazendo uma estimativa da quantidade de recursos necessária para produzir os bens e serviços que consome e absorver os resíduos que produz"
in Earthdaynetwork
http://www.earthday.net/footprint/index.asp
Primeiro escolhem o país e a língua.
Façam o questionário e tirem as vossas conclusões!
E já agora deixo o site do NASA Earthobservatory que tem entre outras coisas lindas fotografias de satélite.
http://earthobservatory.nasa.gov/
Cumprimentos
Este Teste calcula a sua Pegada Ecológica fazendo uma estimativa da quantidade de recursos necessária para produzir os bens e serviços que consome e absorver os resíduos que produz"
in Earthdaynetwork
http://www.earthday.net/footprint/index.asp
Primeiro escolhem o país e a língua.
Façam o questionário e tirem as vossas conclusões!
E já agora deixo o site do NASA Earthobservatory que tem entre outras coisas lindas fotografias de satélite.
http://earthobservatory.nasa.gov/
Cumprimentos
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 29, 2003 7:58 pm
- Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente
Fui aos sites!
O OBSERVATORY TA LINDO!
Quanto à pegada ecológica, deu-me 3,5 hectares (podia ser pior......estou abaixo da média portuguesa), o que daria um total de 1,9 Terras necessárias se toda a gente fosse tão gastadora como eu......a ver se passo a gastar menos....
O OBSERVATORY TA LINDO!

Quanto à pegada ecológica, deu-me 3,5 hectares (podia ser pior......estou abaixo da média portuguesa), o que daria um total de 1,9 Terras necessárias se toda a gente fosse tão gastadora como eu......a ver se passo a gastar menos....

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am
Topico espectacular! Dá mesmo que pensar...
A mim deu-me 2.3 de valor total de pegada e seriam precisos 1.3 planetas...
Mas nem sempre é facil tomar medidas de prevenção, nomeadamente no que se refere á alimentação: quase todos os produtos que consumimos, mesmo os que sao apenas de origem vegetal, sao embalados, importados, etc... por vezes nos supermercados observo donde vem a fruta e gosto de dar preferencia aos produtos de Portugal, mas normalmente são mais caros (o que me leva por vezes a optar pelos mais baratos)...
Relativamente aos transportes, tenho pena que em Portugal o piso não seja tão propicio ao uso de bicicleta, como é em Amsterdão (plano).
Nos gastos electricos faço por poupar: se saio de uma divisao para outra apago sempre a luz, é rarissimo usar a secadora da roupa, enfim...
É complicado. Mas acredito que em pequenos passos se pode fazer uma diferença!
A mim deu-me 2.3 de valor total de pegada e seriam precisos 1.3 planetas...
Mas nem sempre é facil tomar medidas de prevenção, nomeadamente no que se refere á alimentação: quase todos os produtos que consumimos, mesmo os que sao apenas de origem vegetal, sao embalados, importados, etc... por vezes nos supermercados observo donde vem a fruta e gosto de dar preferencia aos produtos de Portugal, mas normalmente são mais caros (o que me leva por vezes a optar pelos mais baratos)...
Relativamente aos transportes, tenho pena que em Portugal o piso não seja tão propicio ao uso de bicicleta, como é em Amsterdão (plano).
Nos gastos electricos faço por poupar: se saio de uma divisao para outra apago sempre a luz, é rarissimo usar a secadora da roupa, enfim...
É complicado. Mas acredito que em pequenos passos se pode fazer uma diferença!

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am
Já agora, e para complementar este assunto, lembrei-me que em conjunto podiamos fazer uma lista de acçoes a tomar para "tratar" a Terra...
às vezes as pessoas fazem coisas que nem se lembram que é prejuducial ao planeta...
1 - escolher alimentos de origem vegetal
2 - evitar deitar fora comida (aproveitar os restos para o dia seguinte)
3 - reciclar o lixo (separar embalagens de papel, de vidro, etc)
4 - evitar o uso de detergentes da roupa em excesso
5 - usar a maquina da roupa com a temperatura abaixo dos 30º
6 - evitar o uso da secadora (aproveitar a energia solar)
7 - desligar a agua da torneira quando estamos a escovar os dentes, ou quando estamos a ensaboar no banho
8 - evitar o uso de sprays do ar que interferem com a camada do ozono
9 - apagar as luzes e electrodomesticos quando saimos ou nao estamos na divisao onde estas se encontram
10 - nao fumar
11 - nao usar produtos de pele de animais(casacos, almofadas de penas, sapatos, etc) e testados nos mesmos (esta ultima é bem dificil)
12 - usar gasolina com teor mais baixo em poluentes (a 95 sem chumbo)
13 - comprar produtos nacionais
14 - andar a pé sempre que possivel ou de bike
15 - não deitar lixo (toalhetes, cotonetes, etc) para a sanita
16 - nao exagerar no uso do papel higienico :p , bem como em todos os produtos
17 - nao comer em exagero (o nosso organismo nao precisa de tanta energia nem calorias como as que ingerimos)
18 - comprar papel reciclado (mas ja ouvi dizer que as fabricas de reciclagem soa muito poluentes...
)
19 - dar roupa, brinquedos, livros, etc que ja nao usamos, participando em campanhas de solidariedade, em vez de deitá-los no lixo ou ficarem esquecidos nas arrecadaçoes
20 - nao atirar lixo para o chao
21 - educar as crianças a amar o planeta
22 - apanhar os cócós dos caes na rua
23 - ...
Fico á espera da vossa ajuda, caso se lembrem de mais coisas!
xau

