Expos - O que trás de positivo e/ou negativo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quarta abr 28, 2010 8:35 pm

boa! O melhor dono é aquele que entende o seu cão como aquilo que é: um cão. Não o vê como um troféu, não o vê como um animal de trabalho, nem o vê como um peluche. E independentemente de ser grande , pequeno, zarolho, ou tripé, vai gostar dele, e tratar dele como se fosse o melhor cão do mundo. E ele retribui. sendo cão. Parece-me justo.

apoiado.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quarta abr 28, 2010 8:40 pm

cpontos Escreveu:Boa noite,

peço desculpa por meter o bedelho, mas não entendo porque é que é tão difícil aceitar que há cães que foram concebidos para determinada tarefa e que a sua fisionomia foi aprimorada ao longo dos anos para que pudessem desempenha-la melhor. Não foi um bando de gente que decidiu e pronto... foi estudado e aperfeiçoado, pois havia essa necessidade. Se hoje em dia não a cumprem, é por essa razão que vamos deixar de cria-los? Com tantas raças lindas e ao mesmo tempo funcionais? Não é apenas uma questão de vaidade, mas sim de riqueza e diversidade. Aquele gosto em possuir um companheiro que outrora desempenhou tarefas tão nobres como pastoreio, tracção, caça, defesa. Ter um amigo com características que conhecemos e apreciamos. Qual é o mal? E mais acrescento que o grooming necessário a um cão de exposição não é de todo tortura! Aliás, são momentos como esse (o da preparação e embelezamento, quer em expos, quer em casa) que ajudam a consolidar laços entre cão e dono. À partida um cão de expo está habituado desde pequeno a 'levar com o secador no focinho', por exemplo. Se adora? Calculo que não... Eu também não tenho muita pachorra para cabeleireiros, mas quando há necessidade, não morro nem sofro por levar uns puxões ou secadelas...

Para mim faz sentido e francamente tenho muito interesse em aprender mais e mais sobre o mundo da canicultura, pois considero-o fascinante. Claro que há correcções a fazer, mas é aí que entram os Criadores éticos. E considero que as expos podem muito bem servir para separar o trigo do joio. Quando adquirir o cão dos meus sonhos, procurarei criadores conceituados e provavelmente premiados, pois um prémio é sinal de excelência, acho eu.

Este tópico está muito bom, apesar dos offs. Um dos mais interessantes das últimas semanas!

Cumps
Peco desculpa mas quando me aparece "criador ético" ou alias Criador, a maioria das vezes associo isso a negócio.
E o mundo dos animais hoje em dia é um mundo de negócio infelizmente.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta abr 28, 2010 8:46 pm

Então permita-me fazer uma pergunta, se os criadores, raças, esposições e afins são assim tão maus, porque motivo foi comprar um cão de raça, com tantos milhares que há para adoptar nos canis?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
cpontos
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2009 7:04 am

quarta abr 28, 2010 8:47 pm

Flashorde Escreveu:
cpontos Escreveu:Boa noite,

peço desculpa por meter o bedelho, mas não entendo porque é que é tão difícil aceitar que há cães que foram concebidos para determinada tarefa e que a sua fisionomia foi aprimorada ao longo dos anos para que pudessem desempenha-la melhor. Não foi um bando de gente que decidiu e pronto... foi estudado e aperfeiçoado, pois havia essa necessidade. Se hoje em dia não a cumprem, é por essa razão que vamos deixar de cria-los? Com tantas raças lindas e ao mesmo tempo funcionais? Não é apenas uma questão de vaidade, mas sim de riqueza e diversidade. Aquele gosto em possuir um companheiro que outrora desempenhou tarefas tão nobres como pastoreio, tracção, caça, defesa. Ter um amigo com características que conhecemos e apreciamos. Qual é o mal? E mais acrescento que o grooming necessário a um cão de exposição não é de todo tortura! Aliás, são momentos como esse (o da preparação e embelezamento, quer em expos, quer em casa) que ajudam a consolidar laços entre cão e dono. À partida um cão de expo está habituado desde pequeno a 'levar com o secador no focinho', por exemplo. Se adora? Calculo que não... Eu também não tenho muita pachorra para cabeleireiros, mas quando há necessidade, não morro nem sofro por levar uns puxões ou secadelas...

Para mim faz sentido e francamente tenho muito interesse em aprender mais e mais sobre o mundo da canicultura, pois considero-o fascinante. Claro que há correcções a fazer, mas é aí que entram os Criadores éticos. E considero que as expos podem muito bem servir para separar o trigo do joio. Quando adquirir o cão dos meus sonhos, procurarei criadores conceituados e provavelmente premiados, pois um prémio é sinal de excelência, acho eu.

Este tópico está muito bom, apesar dos offs. Um dos mais interessantes das últimas semanas!

