Ratazana doméstica para dar

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
reaper82
Registado: quinta abr 22, 2010 8:30 pm

quinta abr 22, 2010 9:08 pm

Boa noite!

Tenho uma ratazana macho para dar a quem a queira estimar. Ela tem cerca de um ano, é branca e cinzenta. Foi adoptada juntamente com um irmão para que não se sentisse sozinha, mas infelizmente as coisas não estão a correr bem porque começaram a dar-se mal chegando mesmo a ferir-se uma à outra. Por esse motivo tive de as separar. Como não tenho muito espaço em casa para tanta gaiola vejo-me obrigado a ter de dar uma das ratazanas. Se alguém estiver interessado é só avisar :)
Está na zona de Lisboa.
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

quinta abr 22, 2010 10:49 pm

E fica só com uma? :roll:
reaper82

quinta abr 22, 2010 11:10 pm

Infelizmente só posso mesmo ficar com uma. Quando pensei adoptar uma ratazana queria só uma, mas como me disseram que elas não gostavam de estar sozinhas resolvi trazer dois manos. De inicio davam-se muito bem, mas de um momento para o outro começaram a dar-se mal e uma delas, a mais fraquita começou a aparecer ferida e eu tive de as separar. Não percebo o que aconteceu para elas se tratarem mal, mas já deu para perceber que as duas juntas não se entendem....
Kathamina
Membro Veterano

quinta abr 22, 2010 11:29 pm

Pois, mas as ratazanas são animais que vivem em comunidade, o ideal seria darem-se bem, mas de qquer das formas, uma ratazana sózinha não é feliz.
Mas feridas, tipo quê? As brigas são assim tão feias e recorrentes??
reaper82

quinta abr 22, 2010 11:51 pm

Por saber que as ratazanas são animais que vivem em comunidade é que eu decidi trazer dois machos para casa. Nunca pensei que se pudessem dar mal, até porque são irmãos e desde sempre estiveram juntos.
As brigas de inicio não pareciam ser muito "feias" e por isso eu fui deixando que elas continuassem juntas para tentar perceber até que ponto elas podiam ir. No entanto a situação piorou de tal forma que chegou a um ponto em que uma delas, a mais calma e sossegada começou a ficar ferida devido aos "ataques" da outra. As feridas eram essencialmente junto ao pescoço onde normalmente era agarrada pela outra...
Sinceramente não consigo perceber o motivo destas brigas. Só sei que apesar de terem o mesmo tipo de tratamento elas são o oposto uma da outra. Uma é muito comilona, muito mexida, muito curiosa, a outra é muito calma, gosta de estar sossegadinha no seu canto, não é nada curiosa, come pouco. Não sei se estas diferenças comportamentais poderão ter algo a ver com estes desentendimentos entre elas. Pode parecer ridículo mas a sensação com que fiquei é que a mais forte queria mostrar que era ela que "mandava" ali!
xikilana
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

sexta abr 23, 2010 2:10 pm

Kath as ratz são animais sociáveis, mas este tipo de agressividade não acontece por vezes (ou com mais frequência) entre machos?

Se as lesões chegaram a esse ponto se calhar é melhor mesmo não juntar mais... digo eu!
reaper82

sexta abr 23, 2010 2:26 pm

xikilana Escreveu:Kath as ratz são animais sociáveis, mas este tipo de agressividade não acontece por vezes (ou com mais frequência) entre machos?

Se as lesões chegaram a esse ponto se calhar é melhor mesmo não juntar mais... digo eu!
Por acaso também já me disseram que este tipo de situações acontece com mais frequência com machos.
Não as vou juntar mais porque se o fizesse a mais fraca iria acabar morta de certeza. Desta forma vejo-me obrigado a dar uma delas :(
reaper82

quarta abr 28, 2010 2:33 pm

:arrow:
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta abr 28, 2010 2:41 pm

acontece sim, principalmente entre machos, mas não é muito vulgar. A qualidade e tamanho do alojamento também influencia este tipo de comportamento, alojamentos pequenos não são bons para grupos.
tendo em conta que brigam de sangue é separar o mais rápido possível.

A ratazana sozinha não vai padecer de infelicidade crónica, mas vai precisar de muito mais atenção, já que o dono passa a ser o único membro da "matilha".
Kathamina
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 2:41 pm

Sim? E está a dar qual? A mais "fraca" devia tentar introduzir outro macho para não ficar sózinha, quanto à outra vai dar (ou não) e provávelmente a pessoa que ficar com ela não a vai conseguir introduzir fácilmente com outros machos e é o eterno dilema...ou fica numa gaiola à parte mas com contacto visual ou então...olhe, não sei :?
Kathamina
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 2:46 pm

buzio Escreveu:acontece sim, principalmente entre machos, mas não é muito vulgar. A qualidade e tamanho do alojamento também influencia este tipo de comportamento, alojamentos pequenos não são bons para grupos.

A ratazana sozinha não vai padecer de infelicidade crónica, mas vai precisar de muito mais atenção, já que o dono passa a ser o único membro da "matilha".

Pois!
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta abr 28, 2010 6:53 pm

pois, resta saber qual é que vai fazer as malas.
reaper82

quinta abr 29, 2010 1:06 pm

buzio Escreveu:acontece sim, principalmente entre machos, mas não é muito vulgar. A qualidade e tamanho do alojamento também influencia este tipo de comportamento, alojamentos pequenos não são bons para grupos.

Concordo plenamente com tudo o que disse, mas devo referir que o espaço onde elas se encontravam juntas era bastante grande por isso não penso que o motivo das brigas tivesse relacionado com o alojamento.
Em relação ao ficar sozinha... também sei que ela não irá ficar infeliz e sendo única irá ter muito mais atenção da minha parte do que tem agora porque a atenção que actualmente é dividida por duas passará a ser só para a que ficar.
reaper82

quinta abr 29, 2010 1:33 pm

Kathamina Escreveu:Sim? E está a dar qual? A mais "fraca" devia tentar introduzir outro macho para não ficar sózinha, quanto à outra vai dar (ou não) e provávelmente a pessoa que ficar com ela não a vai conseguir introduzir fácilmente com outros machos e é o eterno dilema...ou fica numa gaiola à parte mas com contacto visual ou então...olhe, não sei :?
Isso também já foi ponderado e do meu ponto de vista as coisas podem apresentar diversos resultados.... Como disse, e bem, o novo dono poderá ter dificuldades em inserir a ratazana mais forte no meio de outros machos, mas o resultado também poderá ser outro... não sabendo o que a leva a brigar com a mais fraca não podemos admitir à partida que ela brigará com qualquer outro macho. Também se poderia dar o caso de eu dar a mais fraca e de os machos do futuro dono não a aceitarem exactamente por ela ser mais fraca e acabarem por a matar... Outra das hipóteses e que não está excluída é dar a ratazana a alguém que apenas queira uma! Se eu vou ficar com apenas uma e irei garantir-lhe atenção suficiente para que não se sinta infeliz, a ratazana que irei dar poderá viver nas mesmas circunstâncias...

De qualquer forma e a fim de satisfazer as curiosidades digo desde já que a ratazana que está para dar é a mais forte... O motivo desta decisão é simples. Eu tenho um filho pequeno que adora animais e desde que elas vieram para cá que ele me começou a pedir para pegar nelas. Depressa se percebeu qual delas seria a indicada para ficar ao colo dele. A mais forte não pára quieta, enquanto que a mais fraca, fica "horas" seguidas no colo do meu filho a ver desenhos animados. Desta forma acho que a decisão não foi difícil.
Agradeço todos os vossos comentários e preocupações e cá fico à espera de um interessado :)
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta abr 29, 2010 2:38 pm

A ratazana fica a ver desenhos animados? O ratatouille não?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Exóticos”