Expos - O que trás de positivo e/ou negativo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
EgO24
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 11:59 pm

segunda abr 26, 2010 11:10 pm

Boa noite,

Li agora um comentário num tópico (tambem criado por mim) em que nas expos até já existem "pinturas" para parecer "mais branco" (deve ser tipo algodão.

Bom, eu não sou grande conhecedor de expos, das praticas utilizadas ou ainda daquilo que alguns criadores são capazes de fazer para obter o prémio desejado. Como tal, gostava de ouvir alguns relatos daquilo que acharam "mais incomum", estranho, bizarro, etc.. Mas tambem gostava de ouvir relatos pessoais sobre aquilo que acham que deveria mudar.

Acho que uma discussão saudavel aqui no fórum sobre este tema, ajudaria (pessoas como eu) a entender um pouco mais de expos.
Cumprimentos,

Joao Reis
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça abr 27, 2010 8:45 am

Estive a ver o tal tópico, é o das pinturas de cães não é?

Eu talvez seja suspeita pois adoro expos com tudo o que têm de bom e de menos bom.
Cães pintados? e porque não? o uso de pó de talco não tem grande mal, na minha opinião mal nenhum, torna mais branco mas sai até com a mão.
Nunca assisti a grandes "manipulações" em expos e também não vejo grande mal se for usado um pouco de giz para disfarçar uma pequena "imperfeição" no pelo, seja para disfarçar uma pequena cicatriz, seja para disfarçar uma falhazita no pelo.

Na minha opinião, é muito mais grave e proibido, aquilo a que se assiste em certas raças, o circo do lado de fora do ringue para chamar à atenção do cão, até resulta com aquele, mas distrai o que está no ringue ao lado.

Já senti algumas vezes que os meus cães foram injustiçados, já senti também que perderam para alguns muito melhores que eles, assim como já ganhei com eles algumas vezes, no entanto a decisão do juiz é soberana, aquilo que eu gosto e considero qualidade não quer dizer que seja o mesmo que o juiz considera.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

terça abr 27, 2010 11:07 am

Eu considero que as exposições, sendo úteis na medida em que permitem aferir da conformidade dos exemplares em relação ao estalão da raça, envolvem alguns riscos, a saber:

- a competitividade, e os benefícios económicos resultantes de ter um cão campeão, podem levar à ocorrência de práticas menos "desportivas", tentando camuflar defeitos, graves ou não, no sentido de conseguir boas classificações.

- pior, no meu entender, é o risco de se passar a viver para a estrutura e se descurar o temperamento, mormente nas raças de trabalho. Opino que nesse aspecto, não as expos em si, mas a maneira como são encaradas por muitos criadores, pode fazer mais mal que bem à evolução das raças.

Sublinho no entanto que considero as expos úteis para aferir a conformidade estrutural dos exemplares
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

terça abr 27, 2010 11:14 am

eu acho que as exposições na sua grande maioria são uma farsa. Pode-se pintar e empoar o cão, esticar-lhe o pêlo etc... vale tudo até o animal passar fome porque não tinha o peso certo. Não me parece que tentar melhorar o animal destas formas seja correcto ou ético. Acho que aquilo que fazemos a nós mesmos já é muito mau (criando padrões de beleza, estalões e os respectivos resultados na revista FHM), e não há necessidade de fazer dos animais (que a última coisa que devem querer, sendo animais é ser alvo de uma selecção muito pouco natural) o mesmo. Gosto de exposições de outros animaizinhos (que não passam metade das torturas dos cães) mas das exposições caninas saio sempre a pensar que há ali animais que passam o cabo dos infernos para estarem uns minutos dentro de um ringue.
Mihos
Membro Veterano
Registado: sexta abr 09, 2010 11:30 am

terça abr 27, 2010 11:20 am

Charlie2 Escreveu:eu acho que as exposições na sua grande maioria são uma farsa. Pode-se pintar e empoar o cão, esticar-lhe o pêlo etc... vale tudo até o animal passar fome porque não tinha o peso certo. Não me parece que tentar melhorar o animal destas formas seja correcto ou ético. Acho que aquilo que fazemos a nós mesmos já é muito mau (criando padrões de beleza, estalões e os respectivos resultados na revista FHM), e não há necessidade de fazer dos animais (que a última coisa que devem querer, sendo animais é ser alvo de uma selecção muito pouco natural) o mesmo. Gosto de exposições de outros animaizinhos (que não passam metade das torturas dos cães) mas das exposições caninas saio sempre a pensar que há ali animais que passam o cabo dos infernos para estarem uns minutos dentro de um ringue.

