Expos - O que trás de positivo e/ou negativo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quinta abr 29, 2010 9:39 am

Flashorde Escreveu:
A sua comparação com uma prova desportiva é excelente. Então porque raio é que os visitantes não agem como numa prova desportiva?
Pois, mas é exactamente o que fazem.
Milhares de espectadores que adoram a equipa apoiam mas nada percebem do desporto. E se puderem tocar num desportista, é uma alegria para eles.

Por isso nao peca para que seja como no desporto, porque pelas suas lamentacoes, já é o que acontece.
No desporto amador fazem isso? Na alta competição existem medidas de segurança que separam os atletas do público, por algum motivo, e nunca vi ninguém a invadir o campo a meio de um jogo de futebol (ou de uma maratona, lançamento de disco, 300 metros barreiras,...) apenas e somente para andar a tocar nos participantes...

Acha que não é um problema de segurança grave andarem a meter a mão nos cães que não conhecem? A abrir transportadoras que não lhes pertencem? A dar comida aos animais?

O que eu lamento mesmo é a falta de civismo das pessoas em geral... Não só nas provas como no meio da rua... Não tem NADA a haver com a expo em concreto.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
gandares
Membro Veterano
Registado: quinta abr 15, 2010 10:12 am

quinta abr 29, 2010 9:42 am

ana_link Escreveu:
Flashorde Escreveu:
A sua comparação com uma prova desportiva é excelente. Então porque raio é que os visitantes não agem como numa prova desportiva?
Milhares de espectadores que adoram a equipa apoiam mas nada percebem do desporto. E se puderem tocar num desportista, é uma alegria para eles.

Por isso nao peca para que seja como no desporto, porque pelas suas lamentacoes, já é o que acontece.
No desporto amador fazem isso? Na alta competição existem medidas de segurança que separam os atletas do público, por algum motivo, e nunca vi ninguém a invadir o campo a meio de um jogo de futebol (ou de uma maratona, lançamento de disco, 300 metros barreiras,...) apenas e somente para andar a tocar nos participantes...

Nunca viu???

tem andado distraída.

:D :D
ana_link
Membro Veterano

quinta abr 29, 2010 9:43 am

A meio da prova?? Não nunca vi...
<p>Ana</p>
gandares
Membro Veterano

quinta abr 29, 2010 9:46 am

ana_link Escreveu:A meio da prova?? Não nunca vi...
confirma-se...anda distraída....
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quinta abr 29, 2010 9:52 am

ana_link Escreveu:
Flashorde Escreveu:

Acha que não é um problema de segurança grave andarem a meter a mão nos cães que não conhecem? A abrir transportadoras que não lhes pertencem? A dar comida aos animais?

Sim, nesaa parte concordo.

O que eu lamento mesmo é a falta de civismo das pessoas em geral... Não só nas provas como no meio da rua... Não tem NADA a haver com a expo em concreto.

Também nao gosto que deem goluseimas ao meu cao, mas estou a ver se mudo esse aspecto, no entanto nao me importo que lhe facam festas, isso na rua.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
ana_link
Membro Veterano

quinta abr 29, 2010 10:18 am

Mas là está... Na rua é uma coisa, a expo é outra... Os expositores não vão ali passear os cães, vão participar numa competição para a qual pagaram a inscrição, deslocação, alojamento.. E os prémios não são a dinheiro..

Na rua, em minha casa, em outras alturas da expo podem mexer nos meus cães à vontade, sempre desde que me perguntem primeiro, nem que seja por uma questão de educação... Antes de entrar em ring não.

Jà a mania de darem comida nunca percebi. Eu não deixo ninguém dar seja o que for aos meus canitos, a menos que seja alguém que eu conheça.
<p>Ana</p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quinta abr 29, 2010 10:25 am

Fjjord Escreveu:
ana_link Escreveu: O comum visitante vai a uma expo a achar que esta foi feita para seu bel prazer, quando a expo existe primeiro e acima de tudo para quem vai competir.
Talvez se se acabasse de vez com a designação de "Exposição" as coisas fossem diferentes. O pessoal acha que Exposição Canina é a mesma coisa que uma mostra ou feira e que, portanto, os cães estão ali para o público ver ...
olhe, estamos plenamente de acordo!
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quinta abr 29, 2010 10:26 am

gandares Escreveu:
ana_link Escreveu: No desporto amador fazem isso? Na alta competição existem medidas de segurança que separam os atletas do público, por algum motivo, e nunca vi ninguém a invadir o campo a meio de um jogo de futebol (ou de uma maratona, lançamento de disco, 300 metros barreiras,...) apenas e somente para andar a tocar nos participantes...
Nunca viu???

tem andado distraída.

