Expos - O que trás de positivo e/ou negativo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta abr 29, 2010 2:07 pm

gandares Escreveu:
kitten Escreveu:Ah pois há, sem dúvida. Mas diga lá que ninguém nos ouve, qual é o criador digno desse nome que entrega um cão criado por ele numa loja para ser vendido sem sequer falar com o possível comprador?
estava apenas a referir-me ao comprar um rafeiro ao preço de um cão de raça.

foi um bocado exagerada.

quanto aos nomes de criadores vou abster-me de os mencionar, porque já vi alguns que até me deixaram arrepiado.
Ah! sim, infelizmente eu também já vi algumas coisas que preferia não ter visto.
E quando me refiro a rafeiro não quero dizer na verdadeira acepção da palavra, mas sim a maior parte sem LOP.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quinta abr 29, 2010 2:10 pm

Flashorde Escreveu:Nao sei o que hei-de chamar ao que assisti no Luxemburgo. (também tenho direito de ser ignorante :lol: :lol: )
Os caes tinham que executar determinadas tarefas à ordem do dono.
Umas vezes andavam, outras iam a trote e outras corriam. Tinham várias pessoas que se metiam no meio do ringue à qual o cao nao podia dar menor importancia. Sei que tinham uma pontuacao e era cronometrado.
Mas onde quero chegar é ao público. Aquilo era um silencio impressionante. Parecia que se estava num funeral. Ninguém tocava nos caes nem os alimentavam, a nao ser os donos como é óbvio.
E sabe porque o público se comportou assim? É porque era público conhecedor, que foi lá expressamente para ver a prova, e não para passear ao domingo por estar a chover cá fora ou o centro comercial mais próximo estar cheio :roll:
"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

quinta abr 29, 2010 2:12 pm

Fjjord Escreveu:
Flashorde Escreveu:Nao sei o que hei-de chamar ao que assisti no Luxemburgo. (também tenho direito de ser ignorante :lol: :lol: )
Umas vezes andavam, outras iam a trote e outras corriam. Tinham várias pessoas que se metiam no meio do ringue à qual o cao nao podia dar menor importancia. Sei que tinham uma pontuacao e era cronometrado.
Mas onde quero chegar é ao público. Aquilo era um silencio impressionante. Parecia que se estava num funeral. Ninguém tocava nos caes nem os alimentavam, a nao ser os donos como é óbvio.
E sabe porque o público se comportou assim? É porque era público conhecedor, que foi lá expressamente para ver a prova, e não para passear ao domingo por estar a chover cá fora ou o centro comercial mais próximo estar cheio :roll:

Fjjord começo a sentir uma certa paixão por si :lol: :lol:

Estou a brincar consigo e concordo plenamente.
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quinta abr 29, 2010 2:17 pm

Por acaso vi a prova por acaso.
Eu ia para um dia de treino com o meu cao, mas tinha sido cancelado devido à prova e eu nao sabia.
Era o primeiro dia de treino do meu cao.
Assisti um pouco mas como estava com os meus filhos, (todos sabem como sao as criancas quando veem tantos caes e cachorrinhos) decidi retirar-me para nao causar muito distúrbio.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
kitten
Membro Veterano

quinta abr 29, 2010 2:29 pm

Mas há outras pragas, que dizer das lulus da D. Fulana ou dos bobis do Sr. fulano de tal? Trelas extensíveis é vê-los a cheirar caixas ou a levantar a pata para fazer as mijinhas.
Madalena Marques
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta abr 29, 2010 2:34 pm

e não para passear ao domingo por estar a chover cá fora ou o centro comercial mais próximo estar cheio
Se cobrarem a entrada, acabam com este problema (pelo menos, em grande parte).
E, com esse dinheiro, podem melhorar as condições das expo.

Possívelmente, a entrada livre foi propositada.
É bem possível que o CPC ache, este, um meio de divulgação das raças e criadores...
Mas, penso eu, já há condições objectivas para dar um passo em frente.

Se cobrarem a entrada do público, duas coisas acontecem : as pessoas não vão passear para a expo, quem vai é interessado e, por isso, mais susceptível de respeitar as regras.

Há, em Portugal, uma visão amadora das expo mas que também agrada a alguns dos criadores...
Digam lá se não tem saudades do tempo em que expos eram um convívio entre criadores com patuscadas e intriga...

