Expos - O que trás de positivo e/ou negativo?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Diga me uma coisa... Em média, quanto tempo passa numa exposição? e vai a quantas ao longo do ano?Charlie2 Escreveu:sim, tem, mas não é. Pelo menos pelo que leio aqui, porque até nem vi grandes abusos desse teor nas expos a que fui. Há sempre o engraçadinho, e as criancinhas, e etc etc. Mas para mim isso é mais uma das grandes razões em que as exposições pecam. São comparáveis a um jogo de futebol. Nunca deveria ter sido assim nem no início. Porque se a criação é o apuramento de uma raça, uma ciência como muitos me quiseram dar a entender, então NUNCA deveriam estar abertas a qualquer um. Nem os encontros deveriam ser exposições públicas onde qualquer zé povinho pode levar um cão e começar a criar. Mas claro que esta conversa é mais meio metro de pano... para muitas mangas.os criadores têm de perceber e ser sensíveis ao espectador, e dar informações e ensinar... e o espectador não tem de ser sensível ao que se está a passar à volta dele? Podem passar 30 min ou mais a ver cães em ring, mas não podem aguardar 5 min para o expositor poder ter todo o tempo para responder a todas as perguntas que eles tenham?
Eu quando vou passo sempre là qualquer coisa como uma 5 ou 6 horas, no mínimo, para passar um cão, coisa que demora uns 5 min (va, 10 se a classe for muito grande). Raramente consigo ver os julgamentos da "minha" raça, até porque estou atarefada a preparar o cão para o julgamento.
Se calhar esses abusos por parte do publico não os vê porque não os sente na pele. Inscreva um cão e participe... Ou então combinamos e vem passar um dia na expo comigo, vivendo a expo como expositor... Desconfio que começa a mudar de opinião em relação a algumas coisas...

Eu não concordo que deviam ser ambientes fechados ao público. Acho que devia haver melhores condições para os expositores e que o público devia ser mais educado e civilizado!! Mas isso é a minha opinião seja em relação à expo seja em relação à rua! Não têm nada que andar a mexer nos meus cães se eu não der autorização!
Tal como eu reservo me o direito de explicar mais ou menos detalhadamente seja que assunto for. E não tem a haver com o conteúdo da pergunta..

E zé povinho a querer criar a Sissi là da casa... isso vai sempre haver. Não tem anda a haver com expos, e isso sim é um tópico para dar pano para mangas, costas, peito, calças, meias e barrete!
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
<p>Ana</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie
Queixe-se à organizacao.cucculain Escreveu:Não me estou a queixar, só que sendo eu que pago, sou eu que tenho os direitos.
Num estádio nao misturam os futebolistas com os adeptos.
O mesmo deveria acontecer nas exposicoes, pelo menos até à sua participacao.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
www.saargeist.com
-
- Membro Veterano
A organização tem culpa da falta de civismo e educação dos visitantes?Flashorde Escreveu:Nao vá por aí.
Até que por enquanto, já vi que muitos foristas nao se queixaram sequer de ter de pagar para ir a uma exposicao.
Podem queixar-se da falta de civismo de alguns e que nao pagam para isso.
Mas a culpa disso é das organizacoes, isso a meu ver.
E eu só não me queixo do valor das inscrições porque tenho uma raça Portuguesa.
E o facto é que o expositor pagou para participar, está numa prova e não num convívio ou mostra de animais.
As expos pagantes custam quanto aos visitantes? 2,5€ se não estou em erro? A um expositor custa qualquer coisa como 25 € por cão que participe.... Mais deslocações, preparação dos cães....
<p>Ana</p>
<p>Ana</p>
-
- Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie
Volto a repetir o que disse acima.Flashorde Escreveu:Queixe-se à organizacao.cucculain Escreveu:Não me estou a queixar, só que sendo eu que pago, sou eu que tenho os direitos.
Se nao há condicoes, alguém tem de as criar, e quem as vai criar? eu?
Nao creio. Cabe à organizacao criar condicoes.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
www.saargeist.com
Eu também não me queixo. Normalmente abanco num sítio o mais sossegado possível, bem longe do sítio de passagem dos "passeuntes", e desligo o sistema de captação de som ambienteFlashorde Escreveu:Queixe-se à organizacao.cucculain Escreveu:Não me estou a queixar, só que sendo eu que pago, sou eu que tenho os direitos.