Qual vai ser a próxima prova onde vai entrar o Nelson Évora? :D :oops: :D
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
Charlie2
Membro Veterano

quinta abr 29, 2010 10:28 am

zeca2 Escreveu:O motivo por que o debate se está a prolongar deve-se a um defeito que é comum nas discussões aqui no forum: cada um parte de situações particulares e generaliza-as, e neste tema dos cães (como em quase todos, aliás), as coisas não são a preto e branco.

Reconheço a utilidade das exposições, como forma de aferir a estrutura dos cães face ao estalão da respectiva raça. Embora não goste da sua envolvência, e de muitas artificialidades que por lá polulam, reconheço que são, para os criadores,ma imprescindível referência no sentido de continuamente avalarem o seu trabalho.

Como já disse antes, o maior risco das exposições é levar os participantes a centrarem excessivamente a sua atenção no aspecto exterior do cão, o que não raras vezes leva à ocorrência de situações condenáveis, do ponto de vista ético, como sejam:

- a utilização de artifícios para disfarçar pequenas (ou grandes) incorrecções; o cão passa a ser avaliado pelo que parece e não pelo que efectivamente é.

- a criação de hipertipos a partir do exagero de determinadas características fenotípias "na moda" em certa altura;sem querer entrar em polémicas que sei estéreis, acho que apurar características fenotípicas a um ponto em que o cão perde o essencial da sua aptidão como ser vivo, como seja a sua autonomia na cópula ou no parto, éum mau serviço prestado à canicutura.

- a relegação para um segundo (ou às vezes mesmo um terceiro...) plano de um outro aspecto fundamental na unidade indivisa que é o cão - o temperamento característico da raça. Isto pode verifiar-se frequentemente no que concerne às raças de trabalho.

Estes riscos devem ser tidos em conta pelos participantes com responsabilidades na criação. Todos sabemos que muitas vezes não o são.

Como em tudo na vida, participar conscientemente num processo de selecção como as exposições envolve riscos e exige opções claras por parte dos criadores, e acima de tudo amor pelos animais em si (mais do que pela raça em geral, que tem as costas largas).

Porque tomar nestes casos a opção mais sedutora ou lucrativa pode realmente ser um erro que leva depois muito tempo a corrigir.
uma das melhores e mais bem formadas opiniões que li até agora :wink:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta abr 29, 2010 10:43 am

Eu acho que a maioria das pessoas já se habituaram a não tocarem nos atletas.
Público é público - é quase impossível exigir a uma multidão que se comporte 100% bem.Há sempre este ou aquele que sai da linha...
E é verdade que o próprio nome "exposição" induz as pessoas em erro.
Pensa-se que é uma feira destinada a mostrar os cães ao público...

Mas se se separasse a área do público da área de competição, estou convencida que a maioria dos problemas desapareciam.
O público poderia assistir sentadinho nas bancadas enquanto, na arena, decorriam as provas.

Poderia haver uma área de exposição, fora do recinto de provas, onde os criadores que assim o desejassem, poderiam mostrar os seus cães ao público em geral.
É uma forma de publicidade/promoção dos animais do criador e da raça em geral.
Penso que alguns criadores seriam sensíveis a esta forma de trabalhar...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
gandares
Membro Veterano

quinta abr 29, 2010 10:49 am

Fjjord Escreveu:
gandares Escreveu:
ana_link Escreveu: No desporto amador fazem isso? Na alta competição existem medidas de segurança que separam os atletas do público, por algum motivo, e nunca vi ninguém a invadir o campo a meio de um jogo de futebol (ou de uma maratona, lançamento de disco, 300 metros barreiras,...) apenas e somente para andar a tocar nos participantes...
Nunca viu???

tem andado distraída.

Qual vai ser a próxima prova onde vai entrar o Nelson Évora? :D :oops: :D

e eu a pensar que ia falar na vanessa fernandes.... :D :D :D :D
EgO24
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 11:59 pm

quinta abr 29, 2010 11:03 am

ana_link Escreveu:
Se a exposição for mais profissional, isso a meu ver implica uma separação real entre o publico e a zona onde os cães permanecem. O publico senta-se nas bancadas e ficam a ver os rings à distancia. Ora então como é que vão poder fazer perguntas e aprender sobre as raças que lhes interessam se não podem ter contacto com elas?
Era exactamente isto que está em causa nas expos. Mas era sem duvida o mais correcto, separar o publico dos caes. No fim da competição os diversos criadores deveriam ter o "dever moral" de permanecerem no recinto por mais uma hora e ai teriam o tempo necessário para esclarecimentos do publico. Já não haveria o problema de nós no pelo.

