Expos - O que trás de positivo e/ou negativo?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Cães com problemas de saúde em exposições? Quais? Onde?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Está a confundir os cães cantores, originários da Nova Guiné (onde não existe deserto) com os cães de Canaan, em Israel.Flashorde Escreveu:Ontem deu um programa excelente sobre a origem dos caes. E uma doas hipóteses dos primeiros caes, sao chamados os caes cantores.
Existem à volta de uma centena em cativeiro. Perguntam em cativeiro porque? Porque os primeiros caes eram selvagens.
Achei engracado uma senhora que possuia uma cadela cantora com o cio e quis procriar. E foi para o meio do deserto procurar um cao selvagem para o acasalamento. Tem LOP?(ou seja la como se chama naqueles países) Lógico que nao, mas ao menos tenta preservar a raca pura tal como ela apareceu. E eu acho isso louvável.
O documentário da Nat Geo mostra efectivamente uma senhora a levar uma cadela cão de Canaan para cruzar com os cães dos beduinos... E é uma raça reconhecida, com estalão e tudo... Como não sei em que ponto está a raça, não vou tecer considerações de se a senhora é "tola" ou não..
Dos cães cantores, mostra 2 homens à procura deles da selva, mas nem os "cantos" dos ditos cães conseguiram gravar...
Os cães malhados devido a cruzamentos com outras raças, que refere num post mais abaixo, eram Dingos, originários da Austràlia.
Voltando ao tema, e tirando o que jà foi referido, o que me chateia mesmo é a mania de andarem a mexer nos cães sem perguntar, meterem a mão nas caixas de transporte, e ainda ficarem enxofrados quando levam com um berro para estarem quietos.
Como alguém me disse à muitos anos: "eu não ando a meter a minha mão no carro de desconhecidos nem a apalpar estranhos no meio da rua". Os visitantes "esquecem-se" que quer os cães, quer as crates onde estes estão acondicionados não lhes pertencem, e que cada cão tem o seu feitio. Não é para andar a "ver com as mãos" a torto e a direito...
As perguntas não me chateiam, e se não posso responder na altura peço para voltarem mais tarde. Se não voltam é porque não devia ser nada de importante.
As classificações, embora adore quando os meus cães ganham, pouco me dizem. Excepto raras excepções, mal abro o catálogo jà sei qual o cão da minha raça que vai ganhar cada classe... O que me interessa é a avaliação que o juiz faz do meu cão, e por isso mesmo é que dava preferência a juízes ligados à raça. Agora pela falta de tempo, jà fico feliz se conseguir ir à exposição.
Nota: O que chamam de exposições de beleza, a maior parte das vezes com tom pejorativo, são na realidade Eventos de Morfologia Canina. Não se avalia (ou não se devia avaliar) se o cão é mais bonito, faz mais truques ou abana mais vezes a cauda por minuto. Avalia-se a conformidade do cão apresentado para com o estalão da raça. Se o cão apresenta muitos desvios, ou é um mau exemplar (e devia ser afastado de criação) ou não é um exemplar da raça.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
<p>Ana</p>
Brainwashing, kitten. Esta gente acha que o pessoal vai a correr cruzar com campeões, qualquer campeão, sem ter mais nada em conta 