"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
Reclamo constantemente, mas também me sinto no direito de ignorar e chamar à atenção de "algum" Publico. E digo "algum" porque se a pessoa se mostrar interessada qualquer expositor dá atenção, agora se for como a maioria, simplesmente curiosa e com gosto em atrapalhar, passa ao lado e, sinceramente, estavam melhor no cinema. Se calhar o problema é que no cinema tinham que pagar.
Cego é aquele que não quer ver.
O público tem de se meter no seu lugar de uma vez por todas e isso engloba não incomodar expositores nem os seus cães nos momentos que antecedem a entrada em ringue, quer seja a preparação do pelo ou a própria preparação mental do expositor.
Bolas, há que educar as massas! Existem momentos para tudo, e colocar questões a expositores que se preparam para competir (e mais uma vez se sublinhe o facto de que pagaram para lá estar) não me parece adequado. Diria mais: é de todo incoveniente! E enquanto houver pessoas a achar que o público tem de ser satisfeito seja qual for a exigência, as pessoas vão continuar a achar que podem e devem tocar, alimentar, chamar, acariciar e despentear os cães que se preparam para entrar no ringue.
Após a exposição cada criador decidiria se lhe interessa ou não ficar e responder às perguntas dos eventuais futuros donos de cães da sua raça de criação. Se querem, ficam e respondem, informam os curiosos, promovem a raça e desmistificam algumas opiniões. Se não querem, então não ficam, estão no seu direito. Mas não podem, a meu ver, ser acusados de contribuir para a proliferação de puppy mills, pois essa responsabilidade é principalmente do comprador que não se incomoda a procurar outros criadores quando o que elegeu não lhe satisfez a curiosidade. Se eu me deparasse com uma recusa do criador em responder às minhas questões (brusca, por falta de paciência ou mesmo por falta de tempo), procuraria outro. Não iria certamente comprar o meu cachorro a alguém que não fizesse da criação uma paixão.
Bolas, há que educar as massas! Existem momentos para tudo, e colocar questões a expositores que se preparam para competir (e mais uma vez se sublinhe o facto de que pagaram para lá estar) não me parece adequado. Diria mais: é de todo incoveniente! E enquanto houver pessoas a achar que o público tem de ser satisfeito seja qual for a exigência, as pessoas vão continuar a achar que podem e devem tocar, alimentar, chamar, acariciar e despentear os cães que se preparam para entrar no ringue.
Após a exposição cada criador decidiria se lhe interessa ou não ficar e responder às perguntas dos eventuais futuros donos de cães da sua raça de criação. Se querem, ficam e respondem, informam os curiosos, promovem a raça e desmistificam algumas opiniões. Se não querem, então não ficam, estão no seu direito. Mas não podem, a meu ver, ser acusados de contribuir para a proliferação de puppy mills, pois essa responsabilidade é principalmente do comprador que não se incomoda a procurar outros criadores quando o que elegeu não lhe satisfez a curiosidade. Se eu me deparasse com uma recusa do criador em responder às minhas questões (brusca, por falta de paciência ou mesmo por falta de tempo), procuraria outro. Não iria certamente comprar o meu cachorro a alguém que não fizesse da criação uma paixão.
Última edição por cpontos em quinta abr 29, 2010 1:06 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie
Mas Fjjord, se pagam, acho que teem o direito (ou deveriam ter) a um mínimo de condicoes.Fjjord Escreveu:Eu também não me queixo. Normalmente abanco num sítio o mais sossegado possível, bem longe do sítio de passagem dos "passeuntes", e desligo o sistema de captação de som ambienteFlashorde Escreveu:Queixe-se à organizacao.cucculain Escreveu:Não me estou a queixar, só que sendo eu que pago, sou eu que tenho os direitos.
Um espaco reservado unicamente para voces e pros vossos caes para os preparar, um espaco que fosse proibido ao público, pelo menos até à vossa participacao.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
www.saargeist.com
Mínimo de condições ou condições mínimas?Flashorde Escreveu: Mas Fjjord, se pagam, acho que teem o direito (ou deveriam ter) a um mínimo de condicoes.
Um espaco reservado unicamente para voces e pros vossos caes para os preparar, um espaco que fosse proibido ao público, pelo menos até à vossa participacao.

