Expos - O que trás de positivo e/ou negativo?
Moderador: mcerqueira
eu acho que é fundamental que os criadores se prestem a ficar e dar explicações numa exposição. Porque as pessoas estão cada vez mais impacientes e com menos vontade de se informar, e ás vezes uma resposta torta, ou um «agora não tenho tempo» pode fazê-los decidir-se por um criador de vão de escada, aka Loja. É triste mas é a realidade.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Mas aí é que está... Eu e muitos outros ficamos por gosto e pelo convívio.. Mais uma ou 2 horas.. às vezes até ao fecho...
Mas uma coisa é ficar por querer... outra é dizerem me que tenho de ficar...
Ainda me lembro de, jovem e inconsciente, levantar me ás 6h da manhã, viajar de Lisboa até ao Porto, passar o dia inteiro na expo e regressar depois de jantar... Os meus cães estavam despachados ainda nem era hora de almoço...
Mas uma coisa é ficar por querer... outra é dizerem me que tenho de ficar...
Ainda me lembro de, jovem e inconsciente, levantar me ás 6h da manhã, viajar de Lisboa até ao Porto, passar o dia inteiro na expo e regressar depois de jantar... Os meus cães estavam despachados ainda nem era hora de almoço...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
<p>Ana</p>
-
- Membro Veterano
Claro que é fundamental dar informações. Mas também é fundamental quem faz a pergunta ter 2 dedos de testa e perceber que não é quando se está para entrar em ring que se vai andar com tempo para perguntas!! Ou mais giro ainda, começar a perguntar a quem está dentro do ring qual a raça do cão, entre outras coisas!Charlie2 Escreveu:eu acho que é fundamental que os criadores se prestem a ficar e dar explicações numa exposição. Porque as pessoas estão cada vez mais impacientes e com menos vontade de se informar, e ás vezes uma resposta torta, ou um «agora não tenho tempo» pode fazê-los decidir-se por um criador de vão de escada, aka Loja. É triste mas é a realidade.
A minha resposta nessas alturas é sempre "agora não.. aguarde o fim da passagem"
<p>Ana</p>
<p>Ana</p>
Ana vocês não podem pensar assim. Isso é pensar que o mundo é cor-de-rosa. As pessoas tem cada vez menos vontade e paciência, e claro que há o nicho que se informa e lê, mas infelizmente como já todos concluímos não são uma maioria. Eu acho que cabe aos criadores prestar-se a dar todas as informações, desde as mais básicas ás mais complexas e não achar que as pessoas logo á partida são ignorantes ou estúpidas. Vocês, criadores éticos e preocupados têm uma responsabilidade enorme e um dever: Ensinar. Se aqueles que andam nisto há tanto tempo que se deram ao luxo de dar informações aqui, chamar ignorantes aos que até sabem algumas coisa, têm o dever de ensinar. Como um professor primário se for preciso. E estão a fazê-lo pelas pessoas mas acima de tudo pelo bem-estar e propagação de boas condições aos vossos animais. Porque vocês podem dizer: eh pah agora não me apetece, ou que raios tenho eu a ver com isso, ou vocês é ignorante. E a pessoa vira-vos as costas e vai a uma loja. E no fim quem perdeu? Foram vocês e a raça que criam, não tenham a menor dúvida.ana_link Escreveu:Claro que é fundamental dar informações. Mas também é fundamental quem faz a pergunta ter 2 dedos de testa e perceber que não é quando se está para entrar em ring que se vai andar com tempo para perguntas!! Ou mais giro ainda, começar a perguntar a quem está dentro do ring qual a raça do cão, entre outras coisas!Charlie2 Escreveu:eu acho que é fundamental que os criadores se prestem a ficar e dar explicações numa exposição. Porque as pessoas estão cada vez mais impacientes e com menos vontade de se informar, e ás vezes uma resposta torta, ou um «agora não tenho tempo» pode fazê-los decidir-se por um criador de vão de escada, aka Loja. É triste mas é a realidade.
A minha resposta nessas alturas é sempre "agora não.. aguarde o fim da passagem"
Claro que não é dentro nem fora do ringue, mas isso é um problema de que carecem a maioria das exposições, na minha opinião, falta de organização e preocupação pelo bem-estar animal.
Vocês acham que está tudo muito bem, mas volta e meia escapa uma destas.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Ainda se fosse a Naide...gandares Escreveu:Fjjord Escreveu:Qual vai ser a próxima prova onde vai entrar o Nelson Évora?gandares Escreveu:Nunca viu???ana_link Escreveu: No desporto amador fazem isso? Na alta competição existem medidas de segurança que separam os atletas do público, por algum motivo, e nunca vi ninguém a invadir o campo a meio de um jogo de futebol (ou de uma maratona, lançamento de disco, 300 metros barreiras,...) apenas e somente para andar a tocar nos participantes...
tem andado distraída.
![]()
![]()
![]()
e eu a pensar que ia falar na vanessa fernandes....![]()
![]()
![]()