o mesmo vale para os gatos infelizmente.... muita manipulação não pode ser benefica.
Charlie2
Membro Veterano

terça abr 27, 2010 11:22 am

Mihos Escreveu:
Charlie2 Escreveu:eu acho que as exposições na sua grande maioria são uma farsa. Pode-se pintar e empoar o cão, esticar-lhe o pêlo etc... vale tudo até o animal passar fome porque não tinha o peso certo. Não me parece que tentar melhorar o animal destas formas seja correcto ou ético. Acho que aquilo que fazemos a nós mesmos já é muito mau (criando padrões de beleza, estalões e os respectivos resultados na revista FHM), e não há necessidade de fazer dos animais (que a última coisa que devem querer, sendo animais é ser alvo de uma selecção muito pouco natural) o mesmo. Gosto de exposições de outros animaizinhos (que não passam metade das torturas dos cães) mas das exposições caninas saio sempre a pensar que há ali animais que passam o cabo dos infernos para estarem uns minutos dentro de um ringue.

o mesmo vale para os gatos infelizmente.... muita manipulação não pode ser benefica.
por acaso não sei porque nunca fui a nenhuma exposição de gatos, mas penso que passarão pelo mesmo também.
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

terça abr 27, 2010 11:35 am

Uma vez utilizei um giz preto para disfarçar uma ferida que a minha cadela preta tinha no focinho. Aleijou-se, nem me lembro como. Foi das minhas primeiras expos. Não vejo mal nisso. Como também não vejo disfarçar algum calo, por exemplo.

Uma coisa é certa, esses pequenos pormenores são mesmo isso, pequenos pormenores. Não pensem que o facto de se colocar um pó aqui e outro acolá que transforma um charuto num campeão.

Numa expo, gosto do convívio, de trocar ideias com outros expositores, etc.

Também se vê muita azia :lol: Mas isso não é novidade.
Charlie2
Membro Veterano

terça abr 27, 2010 11:49 am

Desculpe CasaDelMar, mas eu já vi muita coisa errada, e só posso esperar que quem vai regularmente veja mais que eu. Encher um Bobtail de pó de talco ao ponto do cão espirrar vinte vezes não é prejudicial? Esticar-lhes o pêlo, os animais tão aflitos que até tem de ser presos não é prejudicial? Pintar o focinho inteiro de um cão não é prejudicial? Enfiá-lo num ringue a ouvir berros é divertido? Eu compreendo que para muito criadores seja das únicas formas de apurar uma raça, mas eu não submeteria cão meu a esse martírio... porque os cães que vejo em exposições ou têm aquela expressão de tristeza mas vão abanando a cauda, ou têm mesmo ar de desespero. As coisas bem podiam ser feitas de maneiras diferentes... e apurava-se a raça na mesma.
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

terça abr 27, 2010 11:59 am

Se o que se avalia nas expos são os cães, acho pouco ético disfarçar, por meios artificiais, quaisquer pequenos handicaps apresentados pelos mesmos. Indo mais longe: normalmente considera-se um bom handler aquele que consegue passar o cão de modo a fazer-lhe ressaltar as virtudes e esconder-lhe os defeitos. Sendo assim, o que se avaliou no fim das exposições? o que o cão é realmente ou o que o cão pareceu?
kitten
Membro Veterano

terça abr 27, 2010 12:02 pm

CasadelMar Escreveu:Uma vez utilizei um giz preto para disfarçar uma ferida que a minha cadela preta tinha no focinho. Aleijou-se, nem me lembro como. Foi das minhas primeiras expos. Não vejo mal nisso. Como também não vejo disfarçar algum calo, por exemplo.

Uma coisa é certa, esses pequenos pormenores são mesmo isso, pequenos pormenores. Não pensem que o facto de se colocar um pó aqui e outro acolá que transforma um charuto num campeão.

Numa expo, gosto do convívio, de trocar ideias com outros expositores, etc.