Mas será que muitos criadores não pensam em demasia somente no lado competitivo "da coisa"?
Cumprimentos,

Joao Reis
Charlie2
Membro Veterano

quinta abr 29, 2010 11:11 am

Ego, acho que sim. Eu como já disse conheço alguns criadores, E nas nossas conversas fala-se muito disso. Do criador que está á espera que ninhada x dê crias y e prémios, etc etc. Eu quero esclarecer que não sou nem contra criadores nem contra algumas exposições. Acho que o facto do cão abanar o rabo não faz dele um cão feliz, muitas vezes fazem isso para nos agradar ou pedir alguma coisa. Acho que alguns criadores precisam de ter uma visão mais ampla, mais ética e correcta face aos seus animais. Outros precisam de entender que criam raças debilitadas e têm de mudar a sua forma de pensar. Há ainda aqueles que desde sempre permaneceram imutáveis face a tudo o que se passa de mau no mundo da canicultura e não deviam ser criadores. E por aí fora. Como ter um cão é uma das maiores responsabilidades na vida de um ser humano, ser criador deve sê-lo igualmente. E a todos os criadores éticos que aqui se manifestam, espero que se mantenham assim, que as vossas palavras sejam sinceras e honestas e os vossos animais só participem em exposições em que «corre tudo relativamente bem».
Como diria o Cat Stevens «It's a wild world».
ana_link
Membro Veterano

quinta abr 29, 2010 11:22 am

EgO24 Escreveu:
ana_link Escreveu:
Se a exposição for mais profissional, isso a meu ver implica uma separação real entre o publico e a zona onde os cães permanecem. O publico senta-se nas bancadas e ficam a ver os rings à distancia. Ora então como é que vão poder fazer perguntas e aprender sobre as raças que lhes interessam se não podem ter contacto com elas?
Era exactamente isto que está em causa nas expos. Mas era sem duvida o mais correcto, separar o publico dos caes. No fim da competição os diversos criadores deveriam ter o "dever moral" de permanecerem no recinto por mais uma hora e ai teriam o tempo necessário para esclarecimentos do publico. Já não haveria o problema de nós no pelo.

Mas será que muitos criadores não pensam em demasia somente no lado competitivo "da coisa"?
Se não estou em erro, em França é obrigatório os expositores permanecerem no recinto até ao fim da exposição.

Atenção que nem todos os que levam cães a exposição são criadores! Muitos são handlers profissionais que levam várias raças de vários proprietários.

Exemplo: Admissão de exemplares às 9h, inicio dos julgamentos as 10h. Até tenho sorte e como a minha raça é das primeiras, tenho a avaliação que queria às 10h30 e estou literalmente despachada da expo, pois não tenho o exemplar que foi seleccionado como melhor da raça.
Vão me obrigar a ficar a socializar com o público até à hora de almoço? Até ao fim da expo?

E sim, muitos só pensam no lado competitivo. Tal como muitos só pensam em fazer ninhadas e não fazem sequer os despistes básicos. Tal como hà muitos que cruzam os cães sem sequer os avaliar enquanto exemplares da raça, sem tentar suprir os defeitos de cada um.

Como em todo o lado, existe de tudo.
<p>Ana</p>
EgO24
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 11:59 pm

quinta abr 29, 2010 11:31 am

ana_link Escreveu:
EgO24 Escreveu:
ana_link Escreveu:

Se não estou em erro, em França é obrigatório os expositores permanecerem no recinto até ao fim da exposição.

Atenção que nem todos os que levam cães a exposição são criadores! Muitos são handlers profissionais que levam várias raças de vários proprietários.

Exemplo: Admissão de exemplares às 9h, inicio dos julgamentos as 10h. Até tenho sorte e como a minha raça é das primeiras, tenho a avaliação que queria às 10h30 e estou literalmente despachada da expo, pois não tenho o exemplar que foi seleccionado como melhor da raça.
Vão me obrigar a ficar a socializar com o público até à hora de almoço? Até ao fim da expo?

E sim, muitos só pensam no lado competitivo. Tal como muitos só pensam em fazer ninhadas e não fazem sequer os despistes básicos. Tal como hà muitos que cruzam os cães sem sequer os avaliar enquanto exemplares da raça, sem tentar suprir os defeitos de cada um.

Como em todo o lado, existe de tudo.
Ora aqui está um ponto importante. Você assim como as outras pessoas, não se deveriam sentir obrigados, deviam faze-lo até como forma de dar a conhecer a raça que tanto ama.
Cumprimentos,

Joao Reis
Responder

Voltar para “Cães”