-
- Membro Veterano
Charlie
E o que é que eu estou a fazer aqui, a responder neste tópico?
E em que é que eu dizer para aguardarem o fim da passagem do cão significa que não dou informações? Ou que na altura apenas não me apetece?
Não é uma questão de não apetecer... é uma questão de haverem alturas para tudo... E não, não é à entrada do ring ou pior ainda quando os cães estão a competir que se pode estar com explicações...
Os criadores têm de perceber e ser sensíveis ao espectador, e dar informações e ensinar... e o espectador não tem de ser sensível ao que se está a passar à volta dele? Podem passar 30 min ou mais a ver cães em ring, mas não podem aguardar 5 min para o expositor poder ter todo o tempo para responder a todas as perguntas que eles tenham?
Antes de entrar só se pensa em concentrar o cão e na forma de mostrar o que de melhor ele tem. Depois podemos pensar nas perguntas, sejam elas inteligentes, parvas, óbvias, estúpidas ou cretinas, que o público possa ter para colocar.
Uma exposição não é uma mostra de cães...
E o que é que eu estou a fazer aqui, a responder neste tópico?
E em que é que eu dizer para aguardarem o fim da passagem do cão significa que não dou informações? Ou que na altura apenas não me apetece?
Não é uma questão de não apetecer... é uma questão de haverem alturas para tudo... E não, não é à entrada do ring ou pior ainda quando os cães estão a competir que se pode estar com explicações...
Os criadores têm de perceber e ser sensíveis ao espectador, e dar informações e ensinar... e o espectador não tem de ser sensível ao que se está a passar à volta dele? Podem passar 30 min ou mais a ver cães em ring, mas não podem aguardar 5 min para o expositor poder ter todo o tempo para responder a todas as perguntas que eles tenham?
Antes de entrar só se pensa em concentrar o cão e na forma de mostrar o que de melhor ele tem. Depois podemos pensar nas perguntas, sejam elas inteligentes, parvas, óbvias, estúpidas ou cretinas, que o público possa ter para colocar.
Uma exposição não é uma mostra de cães...
<p>Ana</p>
<p>Ana</p>
sim, tem, mas não é. Pelo menos pelo que leio aqui, porque até nem vi grandes abusos desse teor nas expos a que fui. Há sempre o engraçadinho, e as criancinhas, e etc etc. Mas para mim isso é mais uma das grandes razões em que as exposições pecam. São comparáveis a um jogo de futebol. Nunca deveria ter sido assim nem no início. Porque se a criação é o apuramento de uma raça, uma ciência como muitos me quiseram dar a entender, então NUNCA deveriam estar abertas a qualquer um. Nem os encontros deveriam ser exposições públicas onde qualquer zé povinho pode levar um cão e começar a criar. Mas claro que esta conversa é mais meio metro de pano... para muitas mangas.os criadores têm de perceber e ser sensíveis ao espectador, e dar informações e ensinar... e o espectador não tem de ser sensível ao que se está a passar à volta dele? Podem passar 30 min ou mais a ver cães em ring, mas não podem aguardar 5 min para o expositor poder ter todo o tempo para responder a todas as perguntas que eles tenham?
Fogo pá! Vou ter de fazer auto-análise para responder áquela dos bonitos e feios e ainda tenho de beber 6 caipirinhas para ler tanta página. Só respondo depoisFjjord Escreveu:E com que base é que diz isso? Eu para saber se um cão é melhor ou pior comparo-o com o estalão. A LuMaria compara com quê? Ah, já sei, acha os cães "bonitos" ou "feios", ainda para mais segundo critérios seusLuMaria Escreveu: LOL pois acredito que não haverá ninguém com essa idade que venha responder mas acredito que a resposta é não. Não melhoraram.![]()
Trouxeram a própria existência das raças. Até aí o que havia eram populações de cães, com traços mais ou menos comuns, mas mesmo assim com grande variabilidade. As exposições, e a consequente obrigatoriedade de existência dum estalão, trouxeram uniformidade a esses cães e permitiram criar populações a que se podem chamar de raças ...LuMaria Escreveu:Perguntando de outra forma, que beneficios trouxeram às raças as exposições de cães? Beneficios que não se verificavam antes.

