Conselho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça out 21, 2003 4:41 pm

Olá

Desta é de vez. Ando há uma série de dias para responder neste tópico e não tenho tido disponibilidade. Como entretanto o tópico caiu, vou citar o essencial para situar melhor a minha intervenção. Para começar vou citar a minha anterior mensagem, a qual, tal como já calculava, iria provocar algumas discordâncias.
nel Escreveu:
Fourpows Escreveu:Quanto ao tempo que disse estar ausente de sua casa, não se preocupe. Muitas pessoas que possuem cão em casa estão mais tempo ausentes e nem sequer têm essa tal hora disponivel para vir a casa.
Esta é a atitude típica da pessoa que usa o cão como um objecto ou é totalmente inconsciente e ignora que o cão (qualquer cão, de qualquer raça) sofre por ficar só.
Mas o que é grave é que é a atitude comum. A maior parte das pessoas ama desalmadamente os seus cães, não podem passar sem eles, mas... o trabalho, os afazeres, as conveniências, estão em primeiro lugar. Ah, eles ficam tão confortáveis em casa, eles habituam-se, eles isto eles aquilo, é um rol de argumentos.

O único conselho honesto que poderei dar às pessoas é este: se não puderem dispor de tempo suficiente para o cão, então arranjem outra solução qualquer (talvez o gato não seja tão possessivo, não sei...).
Façam isso. Deixar o cão horas e horas a fio metido dentro de um apartamento é faltar-lhe ao respeito.
Nokio Escreveu:Nel disse:
Citando:
Deixar o cão horas e horas a fio metido dentro de um apartamento é faltar-lhe ao respeito.

Olá Nel,

por acaso quando pus o meu último post neste tópico não reparei nesta sua frase... que considero no mínimo provocadora para quem trabalha e tem um animal de estimação.

Então quer dizer, segundo o Nel eu falto ao respeito ao meu cão pq ele imperativamente tem de ficar em casa até ao meu retorno depois de um dia de trabalho? Ou acha só os reformados, estudantes (alguns) e faz nenhuns é que podem ter cães em apartamentos? Eu que trabalho a 50Km de casa... nem pensar!

É por causa de ele ficar às vezes 12 hrs à minha espera que lhe falto ao respeito, sou inconsciente e ignoro-o?

Esta afirmação é no mínimo de alguém que tem todo o tempo do mundo para dispender...

O cão TEM de se habituar a estar sem o dono, esperar por ele e . (ponto final)
Ora vamos lá a ver.
Eu parto do princípio de que os participantes de um fórum como este são minimamente responsáveis e igualmente cuidam bem dos seus animais. Haverá excepções? É provável, mas a maioria das pessoas julgo que pertencem a este grande grupo. Mas mesmo havendo pessoas que não sejam exemplares neste domínio, mesmo assim, estou certo disso, não têm nada a ver com certos donos que exercem verdadeiras atrocidades em relação aos seus animais de "estimação".
Eu acho que devo frisar bem isto, porque ao fazer um reparo como o da minha mensagem anterior, ele deve ser entendido com um elevado grau de relatividade. Isto é, eu não estou a meter no mesmo saco os donos de cães mal tratados com outros que, por princípio, os tratam bem.
O problema é este. Por este andar e se poupamos as palavras, deixamos de nos expressar com toda a franqueza e frontalidade. E isso é mau. Julgo que não devemos poupar-nos à polémica, desde que ela seja exercida com seriedade e com respeito.
Por outro lado, eu não tenho o direito de acusar quem quer que seja. Ao exprimir a minha opinião, não estou a apontar o dedo a ninguém.

Em relação ao conteúdo em si expresso na minha mensagem anterior, de facto estou absolutamente convencido de que os cães (mais uns do que outros) sofrem muito quando ficam horas a fio sozinhos. Digo mais uns do que outros, porque isso depende muito da habituação. Conheço pessoas que habituaram o cão a ficar só desde os primeiros meses de idade e eles ficam algumas horas sozinhos sem aparentemente manifestarem sofrimento e conheço outras que também tentaram habituá-los, mas nunca conseguiram. Os cães ficam a ganir horas seguidas.