às vezes as pessoas fazem coisas que nem se lembram que é prejuducial ao planeta...
1 - escolher alimentos de origem vegetal
2 - evitar deitar fora comida (aproveitar os restos para o dia seguinte)
3 - reciclar o lixo (separar embalagens de papel, de vidro, etc)
4 - evitar o uso de detergentes da roupa em excesso
5 - usar a maquina da roupa com a temperatura abaixo dos 30º
6 - evitar o uso da secadora (aproveitar a energia solar)
7 - desligar a agua da torneira quando estamos a escovar os dentes, ou quando estamos a ensaboar no banho
8 - evitar o uso de sprays do ar que interferem com a camada do ozono
9 - apagar as luzes e electrodomesticos quando saimos ou nao estamos na divisao onde estas se encontram
10 - nao fumar
11 - nao usar produtos de pele de animais(casacos, almofadas de penas, sapatos, etc) e testados nos mesmos (esta ultima é bem dificil)
12 - usar gasolina com teor mais baixo em poluentes (a 95 sem chumbo)
13 - comprar produtos nacionais
14 - andar a pé sempre que possivel ou de bike
15 - não deitar lixo (toalhetes, cotonetes, etc) para a sanita
16 - nao exagerar no uso do papel higienico :p , bem como em todos os produtos
17 - nao comer em exagero (o nosso organismo nao precisa de tanta energia nem calorias como as que ingerimos)
18 - comprar papel reciclado (mas ja ouvi dizer que as fabricas de reciclagem soa muito poluentes...

19 - dar roupa, brinquedos, livros, etc que ja nao usamos, participando em campanhas de solidariedade, em vez de deitá-los no lixo ou ficarem esquecidos nas arrecadaçoes
20 - nao atirar lixo para o chao
21 - educar as crianças a amar o planeta
22 - apanhar os cócós dos caes na rua
23 - ...
Fico á espera da vossa ajuda, caso se lembrem de mais coisas!
xau
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 25, 2003 7:42 pm

4,5 hectares... =3,3 planetas... Vai lá vai... Não sei como, até porque pensava que era muito 'amigo do ambiente'. A única coisa que não faço é reciclar porque não tenho perto de casa ecopontos, porque senão reciclava...

Quase fiquei triste!!

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm
Olá!
A mim deu 2.4, a pegada, o que corresponde a 1,3 terras ...
Sinceramente pensei que conseguia menos ....
Muito interessante!!
A mim deu 2.4, a pegada, o que corresponde a 1,3 terras ...

Sinceramente pensei que conseguia menos ....
Muito interessante!!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p> </p>
-
- Membro
- Registado: sábado out 11, 2003 5:25 pm
É pá!!! 2.1 terras!!!
Continuando a lista da deinhac:
23- Utilizar lâmpadas que poupam energia;
24- Não esquecer de colocar as pilhas e baterias no pilhão;
25-utilizar os dois lados das folhas de papel de escrita;
26- ...

Continuando a lista da deinhac:
23- Utilizar lâmpadas que poupam energia;
24- Não esquecer de colocar as pilhas e baterias no pilhão;
25-utilizar os dois lados das folhas de papel de escrita;
26- ...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm
Eu até tenho vergonha de dizer, mas como em certas perguntas a resposta não está correcta pq não sei, o resultado foi exagerado: 4.4 PLANETAS TERRA.
Eu reciclo tudo o que posso, o pior é que ando de carro todos os dias, os transportes públicos são uma miséria, e como tenho semanas que entro às 06:00 da manhã, teria de sair de casa às 04:00 e não há transportes a esta hora. Outros dias saio às 20:00 e transportes a que horas ??
Eu sei o que significa andar todos os dias de carro, mas quando as alternativas são muito fracas, pouco há a fazer.
tenho de saber a respostas certas de algumas perguntas e fazer o teste de novo.
Eu reciclo tudo o que posso, o pior é que ando de carro todos os dias, os transportes públicos são uma miséria, e como tenho semanas que entro às 06:00 da manhã, teria de sair de casa às 04:00 e não há transportes a esta hora. Outros dias saio às 20:00 e transportes a que horas ??
Eu sei o que significa andar todos os dias de carro, mas quando as alternativas são muito fracas, pouco há a fazer.
tenho de saber a respostas certas de algumas perguntas e fazer o teste de novo.

<strong>Os meus cães são o centro do meu mundo. 
Carla</strong>

Carla</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm
aflbs Escreveu: Q vergonha... 2,4 terras!!! oops oops oops
Vergonhoso!!!! oops oops
Beijokitas,
Filipa
eu sei, eu sei

<strong>Os meus cães são o centro do meu mundo. 
Carla</strong>

Carla</strong>