Expos - O que trás de positivo e/ou negativo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quarta abr 28, 2010 5:44 pm

Flashorde,
Agora confundiste-me
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quarta abr 28, 2010 5:45 pm

LuMaria Escreveu:Uma pergunta para o tóta... esta coisa das exposições caninas e estalões e troca o passo, terá surgido em 1900? Um pouco antes ou depois, não me recordo. Quer dizer que de lá para cá, as raças melhoraram? Os cães são melhores?
Eu fazia a pergunta ao contrario....

As raças pioraram? Os cães são piores?

Bem, a nível de funcionalidade, de aptidão inata para a função que desempenhavam.... Sim, algumas linhas estão piores. Mas repito, algumas linhas, não a raça na generalidade!!

Acho que o que existe agora, e não havia quando as raças foram reconhecidas e os estalões foram criados, são ferramentas de diagnóstico de doenças...

Um bom exemplo é a HD.... Só existe desde que as raças foram "medidas e catalogadas"? Não me parece, no entanto não existia por não se saber diagnosticar... E ainda hoje existe a crença que se o animal não coxeia então não tem HD...

Pergunta: existe algum estudo sobre a incidência de doenças debilitantes, como a HD, em animais selvagens ou asilvestrados? Nomeadamente sobre lobos e cães selvagens (dingos ou cão de Canaan)?
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta abr 28, 2010 5:46 pm

já é proibido boxer sem cauda e ou orelhas desde a data em que o estalão foi alterado para prever a proibição desses mesmos cortes. Só podem ir sem cauda e/ou orelhas os que há data da mudança já tinham nascido.
Última edição por buzio em quarta abr 28, 2010 5:48 pm, editado 1 vez no total.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta abr 28, 2010 5:48 pm

ana_link Escreveu:
LuMaria Escreveu:Uma pergunta para o tóta... esta coisa das exposições caninas e estalões e troca o passo, terá surgido em 1900? Um pouco antes ou depois, não me recordo. Quer dizer que de lá para cá, as raças melhoraram? Os cães são melhores?
Eu fazia a pergunta ao contrario....

As raças pioraram? Os cães são piores?
O nº de raças aumentou qualquer coisa como de 75 para 300, mais coisa menos coisa, não me recordo ao certo. A sua questão é um bocadinho diferente da minha, portanto, mantenho a minha questão :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quarta abr 28, 2010 5:55 pm

aisd Escreveu:O tal documentário da BBC devia ser um alerta.
Mas as pessoas preferem considerá-lo tendencioso e mal intencionado.
Que talvez até seja.
Mas o importante é : é mentira ?
Os casos foram inventados ?
A resposta é não.

Tanto que o AKC (?será?) está a tomar medidas e várias raças - não só o cavalier - vão passar a ter de apresentar mais certificados de isenção de algumas doenças.
É com medidas concretas que se combate a má imagem e a má fama e, sobretudo, que se mostra preocupação com o bem estar dos cães.
Não é a encolher os ombros e a dizer "que malvados e mal intencionados" ao que se segue, ...nova cervejola.
Os casos não foram inventados. Aliás, com 400 doenças genéticas já identificadas nos cães, não seria difícil descobrir outros casos de faca e alguidar ainda piores. Só o que o documentário deliberadamente tentou passar a ideia de que ninguém estava a fazer nada, ou que as exposições se destinam a escolher os cães mais bonitos :roll: O documentário saiu quando? 2008? Pois aqui têm um relatório de 2006 do Clube dos CKCS que mostra que, não só a doença não era de todo desconhecida, como não é verdade que o pessoal se estivesse a marimbar para a coisa. O Pug, supostamente muito doentinho, aparecia aos pulos e a passear calmamente com os donos, como qualquer cão. O Boxer com epilepsia era tudo menos um cão de exposição. Os exemplos dos cães do antes e depois (já foram aqui mostrados alguns) foram propositadamente (mal) escolhidos. Não, aisd, o KC não está a tomar nenhumas medidas que os criadores, os verdadeiros, não estivessem já a aplicar. Procure a história da PRA em Irish Setters e veja o que é que os criadores fizeram na altura para conter a doença. Pesquise lá para ver como é que em pouco mais de 5 anos após serem reportados os primeiros casos, se conseguiu ter um teste de DNA para JDCM no Cão de Água. Sim, aisd, o documentário foi mentiroso e com uma agenda própria, e as consequências mais palpáveis foram o aumento de puppy mills e BYB a criar sem papéis e de designer dogs :roll:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quarta abr 28, 2010 6:01 pm

LuMaria Escreveu: O nº de raças aumentou qualquer coisa como de 75 para 300, mais coisa menos coisa, não me recordo ao certo. A sua questão é um bocadinho diferente da minha, portanto, mantenho a minha questão :wink:
Actualmente existem cerca de 350 raças reconhecidas, originárias de todos os continentes (excepto Antártida :lol: ). A grande maioria foi reconhecida no princípio do séc XX, e as que foram sendo reconhecidas durante o século XX não foram propriamente inventadas, tiveram origem em populações "naturais" de certas zonas, por assim dizer. Não sei se alguém lhe saberá dizer se os cães são melhores ou piores hoje. Para isso era preciso ter vivido no princípio do séc XX para poder comparar, e não creio que haja por aí alguém que preencha esse requisito :D
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta abr 28, 2010 6:27 pm

Fjjord Escreveu:
LuMaria Escreveu: O nº de raças aumentou qualquer coisa como de 75 para 300, mais coisa menos coisa, não me recordo ao certo. A sua questão é um bocadinho diferente da minha, portanto, mantenho a minha questão :wink:
Actualmente existem cerca de 350 raças reconhecidas, originárias de todos os continentes (excepto Antártida :lol: ). A grande maioria foi reconhecida no princípio do séc XX, e as que foram sendo reconhecidas durante o século XX não foram propriamente inventadas, tiveram origem em populações "naturais" de certas zonas, por assim dizer. Não sei se alguém lhe saberá dizer se os cães são melhores ou piores hoje. Para isso era preciso ter vivido no princípio do séc XX para poder comparar, e não creio que haja por aí alguém que preencha esse requisito :D
LOL pois acredito que não haverá ninguém com essa idade que venha responder mas acredito que a resposta é não. Não melhoraram.