Adquirir um cão e deixá-lo sozinho em casa é uma atitude que passou a ser "normal". Dramaticamente normal. Tornou-se uma espécie de "mal necessário".
É por causa de ele ficar às vezes 12 hrs à minha espera que lhe falto ao respeito, sou inconsciente e ignoro-o?
Nokio, eu não quero de forma alguma pessoalizar a situação, mas deixar um cão sozinho 12h acho que é uma violência para um cão. Poderá não ser para o TEU cão. Eu até poderei admitir que ele fica todo consolado a dormir todo esse tempo. Mas se assim for, será uma excepção.
Esta afirmação é no mínimo de alguém que tem todo o tempo do mundo para dispender...
Claro que sim. Mas qual é a dúvida? Eu se não tivesse disponibilidade, não teria cães de certeza absoluta. Mas tenho disponibilidade. Sou um privilegiado... :lol:
O cão TEM de se habituar a estar sem o dono, esperar por ele e . (ponto final)
E se não se habituar, como acontece com a maioria dos cães? Seja pelo temperamento do cão, seja pela falta de habilidade do dono?
É a meu ver um princípio errado. Não é o cão que TEM a obrigação de se habituar. É o dono que TEM A OBRIGAÇÃO de prever como vai ser a sua vida e a disponibilidade para dar ao cão a atenção que ele merece.
Dalilah Escreveu:Nel, nem todas as pessoas têm 24 horas por dia para ficarem em casa! Toda e gente trabalha! Com esse pensamento, quase ninguém podia ter cão! Obviamente, quem trabalha muitas horas... não deve ter cão, mas...
Isto é mesmo partir de uma premissa errada. Realmente, e disso não tenham dúvidas, a maior parte das pessoas não tem disponibilidade de ter cão. Mas têm. E aí é que está o problema.

Ora muito bem. Vamos ver as coisas por outro prisma.
A minha intervenção anterior veio na sequência da questão colocada por um novo membro que pediu a nossa opinião sobre se deveria ou não ter um cão, dada as longas ausências em casa por motivos profissionais.
O que me fez reagir foi este conselho:
Quanto ao tempo que disse estar ausente de sua casa, não se preocupe. Muitas pessoas que possuem cão em casa estão mais tempo ausentes e nem sequer têm essa tal hora disponivel para vir a casa

Ora já há tantos cães abandonados em casa horas seguidas e vamos dar aqui conselhos deste teor? Digam-me francamente: acham bem?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça out 21, 2003 7:07 pm

Como o Nel disse, é muito relativo.

Caro Nel,

interessa mais a qualidade do tempo que o tempo em si.
Isto é verdade com animais e com pessoas.
Podemos estar sempre com alguém, sem nunca verdadeiramente "estar" !
Podemos estar apenas algumas horas e estar com essa pessoa, quer dizer, "estar" mesmo.
A vida não se compadece com a perfeição que gostaríamos de ter.
Os filhos são despejados em creches, depois escolas.
Vamos deixar de ter filhos ?
Ou vamos dar-lhes menos tempo, mas vamos dar tempo de qualidade ?
É o mesmo com os nossos animais.
Conta menos o tempo real que o tempo de dedicação, de amor, de atenção.

Este forista dá excelentes sinais de vir a ser um dono "comme il faut".
Ainda não tem cão e já se preocupa com ele - bons sinais.
vasinho
Membro Júnior
Registado: quinta out 02, 2003 10:17 am
Contacto:

quinta out 23, 2003 9:09 am

Bom dia a todos!

Achei excelente a´intervenção do "aisd", concordo plenamente!

Eu também tenho um cãozinho à pouco tempo, chama-se Skippy e é um Yorkshire Terrier, que já veio para a minha casa com 5 meses, e foi assim, ele ao princípio gania qdo o deixava de manhã, a minha mãe ainda ia "deitar-lhe um olhinho" na hora do almoço, isto as 1ªs 2 semanas, depois deixou de ganir e começou a destruir tudo o q alcançava, pacotes de leite, plantas, louça q estava no escorredor (ele apesar do seu tamanho, consegui saltar para cima das bancadas da cozinha), enfim ... coitado sózinho quase todo o dia!

Depois nós ainda pensamos q estavamos a inflingir um grande sofrimento ao animal, e q ele até se poderia aleijar mesmo, e pensamos em dá-lo a uma pessoa amiga. Mas não conseguimos, até porq a nossa filhota de 4 anos nos implorou para não o fazer, entõa pensamos em começar a deixá-lo na casa da minha mãe, que tem um quintal grande e vive no campo, e tem sido assim, de manhã vamos levar a Inês à escola e o Skippy à casa da avó :D

Tudo isto porq ele não se adaptou e nós ficamos coim recei de ele se magoar... e tb porq havia outra alternativa.