A mim parece-me que não se pode ter tudo.
Ou tornam as expo mais profissionais, com melhores condições, com divisão público/criadores, provas/mostra de raças ou têm de aturar os curiosos e todas as suas consequências.
Estamos numa época de massas e não se pode ir a lado nenhum sem ter de aturar as tais massas.
Resta a hipóteses de regrá-las...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quinta abr 29, 2010 2:38 pm

aisd Escreveu:
e não para passear ao domingo por estar a chover cá fora ou o centro comercial mais próximo estar cheio
Se cobrarem a entrada, acabam com este problema (pelo menos, em grande parte).
E, com esse dinheiro, podem melhorar as condições das expo.

Possívelmente, a entrada livre foi propositada.
É bem possível que o CPC ache, este, um meio de divulgação das raças e criadores...
Mas, penso eu, já há condições objectivas para dar um passo em frente.

Se cobrarem a entrada do público, duas coisas acontecem : as pessoas não vão passear para a expo, quem vai é interessado e, por isso, mais susceptível de respeitar as regras.

Há, em Portugal, uma visão amadora das expo mas que também agrada a alguns dos criadores...
Digam lá se não tem saudades do tempo em que expos eram um convívio entre criadores com patuscadas e intriga...

A mim parece-me que não se pode ter tudo.
Ou tornam as expo mais profissionais, com melhores condições, com divisão público/criadores, provas/mostra de raças ou têm de aturar os curiosos e todas as suas consequências.
Estamos numa época de massas e não se pode ir a lado nenhum sem ter de aturar as tais massas.
Resta a hipóteses de regrá-las...
Completamente de acordo.
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
Acaldeira
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 11:10 pm

quinta abr 29, 2010 2:44 pm

Não sei até que ponto não seria bom pagar a entrada aisd é um evento que acarreta despesas e como tal elas têm que ser pagas.

Em relação a divulgar criadores e as raças se calhar tem razão mas em contrapartida e isto é sincero, aí 95% das pessoas com que eu falo de cães não compreendem as despesas que acarreta um criador a sério ter uma ninhada em condições e como tal não se disponibilizam a dar o valor que o cachorro merece, seja 500 seja 1000, depende de muita coisa.

Portanto não querendo entrar em off-topic isto para dizer que muita gente vai lá e com todo o direito para apreciar os cães, no entanto não compreendem como já foi referido que é uma competição e que requer algum preparo por parte dos criadores ou seja de quem for e como não compreendem, não o respeitam.
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quinta abr 29, 2010 2:47 pm

Fjjord Escreveu:
Olá,
Pego nestes últimos posts, para repetir uma afirmação que fiz, lá mais para trás, e que não vi / li comentários.
Relativamente ao comportamento de familiares de alguns expositores que se comportam como autênticas claques, barulhentos e aferroados, cada um puxando a brasa à sua sardinha.
Não incomodam os restantes expositores ?
Não fazem perguntas estúpidas ?
Não fazem observações idiotas ?
Não fazem parte do público ?
Não têm ou deveriam ter mais conhecimentos ?
Não deveriam saber comportar-se numa exposição ?
Não são "educados" pelo seu familiar/expositor a comportar-se ? Porquê ?

Todas as competições têm público, sem excepção.
O comportamento desse mesmo público é imposto pela organização do evento.
Se o ruído, contacto ou outro é incomodativo para os participantes, os visitantes são elucidados para o facto.
Neste caso em concreto, os visitantes não são elucidados/ avisados de que não podem fazer barulho e/ou contactar com os animais e expositores antes e durante as participações. É assim que se educam os visitantes, porque se se comportam inadequadamente na 1ª exposição que visitam, na 2ª vez não repetirão (salvo raras excepções).

Um abraço

[/u]
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Fjjord
Membro Veterano

quinta abr 29, 2010 2:47 pm

aisd Escreveu: Há, em Portugal, uma visão amadora das expo mas que também agrada a alguns dos criadores...
Isso é o que acontecia no seu tempo, não é? :lol: Acho o máximo certos bitaites de quem parece que sabe bué da coisa mas que sempre esteve completamente out :roll:

Falar é fácil, difícil é fazer. Controlar visitantes implica:
1 - recinto fechado
2 - zonas fisicamente delimitadas
3 - seguranças para a fiscalização dos movimentos

A quanto é que se punha o preço da entrada? 100 €? :roll: Por mim tudo bem, desde que não venham ao MEU bolso ...
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
jofelix
Membro Veterano

quinta abr 29, 2010 2:54 pm

Olá,
Só mais uma coisinha.