Perguntando de outra forma, que beneficios trouxeram às raças as exposições de cães? Beneficios que não se verificavam antes.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta abr 28, 2010 6:47 pm

na minha opinião, e lá vou levar mais meia dúzia de bocas, nenhuns. Aumentou e muito o número de cães maltratados, isso sim. Porque vamos lá ser honestos e francos, quantos criadores cumprem á risca as regras de ética e cuidam do bem-estar dos seus animais? Pois, foi o que eu pensei :wink:
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quarta abr 28, 2010 6:49 pm

Charlie2 Escreveu:na minha opinião, e lá vou levar mais meia dúzia de bocas, nenhuns. Aumentou e muito o número de cães maltratados, isso sim. Porque vamos lá ser honestos e francos, quantos criadores cumprem á risca as regras de ética e cuidam do bem-estar dos seus animais? Pois, foi o que eu pensei :wink:
Penso exactamente da mesma forma.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
Charlie2
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 6:49 pm

LuMaria Escreveu:
Fjjord Escreveu:
LOL pois acredito que não haverá ninguém com essa idade que venha responder mas acredito que a resposta é não. Não melhoraram.

Perguntando de outra forma, que beneficios trouxeram às raças as exposições de cães? Beneficios que não se verificavam antes.
a única coisa que eu verifico é que se fala muito em apuramento de raças... mas exactamente para quê? Os cães de trabalho já são uma minoria, os de luta obviamente foram proibidos, embora ainda existam. Então exactamente para que se apura, e o que é o apurar de uma raça? Ela não estava bem nos seus primórdios?
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

quarta abr 28, 2010 6:52 pm

Charlie2 Escreveu:na minha opinião, e lá vou levar mais meia dúzia de bocas, nenhuns. Aumentou e muito o número de cães maltratados, isso sim. Porque vamos lá ser honestos e francos, quantos criadores cumprem á risca as regras de ética e cuidam do bem-estar dos seus animais? Pois, foi o que eu pensei :wink:
o vosso conceito de cães mal tratados é um bocado diferente do meu!! :roll: :roll: :roll:
Charlie2
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 6:54 pm

omegaa Escreveu:
o vosso conceito de cães mal tratados é um bocado diferente do meu!! :roll: :roll: :roll:
é possível, eu não penso como um criador :wink:
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quarta abr 28, 2010 6:57 pm

Charlie2 Escreveu:
omegaa Escreveu:
é possível, eu não penso como um criador :wink:
E se calhar está aí a grande diferenca.
Eu também nao penso como um criador. :wink:
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

quarta abr 28, 2010 7:00 pm

eu acho é que a Charlie está a confundir criadeiros com criadores e a meter tudo no saco das exposições!

mas olhe, convido-a a vir comigo (que não sou criadora coisa nenhuma) e com as minhas partners que tb teem whippets, e estar do lado "de dentro" de uma exposição, ver a camaradagem que há entre os expositores mais descontraidos, ver o bom ambiente, ver a alegria e boa disposição dos nossos cães em ringue! :wink:
Charlie2
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 7:07 pm

omegaa Escreveu:eu acho é que a Charlie está a confundir criadeiros com criadores e a meter tudo no saco das exposições!

mas olhe, convido-a a vir comigo (que não sou criadora coisa nenhuma) e com as minhas partners que tb teem whippets, e estar do lado "de dentro" de uma exposição, ver a camaradagem que há entre os expositores mais descontraidos, ver o bom ambiente, ver a alegria e boa disposição dos nossos cães em ringue! :wink:
Oh Omegaa, eu já fui a algumas exposições, não ia falar sem tê-lo feito. A última que vi foi mesmo aqui em Braga, no parque de exposições, com um juiz estrangeiro e cheia de pompa e circunstância. E lembro-me perfeitamente de ver um cão de pequeno porte amarrado em cima de uma mesa a levar com um secador no focinho, visivelmente nervoso e a querer sair dali. Lembro-me de ver um outro cão a sacudir pó de talco do pêlo, dois pegados dentro das boxes, pessoas com porquinhos-da-índia e hamsters (se alguém me explica isto), e até criadores com cachorros demasiado pequenos (para venda?). E o que me dana é que eu fotografei algumas dessas coisas maravilhosas das exposições, mas no dia seguinte perdi um dos meus cartões. Por isso eu até acredito que haja algumas exposições que correm bem mas são uma minoria e não as mais publicitadas. E continuo a achar que o apuramento e melhoria d euma raça tem MUITO que se lhe diga, a começar porquem decide o que é desejável ou não num cão, não no interesse do próprio animal mas do que é suposto ele saber fazer, o que nos dias que correm, desculpem lá mas já não faz sentido. E se fôssemos por aí, que melhorias foram feitas nos cães para que desempenhassem melhor o seu papel? O faro melhorou? A mobilidade? Hmm...
Responder

Voltar para “Cães”