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
[/quote]
Trouxeram a própria existência das raças. Até aí o que havia eram populações de cães, com traços mais ou menos comuns, mas mesmo assim com grande variabilidade. As exposições, e a consequente obrigatoriedade de existência dum estalão, trouxeram uniformidade a esses cães e permitiram criar populações a que se podem chamar de raças ...[/quote]
Fogo pá! Vou ter de fazer auto-análise para responder áquela dos bonitos e feios e ainda tenho de beber 6 caipirinhas para ler tanta página. Só respondo depois
[/quote]
lol, por acaso não tinha lido esta parte. Dantes havia populações de cães não identificados. Agora há.... hm, deixa ver? Mais populações de cães não identificados? Se vamos por aí...
Trouxeram a própria existência das raças. Até aí o que havia eram populações de cães, com traços mais ou menos comuns, mas mesmo assim com grande variabilidade. As exposições, e a consequente obrigatoriedade de existência dum estalão, trouxeram uniformidade a esses cães e permitiram criar populações a que se podem chamar de raças ...[/quote]
Fogo pá! Vou ter de fazer auto-análise para responder áquela dos bonitos e feios e ainda tenho de beber 6 caipirinhas para ler tanta página. Só respondo depois

lol, por acaso não tinha lido esta parte. Dantes havia populações de cães não identificados. Agora há.... hm, deixa ver? Mais populações de cães não identificados? Se vamos por aí...
eu acho que é fundamental é os visitantes terem o discernimento de não incomodar quando se estão a preparar/pentear cães, quando se vai a correr para ringue com um cão atrás e ar atarantado de quem está atrasado, de não se postarem na entrada dos ringues ou nos pré ringues de julgamento, de não mexerem nos cães dos expositores sem pedir autorização primeiro (e se o expositor diz que não está no seu pleno direito), e por aí adiante!Charlie2 Escreveu:eu acho que é fundamental que os criadores se prestem a ficar e dar explicações numa exposição. Porque as pessoas estão cada vez mais impacientes e com menos vontade de se informar, e ás vezes uma resposta torta, ou um «agora não tenho tempo» pode fazê-los decidir-se por um criador de vão de escada, aka Loja. É triste mas é a realidade.
os visitantes, como possiveis futuros donos e interessados em determinada raça é que devem dar ao expositor tempo e espaço que este necessita para a actividade que pagou e na qual tem que estar concentrado. se houver tempo para falar com os visitantes, óptimo, se não houver, temos pena!

omegaa, desculpe lá, mas mora no mesmo planeta que nós? E que vivemos numa cultura de massas e as expos são uma cultura de massas desde há muito tempo. Se não quer isso trabalhem no sentido de tornar as exposições restritas, mas não se esqueçam que algumas são a «pagantes».
e assim prosperam as lojas e puppy mills. Enfim...os visitantes, como possiveis futuros donos e interessados em determinada raça é que devem dar ao expositor tempo e espaço que este necessita para a actividade que pagou e na qual tem que estar concentrado. se houver tempo para falar com os visitantes, óptimo, se não houver, temos pena!
Ora bem. Essa de achar que temos que andar ao colo com os tótós que não têm nada mais de interessante para fazer no domingo ... 

"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie
Nao vá por aí.
Até que por enquanto, já vi que muitos foristas nao se queixaram sequer de ter de pagar para ir a uma exposicao.
Podem queixar-se da falta de civismo de alguns e que nao pagam para isso.
Mas a culpa disso é das organizacoes, isso a meu ver.
Até que por enquanto, já vi que muitos foristas nao se queixaram sequer de ter de pagar para ir a uma exposicao.
Podem queixar-se da falta de civismo de alguns e que nao pagam para isso.
Mas a culpa disso é das organizacoes, isso a meu ver.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
www.saargeist.com