Eu não acho mal as pessoas terem animais em casa todo o dia, desde q este se habitue e q o "dono" ao fim de semana ou qdo tem tempo disponível, lhe dedique alguma atenção de "qualidade".

Cumprimentos

Ana Vasinho
anarmila
Membro
Registado: sábado out 11, 2003 5:25 pm

quinta out 23, 2003 9:36 am

Este forista dá excelentes sinais de vir a ser um dono "comme il faut".
Ainda não tem cão e já se preocupa com ele - bons sinais.
Obrigada aisd, mas eu acho que só assim é possível, temos que ter condições para ter um animal, tal como temos que ter condições para ter um filho. Não são "coisas" que possamos obter e fazer delas o que nos apetece porque, neste caso, as "coisas" também têm vontade própria e sentimentos.
BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

quinta out 23, 2003 10:19 am

Olá anarmila

Como aqui já lhe foi aconselhado, nada melhor para quem tem tantas horas ocupadas fora de casa, a aquisição certas seria a de 2 gatos no mínimo e dois porque um gato só, iria sofrer de muita solidão, apesar das pessoas não se aperceberem o gato é também um animal que se liga muito ao seu dono. Eu noto isso nos meus, estão sempre na entrada da casa a minha espera e é uma com muita alegria que eles se manifestam à minha chegada, com as caudas todas bem esticadas num passo acelerado à minha frente.
Eu também estou algumas 8 horas fora de casa, mas faço todos os possíveis e impossíveis para a hora de almoço ir a casa, supervisionar a situação, se lhes fala alguma coisa e se está tudo bem. Por vezes eles nem se apercebem que eu lá estou, pois a essa hora estão sempre a dormir, mas é uma preocupação e porquê posso, claro, vou a casa nessa hora do almoço.
O cão e concordando com o Nel, requer muito mais do seu dono sem dúvida, desde o passeio matinal e à noite, além de se ter de dedicar umas horas para brincar, porque ele exige, porque ele necessita de atenção. Claro que o cão não é privilégio dos desocupados, mas que ideia tão absurda, o ideal é ter umas horas extras para dedicar-lhes. Esse será o cão feliz a que o Nel se refere sem dúvida.

Franky
patcris
Membro
Registado: quarta out 01, 2003 12:51 pm

quinta out 23, 2003 10:53 am

Bom dia a todos !!!!

Tenho estado a ler este tópico com atenção, sobre o conselho que nos foi pedido, pq a mesma dúvida assaltou-me há uns meses atrás.
A situação era a seguinte: durante 18 anos tive cães, sempre foram a minha paixão, ainda pra mais qd se era filha única como eu ainda mais importante se tornava ter um animal ao lado, ajudou-me imenso a crescer.
Entretanto conheci o meu marido e mudei de casa, o choque foi enorme, mas o que se sentia mais falta era de um animal.
Perdi a conta ás vezes que pensei no assunto, devemos ou não ter um animal, passamos tanto tempo fora, como vai ser o bicho sózinho tanto tempo em casa etc.
Pensei num gato, mas o meu marido detesta gatos (desculpem os foristas felinos), não lhes faz mal, mas ignora-os, pensei em acolher um animal abandonado, ir a um canil, qd um belo dia aparece-me ele com a Loba Carolina, uma bolinha de 5 semanas Husky.
Pra ser honesta não era de todo a raça de cão que escolheria, mas sei tb que este era o único cão que entraria lá em casa se dependesse dele.
Tivemos de abdicar de certas coisas, ambos trabalhamos, e qd chegamos a casa todo o tempo é dedicado á Loba, vai dar uma grande passeata, convive com os amiguinhos e aprendemos a arte de estar a fazer o jantar e a jogar á bola com ela ao mesmo tempo (acrobacia que não é pra todos ;) ) á noite tem lugar reservado na sala e no quarto qd é hora de dormir. Viaja conosco, foi de lua de mel conosco, tá sempre presente.

O que eu quero dizer com este discurso todo, não é dar conselhos, mas dar-lhe um exemplo do que é ter um animal. Cabe a si decidir.
Há quem chame egoísmo, até pode ser verdade, e nada nem ninguém merece ser sacrificado em prol desse egoísmo. Mas sejamos honestos e admitamos que ter filhos hoje em dia tb é um acto de egoísmo, qt tempo passamos com eles ?
Pense bem, veja que tipo de animal é o ideal pra si, um gato, um cão ?

Desejo-lhe boa sorte
Beijos PatCris
Responder

Voltar para “Cães”