HELP! a gata não me deixa dormir
Moderador: mcerqueira
Bom dia
A minha gata está comigo desde janeiro. Podem saber a história neste topico ( http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... as&start=0 )
Ela nunca foi de dormir a noite inteira, geralmente acordava sempre por volta das 7 da manhã, mas como me levantava sempre por volta dessa hora não havia problema (até dava jeito).
Acontece que desde há duas semanas para cá é uma festa toda a noite passa a noite a acordar-me, ora é para brincar ou para mimos enfim.
Não sei o que se passa, nada mudou na rotina cá de casa, mas isto começa a "doer" porque passo o dia cansado porque a "menina" não nos deixa dormir.
É a minha primeira gatinha e como tal tenho pouca experiencia com gatos.
Alguma dica para a bichana dormir a noite toda? Não queria tomar medidas radicais do género fechar a bichana na cozinha, ela tem acesso à casa toda e assim gostava que continua-se.

A minha gata está comigo desde janeiro. Podem saber a história neste topico ( http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... as&start=0 )
Ela nunca foi de dormir a noite inteira, geralmente acordava sempre por volta das 7 da manhã, mas como me levantava sempre por volta dessa hora não havia problema (até dava jeito).
Acontece que desde há duas semanas para cá é uma festa toda a noite passa a noite a acordar-me, ora é para brincar ou para mimos enfim.
Não sei o que se passa, nada mudou na rotina cá de casa, mas isto começa a "doer" porque passo o dia cansado porque a "menina" não nos deixa dormir.
É a minha primeira gatinha e como tal tenho pouca experiencia com gatos.
Alguma dica para a bichana dormir a noite toda? Não queria tomar medidas radicais do género fechar a bichana na cozinha, ela tem acesso à casa toda e assim gostava que continua-se.
- 
				PedrocasPT
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am
Experimente brincar com a sua gata durante um par de horas antes de ir dormir, ela há-de ficar cansada também e assim passará a dormir durante a noite também.  

- 
				PedrocasPT
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am
Deixá-la fechada numa só divisão da casa pode stressar a gata, já experimentou fechar a porta do seu quarto quando vai dormir?

- 
				anjjazul
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
pode? os meus dormem na cozinha e ficam muito bem. eu é que stresso quando quero dormir mais e os oiço a miar para comeremPedrocasPT Escreveu:Deixá-la fechada numa só divisão da casa pode stressar a gata, já experimentou fechar a porta do seu quarto quando vai dormir?
anjjazul
						não se esqueça que não tem apenas um, e por isso fazem companhia um ao outro.anjjazul Escreveu:pode? os meus dormem na cozinha e ficam muito bem. eu é que stresso quando quero dormir mais e os oiço a miar para comeremPedrocasPT Escreveu:Deixá-la fechada numa só divisão da casa pode stressar a gata, já experimentou fechar a porta do seu quarto quando vai dormir?
Neste caso concordo que se deve conhecer as razões para este comportamento. As soluções apontadas podem ajudar a controlar o facto da gata não deixar dormir: brincar com ela e/ou arranjar uma outra companhia para que não se sinta só.
Apesar dos gatos serem animais solitários, precisam de estímulos. Na natureza nunca ficam sozinhos, pois têm a companhia de outros animais. Além disso podem andar por onde querem.
Em casa passam 24 horas fechados e quase que não têm estímulos. Não têm contacto com outros animais quaisquer que sejam. Por isso é fácil eles deprimirem.
Fechar a porta não adianta pois ela começa a miar e arranha a porta para entrar...
De facto é gata única passa o dia sozinha, tirando a hora do almoço que tem companhia.
Mas à noite antes de dormir brincamos bastante com ela mas a bichana tem pilhas duracell....

De facto é gata única passa o dia sozinha, tirando a hora do almoço que tem companhia.
Mas à noite antes de dormir brincamos bastante com ela mas a bichana tem pilhas duracell....
- 
				Smileee
- Membro Júnior
- Registado: quarta fev 17, 2010 11:20 pm
Concordo. A minha Fiona veio antes do irmão para minha casa e também só queria brincadeira durante a noite. Um mês depois chegou o irmão e assunto resolvido. Antes de eu ir dormir gostam de fazer uma corridinha os dois e depois acabam por adormecer de cansados. As 7h da manhã tenho é também dois despertadores certinhosKellinha Escreveu:Boa tarde,
a sua gata está sozinha em casa durante o dia? se estiver sozinha talvez passe o tempo a dormir e á noite como o dono chega a casa quer atenção.
Que tal adoptar mais uma gatinha para lhe fazer companhia?

.
 ."Quanto mais conheço os Homens, mais gosto dos Animais" www.naaas.pt
						Também concordo com a adopção de mais uma gatinho... e Bee quando veio cá para casa era um autentico diabrete...mazinha que se fartava, ainda por cima, notivaga a 100%, queria brincar durante a noite e não deixava ninguém dormir ( isto quando não estava a deitar móveis e afins ao chão e estraçalhar tudo)mas depois que chegou o Nábis, ficou a gata mais doce que se pode imaginar...ele até chuchava nas maminhas dela, era  ( e ainda é ) só amor e mimos de parte a parte, amam-se perdidadmente e brincam o dia todo...quando chega a hora de ir deitar vai a malta toda para a cama ( dormimos todos juntos) e toda a gente dorme  maravilhosamente ( bem toda a gente, menos eu, que o meu marido e os dois gatos ressonam todos muito alto)...mas eles, estão tão cansados, que nem piam...ficam ali aos pés da cama até de manhã, encantados e sossegadinhos...

Aida Borges
						Mais um gatinho cá em casa até que gostava mas num T1 é um pouco apertado, não acham?

- 
				Tassebem
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
É espaço mais que suficiente. 

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
						- 
				catrules
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
 1 Gata
 1 Papagaia
Na minha opinião o espaço é o menos, o mais importante é adoptar em consciência e verificar se tem todas as condições para ter outro animal.orlmro Escreveu:Mais um gatinho cá em casa até que gostava mas num T1 é um pouco apertado, não acham?
Ter um outro animal duplica tudo, desde o trabalho de ter mais pêlos para aspirar, à questão financeira, pq a partir daí tem de comprar ração para dois, a areia tem de ser também a dobrar, as consultas do veterinário, enfim, se de facto puder adoptar então força, não há coisa mais linda de se ver do que dois gatinhos lindos a brincar ou a dormir juntinhos
 mas que de facto dá mais trabalho isso dá, mas acredite que compensa.
 mas que de facto dá mais trabalho isso dá, mas acredite que compensa.De qualquer forma, esse comportamento também pode ser apenas uma fase, no entanto, deve ensinar-lhe que é errado ela estar a acordá-lo e deve coloca-la fora do quarto e fechar a porta, mesmo que ela fique a miar. O meu Suki tinha a mania de fazer isso entrava no quarto à noite e atirava-se para os cortinados
 conseguiu destruir aquilo tudo
  conseguiu destruir aquilo tudo  mas tanto que o punha lá fora quando ele fazia isso que o deixou de fazer pq o castigo era exactamente não poder dormir no quarto!
  mas tanto que o punha lá fora quando ele fazia isso que o deixou de fazer pq o castigo era exactamente não poder dormir no quarto!Boa sorte
Sónia
						a Pitágoras está esterilizada. 
Já agora para companhia será melhor outra gata ou um gato?

Já agora para companhia será melhor outra gata ou um gato?