Cumps
Peco desculpa mas quando me aparece "criador ético" ou alias Criador, a maioria das vezes associo isso a negócio.
E o mundo dos animais hoje em dia é um mundo de negócio infelizmente.
Discordo. Para mim um criador ético é sobretudo um amante da raça, e como amante tem gosto em aperfeiçoa-la como melhor sabe: cruzando exemplares com boas classificações em expos, por exemplo. Se ganha dinheiro com isso? Isso é lá com ele, a mim não me faz comichão nenhuma, mas nunca deixa que a perspectiva do lucro se coloque à frente do objectivo principal: o aperfeiçoamento da raça. E regra geral um bom criador tem um forte laço com os seus cães. Já os criadeiros têm como único objectivo o lucro, e isso para mim é que deve ser considerado negócio. É a minha óptica.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta abr 28, 2010 8:48 pm

Flashorde, eu conheço excepções, mas são uma minoria. E são aqueles criadores que têm ninhadas esporadicamente. Depois entra aqui a questão: O que é um criador? Onde com certeza também haverá muitas respostas.
kitten
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 8:50 pm

Charlie todos os Criadores que eu conheço têm ninhadas esporadicamente.
Madalena Marques
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quarta abr 28, 2010 8:52 pm

Só para esclarecer uma coisa que me pareceu, no meio do tópico, que houve quem não percebesse: cão e lobo pertencem ambos a espécie Canis lupus!

Sobre Basset Hounds:
http://www.youtube.com/watch?v=vFdqPPKZBdc
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta abr 28, 2010 8:53 pm

kitten Escreveu:Charlie todos os Criadores que eu conheço têm ninhadas esporadicamente.
Lá está kitten, mas quantos são, e a nível mundial? E os restantes, são criadeiros? E se oferecem todas e mais algumas condições mas simplesmente criam muitos cães e muitas raças? É que gostar dos animais é muito bonito, e seria fantástico se não estivessem canis a abarrotar de animais que ninguém quer.
cpontos
Membro Veterano

kitten Escreveu:Charlie todos os Criadores que eu conheço têm ninhadas esporadicamente.
Exacto. Pelo que percebi, este é um dos pontos que diferencia um Criador de um criadeiro.
Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

Então permita-me fazer uma pergunta, se os criadores, raças, esposições e afins são assim tão maus, porque motivo foi comprar um cão de raça, com tantos milhares que há para adoptar nos canis?
Nem todos os criadores sao maus felizmente e os canis aqui, nao funcionam como os daí, e o meu cao só diz rottweiler no passaporte, mas nao o é, visto ter uma mancha branca no peito e para os bons entendedores na matéria, sabem o que isso significa.
Nao deixa de ser amado como qualquer outro cao de raca o deveria ser.
Última edição por Flashorde em quarta abr 28, 2010 8:57 pm, editado 1 vez no total.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta abr 28, 2010 8:54 pm

Um cão não é um objecto.
É um ser com sentimentos, que ama, que sofre e etc. e tal...
O próprio Picasso ficaria chocado se alguém comparasse o seu cão favorito (um teckle) com uma das suas pinturas (um objecto).
Picasso gostava de animais com feitiozinho.
Tinha uma cabra que era uma bera e fez uma escultura dela.

E, sobretudo, nós amamo-los.
Como ninguém, no seu juízo perfeito, ama um objecto.

O motivo porque pûs aquelas fotos do York é que, definitivamente, não percebo que se altere o aspecto de um cão (de si bonito) para efeitos de exposição, tornando-o horrível (parece um peluche de má qualidade).
E se dá para perceber o motivo da tosquia do cão de àgua português (totalmente funcional), a tosquia dos caniches...enfim, não sei, mas que é feia, é.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
KirindeA
Membro
Registado: terça abr 27, 2010 7:29 pm

quarta abr 28, 2010 8:55 pm

Com o devido respeito, gosto de troca de ideias mas partindo de uma base sólida. Quando em vez de questões, pessoas sem conhecimento em canicultura fazem afirmações definitivas, corremos o risco de estarem numa de "eu tenho razão e você não e prontes..."

E para isso não tenho pachorra.Uma das razões de ter deixado de criar cães foi exactamente ter mais que fazer que ouvir quem não sabe a falar de cátedra...
Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quarta abr 28, 2010 8:55 pm

Charlie2 Escreveu:Flashorde, eu conheço excepções, mas são uma minoria. E são aqueles criadores que têm ninhadas esporadicamente. Depois entra aqui a questão: O que é um criador? Onde com certeza também haverá muitas respostas.
Daí eu ter dito a maioria da vezes e nao ter dito sempre. :wink:
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
kitten
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 8:56 pm

Significa que é um animal fora de estalão, não significa que não é rot.

Volto a perguntar-lhe, com tanta amargura em relação às raças e aos criadores porque motivo escolheu um cão de raça?
Madalena Marques
cpontos
Membro Veterano

quarta abr 28, 2010 8:56 pm

Charlie2 Escreveu:E os restantes, são criadeiros? E se oferecem todas e mais algumas condições mas simplesmente criam muitos cães e muitas raças?
Lá está... sempre me senti tentada a desconfiar de um criador que se dedica a muitas raças. E para mim, não se enquadraria na condição de Criador. Mas concordo que possa eventualmente ser preconceito da minha parte...
Responder

Voltar para “Cães”