"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
zeca2 Escreveu:1. Quanto à HD, em termos estatísticos as linhages de PAs de trabalho (menos anguladas) têm praticamente a mesma taxa de incidência da doença que as de beleza (da foto). Portanto não é correcto atribuir à angulação "muito mais problemas de saúde"...Acaldeira Escreveu:1. Em que é que um cão como os da foto é menos funcional do que um dos antigos PAs?
Não sei quanto ao menos funcional, mas sei que tem muito mais problemas de saúde do que era documentado antigamente, nomeadamente HD.
2. Em que é que a anulação das patas traseiras diminui a capacidade de salto, galope ou trote em relação a exemplares de angulações praticamente rectas?
Não faço a mais pequena ideia, mas se me poder esclarecer.
3. Sabem que tipo de provas estes cães têm de ultrapassar para competir em provas dos clubes do PA na Alemanha?
Um prova de resistencia de 20 km se não estou em erro, entre outras?
4. Podem aportar alguma relação directa entre a angulação posterior do PA e qualquer doença muscular ou esquelética da raça.
2. A angulação descrita no estalão propicia uma maior força propulsora ao trote e aos saltos, não o contrário.
3. 20 km de trote. 3 graus de provas de trabalho, que incluem sprints e saltos de vários tipos. Junte-lhe os treinos quase diários para estes tipos de provas. Verifique, por exemplo no criador Wildsteigerland, as angulaçoes dos cães que utiliza para pastoreio, sempre nos primeiros lugares nas respectivas provas, com percursos de trote diário entre os 20 e os 50 km. Diga-me depois se um cão tão "aleijadinho" como querem fazer parecer (certamente de boa-fé, mas revelando ignorância) estaria apto a desempenhar este tipo de funções...
Concerteza que não, um cão aleijadinho não poderia desempenhar essas funções, mas eu nunca disse que o P.A de hoje em dia era só aleijadinhos, limitei-me a postar as fotos a pedido de um user do antigamente e do presente.
E já agora agradeço-lhe pois estamos sempre a aprender.
Acaldeira Escreveu:Flashorde Escreveu:Os caes selvagens nao existiram pois nao?Fjjord Escreveu:É isso mesmo, estude antes de vir dizer disparates
Voce é que nao existe mesmo.
Os cães selvagens existem, não tem é nada a ver uma coisa com a outra.
Ou foi tipo: Lobo -> Mabeco - > Cão doméstico?
está mais que provado e demonstrado que a evolução das especies não foi linear nem continua...
ou seja um ponto de origem ramificou-se várias vezes, exponencialmente, para tornar as espécies sustentáveis...
não existe uma sequencia evolutiva tipo 123...
não sei se deu para perceber

Eu reformularia a tua pergunta para :kitten Escreveu:Cães com problemas de saúde em exposições? Quais? Onde?
Cães com doenças equiparadas com a lepra...Tipo sarna ou parecido???? E se assim é , onde e quando aconteceu tal ?
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
O focinho dos Pugs por exemplo tem sido tão alterado e achatado. Actualmente existem Pugs que participam em exposições e até as ganham mesmo com as dificuldades que têm para respirar. Isso é um grave problema de saúde.
Aconteceu na América, vou ver se encontro o documentáro.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie
Deve ter sido, um dia era lobos e no outro caes domesticos.Ou foi tipo: Lobo -> Mabeco - > Cão doméstico?
Pelos vistos deve ter sido assim.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
www.saargeist.com
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Eu dou pulinhos quando metem as mãos nas caixas, tenho sempre esperança que um deles esteja mal disposto e prove o dedinho. É que nem com berros lá vão.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
Madalena Marques
Madalena Marques
Eu não o estava a atacar, disse aquilo em tom de brincadeira e não de gozo, é preciso ter isso em atenção.Flashorde Escreveu:Deve ter sido, um dia era lobos e no outro caes domesticos.Ou foi tipo: Lobo -> Mabeco - > Cão doméstico?
Claro que não. Num dia eram coacervados, no outro amibas, no outro eram cães selvagens e depois é que passou a cães domésticos. Duhhh, toda a gente sabe istoFlashorde Escreveu:Deve ter sido, um dia era lobos e no outro caes domesticos.Ou foi tipo: Lobo -> Mabeco - > Cão doméstico?

"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie
O mesmo acontece com os King Charles e a seringomielia, em que os caes sofrem tanto, mas continuam a ganhar concursos.PedroPA Escreveu:O focinho dos Pugs por exemplo tem sido tão alterado e achatado. Actualmente existem Pugs que participam em exposições e até as ganham mesmo com as dificuldades que têm para respirar. Isso é um grave problema de saúde.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
www.saargeist.com
Mihos Escreveu:Acaldeira Escreveu:Flashorde Escreveu:Os caes selvagens nao existiram pois nao?Fjjord Escreveu:É isso mesmo, estude antes de vir dizer disparates
Voce é que nao existe mesmo.
Os cães selvagens existem, não tem é nada a ver uma coisa com a outra.
Ou foi tipo: Lobo -> Mabeco - > Cão doméstico?
está mais que provado e demonstrado que a evolução das especies não foi linear nem continua...
ou seja um ponto de origem ramificou-se várias vezes, exponencialmente, para tornar as espécies sustentáveis...
não existe uma sequencia evolutiva tipo 123...
não sei se deu para perceber
perfeitamente....