Também se vê muita azia :lol: Mas isso não é novidade.
Eu disse o mesmo atrás, mas há quem queira colocar estas pequenas coisas no mesmo prato da balança que uma prótese p.e. 8)
Madalena Marques
Charlie2
Membro Veterano

terça abr 27, 2010 12:04 pm

zeca2 Escreveu:Se o que se avalia nas expos são os cães, acho pouco ético disfarçar, por meios artificiais, quaisquer pequenos handicaps apresentados pelos mesmos. Indo mais longe: normalmente considera-se um bom handler aquele que consegue passar o cão de modo a fazer-lhe ressaltar as virtudes e esconder-lhe os defeitos. Sendo assim, o que se avaliou no fim das exposições? o que o cão é realmente ou o que o cão pareceu?
acho que muitas vezes é o que o cão pareceu, porque depois de um bom banho a coisa mudará de figura :lol:
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

terça abr 27, 2010 12:04 pm

Charlie2 Escreveu:Desculpe CasaDelMar, mas eu já vi muita coisa errada, e só posso esperar que quem vai regularmente veja mais que eu. Encher um Bobtail de pó de talco ao ponto do cão espirrar vinte vezes não é prejudicial? Esticar-lhes o pêlo, os animais tão aflitos que até tem de ser presos não é prejudicial? Pintar o focinho inteiro de um cão não é prejudicial? Enfiá-lo num ringue a ouvir berros é divertido? Eu compreendo que para muito criadores seja das únicas formas de apurar uma raça, mas eu não submeteria cão meu a esse martírio... porque os cães que vejo em exposições ou têm aquela expressão de tristeza mas vão abanando a cauda, ou têm mesmo ar de desespero. As coisas bem podiam ser feitas de maneiras diferentes... e apurava-se a raça na mesma.
Já fui a algumas exposições, sempre na qualidade de visitante. De uma forma geral, fiquei com uma impressão positiva, talvez porque a raça que fui ver em especial não necessite de grandes retoques, não sei… Os animais pareceram-me felizes e normais. Claro que, como em todas as áreas, nada é perfeito e pode-se encontrar de tudo, não serão as exposições uma excepção.
Mas será caso para se generalizar?
kitten
Membro Veterano

terça abr 27, 2010 12:06 pm

Charlie2 Escreveu:Desculpe CasaDelMar, mas eu já vi muita coisa errada, e só posso esperar que quem vai regularmente veja mais que eu. Encher um Bobtail de pó de talco ao ponto do cão espirrar vinte vezes não é prejudicial? Esticar-lhes o pêlo, os animais tão aflitos que até tem de ser presos não é prejudicial? Pintar o focinho inteiro de um cão não é prejudicial? Enfiá-lo num ringue a ouvir berros é divertido? Eu compreendo que para muito criadores seja das únicas formas de apurar uma raça, mas eu não submeteria cão meu a esse martírio... porque os cães que vejo em exposições ou têm aquela expressão de tristeza mas vão abanando a cauda, ou têm mesmo ar de desespero. As coisas bem podiam ser feitas de maneiras diferentes... e apurava-se a raça na mesma.
Berros num ringue? Cães presos por terem o pelo esticado?
Cães tristes ou desesperados? Tem a certeza que foi a uma exposição ou a um canil Municipal?
Madalena Marques
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

terça abr 27, 2010 12:06 pm

Deve ir a umas expos esquisitas para ver isso tudo. Eu vou a varias por ano, e o que vejo na maioria sao caes bem tratados (nunca nenhum dos meus caes sofreu por levar umas escovadelas, e concerteza nao vai encontrar caes com o pelo cheio de nos e todos sujos), em boa forma fisica (julgo que a maioria das pessoas gosta realmente dos animais, e se eles estao com excesso de peso, em vez de os fazer passar fome, aumenta a frequencia e a duracao do exercicio), caes bem sociabilizados (concerteza nunca viu num ringue os caes todos atirados uns aos outros, como se ve muitas vezes nas ruas),que sabem andar a trela ao lado do dono e que podem ser manipulados por estranhos sem pinotes, rosnadelas, dentadas e afins.

Devem ser animais que sofrem muito, de facto...
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

terça abr 27, 2010 12:20 pm

Nunca vi uma exposição ao vivo, mas era espectadora fiel do programa "Companhia dos Animais" onde mostravam sempre exposições e os cães tinham geralmente um ar bem disposto. Lembro-me particularmente dum podengo pequenino chamado Ervilha que ganhava muitos prémios e fazia as delícias lá de casa :)

Dum modo geral, fazem-me mais impressão as expos de gatos, que são por natureza animais mais reservados a quem deve fazer confusão toda aquela...confusão.

mas admito que falo sem grande conhecimento.
Responder

Voltar para “Cães”