Expos - O que trás de positivo e/ou negativo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
gandares
Membro Veterano
Registado: quinta abr 15, 2010 10:12 am

quarta abr 28, 2010 10:10 am

kitten Escreveu:
Charlie2 Escreveu:se clhar uma boa ideia era acabar com os visitantes... só incomodam... :roll:
É que não ponha dúvidas. Pelo menos 80% incomoda.

:o :o :o
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quarta abr 28, 2010 10:35 am

Charlie2 Escreveu: Baseada no que vejo. Se calhar vai.me dizer que o animal e mais bonito e cabe melhor no estalão da raça assim, mas como eu não ligo a nada disso, e penso que o cão também não, não me serve de justificação.
E vê o quê? :roll: Olhando para as raças do Grupo 9, que são as que eventualmente foram criadas para serem "bonitas", só o estalão dos Griffons Belgas previa o corte de orelhas e cauda. Não acha estranho que 99,999% dos estalões que previam o corte de caudas e/ou orelhas pertenciam a raças de trabalho (caça, guarda e pastoreio)? Grande coincidência, não acha? :roll: Já sei, foi o alto sentido estético dos pastores que determinou que um cão sem cauda era mais bonito :roll: Já agora, pode ser que me consiga explicar porque é que a um Cocker ou um Épagneul Breton (cães criados para caça ...) se cortava a cauda, e a um Cavalier King Charles Spaniel (cão de aspecto semelhante mas criado unicamente para companhia ...), nunca se cortou a cauda :roll:
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta abr 28, 2010 10:53 am

Of Fjjord, hão-de haver sempre desculpas para tudo, é uma coisa de que já me apercebi ao longo do tempo. Ou porque era para trabalho, ou porque era para exercício, ou isto ou aquilo... O cão nunca será perfeito como veio ao mundo, do ponto de vista da maioria dos criadores. E hão-de sempre agarrar-se a desculpas e factos históricos para manter as suas crenças, mesmo que hoje se saiba que não há qualquer necessidade de continuar a cortar orelhas e rabos a cães, porque as razões são, na sua maioria, puramente estéticas. Acaba por se rum bocado como a religião..

EDIT: sempre achei muita piada ao facto de, o cocker spaniel que é uma das raças mais propensas a otites, nunca ter sido proposto para ter as orelhas cortadas. I wonder why...
Última edição por Charlie2 em quarta abr 28, 2010 10:58 am, editado 1 vez no total.
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quarta abr 28, 2010 10:57 am

Olá,

Um cão arranhar as orelhas ou a cauda, quando vai à caça, não me parece suficiente, para que se altere o estalão, incluindo os cortes.

Por algum motivo, agora é proibido.

Um abraço
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Fjjord
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 11:02 am

Por não haver razão para actualmente cortar caudas e orelhas é que actualmente não se cortam caudas e orelhas :roll: Não se diga é que os estalões previam esses cortes para os cães ficarem mais bonitos :roll: Aliás, ao contrário do que a maioria do pessoal acha (vê-se pelos bitaites que mandam ...) os estalões não são feitos com base em critérios estéticos, nem nas exposições se escolhem os cães mais "bonitos" :roll:
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
Charlie2
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 11:05 am

pois.. claro... diga isso ao criador de amstaff terriers...ou dogues argentinos...

Antigamente os cães eram mutilados porque iam para ringues de luta, por exemplo, hoje já sabemos que isso é uma barbaridade mas alguns deles continuam a ir para ringues de luta. E os que não vão, são mutilados na mesma, caso das duas raças acima citadas.
Fjjord
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 11:14 am

Bom, Charlie2, dizer que um dogue argentino foi criado para cão de luta e as orelhas eram cortadas por causa das lutas de cães não lembra ao diabo :roll: Muito gosta o pessoal de mandar bitaites sem estar por dentro da coisa ...
Charlie2
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 11:16 am

Fjjord Escreveu:Bom, Charlie2, dizer que um dogue argentino foi criado para cão de luta e as orelhas eram cortadas por causa das lutas de cães não lembra ao diabo :roll: Muito gosta o pessoal de mandar bitaites sem estar por dentro da coisa ...
por acaso, peço desculpa pelo erro, inicialmente ia por pitbulls. Obrigada pela correcção :wink:
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quarta abr 28, 2010 11:19 am

Olá,
O que é isto, senão a procura do mais bonito, estéticamente.
Faz parte do estalão ? Porquê ?

Imagem

Um abraço
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Charlie2
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 11:20 am

pobre cão, lol...
Fjjord
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 11:27 am

jofelix Escreveu:Olá,
O que é isto, senão a procura do mais bonito, estéticamente.
Faz parte do estalão ? Porquê ?

Imagem

Um abraço
Porquê? É o mesmo tipo de corte do Cão de Água e pelos mesmos motivos. A parte posterior era cortada para pesar menos na água e para facilitar os movimentos dos posteriores na água e, portanto, o cão se cansar menos, o pêlo do focinho era cortado para, quando o cão estava na água, os olhos não ficarem tapados pelo pêlo (a alternativa seria usar uma touquinha :roll: ) e os pompons nas articulações serviam para proteger as ditas cujas dos choques térmicos. Viu? Tudo tem uma razão prática na origem :roll:
Charlie2
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 11:29 am

há sempre uma desculpa, mesmo que nos dias de hoje não faça qualquer sentido.
Fjjord
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 11:32 am

Esqueci-me de dizer que o Caniche era na origem um cão de caça destinado a recolher as peças de caça que caiam na água (o pessoal só deve conhecer aquelas coisas guinchadoras a que o comum mortal chama de caniche e que são o resultado de muitas gerações de criação de fundo de quintal sem aferições nas exposições ...)
Fjjord
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 11:34 am

Charlie2 Escreveu:há sempre uma desculpa, mesmo que nos dias de hoje não faça qualquer sentido.
Pois é, Charlie2, também hoje em dia o Castelo de S. Jorge não faz qualquer sentido. Está a ver que fabuloso condomínio fechado não se fazia naquela zona? Bute deitar aquilo abaixo? :roll:
Charlie2
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 11:34 am

Fjjord Escreveu:Esqueci-me de dizer que o Caniche era na origem um cão de caça destinado a recolher as peças de caça que caiam na água (o pessoal só deve conhecer aquelas coisas guinchadoras a que o comum mortal chama de caniche e que são o resultado de muitas gerações de criação de fundo de quintal sem aferições nas exposições ...)
eu penso que quase todos os cães, nos seus primórdios tinham fins práticos, como trabalho e lutas. Pelo menos concluo isso das minhas pesquisas.
Responder

Voltar para “Cães”