Os juízes sabem que o barulho, pode desconcentrar os cães !
Porque é que não pedem ao público para se calar.
É uma voz autorizada para o fazer !
Se com bons modos não resulta, então que recorra aos maus modos.

Um abraço
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Fjjord
Membro Veterano

quinta abr 29, 2010 2:57 pm

jofelix Escreveu: Pego nestes últimos posts, para repetir uma afirmação que fiz, lá mais para trás, e que não vi / li comentários.
Relativamente ao comportamento de familiares de alguns expositores que se comportam como autênticas claques, barulhentos e aferroados, cada um puxando a brasa à sua sardinha.
Essas claques vejo-as basicamente no julgamentos dos Grupos. E não, não me chateiam por aí além, fazem parte do folclore da coisa. De resto, não, não fazem perguntas estúpidas, não, não fazem observações idiotas , não, não fazem parte do público, muitas vezes são outros expositores que formam essas claques :roll:
jofelix Escreveu:Neste caso em concreto, os visitantes não são elucidados/ avisados de que não podem fazer barulho e/ou contactar com os animais e expositores antes e durante as participações.
Bom-senso, deixou de existir neste país? :roll:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
kitten
Membro Veterano

quinta abr 29, 2010 2:57 pm

jofelix Escreveu:
Fjjord Escreveu:
Olá,
Pego nestes últimos posts, para repetir uma afirmação que fiz, lá mais para trás, e que não vi / li comentários.

Todas as competições têm público, sem excepção.
O comportamento desse mesmo público é imposto pela organização do evento.
Se o ruído, contacto ou outro é incomodativo para os participantes, os visitantes são elucidados para o facto.
Neste caso em concreto, os visitantes não são elucidados/ avisados de que não podem fazer barulho e/ou contactar com os animais e expositores antes e durante as participações. É assim que se educam os visitantes, porque se se comportam inadequadamente na 1ª exposição que visitam, na 2ª vez não repetirão (salvo raras excepções).

Um abraço

[/u]
ARTIGO 107º
É expressamente proibido às pessoas que estejam fora do ringue chamar a atenção dos cães
durante o julgamento, quer através de acenos, assobios ou de qualquer outra forma.
Madalena Marques
Flashorde
Membro Veterano
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quinta abr 29, 2010 3:18 pm

Bom-senso, deixou de existir neste país? Rolling Eyes
Será que já alguma vez houve?
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
jofelix
Membro Veterano

quinta abr 29, 2010 3:23 pm

Kitten,
O que quer dizer com a colocação do artigo 107.

Que os visitantes têm que conhecer os regulamentos do C.P.C. ?
Certamente que não !
Mas os expositores têm, obrigatoriamente, que o conhecer, cumprir e fazer cumprir.
Não é por ser só no concurso de Grupos que o fazem, ou porque se o fazem é folclore da coisa (Fjjord dixit). Porque se vamos por aí, então o público que não se comporta como deve ser, também faz parte do folclore.
Bom senso ?... Se eu vou a uma exposição de cães, faço barulho, toco nos cães e vejo outros visitantes a fazer o mesmo, e ninguém me chama a atenção, para mim, e para os outros, é normal, não tem nada a haver com bom senso.

Porque é que os expositores, não têm uma palavra na organização de eventos, de forma a que se isole o público.

Se o público incomoda tanto, não façam exposições em que esta separação não é assegurada e façam-no saber à organização, porque sem expositores não há exposição.

Edit:
Fjjord escreveu:
1 - recinto fechado - Existe
2 - zonas fisicamente delimitadas - Existem
3 - seguranças para a fiscalização dos movimentos - Os habituais
E para que isto seja feito, não é preciso pagar100€.
Aliás, é muito provável que se arranjem recintos com melhores condições e certamente mais baratos que o da Exponor, por exemplo.
Haja imaginação.

Um abraço
Última edição por jofelix em quinta abr 29, 2010 3:31 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”