Qual a melhor ração para chinchilas?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Teresareis
Membro Júnior
Registado: sábado mar 20, 2010 9:01 pm

segunda abr 26, 2010 9:56 pm

Olá! tenho a minha chinchila com problemas de saude a uns meses (convulsões). A veterinária despistou atraves de análises ao sangue da 1ª vez problemas no fígado e agora viu que tinha uma baixa de açucar muito grande (20) e ainda estou a espera de mais resultados. Desde sempre lhe dei como ração base a Chinchila Nature. Porém, tenho visto na net que existe uma muito boa que é a Chinchila Complete e também a Chinchila Duo. Já pensei em trocar a ração para ver se o meu menino melhora, pois ando a notar que está a ir-se a baixo com muita rapides. Qual será a melhor? existe outra que seja melhor o que estas? não me importo de pagar mais só quero que ele fique bem... :(
kittyekiko
Registado: terça jun 30, 2009 9:07 pm

segunda abr 26, 2010 10:13 pm

Boa noite,

Em relação à ração, o médico veterinário que vou diz que a Prestige (Chinchila Nature) é uma das melhores, mas fale com a sua médica veterinária que ela indicará uma ração. Mas eu já experimentei dar às minhas chinchilas a ração Chinchila Complete e elas não pegaram muito, penso que seja pelo facto de não ter a banana e outros alimentos que eles gostam, pois essa ração não tem nada disso. Mas eu perguntaria ao veterinário, pois ele é a pessoa mais indicada para lhe dizer isso.

Cumprimentos e as melhoras para a sua chinchila.
Teresareis
Membro Júnior

segunda abr 26, 2010 10:30 pm

Na verdade o meu menino sempre comeu esta ração e adora. Mas estou a desesperar pois não encontro razões para ele estar a ficar assim... e como estas rações dizem que tem muitas guloseimas... não sei.
A veterinária pediu-me uma a mostra da ração pois quer avalia-la... mas entretanto ando muito preocupada pois o meu menino parece triste, os olhos dele estão sem brilho... acho que está a piorar e não sei k mais fazer.
Obrigada na mesma.
degutix
Membro
Registado: sábado fev 20, 2010 11:44 pm

terça abr 27, 2010 8:26 am

As rações da Beaphar Xtravital, Supreme Gerty ou da Oxbow são de qualidade superior, mas para arranjar em Portugal é mais difícil...As rações da versele-laga são bastante razoáveis e dão para o gasto, é verdade, e em princípio mais baratas que estas marcas, mas só são mais utilizadas por cá por terem melhor implantação no mercado português, por serem mais fáceis de arranjar e, claro, por serem mais baratas. Mas na verdade estão longe de ser as melhores a nível nutricional e de qualidade de fabrico.
Sg13
Registado: sábado jan 17, 2009 12:12 pm

terça abr 27, 2010 2:22 pm

Olá! Eu creio que a melhor ração para chinchila é a chinchila complete, da Versele Laga. A ração nature tem um pouco de guloseimas a mais
g0uveia13
Registado: quinta fev 26, 2009 2:29 am

terça abr 27, 2010 2:36 pm

A Chinchila Complete da Versele Laga foi-me indicada por um veterinário com especialidade em animais exóticos. É uma ração muito boa em granulado além disso só é necessário dar feno e alfafa em boas quantidades. É preciso que se faça um mudança de alimentação gradual para o animal se habituar bem à nova comida e para que não sofra com uma mudança repentina.
Espero que por esta altura a chinchila já esteja bem de saúde.

P.s.: As guloseimas podem ser dadas mas em quantidades mínimas, especialmente as passas que eles tanto adoram. :wink:
Teresareis
Membro Júnior

terça abr 27, 2010 11:13 pm

Então axam que a Beaphar Xtravital é superior à Chinchilla Nature eque a Chinchila complete da verselle laga? éu já dei há uns anos essa ração amas acabei por deita-la para o lixo porque ele não comia e fez-me ir procurar a Chinchila Nature. Mas a embalagem era meia lilás e agora tenho visto as embalagens brancas.
degutix
Membro

quarta abr 28, 2010 8:32 am

Teresareis Escreveu:Então axam que a Beaphar Xtravital é superior à Chinchilla Nature eque a Chinchila complete da verselle laga? éu já dei há uns anos essa ração amas acabei por deita-la para o lixo porque ele não comia e fez-me ir procurar a Chinchila Nature. Mas a embalagem era meia lilás e agora tenho visto as embalagens brancas.
O que eu posso dizer é a minha opinião, depois cada dono é que sabe o que pretende dar...Acho que a embalagem lilás era a fórmula antiga, agora são todas brancas. A Beaphar tem a embalagem xtravital, que é a branca, e tem uma azul, que é a xtravital care plus (acho que esta até é recomendada para chinchilas com doenças causadas por deficiências nutricionais).
É assim, a chinchila pode não gostar, é uma questão de hábito a mudar a comida, introduzindo lentamente junto com a antiga. Mas se a acho superior à da versele-laga? Completamente. Mas confirma os valores nutricionais e ingredientes.
O que me deixa sempre de pé atrás com a versele-laga é o facto de porem certos ingredientes nas rações "diárias" que deviam ser usados como guloseimas apenas (por isso não admira que os animais lhes peguem sempre), ou então fazerem misturas com coisas e nem sequer colocarem a percentagem de mistura e ingredientes (como fazem com os seus fenos, ao misturar ervas variadas que deviam ser dadas como guloseima).

P.S. E enganei-me no post anterior: a outra marca é Supreme Charlie Chinchilla, supreme gerty é dos pdis.
Teresareis
Membro Júnior

quarta abr 28, 2010 5:16 pm

Obrigada pelo conselho. Existe aqui uma loja que vende essa ração. Vou comprar e experimentar... :P
Teresareis
Membro Júnior

quarta abr 28, 2010 6:44 pm

Acabei de comprar a ração Xvitral care+ que é o pacote azul. É um pouco mais cara que a outra branca mas lá diz que é superior. Agora vou fazer a adaptação da ração. Só espero que ele a aceite se não são quase 20 euros para o lixo :roll:
Obrigada por tudo.
Vou colocando aki como tem reagido e se noto ou não melhoras com esta ração :P
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

quarta abr 28, 2010 7:17 pm

olá! eu pessoalmente dou 3/4 de chinchila duo e 1/4 da nova chinchila nature que tem menos guloseimas! faço assim pois foi-me indicado de dois criadores de renome =)
bjs
degutix
Membro

quarta abr 28, 2010 9:13 pm

Teresareis Escreveu:Acabei de comprar a ração Xvitral care+ que é o pacote azul. É um pouco mais cara que a outra branca mas lá diz que é superior. Agora vou fazer a adaptação da ração. Só espero que ele a aceite se não são quase 20 euros para o lixo :roll:
Obrigada por tudo.
Vou colocando aki como tem reagido e se noto ou não melhoras com esta ração :P
Força nisso. Depois diz se ela gostou e se está melhor. Vai mudando gradualmente, não mudes a alimentação de forma brusca.
Espero que goste, não gosto de levar pessoas a gastar dinheiro em vão...

As melhoras para o chinchila.
Teresareis
Membro Júnior

quinta abr 29, 2010 4:55 pm

olá a todos! o meu menino adorou esta ração! coloquei num comedouro a parte um pouco dessa ração e em outro coloquei a habitual. A verdade é que comeu toda a ração nova!
Ainda bem.
Agora vou ver se noto evolução para melhor em relação à sua saude e bem-estar.
:wink:
Responder

Voltar para “Exóticos”