"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
-
- Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie
Mas é de lamentar que assim o tenha de ser.Fjjord Escreveu:Mínimo de condições ou condições mínimas?Flashorde Escreveu: Mas Fjjord, se pagam, acho que teem o direito (ou deveriam ter) a um mínimo de condicoes.
Um espaco reservado unicamente para voces e pros vossos caes para os preparar, um espaco que fosse proibido ao público, pelo menos até à vossa participacao.Para a organização melhorar e fazer essas separações, seria necessário muito provavelmente aumentar o preço das inscrições. Sinceramente, a pagar mais, é para mandar vir juizes melhores ... Como já disse, na maior parte do tempo desligo dos passeuntes, e se tiver que abrir caminho à cotovelada para chegar ao pré-ringue não tenha dúvida que faço
Porque se estao à espera de um pouco mais de civismo por parte do público em geral, nao acredito que isso venha a acontecer. O Mundo está um pouco perdido.
E porque diz que teriam de aumentar os vossos precos de inscricao?
Porque nao aumentar o preco de quem vai assistir?
Só vai quem quer e gosta. Quem nao quer, que nao vá.
Continuo a achar que voces nao teem condicoes mínimas

"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
www.saargeist.com
-
- Membro Veterano
A esmagadora maioria das expos não são pagantes para os visitantes....
Na área de que as expos dispõem jà muitas vezes mal existe espaço para meter os nossos cães quanto mais ter um espaço separado para os expositores, area de rings, plateia para público e área para convivio publico-expositores....
Na área de que as expos dispõem jà muitas vezes mal existe espaço para meter os nossos cães quanto mais ter um espaço separado para os expositores, area de rings, plateia para público e área para convivio publico-expositores....
<p>Ana</p>
<p>Ana</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
90% das exposições caninas são de entrada gratuita, as que não o são normalmente estão integradas noutros eventos, a de Santarém p.e. no final do ano está integrada na AVISAN. Mas o que é um facto é que 100% das exposições são a pagantes para o expositor (e não criador como alguns insistem em chamar). Uma grande parte dos expositores é unicamente dono de cão e não cria, nem pensa criar com o cão.
A mim por acaso nunca aconteceu quererem dar de comer aos meus cães, agora mexer e enfiar dedos em transportadoras é o pão nosso de cada dia. Eu não gosto que mexam nos meus cães sem pedirem autorização 1º., seja em exposições seja no dia a dia. Cão é cão e como qualquer animal (apesar de eu pôr as mãos no fogo pelas minhas) pode morder ou pelo menos saltar e magoar. Como tal ninguém mexe nos meus cães.
Eu estou como a Fjjord, tento manter-me o mais low profile possível, longe (o mais possível) de quem passa, se me vierem fazer perguntas "normais" (e por normais eu entendo perguntas relativas à raça e não as idiotices do costume, "coitadinha, tão magrinha, está doente?", "treme tanto, está com frio?" ou "tem a cauda entre as pernas coitada está cheia de medo") eu respondo, às idiotas depende da disposição. E se for necessário meter o cotovelo à frente para entrar em ringue, podem crer que o faço sem dificuldade nenhuma.
A mim por acaso nunca aconteceu quererem dar de comer aos meus cães, agora mexer e enfiar dedos em transportadoras é o pão nosso de cada dia. Eu não gosto que mexam nos meus cães sem pedirem autorização 1º., seja em exposições seja no dia a dia. Cão é cão e como qualquer animal (apesar de eu pôr as mãos no fogo pelas minhas) pode morder ou pelo menos saltar e magoar. Como tal ninguém mexe nos meus cães.
Eu estou como a Fjjord, tento manter-me o mais low profile possível, longe (o mais possível) de quem passa, se me vierem fazer perguntas "normais" (e por normais eu entendo perguntas relativas à raça e não as idiotices do costume, "coitadinha, tão magrinha, está doente?", "treme tanto, está com frio?" ou "tem a cauda entre as pernas coitada está cheia de medo") eu respondo, às idiotas depende da disposição. E se for necessário meter o cotovelo à frente para entrar em ringue, podem crer que o faço sem dificuldade nenhuma.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques