treino

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

popotta
Registado: domingo mar 21, 2010 12:53 pm

sábado abr 24, 2010 1:16 pm

Boas :)
gostaria de saber como e quando começaram a treinar os vossos cachorros.
quando falo em treino estou a falar do básico (senta, deita, etc) ao mais complexo como (rebolar e rastejar).
tenho uma cadelinha (a kimy, uma yorkshire) que vai fazer agora 4 meses e gostava de começar a treina-la, mas não sei bem como começar a faze-lo.
quem quiser falar da sua experiência, eu agradecia.

aguardo resposta,
Marta :wink:
<strong>KimY</strong>.mum
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sábado abr 24, 2010 5:20 pm

Olá Marta,

Os cachorros podem iniciar o treino básico a partir dos 2 meses, altura em que geralmente vão para os donos. Tem aqui algumas dicas http://www.hospvetporto.pt/uteis/consel ... he/60.html. Se pesquisar pelo tema vai encontrar bastantes conselhos e até vídeos com demonstrações.
É preciso muita paciência e fazer do treino uma brincadeira.
Golf23
Membro Júnior
Registado: quarta mar 24, 2010 11:26 pm

sábado abr 24, 2010 6:35 pm

tu já o treinas só que ainda não deste conta, de certeza que o já treinaste para ele fazer as necessidades num sitio especifico.

O meu comecei a levar a escola com 2meses e meio, e já aprendeu algumas coisas :P

Prepara te é para teres muita paciência para ele e persistência pó treino :wink:
PedroPA
Membro Veterano
Registado: sexta abr 23, 2010 6:16 pm

sábado abr 24, 2010 6:45 pm

Golf23 Escreveu:tu já o treinas só que ainda não deste conta, de certeza que o já treinaste para ele fazer as necessidades num sitio especifico.

O meu comecei a levar a escola com 2meses e meio, e já aprendeu algumas coisas :P

Prepara te é para teres muita paciência para ele e persistência pó treino :wink:
Exacto. O treino começa logo quando o cachorro chega a casa. Desde o "não" até ao sítio específico para fazer as necessidades.

Pode sempre treiná-la em casa. Pesquise na arca a melhor forma de a treinar. Ensine-lhe os comandos básicos: senta, deita, fica, junto. no entanto, a melhor forma de treinar uma cadela é numa boa escola de trino canino. é uma excelente forma de socializar a cadela e evitar que ela tenha problemas comportamentais no futuro. Não queira ter um cão mal socializado em casa, poderá constituir um problema quando encontra outros cães na rua durante os passeios diários. Além disso numa escola de treino, poderá fazer diversos exercícios com a sua cachorra o que reforçará a relação cão-dono.

Fale com escolas da sua zona, quando a cadela tiver cumprido o plano de vacinação, leve-a aos treinos.

Boa sorte :wink:

Cumprimentos,
Pedro Gomes
DrSun
Membro Júnior
Registado: quarta jan 13, 2010 7:49 pm

segunda abr 26, 2010 8:11 am

popotta Escreveu:Boas :)
quando falo em treino estou a falar do básico (senta, deita, etc) ao mais complexo como (rebolar e rastejar).
:wink:
Mas porque raio há de querer ensinar o seu cão a rebolar e rastejar? Qual a finalidade?
Eu sinceramente não percebo os donos que gostam de ver os cães a darem a patinha, rebolar e coisa e tal... :?
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda abr 26, 2010 8:38 am

DrSun Escreveu:
popotta Escreveu:Boas :)
:wink:
Mas porque raio há de querer ensinar o seu cão a rebolar e rastejar? Qual a finalidade?
Eu sinceramente não percebo os donos que gostam de ver os cães a darem a patinha, rebolar e coisa e tal... :?
Pelo menos é tempo dedicado ao cão. Desde que não o ensine á porrada.
Eu já tentei coisas simples com as minhas, aspirar, limpar o pó, sacudir as mantas delas, mas nada feito. Se calhar o rebolar com fita cola nas costas fazia a vez de aspirador, o que não está mal visto.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
DrSun
Membro Júnior
Registado: quarta jan 13, 2010 7:49 pm

segunda abr 26, 2010 10:36 am

LuMaria Escreveu: Pelo menos é tempo dedicado ao cão.
Lá isso é mas para mim é tempo mal aproveitado! Preferia dedicar o meu tempo a fazer umas caminhadas, exercicio com o cão! se querem treino avançado, há os desportos caninos que são uma boa forma de trabalhar com os nossos companheiros!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda abr 26, 2010 11:01 am

DrSun Escreveu:
LuMaria Escreveu: Pelo menos é tempo dedicado ao cão.
Lá isso é mas para mim é tempo mal aproveitado! Preferia dedicar o meu tempo a fazer umas caminhadas, exercicio com o cão! se querem treino avançado, há os desportos caninos que são uma boa forma de trabalhar com os nossos companheiros!
Para os cães da forista vejo mais o rebolar e utilizar como mopa. Parece adequado.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

segunda abr 26, 2010 11:05 am

Golf23 Escreveu:tu já o treinas só que ainda não deste conta, de certeza que o já treinaste para ele fazer as necessidades num sitio especifico.

que escola é que aceita cães que ainda não teem sequer o plano de vacinação completo? :?
popotta
Registado: domingo mar 21, 2010 12:53 pm

segunda abr 26, 2010 7:47 pm

obrigada pelas respostas Acena, Golf23 e PedroPA
;)
quando falei em outros truques é mais numa de estimular a inteligência dela, a atenção, sei lá. Acho que o qualquer 'jogo' em que ela aprenda algo e seja recompensada com guloseimas, é bom!

[/b]
<strong>KimY</strong>.mum
PedroPA
Membro Veterano
Registado: sexta abr 23, 2010 6:16 pm

segunda abr 26, 2010 8:54 pm

popotta Escreveu:obrigada pelas respostas Acena, Golf23 e PedroPA
;)
[/b]
De nada! :wink:
popotta Escreveu:quando falei em outros truques é mais numa de estimular a inteligência dela, a atenção, sei lá. Acho que o qualquer 'jogo' em que ela aprenda algo e seja recompensada com guloseimas, é bom![/b]
Concordo! Não há donos que ensinam Border Collie's a distinguir mais mais de 50 objectos? Qual a lógica disto?Penso eu que é aproveitar ao máximo a grande inteligência de que é dotado. Não vejo qual o problema de alguém querer ensinar o máximo de coisas que conseguir ao cão, mesmo que seja rebolar e rastejar.

Cumprimentos,
Pedro Gomes
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça abr 27, 2010 9:02 pm

Treino?
A minha filhota é barra a treinar cães.
1º treinou o Simão ( o DA ) a dar-lhe a pata.
Insistiu e insistiu e insistiu . Já ninguem podia ouvir " Simão ! Dá a pata ! " Mas a persistência teve resultados, que ele só para não a ouvir mais dava-lhe a pata, e dava , e voltava a dar......... até ser ela a dizer-lhe que chegava ! :lol:
Agora com o César ( pit ), isso de dar a pata era muito simplório! E achou por bem que dar a pata sim mas com estilo...Insistiu e insistiu e insistiu , agora....
Ela diz " Avé César! " e ele estica a pata toda que nem um nazi a fazer saudação... :lol: :lol: :lol:
Por isso, e a avaliar pelo método dela : persistência é o segredo !

Editei para acrescentar:
Tambem o conseguiu ensinar a distinguir as tigelas. A da água e a do comer. E surpreendentemente basta-lhe dizer-lhe " a tigela da água! " ou " a tigela do comer " e ele traz-lhe e deixa-lha aos pés. Com o resto das pessoas cá de casa... bem podem fazer até o pino a cantar " tigela de água " ou " tigela do comer " que ele fica a olhar para nós com cara de quem está a pensar " Que é que esta está para aqui a parvoar ? "
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

terça abr 27, 2010 9:11 pm

nicasxi Escreveu:Treino?
A minha filhota é barra a treinar cães.
1º treinou o Simão ( o DA ) a dar-lhe a pata.
Insistiu e insistiu e insistiu . Já ninguem podia ouvir " Simão ! Dá a pata ! " Mas a persistência teve resultados, que ele só para não a ouvir mais dava-lhe a pata, e dava , e voltava a dar......... até ser ela a dizer-lhe que chegava ! :lol:
Agora com o César ( pit ), isso de dar a pata era muito simplório! E achou por bem que dar a pata sim mas com estilo...Insistiu e insistiu e insistiu , agora....
Ela diz " Avé César! " e ele estica a pata toda que nem um nazi a fazer saudação... :lol: :lol: :lol:
Por isso, e a avaliar pelo método dela : persistência é o segredo !

Editei para acrescentar:
Tambem o conseguiu ensinar a distinguir as tigelas. A da água e a do comer. E surpreendentemente basta-lhe dizer-lhe " a tigela da água! " ou " a tigela do comer " e ele traz-lhe e deixa-lha aos pés. Com o resto das pessoas cá de casa... bem podem fazer até o pino a cantar " tigela de água " ou " tigela do comer " que ele fica a olhar para nós com cara de quem está a pensar " Que é que esta está para aqui a parvoar ? "
Nicas preciso que me empreste a sua filha por uns dias... ok???? 8)
<p class="fr">"In the end,&nbsp;I will not remember the words of my enemies, but the silence of my friends."</p>
<p class="fr">Martin Luther Ling, Jr.</p>
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta abr 28, 2010 6:01 pm

A minh cadela não resiste a uns docinhos... e normalmente costumo aproveitar e treino-a usando os biscoitos.
Pesoalmente acho que será melhor dar-lhos enquanto treina do que da-los só por dar (não é que não o faça :lol: )
A minha desde pequena que aprendeu a sentar e a deitar.
Depois descobri o clicker, que admito que me deu uma grande ajuda.
Agora com dois anos a minha Iara já sabe:
-Sentar (com comando gestual ou verbal)
-Deitar (com comando gestual ou verbal)
-Dar a pata (esquerda e direita)
-Apanhar os objectos do chão (se eu apontar de perto)
-Levantar a pata quando eu levanto a perna (com comando gestual e verbal)
-Ficar (este comando ainda é dificil de executar para ela)
-Tocar com o focinho na minha mão (depois passo este comando para outros objectos: portas interroptores etc.)
-Acender e apagar a luz (com comando verbal)
-Fechar e abrir uma porta de um armário (com comando gestual e verbal)
-Ladrar ao comando (com comando verbal)

(tudo isto só pelos biscoitos :? ... tem sido dificil faze-la perceber que não pode receber um biscoito cada vez que faz alguma coisa... É mesmo interceira, se não vir o biscoito antes é quase certo que não faz o que lhe peço :roll: , com expeçao do senta e deita)

Não considero que a cadela esteja treinada, pois um cão treinado tem de saber obdecer em qualquer situação ou espaço (e sem presença de comida :lol: :lol: ) apenas tento aproveitar o tempo fazendo novas actividades com ela :wink:

Considero o clicker uma boa " ferramenta" de treino. Aconselho-a a ler um pouco sobre este tema: Treino com clicker :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
drilldown
Membro Veterano
Registado: sexta abr 16, 2010 2:18 pm

quarta abr 28, 2010 6:13 pm

Eu, não treino, pronto. Não acho piada a essas gracinhas!
Responder

Voltar para “Cães”